Sociedade dos Meninos Gênios

Sociedade dos Meninos Gênios Lev AC Rosen

Resenhas - Sociedade dos Meninos Gênios

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Victória 25/10/2014

Se passa na era vitoriana, em Londres e cidades ao redor. Inspirado em duas grandes obras literárias, Noite de Reis, Shakespeare, e A importância de ser honesto, Oscar Wilde, o livro narra a história de Violet Adams, uma garota com habilidades no ramo cientista que finge ser seu irmão gêmeo, Ashton, para ingressar numa Universidade, ora, naquela época (séc. 19) somente homens eram aceitos em Universidades. A obra critica os preconceitos de gênero de uma forma muito divertida. Aventuras são constantes a partir do momento em que Violet, fingindo ser Ashton, é admitida na Universidade. Engrenagens, autômatos, romance, amizade, criaturas estranhas, suspense. É a síntese.

ClausRT 20/02/2015

O amor como o guia por entre as loucas engrenagens que move Illyria
Eu tinha uma expectativa ao ver esse livro na banca de revistas. Eu sempre fui um pouco preconceituoso com livros vendidos em bancas de revista, mas esse me chamou atenção. A capa, a sinopse, o fato de eu estar "criando uma história" ambientada em uma Londres Steampunk. Eu me identifiquei com o livro e ao lê-lo, me identifiquei com vários personagens.

Ele possui mais de uma dezena de personagens distintos, cada um com seus problemas, paixões e dilemas. Seria um romance maçante se não fosse tão bem conduzido. Não se enganem: é uma leitura jovial para adolescentes e jovens adultos, não um romance sério, a pesar da franqueza de alguns assuntos e os uso, de vez em quando e justificado, de palavrões.

O autor logo de cara avisa que não é especialista em nenhuma das ciências que descreve em seu livro. E isso fica evidente ao longo da história, que acaba mais sendo uma fantasia do que uma ficção cientifica. Mas é uma bela fantasia, que reflete o melhor da época vitoriana, onde se dizia que "O homem, junto da ciência, era capaz de tudo". No entanto, ele realmente entende de amor. As diversas manifestações de amor no livro são distintas, sinceras, confusas e tudo aquilo que sentimos quando nós mesmos estamos apaixonados.

A história possui uma boa evolução. O autor não perde tempo escondendo uma coisa que o leitor já sabe e com isso faz que a história evoluía organicamente mantendo-a sempre interessante. Inesperadamente, com todo bom autor, ele coloca reviravoltas no enredo que você não espera e da mesma forma os resolve, sem que você veja a solução vindo.

E o livro é engraçado, dotado de humor franco e sarcástico, de situações engraçadas ou simplesmente bem humoradas. O final é meio bagunçado, devido a quantidade de personagens que a história possui, mas todos tem o seu final. Todo o problema tem uma solução, mesmo que a solução seja deixar como está.

O melhor livro que já li na minha vida. Acho que o primeiro que fechei e fiquei encarando a capa por mais alguns segundos, pensando que agora teria que abandonar aquela Londres, a faculdade de Illyria, os Adans...

Porém uma coisa boa vem do termino desse livro. Eu estou começando meu semestre motivado e revigorado, pronto para provar para o mundo e para mim mesmo a minha própria genialidade.

Isabella Pina 13/06/2015

Uma menina revolucionária para a época
Quando eu li a sinopse desse livro, eu imediatamente quis ler. Eu gosto de livros nesse estilo de época, numa realidade que já existiu, mas tão diferente da nossa, especialmente quando a sinopse já promete situações muito inusitadas.

No caso, temos Violet e Ashton, dois irmãos gêmeos, mas muito diferentes: enquanto Violet é apaixonada por tudo relacionada a ciências, em especial a Mecânica, Ashton ama uma vida boêmia e poemas inspiradores. Mesmo assim, eles têm um ótimo relacionamento e, aproveitando a ida de seu pai para uma conferência na América, eles, que ficam para trás na Inglaterra, resolvem pôr em prática um plano perigoso, cujos resultados eram imprevisíveis: Violet, por ser mulher, não pode estudar na melhor faculdade do país, a Faculdade de Illyria, em Londres. Para isso, ela resolve se disfarçar como seu irmão e, sendo um gênio nas ciências, consegue entrar lá, enquanto Ashton passa os dias saindo com seus amigos.

