Filhos do Éden

Filhos do Éden Eduardo Spohr

Resenhas - Paraíso Perdido

Claudinei 31/10/2018

Enfim terminei a saga dos Anjos!
Esse volume encerra a trilogia Filhos do Éden , não deixou nada a desejar para os outros livros, fechou com chave de ouro. Todo mistério que ficou no ar por assim dizer de Herdeiros de Atlântida e Anjos da morte foi elucidado nesse encerramento e como bônus vemos aqui um prologo para o A batalha do Apocalipse!
Com a mesma narrativa épica e heroica de sempre, Spohr nesse volume trabalhou o lado mais "humano" dos celestes como Lealdade, confiança e amor. Todo o livro, mesmo dividido por arcos, convergiu perfeitamente para um final em partes já esperado, mas que trouxe algumas surpresas também. O vilão Metatron , muito bem criado, foi o que mais contribuiu para a trama ser perfeita, para ter aquele sabor especial nas páginas que deixa o leitor avido para chegar ao desfecho da história , aquele famoso vilão que apesar de poderoso, trabalha mais com a mente do que com os músculos.
Essa trilogia foi uma mistura perfeita de muitas mitologias conhecidas como a cristã, a grega, a nordica e também hindú, todos esses elementos foram bem elaborados que em determinado momento parecem um só.
A narrativa em alguns momentos lembra muito um roteiro de anime , pra quem gosta só acrescenta ainda mais positivamente a leitura dessa trilogia.

Felipe 26/09/2018

"Sem spoiler"

Eduardo spohr conseguiu criar um universo fantástico, comparado a grandes obras literárias, bebendo de fontes como Tolkien, trazendo detalhes importantes dos locais onde a trama acontece, facilitando a construção em nossos momentos de leitura é imaginação, mas não se atendo apenas a isso, buscando refúgio também em HQs e mangás, com suas batalhas épicas muito bem desenvolvidas.

Esse terceiro capítulo da saga Filhos do eden termina de maneira inteligente, dando um bom gancho para quem ainda não leu o "A batalha do apocalipse", porem é um dos livros onde o autor mais comete erros, deixando algumas pontas soltas, é comentando alguns pequenos deslizes, nada que atrapalhe a leitura, mas para os leitores de boa memória, fica evidente algumas inconsistências entre as obras.

Concluindo, indico a trilogia filhos do eden a todos que tem paixão por literatura, sendo a leitura um ótimo prólogo pra quem já lei a batalha do apocalipse, ou mesmo para quem o tem em sua lista.

Raphael 06/09/2018

Fechamento épico dessa maravilhosa saga do Eduardo, perfeito.

Morningstar 28/08/2018

Um incrível desfecho
Um livro perfeitamente criado para dar um fim ligado ao início. Eduardo Spohr ligou universos e personagens durante toda a saga e no fim, com Paraíso Perdido, trouxe todos, uma última vez, para batalhas épicas e histórias dignas de cada página e letra. Uma obra prima brasileira.

Jenner Azevedo 31/07/2018

Grande encerramento
Um belo encerramento para a saga, um livro longo porém não é cansativo. Cheio de ação e aventura, é tão bom quanto o primeiro da série. Ficção fantástica brasileira de qualidade, vale muito a pena conhecer

Jonatha.Silva 25/05/2018

Bom livro, partes arrastadas mas um final interessante
Mesmo com altos e baixos a história termina de maneira satisfatória. Claro, nunca esperei uma trama com a mesma magnitude de ABDA, mas devo confessar que dentre a trilogia "Filhos do Éden", este pode ser considerado - na minha opinião -, com o melhor livro.
Nunca criei muita empatia com a Kaira, embora ela seja a protagonista do livro, mas Denyel, Ablon e até Ishtar conseguem trazer admiração pelos personagens e enfim manter a leitura interessante.
O livro conta com partes bem lentas e arrastadas, mas que acabam por ser importante por amarrar partes importantes.

Renato.Vasconcellos 17/05/2018

Queria dar mais que 5 estrelas
Fechamento fabuloso. Esse é o livro "mais RPG" dos quatro. Aqui acompanhamos primeiramente as aventuras rpgísticas dos heróis nas terras dos deuses nórdicos, depois seguimos a epopeia de Ablon (sim, o retorno triunfal do herói do primeiro livro) no passado pré-dilúvio enfrentando os poderosíssimos sentinelas. Se no primeiro livro as lutas lembram cavaleiros do zodiaco, o entrave entre Ablon e Metraton lembra Dragon Ball Z. É de tirar o folego. Toda a narrativa leva a uma exaltação do primeiro livro, apesar de respeitar e fechar de modo magnífico a histórias dos heróis da trilogia pregressa, não deixando nenhuma ponta solta e expandindo magnificamente o universo criado em Batalha do Apocalipse. Vale a menção a Red Hook, um clássico de Lovecraft que recebe sua homenagem aqui. Uma história magistral do excelso escritor!

