O Cavaleiro dos Sete Reinos

O Cavaleiro dos Sete Reinos George R. R. Martin...

Resenhas - O Cavaleiro dos Sete Reinos

Markarroni 07/06/2018

Impressionante
Duzentos anos após a Conquista, os Targaryen dominam o Trono de Ferro. Os Sete Reinos de Westeros atravessam uma época pacífica, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. Neste cenário, Dunk decide participar do torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, que é muito mais do que aparenta ser.

Dunk é jovem e meio atrapalhado, porém honrado e com um grande senso de humor. Egg é um menino de língua bem afiada, curioso e muito teimoso e bastante inteligente e sábio com as palavras (com certeza rouba a cena e se tornou meu personagem favorito). Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras e uma grande amizade nasce entre eles.

O livro é praticamente um spin-off das Crônicas de Gelo e Fogo (CDGEF). Nele, temos três contos vivenciados sob o ponto de vista de Dunk: O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso. Este último é o meu favorito, pois é nele onde Dunk e Egg estão viajando até Winterfell para ajudar os Stark na luta contra os Greyjoy. E aí eles recebem a notícia de que um casamento ocorrerá entre os Butterwell e os Frey e decidem ir. Durante o casamento há um torneio de justas e o prêmio ao vencedor é um ovo de dragão petrificado. Mas, descobre que tudo não passa de um disfarce para que conspiradores contra os Targaryen se reúnam.

A narrativa me cansou muito no começo, até que abandonei o livro na metade do segundo conto (acho que estava numa época ruim para ler descrições mais pesadas, porém, em comparação com as CDGEF, é uma leitura bem leve). Recentemente, na #MLO2018, incluí ele na #TBR e consegui concluí-lo, e a leitura fluiu muito bem. A forma como Martin descreve os cenários, seduz o leitor e assim, nos aprofundamos nas antigas passagens sobre o universo de Game of Thrones, que tanto nos fascina.

Para os apaixonados por Game of Thrones, sem dúvida este é um livro enriquecedor. Para quem não leu a série, este é um belo jeito de se introduzir nas histórias que acontecem em Westeros.

site: https://www.instagram.com/p/BjqG6ZkHT6F/

Josyas 18/07/2018

Essa história de George R.R. Martin se passa 90 anos antes de A Guerra dos Tronos e Conta a História de Dunk e Egg durante três contos incríveis. Apesar de "O Cavaleiro dos sete reinos" ser incrível em todo seu desenvolvimento a conclusão deixa muito, mas muito a desejar. A impressão que passa é que o autor ficou com preguiça de finalizar, mesmo não sendo isso, claro, mas é a impressão que fica. Vale a leitura pra entrar um pouco mais nas histórias de George R.R. Martin e o mundo de Gelo e Fogo

Bê. 05/08/2018

Cativante!
Posterguei o máximo a leitura pra tentar desfrutar mais dessa história mas, infelizmente, acabou...
que vontade de ler mais sobre sor Duncan e seu escudeiro!
Pra quem é fascinado por esse universo fantástico criado por Martin, esse livro é extremamente viciante!
Com três histórias empolgantes e bem construídas, esse livro aborda uma época anterior aquela explorada na saga principal e nos apresenta Dunk em sua trajetória até se tornar Sor Duncan, o Alto, ao lado de seu escudeiro Egg, que também está no caminho de se tornar quem ele deveria ser. O mais legal é que não há prejuízo para aqueles leitores que não leram a saga principal, é perfeitamente possível compreender o universo da história e ser cativado por ele sem ter lido as outras obras!
Adorei muito! Leria outra vez, fácil!

Pizza 26/08/2018

Bom demais.
Livro muito bom, bem escrito e que dá aquela sensação maravilhosa de quero mais. Sabe aquele livro que você começa a ler e fica puto quanto alguém interrompe? Aquele livro que te deixa agoniado e doido para saber o que se segue nas páginas seguintes? Esse é um deles.
Diálogos bem trabalhados, discrição detalhada dos personagens e tapões na orelha.
A história trata, em 3 contos, das aventuras repletas dores, e algumas glórias, de Sor Duncan e o abusado/genial Egg.
É até difícil falar muito, pois haveria spoilers.
Leia e se divirta.