Para começo de história, é muito legal ver como a sociedade funcionava naquela época, e, ao mesmo tempo, revoltante. Violet é uma garota especialmente corajosa, talvez com alguns parafusos a menos, mas disposta a quebrar as barreiras da desigualdade de gênero como ninguém. Além disso, suas invenções (que são muitas) são incríveis, às vezes eu até me perguntava se isso seria de fato possível naquela época ou o autor tinha adicionado alguns ingredientes a mais para deixar a história mais saborosa.

"- Deve ser estranho ter um amante como criado - Jack falou
- Você quis dizer um criado como amante - Violet corrigiu. - Do contrário, como você disse, é simplesmente como a maioria dos homens vê o casamento. (pág. 234)"

Sua vida em Illyria é complicada, principalmente depois que faz amizade com Cecily, a prima do conde de Illyria, Ernest, que por acaso fica encantado com Violet, sem saber o que Ashton, seu próprio aluno, é a mesma pessoa. A história se desenvolve sem pressa e acaba tomando um caminho que eu não esperava.

Confesso que apesar de ser uma boa história, a narrativa não conseguia segurar tanto a atenção, o que fez com que minha leitura se tornasse mais lenta e eu demorasse bastante tempo para terminar o livro, considerando que ele é mais ou menos grande. Além disso, eu achei que, por conta das diversas pistas que eram jogadas nas entrelinhas, nós teríamos mais algumas informações sobre o pai de Ernest, o famoso conde de Illyria que não só fundou a faculdade, mas também uma sociedade secreta, que no final das contas nós ouvimos falar tão pouco que eu fiquei um pouco decepcionada. Afinal, se nem seria um ponto de tanto destaque, por que o foco na sinopse e no título?

Mesmo assim, algumas surpresas foram bem-vindas, como os personagens secundários que vão aparecendo na história, com destaque para o amigo de Violet e Ashton, Jack, que era sempre a parte mais engraçada da história, além do grupo de amigos que eles fazem em Illyria.

Sociedade dos meninos gênios não é uma série (graças a Deus, porque ultimamente só existem séries!), então consegue fechar bem as pontas com seu final e eu fiquei bem satisfeita com o desfecho dos personagens mesmo, como eu já citei, ainda que tenha ficado curiosa com o futuro deles e com o passado dos cientistas poderosos envolvidos na tal sociedade secreta.

Agora, me tirem uma dúvida: isso é steampunk? Pra mim parece, mas como nunca li nada do gênero...

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/03/resenha-sociedade-dos-meninos-genios-de.html

Juliana.Avila 29/09/2016

Li esse livro há alguns anos. Na época o li como uma narrativa de entretenimento e não com uma visão muito crítica, mas mesmo os leitores mais desatentos como eu percebem a bonita mensagem que o autor busca passar: a igualdade de gêneros e a valorização da inteligência feminina. Há muitos livros que discutem esse tema, a maioria bem mais profundos, mas esse livro infanto-juvenil o trata de maneira tão divertida e simples que se torna indispensável para jovens leitores! Quem sabe, com mais livros assim, as crianças fiquem mais conscientes da misogenia e machismo em nossa sociedade, e se tornem adultos engajados. Apesar da história se passar na Inglaterra na época Moderna, muito se pode transferir daquela contexto para o século atual. A personagem principal é um exemplo a ser seguido por todas as meninas!

Vanessa.Issa 21/08/2017

Reading Challenge 2017 - A Steampunk novel

Foi um dos itens que mais gostei do desafio, pois me levou a uma leitura que normalmente não teria chamado a minha atenção, mas que gostei bastante!

"Steampunk é uma ficção científica ou especulativa, que ficou conhecida no final dos anos 80 e início dos 90. Trata de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na realidade, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor."

Esse livro também pode ser considerado como uma obra feminista, já que toda a trama gira em torno da luta de Violet para realizar o sonho de estudar na faculdade de Illyria, onde apenas garotos eram aceitos.

Para poder se candidatar, ela finge ser Ashton, seu irmão gêmeo, e assume a identidade dele por completo. Encara o desafio e demonstra ser um ótimo aluno, dedicando-se bastante aos seus projetos e invenções. Enquanto isso, o irmão passa um tempo em Londres, dando total cobertura para que ela possa estudar sem que o pai saiba o que está acontecendo.

No meio disso, há também a discussão sobre a troca de gêneros e como isso é visto pela sociedade. O tempo todo há a preocupação de que alguém poderia descobrir seu segredo e puni-la pelas mentiras.