Fábio 02/04/2018

Apotesose
Este terceiro livro foi a síntese de toda a fantasia que paira na cabeça do autor, e um retorno ao tom épico e grandioso de seu primeiro livro: A batalha do Apocalipse.
A trama se desenvolve com equilíbrio de referencias do autor que vão desde Cavaleiros do zodíaco - A saga de Hades, mitologias diversas, pitadas de Tolkien, Robert E.Howard e Lovecraft, até seu core que é o universo angélico. É uma bela tapeçaria fantástica, a conclusão de uma "trilogia" de personagens cativantes e rico universo(s).
Fábio 02/04/2018minha estante
Apoteose*

Bruce 19/02/2018

O fim de uma jornada, este livro prepara o terreno para a Batalha do Apocalipse. E mostra como os personagens se tornaram o que são, e ainda encerra ciclos de forma poética e satisfatória.

Karla Lima @seguelendo 12/12/2017

Um desfecho digno
Depois de muito tempo, finalmente consegui concluir a triologia de Eduardo Spohr. Esse ano, li os dois últimos volumes dessa saga e confesso que, apesar de ter gostado bastante do "Paraíso Perdido", me peguei pensando que tinha muita coisa ali no meio que deixou a história um pouco arrastada, pesada, difícil de "carregar". Fato: esse é o melhor livro da série, o que não é nenhum grande mérito, pois confesso que o primeiro e o segundo também não me empolgaram como "Batalha do Apocalipse" - primeiro livro do autor que tive a oportunidade de ler, em 2011. A impressão que eu tenho é que a protagonista - Kaira - não me cativou, tanto que no segundo livro sempre considerava as partes de Denyel as melhores e me arrastava na leitura quando o trio Kaira, Urakin e Ismael entrava em cena. O terceiro volume da triologia é lento no começo. Bem lento. Quase parando, para ser sincera. Por volta da 100ª página dá uma acelerada e depois torna a ficar lento. A partir da página 294 (notem que marquei muito o início da "virada"), melhora consideravelmente e quando passamos da 384 engata a sexta marcha e ai fica bom. Muito bom. BEM BOM. É fato que para o desenvolvimento da história a parte de Kaira e Denyel é mais importante, porém acho que por já não gostar da personagem, demorei a apreciar os bons momentos que vinham recheados de clichês. As melhores linhas, mesmo que não façam parte da trama principal, ficam por conta de Ablon e servem magnificamente bem como um prólogo detalhado para os acontecimentos da Batalha do Apocalipse. Em resumo, é um livro de altos e baixos, que possui uma narrativa rica em detalhes. É um livro que você sente, de forma quase palpável, o trabalho de pesquisa do autor na construção do universo. No mais, aguardo novos livros do autor, com novas histórias, novos personagens e novos mundos.

site: http://instagram.com/seguelendo

@zurcenila 10/12/2017

(Resenha) Livro - Saga Filhos do Éden - Paraíso Perdido - Eduardo Spohr

Resenha 3 de 4
#Livro03
#FilhosDoEden

Para "terminar" com chave de ouro... Esse é o livro mais incrível da Saga!

Finalmente Kaira reencontra Denyel e o real teor da trama se esclarece sobre Metraton (O Primeiro Anjo), os sentinelas e a luta entre àqueles que pretendem proteger a raça humana e os que desejam destruí-la.

A linha que mistura passado e presente, sempre apresentada nos livros do Spohr permanece mas desta vez, temos 3 partes distintas onde a primeira é o reencontro de Kaira e Urakin com Denyel em Asgard, a segunda é a grande peregrinação e batalha entre Ablon e Metraton e a última com o grande desfecho e uma grande batalha, é claro.

Mais uma vez é indiscutível o grande jogo de RPG nas linhas de Spohr. O que, à princípio me surpreendeu, foi a ainda maior mistura de mitologias que neste livro chega ao ápice! Começamos com Mitologia Nórdica, Asgard, passamos pela Cristã, Grega, e vários universos fantásticos por assim dizer. No caso de você não ser amante desses temas, é possível que não consiga saborear à fundo a grande sacada dos personagens e como a história se encaixa de forma fenomenal.

Como eu comentei, para aqueles que sentiram saudades de Ablon, ele estará de volta neste livro. A história entre o Anjo Renegado se cruza com a de Metraton em uma lendária batalha e nos mostra que há grande relação e envolvimento entre a saga e o primeiro livro do autor, A Batalha do Apocalipse.

Torna-se inevitável comentar o brilhantismo do autor em, apesar de uma história tão complexa, conseguir fechar todos os pormenores da trama. Não há partes perdidas, por fim você vai entendendo todas as nuances e dicas que são estrategicamente oferecidas para o grande desfecho.

A cada livro fiquei surpresa com a sagacidade do autor e da trama como um todo. Acredito que esta história venha sendo recontada há anos e apenas foi publicada de uma forma mais ordenada agora.. Não vejo outra forma para conseguir dispor de personagens tão completos e complexos.

Pedro Marcelo 02/10/2017

Melhor livro de Spohr
Acompanho a carreira de Spohr já desde o lançamento de A Batalha do Apocalipse. Com certeza neste livro o autor entrega uma narrativa mais densa e madura do que os anteriores. O meu favorito da série.