Jony Ive

Jony Ive Leander Kahney

Resenhas - Jony Ive

tpsena 04/07/2023

Design é processo
Biografia cativante e detalhada que revela a fascinante jornada de um dos maiores designers industriais de nossa era. Escrito por Leander Kahney, o livro oferece uma visão profunda da vida e do trabalho de Jony Ive, o renomado designer responsável por moldar o visual icônico dos produtos da Apple.

Através de uma narrativa envolvente, Kahney apresenta a trajetória de Ive, desde sua infância na Inglaterra até se tornar o principal designer da Apple. Explorando suas influências, inspirações e métodos de design inovadores, o autor revela a mente criativa por trás de produtos revolucionários como o iPhone, o iPod e o MacBook.

O livro também explora a colaboração de Ive com o lendário cofundador da Apple, Steve Jobs. A parceria entre essas duas mentes brilhantes é examinada em detalhes, mostrando como sua visão conjunta e busca pela perfeição estabeleceram novos padrões na indústria de tecnologia e design.

Além disso, Kahney aborda a cultura de design da Apple e como a abordagem de Ive influenciou a empresa como um todo. Ele destaca a importância do minimalismo, da atenção aos detalhes e da combinação de forma e função, elementos que se tornaram marcas registradas dos produtos da Apple.

"Jony Ive - O Gênio por trás dos Grandes Produtos Apple" é uma leitura obrigatória para os entusiastas da Apple, os apaixonados por design e todos aqueles interessados em conhecer os bastidores da criação de alguns dos produtos mais icônicos da nossa era. Com uma prosa acessível e uma pesquisa abrangente, Leander Kahney oferece uma homenagem convincente a um dos grandes visionários do design contemporâneo.

Gabriel Girotto 24/07/2022

Fez eu gostar ainda mais da Apple
Conta muitas curiosidades sobre a parte interna da Apple focada na parte de design, em especial obviamente no Jony Ive, chega ser até inspirador, da uma certa vontade de correr atrás do que você gosta de fazer!

Matheus 14/03/2017

A importância do Design
O livro me abriu os olhos sobre o design e sua importância para a Apple. Já havia lido outros livros que falam sobre o encantamento dos produtos da Apple, mas nenhum com o nível de detalhe que esse nos traz. Apesar de todo o sigilo da Apple, o autor conseguiu mostrar vários detalhes impressionantes da produção dos produtos. O design, mais do que uma carcaça ou algo só visual, é a experiência do produto. É toda a relação do usuário com ele: visual, tátil, e o uso em si. Jony Ive foi o cara que revolucionou o design pois sempre se preocupou com a experiência do usuário. A simplicidade que ele traz revela o belo provocado pelo minimalismo e praticidade. Como ele diz no livro, ele percebe que atingiu o sucesso com um produto quando o design não é percebido. Leitura mais que recomendada.

Daniel.Abeid 02/06/2016

Uma aula de como o Design superou a engenharia no processo criativo dos produtos Apple
O livro conta a história do atual Chief Design Office da Apple, focando em seu interesse - desde cedo e incentivado pelo pai - pelo Design Industrial.
Apesar disso, muitos capítulos tornam o protagonista apenas coadjuvante do processo de criação e produção dos principais produtos da Apple, principalmente da metade para o final.
Trata-se de uma biografia escrita por um entusiasta da marca, evangelizando Ive em muitas decisões polêmicas.
Leitura interessante para melhor entendimento do processo criativo de Design dos gadgets e computadores da empresa fundada por Jobs.

Cândido Sales 31/08/2014

Entendo um pouco do processo de inovação da Apple
O livro aborda sobre a evolução do Jony Ive como estudante de design na Inglaterra até chegar a ser contratado pela Apple, nisto você percebe a evolução dos processos de criação que Jony e sua equipe implantaram durante a história da empresa.

Um dos pontos relevantes são as reflexões aprendidas durante a história da empresa, no momento em que Jobs retorna quando a empresa estava prestes a falir e as mudanças drásticas que ocorreram para que a Apple se reergue-se no desenvolvimento de produtos voltados para o público em geral, não somente para especialistas.

Vale à pena para quem gosta de design, processos de criação e empreendedorismo, além de conhecer mais profundamente a cabeça de um dos melhores designers das últimas décadas.

20/01/2014

Um livro inspirador
O livro é conduzido de uma forma bem suave, revelando aos poucos a forte personalidade de Jon Ive. Um livro indicado para amantes do design e também entusiastas da Apple.
Grande revelações sobre as relações de John dentro da Apple.
Vale muito a pena a leitura.