Uma bebida e um amor sem gelo, por favor

Uma bebida e um amor sem gelo, por favor Liliane Prata

Resenhas - Uma bebida e um amor sem gelo, por favor

Marina Maia. 31/08/2011

Você se apaixona por um homem ou por uma pessoa?
A frase que, pra mim, resume o livro. Pois a gente não escolhe por quem se apaixonar, as mulheres heteros em 99% dos casos se apaixonam por homens, mas dá pra acontecer diferente, ninguém manda no coração.
O livro trata desse dilema "pow, sou hetero, mas me apaixonei por outra mulher!", parece loucura, mas quando paramos pra analisar, não é tão impossível assim, já que o amor é um misto de admiração, amizade e, lógico, paixão.
A história do livro é interessante e a leitura é legal, fácil e engraçada. O título é muito bom, mas não indica o que a capa esconde, é surpreendente.
Andressa 13/08/2015minha estante
Podia ter avisado que na resenha tinha spoiler :'(

Gabs 19/02/2010

A história é bem diferente, nunca vi um livro que envolva os tipos de preconceitos que este apresenta. Por esse fator é até interessante, mas a personagem é muito chata. Não tive paciência com ela. Dramática, mesquinha, faz caso para o que não precisa, infantil... argh, as neuras dela me irritavam, sério. Ela própria tinha consciência de que era infantil, porque muitas vezes ela se pegava pensando algo como "só uma garotinha de 13 anos faria isso". Tem muitas passagens engraçadas, mas não superou as cenas drama-sem-necessidade. Quando a história, tem um desenrolar normal, até causa curiosidade no leitor, mas a personagem principal enrola tanto com seus pensamentos que nem dá mais vontade de saber o que vai acontecer. Enfim, não aprovei. Mas, o final é legalzinho. Só não sei distinguir se acho isso porque estava terminando o livro ou porque é legal, de fato.
Luciana.Santos 09/03/2017minha estante
Essa personagem também me deixou bem entediada em alguns momentos... Concordo com o que disse... E achei o final bem cru pra falar a verdade.

Dani Fuller 18/09/2010

23/11/2009
Que final !!!!??
O livro não é perfeito.. mas era legalzinho de ler. Gostava das coisas que a Marina pensava eheheh e até o relacionamento novo dela.. Mas terminar daquela forma fez eu me sentir ainda pior do que eu estava qdo comecei. Não precisa tudo ter final feliz.. mas ela poderia ter tido uma finalização melhor heheheeh

esse título acho o máximo!

KamillaBarcelos 02/05/2009

Este livro me surpreendeu mto. Além disso, a Liliane Prata foi muito ousada. Nem parecia aquela colunista da Revista Capricho para adolescentes de 14, 15 anos.

Márcia 27/06/2009

Supreendete
Amei esse livro, amei o final, a historia... TUDO..
Quando li a resenha ja comecei a imaginar a historia mas ao longo do livro fui me surpreendendo mais e mais....
E é tão dificil eu gostar tanto de um epílogo....

KamillaBarcelos 25/12/2009minha estante
Esse livro sabe surpreender as pessoas, definitivamente! Eu gostei muito também

renata 05/10/2010

Para mim só um amor sem gelo
Quando não é pela capa, é pelo titulo que nos deixamos enganar, e como nos enganamos. Esse livro foi uma daquelas surpresas deliciosas. Não é sobre 'mimimi' de romances perdidos, não correspondidos ou sei lá mais o que. É sobre o conflito de uma personagem com ela mesma, quanto a mudanças (e que mudanças!) e novas experências. É sobre um dilema que qualquer um pode vir a passar...

