O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

David 26/02/2020

Uma delícia de livro para quem é fã de sci-fi!
Apesar de ser um livro escrito em 1953, salvo pequenos detalhes, envelheceu muito bem. Muito envolvente e surpreendente, até quando pensava que não tinha mais novidades para oferecer, surprise!
Excelentes reflexões sobre possíveis caminhos evolutivos da humanidade, como efeitos das revoluções tecnológicas, educação científica e cultura da não-violência.

Leitura recomendadíssima!

Poly 31/03/2023

A filosofia por trás das boas distopias
Tão atual que é difícil acreditar que foi escrito na década de 50, a verdade é que me encanta, como os escritores da ficção científica clássica conseguiram escrever universos tão modernos sem dimensionar onde a tecnologia estaria hoje.

A proposta do autor é um universo em meio à guerra fria da corrida aeroespacial, a humanidade recebesse uma visita extraterrestre.

Esses visitantes não só nos visitam, mas começam de maneira pacífica e gradativa a nos governar resolvendo todas as nossas questões. Acabam com a desigualdade social, nos presenteiam com tecnologia avançada ?

Em um mundo onde todas essas questões estivessem resolvidas o autor vai propor reflexões: e agora o que a humanidade tem pra fazer? Quais são os interesses por trás desses benfeitores?

Dividido em três partes, através de três grandes saltos temporais o autor busca responder nos deixando grandes perguntas e reflexões. Como os saltos temporais são bem grandes, não dá pra se apegar a personagens, mas ainda sim a caminhada vale muito a pena!

Vanessa2056 20/11/2021

"Retire as crianças de uma sociedade e você verá toda uma raça desmoronar".
O Clarke era um cara genial. Há alguns pontos na história que só foram surgir anos após o lançamento do livro e eram inovações que ele só conseguia imaginar que existiriam no século 20 (como testes de DNA e contraceptivos orais). O livro superou as minhas expectativas. Achei que seria mais do mesmo do que já vemos em livros/filmes de ficção científica sobre extraterrestres, mas ele colocou coisas modernas, mas que não são impossíveis de imaginarmos acontecendo.
A história se passa em um mundo ainda em briga para saber que país conseguiria viajar ao espaço pela primeira vez, mas o plano de todos são frustrados com a chegada das naves espaciais dos Senhores Supremos, uma raça alienígena que chega à Terra com um plano de ajudar os humanos a se desenvolverem como sociedade e como uma raça. Eles ofertam todo o conhecimento adquirido por eles mesmos e também emprestam alguns aparelhos alienígenas super desenvolvidos para ajudar os humanos nesse processo. A única interferência dos SS será sobre as guerras, armas nucleares, brigas civis, violência, fome, pobreza, etc. Eles governam para transformar a Terra em um lugar de igualdade, felicidade plena e evolução.
No fim, as grandes questões que sobram são: "Toda evolução chega a um determinado limite, mas será que a raça humana realmente já chegou nesse limite? E se não chegou, quando e de qual forma poderemos chegar? Seria mesmo necessário uma ação externa para chegar a tal objetivo?"

Quanto a leitura em si, é um livro fácil de ler, gera boas expectativas e é bem curto e objetivo. Gostei bastante dele, tanto que favoritei como um dos melhores de 2021.
Também é super tranquilo para iniciar em leituras do gênero.

Rauny.Campos 24/04/2021

Um baita sci-fi!
Uma história incrível! Será melhor aproveitada se entender o contexto da época em que foi escrito: ápice da guerra fria, onde o relógio do fim do mundo chegou mais próximo da sua hora fatídica. O meio fica um pouco arrastado mas no final fica entendido o motivo.
Jotape 24/04/2021minha estante
Meu problema com esse livro foi a questão dos personagens, de não ter nenhum em foco o livro todo, criando zero vinculo entre o leitor e eles, mas isso também faz sentido levando em consideração a época e a intenção do livro. Como sci-fi funciona muito bem mesmo.

Rauny.Campos 26/04/2021minha estante
Eu me apeguei ao senhores supremos mesmo hahah
Mas confesso que o final me bugou a cabeça

Adrian 13/04/2021

Simplesmente avassalador.
"O Fim da Infância" é um clássico que merece seu lugar na história por compor uma história completamente singular pro gênero de ficção científica da época. O romance escrito por Arthur C. Clarke a mais de meio século atrás ainda é capaz de fazer o leitor se questionar a respeito de sua função no universo e todas as concepções filosóficas que abrange o fato de nossa constante evolução. É uma obra que todo e qualquer amante do gênero deveria ler e se encantar pela riqueza de detalhes que a utópica e fascinante história de Clarke apresenta em sua obra.

IgorX96 26/05/2021

Mais um excelente romance de Arthur C Clarke. Aqui alienígenas pacíficos dominam a Terra por anos, enquanto os humanos tentam entender os propósitos por trás da vinda desses seres distantes.
O livro te prende bastante e você fica querendo entender junto com os humanos o que está acontecendo. O final podia ser mais compensador, mas ainda assim é um excelente livro de ficção científica.

Maria Leticia 20/10/2020

A raça humana não estava mais só.

As estrelas não são para os homens.

Essas duas frases podem resumir este livro que narra a ascensão, o auge e o declínio da raça humana sob a governança dos Senhores Supremos.

