Colin Cosmo e os Supernaturalistas

Colin Cosmo e os Supernaturalistas
*Eoin Colfer*
Editora : Record
322 pág, 2005.
Como eu fui esquecer desse livro?! Excelente !! Se vc gosta de Oliver Twist, então leia esse livro, mas tudo de passa no futuro, Colin é mandando p/orfanato onde vai sofrer experiências ... ele vai ser cobaia mesmo!! Colin se descobre com poderes espaciais e encontra com uma turma de crianças os supernaturalistas kkkkkkkkkk que vão ajudá-lo a fugir... e as aventuras só começam!!
Show!! Esse autor é um caso a parte!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Bela Lima 07/08/2016

É claro que li o livro porque é o do mesmo autor de Artemis Fowl
Colin Cosmo é um sem patrocínio que, no mundo distópico criado por Eoin Colfer, é o mesmo que órfão. Ele não tem nenhum tutor, ninguém que se responsabilize por ele, vivendo assim no Instituto Clarissa Frayne. Como ninguém se importa com eles, os sem patrocínios são usados nos mais diversos trabalhos, como cobaias nos mais variados testes para produtos. Muitas vezes produzidos pelo governo.

“-Não me diga que o garoto que irrita os bedéis para se divertir tem medo de altura.
-Não — respondeu Ziplock, com a palidez cobrindo o rosto magro. — Eu tenho medo é do chão.”

Após uma confusão, Colin e seu amigo Ziplock conseguem fugir dos bedéis, carcereiros que deixam as vidas dos sem patrocínio ainda pior do que já são. Aproveitando a oportunidade, os dois saem do ônibus e ingressam na Cidade Satélite, mesmo que saibam que a morte no fim seja iminente. Era continuar dentro do ônibus e morrer pelos bedéis ou sair, ser perseguido e morrer. Só que as coisas não terminam como ambos esperavam.

“Pensou durante vários instantes, mas não pôde encontrar nenhuma palavra para descrever como se sentia desolado. Talvez a questão fosse esta. Como qualquer palavra poderia capturar sentimentos assim? Ele sabia como se sentia, isso é que era importante.”

Salvo de uma morte, Colin acaba ingressando num grupo secreto de Supernaturalistas, pois, depois da experiência de quase morte, ele ganha a Visão. Supernaturalistas é um grupo pequeno de apenas três pessoas, em que todos conseguem enxergar além e que lutam contra seres estranhos e parasitas que consomem a vida humana.

“Família, pensou Cosmo, eu faço parte de uma família. Stefan usou a palavra sem dar importância, mas para Cosmo foi uma coisa enorme.”

É claro que li o livro porque é o do mesmo autor de Artemis Fowl, mas mesmo que eu tenha lido apenas O Menino Prodígio dos Crimes, percebi que Colin Cosmo e os Supernaturalistas é bem diferente de Artemis. Artemis tem aquele conceito de fantasia e ciência misturados de forma incrível, um explicado o outro, Colin Cosmo também tem, só que a escrita é diferente. Acho Artemis bem mais engraçado.

“O primeiro pensamento de Colin foi correr. O segundo também.”

Uma coisa que foi tanto negativa quanto boa (não sei qual lado pesa mais) foi que o autor não se importa de explicar nada, você é jogado num mundo novo sem nenhum conhecimento e não há aquele personagem ignorante (igual ao leitor) que vai perguntando e tendo respostas de como as coisas agem, alem do que é basicamente ‘a coisa’. O leitor tem que descobrir e imaginar o que aconteceu apenas por alto, criando teorias, entretanto continua sendo uma boa historia. Não tão aprofundada e com todo o potencial que merecia (daria super bem para escrever uma continuação), mas uma boa história.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/08/resenha-colin-cosmo-e-os.html

Blog MDL 13/09/2013

Colin Cosmo é um sem patrocínio que por sua condição de órfão foi levado muito cedo para o Instituto Clarissa Frayne, ao contrário do que possa parecer, nesse lugar ele e outros garotos são mantidos cativos para que o governo os utilizem como cobaias em testes dos mais variados produtos. Seu maior sonho é conhecer uma vida longe daquele lugar – mesmo que isso signifique ficar a esmo na Cidade-Satélite –, e é por isso que ele sempre está analisando oportunidades e observando qual será o melhor momento de tentar fugir dali.

Mas as coisas não são tão fáceis, pois apesar de não ter ninguém por eles, os carcereiros daquela prisão disfarçada estão todos atentos ao menor sinal dos órfãos para que assim possam machucar ainda mais as crianças. Contudo, eis que a oportunidade surge. Em um tumulto que acaba se mostrando favorável, Colin e seu amigo Ziplock fogem do ônibus em que estão sendo transportados e saem desesperados pela cidade, o que eles não contavam era em sofrer mais um grave acidente onde suas vidas ficam à mercê não só da sorte, mas também da ajuda de um peculiar grupo de jovens que se autodenominam, os Supernaturalistas.