Jessica 18/09/2015

Surpreendente
Comecei a ler o livro sem pretensão nenhuma. E amei.
Vou fazer uma lista do porquê ler esse livro:

1-A Marina é tem defeitos e qualidades,poderia ser uma pessoa da minha convivência. Ela é engraçada, meio atrapalhada, confusa e fofa;

2-É publicitária, e percebi que a autora sabia do que estava falando. Também sou e adorei os detalhes da agência, que estão de acordo com a realidade;

3-A linguagem é leve e engraçada. Amei o estilo da escrita dela;

4-Mini Spoiler (É das primeiras páginas, mas se não quiser saber passe pro próximo tópico): Eu nunca tinha lido um livro sobre um relacionamento entre mulheres e gostei de ler sobre a Rafaela e a Marina. Gostei da sensibilidade da autora de saber retratar a confusão na cabeça da Marina, seus medos e anseios de modo que uma pessoa que nunca tivesse passado por isso a entendesse totalmente;

5- E Rafa... Consegue entender o medos da Marina acerca do seu relacionamento diferente pra ela. É um tipo de personagem que quebra todos os paradigmas e te mostra que nada é como é. As vezes pode ser melhor. Personagem amorzinho!

6- O nome é muuuuuito bom, é o tipo de frase criativa que combina com o livro e com a personagem, que é publicitária.

A capa ao meu ver não tem muito a ver com o tipo de história (leve, engraçada) e público-alvo (jovens). Como publicitária te dou uma dica, Liliane: muda essa capa!

Eu super indico a leitura desse livro, está na minha lista dos favoritos.
Ah, ao abir o livro abra a cabeça também e se divirta!
Jessica 18/09/2015minha estante
Como não tenho mais espaço ai em cima, eu vou falar aqui: LEIA!

Márcia 01/03/2009

Muito divertido....
Amei esse livro, amei o final, a historia... TUDO..

E é tão dificil eu gostar tanto de um epílogo....

SARITA 04/05/2010

O título tem uma sacada ótima. Isso todo mundo já notou.

Mas o livro não se limita ao mamão com açúcar. A personagem lida com preconceitos, dúvidas sobre sua sexualidade e todo o embate do cotidiano. A escritora usou os elementos internet e "blind date" para deixar o cenário bem atual!

Recomendo. É um livro fino e fácil.

Dri Ornellas 15/05/2010

É uma surpresa!
O livro Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, de Liliane Prata, é um romance moderno e que, de forma despretenciosa, passa uma mensagem sobre os esteriótipos e rótulos impostos pela sociedade e nossa vontade de acatá-los ou irmos em direção contrária.

O romance conta a história de Marina, uma publicitária que anda a procura de um grande amor. Um grande amor para poder conversar quando chegar em casa, para ir ao cinema junto, para receber ligações no trabalho e gentilezas do tipo. Só que Marina não tem sorte: nunca teve um namoro duradouro na vida. Quando começa a namorar (isso na concepção dela) um colega de trabalho, o encontra se agarrando com a estagiária da agência nas escadas. Totalmente desiludida, Marina ainda tem que criar uma campanha para o dia dos namorados e para um site de bate-papo. Para isso a segunda campanha, Marina entra em uma sala de bate-papo na internet como experiência para ter base para fazer a campanha, mas conhece aquele que parecia ser o homem ideal para sua vida. Até o dia em que marcam de se encontrar...

Leia mais no blog A menina do fim da rua -> http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/2010/05/uma-bebida-e-um-amor-sem-gelo-por-favor.html

Alice1502 19/08/2023

SIMPLESMENTE PERFEITOOOOOO
Marina super te entendo no primeiro capítulo, realmente patético uma mulher extremamente bem sucedida profissionalmente, ter uma vida amorosa tão ridícula ao ponto do relacionamento mais duradouro não ter durado 3 meses e ainda ter sido traída.

Cibele 17/04/2013

O livro tem uma leitura fácil - li em 1 dia! Mas parece uma cópia modernizada do filme "Beijando Jessica Stein". A única diferença é que no filme, as personagens se conhecem através de um anúncio de revista e no livro, se conhecem por chat. Até os conflitos da Marina são os mesmos da Jessica.

Francielle 21/10/2013

Eu achei que...
Ele fala de uma publicitária que tem que fazer um anúncio para uma campanha de relacionamento virtual. Mesmo sendo boa na sua função não consegue fazê-la corretamente desde que teve uma decepção amorosa com seu colega de trabalho. Cansada de ter tantos homens na sua vida e todos eles a abandonarem sem deixar vestígios, Marina procura por alguém para manter uma relação estável, com direito a acordar junto e ao fazer isso possa despertar o parceiro com hálito de menta logo após ter se escovado sem o cara perceber.

