Quando Nosso Boteco Fecha as Portas

Quando Nosso Boteco Fecha as Portas Lawrence Block

Resenhas - Quando Nosso Boteco Fecha as Portas

Berenice.Thais 12/10/2023

Um detetive que não é
Essa história conta e um quebra cabeça que quando todas as peças são montadas te surpreende. Um assalto num bar .Um furto de um livro que se vira uma chantagem tem em comum .

otxjunior 25/05/2023

Quando Nosso Boteco Fecha as Portas, Lawrence Block
O cara sabe escrever lugar, tempo, personagem, diálogo, tudo isso com ritmo e poesia. Sobra a historinha pouco inspirada que em outras mãos resultaria em tragédia facilmente. Cheguei a adivinhar parte da trama. Não é meu favorito da série, mas ainda assim é de Matt Scudder que estamos falando. Coisa fina.

Dany 22/01/2022

Quando Nosso Boteco Fecha as Portas
Eu não lembro qual foi o motivo pelo qual eu coloquei esse livro na minha lista de desejados. Tanto é que quando comecei a ler ele, sem grandes expectativas, não estava esperando nada extraordinário. E é justamente isso que o livro traz. Uma história simples, sem grandes reviravoltas ou acontecimentos.

É um romance policial que tem como personagem principal Matthew Scudder, um policial que saiu do trabalho e agora faz uns bicos de detetive sem licença. Vejo esse livro mais como uma apresentação do personagem. Tanto é que a história em si não é viciante ou ruim, mesmo tento mortes e investigações, é apenas morno.

No geral, gostei da leitura. Mas ainda não sei se pretendo ou não ler outros livros desse escritor.

Claire Scorzi 06/11/2020

No Espírito de Chandler
Um romance policial que pode parecer demorado para esquentar, mas que vai criando atmosfera e apresentando os personagens - neste sentido, com um pé na Escola Inglesa dos romances policiais. Sem pressa, porém mantendo o interesse através da sua escrita - a narrativa que percorre Nova York no que toca aos seus bares, pontuada pelo humor negro de parte dos diálogos, com tiradas frequentemente engraçadas, ainda que de uma graça peculiar, feita de metáforas e comparações beirando a amargura e o agridoce - o autor acaba por compor o seu romance mais próximo de Raymond Chandler, aquele Chandler de "O Longo Adeus": o tema da amizade e seus meandros, e como relacionamentos de anos podem ser mais complicados do que se imaginaria.
Amizade. E rancor, E ressentimento. E amargura. E abuso e remorso. Com certeza, uma das melhores coisas que Lawrence Block já escreveu.

Steh 05/09/2020

Scudder é um ex-policial que trabalha como detetive particular. Entre os bares de New York ele ganha a confiança de seus clientes-amigos desvendando crimes.
Boa leitura!

Gladston Mamede 14/11/2017

Não é um livro ruim, mas confesso que, no final das contas, não gostei. Não é um livro policial que lhe desafie. Seu grande mote é o drama que envolve o álcool (não o alcoolismo, apenas, embora também), no contexto de uma grande cidade: a Nova Iorque do último quarto do século XX.

Mara146 05/11/2015

Migalhas Humanas
O início de "Quando Nosso Boteco Fecha as Portas" é cansativo e lento, mas ele vai tomando uma força devastadora ao falar dos que vivem a margem da sociedade. Dos bares, das bebidas, dos amigos de boteco, das ressacas e do vazio existencial que tudo isso acarreta quando você vive só pra isso.
Não o vi como livro policial, mas como um tratado da miséria humana, e se não bastasse, o autor ainda me apresentou o músico Dave Van Ronk, que é algo assim fabuloso.
Ricardo Tavares 12/12/2015minha estante
Para quem deseja conhecer melhor o detetive Matt Scudder esse livro é fundamental, nele tomamos conhecimento do quanto o ex-policial era viciado em bebida alcoólica antes de se tornar abstêmio. É como se fosse um livro dos primórdios da vida de Matt, mas depois que ele saiu da polícia. Não é um livro de investigação clássica, mas um drama envolvente.