Durante toda a leitura do livro eu me debati com a seguinte questão: “Como eu o avaliarei?”. Essa dúvida persistiu porque eu caminhei sob uma linha tênue de amor e ódio por a história. Inicialmente foi difícil me sentir confortável com os jargões utilizados pelo autor para explicar o novo mundo em que a história se passava, já que a maioria dava até preguiça de ler, contudo, para contrabalancear isso Eoin escreveu um enredo maravilhoso que me conquistou logo que comecei a entender quais eram as suas intenções e foi a partir daí que a leitura começou a me prender e a instigar minha curiosidade.

A narrativa realizada em terceira pessoa é bem acelerada e faz com que você vire as páginas compulsivamente, porém isso só acontece depois da fuga e o encontro com os Supernaturalistas, pois até o momento em que ele permanece no Instituto as coisas acontecem de modo muito lento. Posso dizer que superada as primeiras 50 páginas a história flui de maneira incrível, ainda mais porque à mediada que você vai conhecendo os personagens e as suas histórias pessoais você vai se identificando com eles de forma natural, porém, tenho que avisar: Não se apeguem demais aos personagens, Colfer não tem medo de matá-los.

Entretanto, mesmo ficando chateada com as ditas mortes, eu entendi o ponto do autor. Em uma história como a sua, onde o planeta Terra foi completamente destruído pela falta de respeito à natureza e as constantes guerras intercontinentais, é realmente um milagre sobreviver a cada dia tendo que conviver com um governo opressor e a poluição química infestando tudo. Com relação a esse último ponto, era até estranho ler os personagens sonhando em como seria um pôr do sol de verdade, com uma cor laranja natural e uma paisagem encantadora, mas ao mesmo tempo era triste porque se analisarmos bem a situação atual em que vivemos não será difícil que um cenário como esse possa se tornar real nos próximos anos.

Em suma, com mais acertos que erros, Colin Cosmo e os Supernaturalistas é um livro inovador e instigante. Seguindo uma linha de pensamento original, sua trama aborda questões sociais e ambientais, e se mostra uma crítica forte à cerca do estilo de vida adotado pela sociedade atual. Com um final que deixa abertura para uma continuação, nesse livro o escritor Eoin Colfer mostra mais uma vez porque é um dos autores irlandeses mais vendidos da atualidade.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/02/resenha-colin-cosmo-e-os.html

dfgallagher 02/07/2010

Eoin Colfer fazendo o que sabe de melhor. Livro agitado, perspicaz, inteligente, cheio de referências. Te faz querer fazer parte dos Supernaturalistas. Leio bastante e não consegui encontrar alguém que me prenda como o Eoin. Não entendo como os livros deles não viraram filme ainda.
Referências ao mundo da tecnologia muito bem elaboradas, um personagem que logo de cara te implora por pena. E ainda tem uma lição de moral em tudo. Não é uma leitura pesada, o que deixa o livro mais interessante ainda.
Eoin Colfer é o melhor em fazer você perder o fôlego. Recomendado. Meu escritor preferido.

Drope 02/03/2010

este livro é legazinho.
Com certeza não chega aos pés de Artemis Fowl, mas dá para se envonver na história.

Denys Almeida 03/01/2010

Apesar de inferior ao seu mais famoso personagem e série, Artemis Fowl, Colin Cosmo e os Supernaturalistas é outro livro onde Eoin Colfer consegue nos instigar com uma boa história de fantasia.

Neste caso, temos a uma cidade e sociedade corrompida a la Admirável mundo novo, seu modelo cyberpunk, porém, é suavizado, obviamente visando um público menos maduro.

E é com essa premissa que Eoin Colfer faz um bom livro. Tendo seu forte nas sequência de ação cinematográficas, utilizando-se muito bem de uma narrativa onde vários personagens dão a sua visão de um mesmo momento, Colfer dá folêgo ao que poderia ser mais um garoto órfão clichê.
Junte a isso com seu típico humor sarcástico que já era visto na série Artemis Fowl e você terá um ótimo livro para o seu público.

stsluciano 11/07/2009

Nem excelente nem ruim = ok
O livro é bem diferente da série Artemis Fowl que fez de Eoin Colfer um escritor famoso, o que pode decepcionar os leitores que chegarem até Cosmo por esse caminho, mas é uma boa obra, com uma boa construção de personagens, reviravoltas que mantém o ritmo acelerado, e um final não muito convencional para uma obra infanto-juvenil.

André Batata 04/05/2009

Péssimo
Muito ruim, diferente de Artemis Fowl que é um livro muito bom e bem inteligente, Colin Cosmo é muito chato com uma idéia muito ruim.

jackfowl 20/03/2009

Emocionante
Uma aventra muito boa, pena que o gancho para uma próxima aventura não ficou legal no fim do livro.

Vinicius Takaki 07/03/2009

Ótimo livro, interessantíssimo!
Este livro é realmente muito bom. Colfer conseguiu criar uma ambientação muito, mas muito interessante, de uma cidade num futuro desolador, com gangues, poluição, e infinitos detalhes que realmente dão vida à obra.

Os personagens são carismáticos e a história se desenrola rápida e facilmente. É uma ótima leitura e ótimo entretenimnto.

leonaraujo.com 12/01/2009

Ótimo livro!
Mais um livro infanto-juvenil adorável e que serve muito bem como passatempo. Eu o li em três dias porque a história é viciante. Colin é um jovem órfão que passa por grandes mudanças em sua vida num curto período de tempo. Tem aventura, ação, tecnologia e até romance.