Tweak: Growing Up on Methamphetamines

Tweak: Growing Up on Methamphetamines Nic Sheff

Resenhas - Tweak: Growing Up on Methamphetamines

Celeste26 14/02/2024

A história de Nic Sheff não é fácil de ser lida. O autor retrata com sinceridade seu vício em diversas drogas e como isso afetou sua carreira, sua família e sua mentalidade. Não é um livro que qualquer um gostaria de ler, mas que todos deveriam conhecer. Ter a mente aberta ao ler as dificuldades que transtornos mentais e traumas podem ocasionar na vida de alguém é essencial, e esse livro é uma curta amostra do sofrimento psíquico de alguém.

Tawany8 10/02/2024

"They are really their age. I was never my age."
Um livro muito interessante, o autor explica com detalhes tudo que se passa na sua cabeça, e como ele mesmo explica, esse livro são suas memórias sobre um período de tempo na sua vida. Ele detalha muito bem seu uso de drogas e como sua mente funciona estando drogado ou não, é todo o ciclo resultante da sua doença mental e de como as drogas foram o único escape que ele conseguiu encontrar durante muito tempo.

Grazielly.Silva 25/01/2023

mudei minha percepção
só li esse livro após assistir e ser COMPLETAMENTE DESTRUÍDA pelo filme. é um conteúdo tão pesado mas mesmo assim tão bom pra se ter uma maior noção do impacto que as drogas podem causar na vida de alguém. chorei muito, foi como se uma pessoa próxima a mim passasse pela situação

luanaszalves 11/01/2022

muito diferente de tudo que já li
Tem tantas coisas que eu gostaria de comentar sobre esse livro que se eu fosse explicar tudo acho que seria melhor eu fazer um ensaio kkkkkkk mas vou tentar destacar as melhores observações.
Esse definitivamente não é um livro pra todos. Tem cenas muito detalhadas sobre o uso de drogas que se você não está familiarizado com o tema, são muito difíceis de ler. Além disso, o livro é como um diário, você se vê entrando na mente desse garoto, dependente químico, com transtornos psicológicos e vive seus medos, suas ambições, e suas emoções mais sombrias. Por isso, também acho relevante avisar que não se trata de uma narrativa linear, e o autor detalha muito as situações, talvez tentando se justificar ou só escrevendo tudo que a mente dele produziu naquele momento.
Acho difícil comentar sobre a vida de outra pessoa que eu não conheço e que apenas li sobre uma vez então prefiro focar no que esse livro me ensinou. Novamente quero destacar a mesma lição que tive lendo Beautiful Boy: a dependência química pode afetar todos nós, e não há nada que possa provar o contrário. Essa doença é como qualquer outra, não depende do quanto de dinheiro uma pessoa possui, ou de qual é sua relação com a família, ou de qualquer outros privilégios você carrega na sua história. E isso foi uma quebra de estereótipo apresentada no livro que eu acredito que todos deveriam ter contato.
Porém, como disse, esse livro não é para qualquer um. Nas minhas anotações eu escrevi sobre como acho que deve ser lido por pessoas que conhecem e convivem com alguma vítima da dependência química ou que por ventura já se perguntaram como seria experimentar drogas mais "pesadas". Acho que esse livro é um bom aviso sobre as possíveis consequências dessa experiência, e também acho muito interessante pois te faz entender essas experiências de um ponto de vista de quem as sofreu.
Em resumo, acabei dando 3 estrelas pois como eu disse algumas coisas foram muito detalhadas enquanto outras acho que poderiam ter sido mais exploradas, e como uma leitora que não está acostumada a ler não ficção não pude deixar esse ponto de lado. Espero que quem decida se aventurar nesse livro pense muito bem nos gatilhos que ele apresenta e como lidar com eles de cabeça aberta. Nic contou sua história e não acho que ninguém está na posição de julgar suas ações, e sim apenas absorver os aprendizados de seus erros e acertos que foram apresentados.

anne (: 04/09/2020

devastador
eu não sei se consigo escrever aqui como já fiz lá no goodreads, mas... acho que a palavra título dessa resenha resume meu sentimento.

talvez seja algo familiar demais pra mim, pela sensibilidade alta de sentir demais tudo ao redor, todo o medo e a tristeza cotidianos, mas a história do Nic me destroçou um pouco mais (afinal COVID, quarentena, 2020. a vida já anda complicada o suficiente). peguei pra ler depois de ver o filme, feito de forma tão bonita e cuidadosa por toda a equipe e especialmente pelos atores protagonistas (que ganharam meu coração); mas realmente não esperava algo tão desolador.

o livro narra um recorte de mais ou menos 3 anos da vida do Nic Sheff e sua luta com o vício em toda sorte de drogas e seus efeitos nos relacionamentos familiares, afetivos e com amigos. eu confesso que, apesar de saber que a história termina bem e hoje ele está sóbrio há mais ou menos uns dez anos, não consegui não me sentir desolada em cada momento de recaída, cada centímetro na direção do fundo do poço.

terminar também essa história logo no setembro amarelo, partindo de um jovem com toda estrutura mas que ainda assim passou metade da vida sem um diagnóstico e tratativa para sua saúde mental... realmente, partiu meu coração, pensar em todo o medo, a dor, a solidão, o sentimento de abandono que ele (e tantos por aí) experimentou com tantas experiências tão horríveis. uma parte de mim queria poder voltar, abraçar aquele garotinho e dizer que existe esperança e que vai ficar tudo bem, essa fé incerta mas tão necessária...
Babi 17/07/2021minha estante
Obrigada por compartilhar o seu ponto de vista aqui no Skoob . Estou só na página 26 e já quero chorar