"Society was not forgiving of trespasses like gender reversal. Society was only forgiving of reversals of fortune, and then only when the rich became poor, because that made excellent gossip. To have the poor become rich was rather distressing, and to have a woman become a man was perverse."

O lado romântico da história é bem interessante também. No caso de Violet, ela não tinha a intenção de trocar sua orientação sexual. Ela apenas se vestia de menino para poder estudar, mas continuava sentindo atração por homens. Jamais pensou que se apaixonaria pelo duque Ernest, que acreditava trocar cartas com Violet e apenas conversar com "Ashton" pela faculdade. E também não podia prever que Cecily - prima do duque, única garota que tinha permissão para frequentar as aulas - também iria se apaixonar por ela, sem nem desconfiar que ela era uma menina, na verdade. Violet só queria estudar e ser uma cientista, nada mais havia sido planejado.

O final, embora possa ser um pouco previsível, me agradou bastante. É um livro longo, com bastante detalhes, mas que flui rapidamente quando você entra no ritmo da história.

Jonathan 09/06/2018

Não importa a quantidade de paginas , LEIA!
Divertido e criativo: Vale a pena chegar ao final uma leitura cheio de mistério . Ler esse calhamaço pode se tornar um pouco cansativo pois tem muitas palavras desconhecidas então se for ler tenha um dicionario ou o Google pra pesquisar as palavras ,mais fora isso é uma leitura divertida e o autor faz o leitor mergulhar no período vitoriano ,criatividade é o que não falta a sociedade dos gênios cria seu próprio objeto que não vou dizer pra não dar spoiler .E apesar do livro ser só de gente crânio de inteligencia o leitor aprende também , aprendi muitas palavras novas e isso que achei interessante nesta obra . O tamanho do livro assusta um pouco mais vale muito chegar ao fim, assim que compreender que a historia é animada e cheio de suspense você nem percebe a quantidade de paginas e quando acaba quer volta folhas atrás e reler partes favoritas .

tata 23/05/2019

Não conseguia parar de ler, terminei em 2 dias e não sei se amei ou não... mas também não me arrependo.

Adriana 04/01/2014

Uma deliciosa mistura de romance histórico com ficção científica
"Sociedade dos Meninos Gênios" chamou minha atenção logo de cara e comecei a ler com certa expectativa, embora devo dizer que esperava algo bem diferente e a culpa é da capa. O que essa capa dá a entender? Bem, pra mim, parece capa de infanto-juvenil, mas logo eu pude perceber que apesar do livro ter alguns elementos desse gênero, como os experimentos científicos totalmente improváveis de serem feitos na vida real, ele não é definitivamente um livro infanto-juvenil, acho que talvez se enquadre no tal de New Adult. Enfim, isso não é importante, o importante é que eu gostei do livro, achei ele meio cansativo no começo e realmente acho que ele poderia ter umas 100 páginas a menos (Ele tem 544), alguns detalhes que foram incluídos na narrativa a meu ver foram desnecessários no contexto da obra, e só por isso não dou 5 estrelas para ele.
O livro é uma deliciosa mistura de romance histórico com ficção científica, achei a ideia toda bem original, certamente nunca li nada parecido. Tiveram também cenas de muita ação no desfecho da história e o romance embora não seja daqueles que nos fazem sonhar o dia todo, foi muito satisfatório, deu pra suspirar um pouquinho.
Se você gosta de ficção científica e não se importa de ler livros com muitas páginas esse pode ser uma boa opção.

site: http://hobbyecletico.blogspot.com.br/2014/01/sociedade-dos-meninos-genios-lev-ac.html

Inglethe 07/05/2020

Meu nome é coragem
A indicação de hoje é um livro que eu li no projeto do livro viajante do clube do livro que participo, me tirou da zona de conforto, pq não gosto de ficção científica, só que acabei gostando muito da história, ou seja, se vc tem algum livro que tenha interesse em ler, mas, tá com receio de não gostar, minha dica é, leia, de uma oportunidade pra outros gêneros, quem sabe ele poderá ser sua leitura favorita do ano ou da vida.

Falando um pouco sobre o livro, a Violet é muito corajosa ela vai conseguir entrar em uma universidade que só pode estudar homens, então vc já sabe o que ela fez né? akkkkkk isso mesmo ela se disfarça de menino, se passando pelo seu irmão gêmeo, acredito que foi uma mentira necessária, já que no século 18 os princípios moralistas não permitiam tais comportamentos.

site: https://www.instagram.com/eusoubibliotecaria/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6