Aninha.Laureano 29/08/2021

Acho que é bom
Ainda sem muita opinião sobre, digerindo toda a história kkkk
Uma boa história sobre seres não humanos, mas dividas em tantas partes que me deixaram confusa e com certeza a ressaca literária que me fez demorar meses para ler esse livro ajudou. Mas no final achei bom.
Paulo Victor 29/08/2021minha estante
É bom kk

YisraelC 25/09/2022

Muito parado. No começo até antes da metade fiquei intrigado para descobrir o que estava acontecendo, mas depois o ritmo desacelerou e depois que descobri o que era, não gostei muito do rumo que as coisas tomaram. Foi meu primeiro contato com o autor, espero que as outras obras sejam melhores.

Ro 16/01/2021

Eu me enxergo em você e tenho medo
O que você faria se acordasse em um belo dia e descobrisse que tudo o que você desejava na vida lhe foi dado e é seu? Você já não precisa mais estudar, trabalhar, se exercitar, preparar o seu alimento e até mesmo o sono é algo já não tão necessário. Parece um sonho, não é? Mas o que o C. Clarke nos mostra neste livro é o quão caótica pode ser a realidade em que os homens não possuem mais objetivos de vida.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos as perspectivas de alguns humanos a partir do momento da chegada de seres extraterrestres na Terra. Somos apresentados ao medo inicial, a irracionalidade, o desejo de expulsar os intrusos e a sensação de falta de liberdade. Entretanto, no decorrer do tempo as pessoas percebem que os aliens (cuja aparência eles não conhecem), não parecem querer destruir a humanidade. Muito pelo contrário, eles buscam ajudar a humanidade a solucionar alguns dos seus problemas, como a guerra, a fome e a miséria, por exemplo.

Os fatos descritos no livro compreendem um espaço temporal de mais ou menos 150 anos. E, por essa razão, não temos um@ protagonist@ para acompanhar. O que dificulta um pouco a leitura e tira um pouco a identificação do leitor com a obra. Mas, por outro lado, perceber a verossimilhança nas ações humanas pós-aliens e todos os conflitos identitárias, religiosos e ideológicos nos faz imaginar como nós reagiríamos em pleno século XXI caso recebêssemos visita igual.

O fim da infância é de fato um livrão. Mas não segue os clichês com os quais estamos acostumados quando se trata de invasão alien na terra. Esse é um livro muito mais profundo, de questionamentos internos e estruturais da humanidade.

No mais, leiam o livro e me digam aí se o Jan também é o fav de vocês.
Guilherme.Maia 16/01/2021minha estante
Li o livro e amei muito, amei sua resenha também, simplesmente perfeita.

Ro 16/01/2021minha estante
Aaaah obrigadaa.

alissont 28/04/2023

Surpreendente
Não imaginei que iria gostar tanto quando comecei a ler, visto que nunca fui um grande entusiasta de sci-fi sofisticado e, principalmente, de extraterrestres. Contudo, "O fim da infância" vai além do espectro imaginativo e criativo da ficção científica, proporcionando ponderações acerca de vários tópicos, entre eles a liberdade individual e coletiva. Uma leitura tranquila, prazerosa e que consegue reter o leitor até sua última linha.

"Já se deu conta de que, a cada dia, algo como quinhentas horas de rádio e TV são jogadas no ar pelos vários canais? Mesmo que você não dormisse e não fizesse mais nada, ia conseguir acompanhar menos de um vigésimo do entretenimento disponível ao girar de um botão! Não é de admirar que as pessoas estejam se transformando em esponjas passivas: absorvendo, mas nunca criando."

Karla Lima @seguelendo 29/07/2020

@seguelendo
Eu li esse livro em um dia.

Sim, é dessa forma que vou começar essa resenha. Assim vocês já podem tem uma leve noção do quanto eu amei essa obra.

Apenas algumas horas foram necessárias para eu me apaixonar pelo enredo.

Fiquei completamente presa à narrativa e nós, leitores, sabemos que ficar vidrado em uma história é um momento mágico.
De tempos em tempos encontramos uma obra que nos faz esquecer de tudo ao nosso redor, e foi exatamente isso o que aconteceu comigo durante a leitura de O fim da infância.
Uma história intrigante, com uma narrativa dinâmica e direta, que nos deixa curiosos do começo ao fim. É assim que posso resumir os meus sentimentos durante a leitura.

Os personagens não interessantes e transmitem ao leitor as angústias que vivem, as dúvidas, os receios e os medos. Os humanos que protagonizam O fim da infância são reflexos de nós mesmos. Como reagiríamos numa situação semelhante? Como a humanidade se comportaria?

Somos surpreendidos a cada página, não por um plot twist mirabolante, mas por um enredo que segue em uma crescente e que nos arrebata em sua conclusão.

Encontrei em O fim da infância outro livro para figurar nos meus preferidos da literatura Sci-fi. E, após a leitura, acrescentei essa obra à lista dos que sempre vou indicar para quem quiser começar a ler o gênero.

Ágil, de fácil compreensão e com fatores humanos e psicológicos explorados ao extremo. Receita para uma excelente viagem para qualquer amante de uma boa leitura.

Albert Lucas 18/01/2021

Surreal
Depois de ter me decepcionado com o final de Encontro com Rama, Arthur C. CLARKE conseguiu tirar meu fôlego com o climax desse livro.
Sensacional.

Lucas.Teixeira 01/03/2020