Jenner Azevedo 24/09/2018

Releitura
Acabei de ler pela segunda vez. Estava com saudade da escrita de George RR Martin. Um livro cheio de humor, ação e reviravoltas. Acrescenta mais sobre a história de Westeros. Vale a pena

Mystik 26/10/2018

Westeros!
Primeiramente, deixa eu contar: sou muito, MUITO fã do mundo criado pelo George R. R. Martin, o mundo das crônicas de gelo e fogo. Não gosto de comparar a outra saga épica, porque cada uma é linda, e rica, e ótima a sua maneira. Mas sim, sou fã por demais, li todos os livros, vi a série umas 5 vezes cada temporada, e adoro ficar vendo vídeos no youtube de teorias loucas.

Agora que vocês já sabem, vocês vão entender como essa resenha é tão fangirlística: qualquer spin-off, que me conte mais de um universo que eu já adore, me faz dar pulos de alegria. Esse em particular é muito interessante, porque apesar de se passar 100 anos antes do começo do livro um das crônicas, Guerra dos Tronos, ele tem personagens e detalhes e enredos que te fazem especular como eles reverberaram nos livros seguintes.

Aqui seguimos Sor Duncan, o alto, e seu escudeiro Egg, por três contos muito ao estilo do Martin: ricos, cheios de detalhes, de casas, personagens que nem são bons nem maus, conspirações, dramas de ética e reviravoltas. E claro, nada do que você imagina que vai acontecer em uma típica história de fantasia acontece. Sim, personagens importantes e bons morrem, personagens maus prevalecem. Como não gostar desse toque de realismo em uma fantasia épica? E tudo isso visto pelos olhos de um personagem, que apesar de cavaleiro, não nasceu na nobreza, então ele tem uma “ética” por assim dizer, diferente do que você imaginaria num personagem principal. É fascinante ver a jornada dele por esses caminhos e como ele se sairá em cada um deles.

Uma coisa que sempre acho nos livros do Martin, é que às vezes, o começo pode ser bem lento e tedioso. Mas é bom persistir, pois toda essa lentidão é necessária para chegar a uma reviravolta e clímax de dar inveja a qualquer autor.

Se você, como eu, adora o Mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, essa é uma leitura obrigatória. Se você nunca leu nada, e apenas assiste a série, leita também; a riqueza de detalhes desse mundo é sempre uma ótima curiosidade para se conhecer. Se eu tivesse que dar um defeito, eu diria é que é curto demais; quero saber muito mais sobre Sor Duncan e Egg.

site: https://aficcionados.wordpress.com

Giovani.Santana 31/10/2018

Aprofunda o universo
Uma forma de narrativa que foge do formato usado nas Cronicas de Gelo e fogo, mas aborda aspectos interessantes do universo, num enredo muito bem trabalhado pelo autor.

@solitude_e_books 18/11/2018

Nunca Spoiler
Estou maravilhado com essa história, com estes personagens!!!!

Dunk e Egg se completam.... livro super leve que quando você começar a ler não vc vai querer parar, sem dúvidas uma obra prima da fantasia.

Bonol 20/12/2018

Delicioso de se ler
Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron.É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo.É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos.As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