Para cumprir sua função/ ordem sue chefe/dica de uma amiga ela entra em uma sala de bate papo para conhecer alguém e acaba por conhecer Rafaela, uma homossexual com quem conversa para tentar achar alguma inspiração para seu trabalho. Como o "nickname" na sala de bate papo de Rafaela era apenas Rafa/27, Marina a chama de Rafael, mesmo que esta se sinta culpada depois por não ter corrigido este erro, e fica receosa por contar e pensar que Marina não passaria da linha “qual seu nome” já que aquela era uma sala hétero de bate papo.

Ju é melhor amiga de Marina, estas moram juntas e falam sobre o casamento da amiga que logo irá se casar o que deixa Mari ainda mais infeliz por estar sozinha, mas nada interfere no quanto gosta da Ju e quer vê-la feliz com tudo isso. Rafa manda um e-mail para Marina convidando-a para teclar de novo, se sente fraca por isso, sabe que deve se manter afastada, mas o papo é interessante. O livro torna-se legal porque enquanto uma narra parte do seu dia, a outra descreve seus pensamentos em capítulos controversos, dizendo que cada uma tem uma ideia especifica da outra mesmo que uma delas não saiba o que tem do outro lado do computador.
O enredo vai desenvolvendo de acordo com a perspectiva do leitor (a minha inclusive), como o livro é contado em primeira pessoa você imagina a situação do personagem e vivencia junto com ele a trama que esta se desenrolando.Finalmente um encontro é marcado e ao chegar linda, produzida e alto estima lá em cima, Rafaela aproxima-se dela e tenta começar um dialogo, mas acontece o pior e Mari simplesmente deixa que Rafa fique sozinha no bar e chora sem parar fazendo com que Ju vá atrás dela para lhe contar o que houve.

Nesse meio tempo acontece de Mari cumprir com seu trabalho, ir a festas e ainda sim pensar em Rafaela que mesmo tendo em mente uma vontade de se vingar por tê-la feito de trouxa ao ser enganada, por trás desses pensamentos obscuros por assim dizer, Mari quer mesmo rever Rafaela. Ela marca um próximo encontro para que duvidas da parte dela possam ser esclarecidas, acontece por as personagens se envolverem em uma noite . Este envolvimento leva Marina a pensar cada vez mais em Rafaela se pergunta da sua própria escolha sexual, ficando cada vez mais confusa por ter se envolvido tanto tempo com homens e sentir prazer com uma mulher. Elas se encontram em uma festa e brigam, Mari já tende a sentir ciúmes de sua pseudoparceira desde aquele envolvimento.
Agora estando firme e feliz com Rafaela (mesmo sem conseguir contar ao mundo) Mari vê que essa relação pode realmente ir pra frente, que o amor que ambas tem uma pela outra não é passageiro. Mesmo que diga pra ela mesmo que estar em um relacionamento homossexual não é estranho, faz mil planos com elas, mas tentando sempre manter em sigilo pro resto das pessoas. Mas chega em um ponto em que é necessário decidir-se entre manter as coisas como estão e ter problemas com a namorada ou jogar tudo pro alto e ser feliz com a namorada. Mesmo que ainda não tivesse pensado nisso, antes mesmo da solução Lu colega de trabalho de Mari, vê ela e Rafa se beijando em um restaurante, esta ai a solução, hora de assumir!

Logo no fim do livro Mari explica que elas tiveram um caso assumido para todo mundo, mas no final não ficaram juntas. Após ter assumido para mãe, amigos, resto da família e saírem para festa socialmente tudo acabou. Apresentam-nos também o casamento da Ju no qual é comentado o livro inteiro em que Mari vai sozinha e acaba por ir passear em uma praça e encontrar um cyber no qual entra em uma sala de bate papo e começa a conversar com alguém cujo agora o sexo não interessa.

Na minha humilde opinião o livro é legal, porque se trata da realidade das pessoas que querem se assumir e gostar de pessoas do mesmo sexo, mesmo que não de certo esse relacionamento. Porem o fato de elas não terminarem juntas tira a “coisa previsível” do livro, mas tira também o fato do amorzinho terminar. Poderia ser mais extenso fazendo com que elas terminassem e no fim voltassem como todo livro de “amor”, mas como esse além da historia ser diferente, o fim também é.