Sob a Luz das Estrelas

A. J. Cronin
A. J. Cronin

Resenhas - Sob a Luz das Estrelas

Jackie Sabino 21/09/2017

São poucas as narrativas que conseguem transmitir tanta emoção. Comprei esse livro às escuras no sebo. Desconhecia o autor e obra e me surpreendi ao saber que ambos são clássicos da literatura.

Minha edição é de 1954, bem amarelada e estava caindo aos pedaços (adoro). Tive que fazer a reconstrução da capa e partes internas do livro. A minha versão do texto é reduzido, seguindo uma alternativa do próprio autor.

O que senti incômodo foi a falta de datas para contextualização das histórias. As mudanças de capítulo ,em muitos momentos, significaram saltos de 20 anos, por exemplo, e só soube disso porque foi citado mais à frente. Fora isso, o texto é sincero, bem amarrado e de uma emotividade que eu só encontrei parecido em "Espártaco" e "A menina morta viva". Destaco as páginas dedicadas a Robert Fenwick e seus colegas dentro da minha Netuno e os três últimos capítulos como os ápices do livro. Cronin soube nos levar à fundo na vida miserável dos mineiros, suas emoções, questionamentos, expectativas e dificuldades. Maravilhoso!

Kleber.Tiago 09/09/2010

A Saga do Mineiros Britânicos
O livro acompanha de inicio a vida de uma familia de mineiros que como boa parte dos mineiros da cidade estão em greve. Cada personagem é tão real e vivo. Cada cena tão bem escrita. Um livro poderoso e real, que nos deixa chocado e até triste com o final que se arrasta para ser o que vemos

Paulus 03/10/2009

Surpresa positiva.
Apesar de já ter visto inúmeros livros de Cronin, nenhum havia me chamado a atenção. Por acaso resolvi ler este e o achei formidável.
Por isso considerei uma surpresa positiva.
Ao lado da dificuldade na luta diária dos mineiros de carvão da Inglaterra o autor nos mostra o que de fato acontece na vida: muitos conseguem se sobressair na vida à custa de hipocrisia e falsidade. A história de que o bom moço sempre vence não existe mais.
Leia o livro e saberá do que estou falando.

Kika 29/05/2009

Um livro que tem certa sensibilidade. Suave, não é leitura para ler as pressas. Não é uma leitura exatamente empolgante, mas desperta o interesse do bom leitor.

Eduardo 18/03/2009

Muito Bom
Descreve a vida dos mineiros londrinos no começo do século. A realidade nua e crua e mostrada sem exageros ou pieguice..Cronin tão pouco conhecido foi médico e romancista..Procure num sebo..