Bru 01/02/2019

Brotherhood <3
Cara, George R. R. Martin é o Deus da escrita medieval! Sou apaixonada pela série Game of Thrones (a série mesmo, porque os livros ainda não terminei), e já estou viciada nos livros - confesso que demoro um pouco pra ler porque são histórias gigantes, com quinhentos milhões de personagens descritos ao longo de um mesmo parágrafo, mas isto são apenas detalhes hahaha.
Mas enfim, indo direto ao ponto, imaginem minha loucura quando, há um tempinho atrás, achei esse livro do universo de GOT em uma promo na Saraiva? Saí bem freak pra comprar - óbvio! - e me juntei a uma fila extensa de apaixonados que nem eu, cada um com seu livrinho da promo à tiracolo. Todos GOT Lovers.
Consegui então, no final de 2018, parar para lê-lo finalmente, depois de tê-lo deixado algum tempo esperando na estante enquanto outras leituras iam sendo postas em dia. Foi minha última leitura do ano - e que leitura!
Nesta história George, através de 3 contos, nos apresenta os incríveis novos personagens Dunk e Egg. Ai, ai. Só de falar o nome destes dois junto na mesma frase meu coração já se aquece e se enche de amor.
Dunk era um jovem escudeiro de um cavaleiro andante, que após a morte de seu mestre decide se auto-proclamar ele mesmo um cavaleiro andante, sem ninguém ao menos tê-lo armado cavaleiro – mas tudo bem, é só um detalhe que ninguém precisa saber, não digam que eu contei, em!
Após começar a viver como um cavaleiro andante, vagando pelas estradas do reino, participando de torneios e justas para ganhar a vida, e bebendo e comendo pelas estalagens da região, Dunk dá de cara com um garotinho desalinhado, careca e petulante. Como não rolar um amor à primeira vista, não é mesmo? hahaha Depois de um tempo que conhece Egg, Dunk acaba o pegando como seu próprio escudeiro, e a partir de então começa a jornada desses dois, que acabam construindo ao longo das três histórias uma amizade de cortar o coração de tão linda.
O início da relação deles começa engraçada, como se fossem dois irmãos se implicando constantemente. E depois a gente vai vendo todo o carinho e proteção por trás dessa rebeldia e desentendimento dos dois. Egg é claramente um escudeiro fiel, e amigo devoto. Não tem como Dunk não amar ele. Eu sei que eu amo!
Falando agora de forma prática sobre a estrutura das três histórias, podemos identificar um padrão que permeia todas elas: elas começam intrigantes, nos conquistando e criando interesse; depois passam por uma fase de “banho-maria”, onde a história não tá nem pra lá nem pra cá; e por fim terminam eletrizantes, com vários tapas na nossa cara, um atrás do outro. Mal conseguimos nos recuperar. Eu ainda estou perplexa com tudo que aconteceu. Jesus! É cada desfecho que a gente fica sem saber o que fazer. Mas acho que minha história preferida das três foi a primeira, onde o relacionamento de Dunk e Egg começou a se construir, e onde conheci muitos personagens que conquistaram meu coração, principalmente Baelor Targaryen, meu love da vida!
Sério, quem é fã de GOT precisa ler este livro porque é essencial na vida de qualquer amante da série!

site: https://freescura.wordpress.com/

@pedro.h1709 03/02/2019

Um vislumbre dos Dragões aos cavaleiros.
"O orgulho do mendigo é a vergonha do nobre" (pág. 308). Foi o que Dunk aprendera do velho Sor Arlan, e assim vivia em suas andanças com a carne de sal como alimento, pernoitando ao luar ou em uma tenda simples, montando o velho cavalo de guerra que herdou de seu tutor, após este morrer de um resfriado.

É este "quê" fatídico da vida que põe os livros de George R. R. Martin em uma posição especial. Mesmo cavaleiros morrem de doenças banais, Reis e príncipes estão sujeitos às pragas, os planos não saem sempre como esperados e os acontecimentos, em geral, são uma mescla de variados interesses e pretensões.

É impossível não notar a grande semelhança de alguns personagens apresentados neste livro com aqueles das crônicas de gelo e fogo; não somente na aparência, mas também no comportamento e em suas aparições. O princípe Aerion e a viúva vermelha, Rohanne Webber, por exemplo, chegam parecer rascunhos do príncipe Jofrey e de Ygritte; apenas apresentados em circunstâncias pouco diferentes e abordados de maneira mais breve.

Enquanto na literatura Tolkiniana, que não posso deixar de mencionar, uma grande dificuldade está em vários personagens possuírem mais de um nome, dependendo das traduções para a língua de cada povo, nos livros de George Martin, muitos personagens diferentes têm o mesmo nome, apenas com títulos diferentes, o que gera certa dificuldade em alguns momentos e faz desejar aquelas listas de nomes como apêndice de consulta.

Sor Duncan, o alto, é um jovem rico em valores e honra, mas muito humilde em posses. As participações nos torneios poderiam significar a perda de todos os seus bens; afinal, algo que me chamou muito a atenção é o fato de que o cavaleiro que perdesse uma justa deveria entregar ao seu oponente seu cavalo e sua armadura ou pagar por eles um resgate.

Neste livro, além do mais, o protagonista não é um ser invencível como típico das demais fantasias. Ele tem suas fraquezas, suas máculas, às vezes é tentado a voltar atrás e, em certos momento, enfrenta derrotas, mas o principal está em sua determinação pelo que considera ser justo e correto.

Dunk, ao lado de seu escudeiro Egg, logo se verá em disputas que envolverão senhores de grande renome, tramas do passado e intrigas políticas.

Siga o @Leitor Casual no Facebook.

Marcelo 07/02/2019

Leitura fácil e que te prende rápido, personagens fortes e carismáticos onde vc se apega fácil a eles, e apesar de ser mais leve de ler, os detalhes se conectam de uma forma incrível a história principal de Guerra dos Tronos.