Agentes do Destino

Agentes do Destino Philip K. Dick

Resenhas - Agentes do destino

Jenni 30/09/2023

Sempre que eu quero me sentir um pouco mais em casa e mais pé no chão, eu volto para as coisas do Philip Dick. Ele tem esse talento de descrever de maneira exata como é se sentir paranóico, traído, enganado... De alguma forma, isso faz eu me sentir compreendida de vdd.

livrosepixels 20/04/2023

Seu livre-arbítrio é uma ilusão
Mesmo antes de ter lido a primeira história de Philip K. Dick, eu já era fã do cara. Já assisti aos filmes baseados em suas histórias (adoro Minority Report), ou a filmes inspirados neles. Então chegou aquele dia, o tão esperado dia de ler PKD, e para não ir com muita pressa, escolhi um conto que iria me ambientar no estilo do autor, ao mesmo tempo em que tinha uma ideia atraente.

Assim encontrei Agentes do Destino, um conto curto até, mas com uma ideia bem bacana e até um pouco assustadora. Na verdade, resolvi começar por ele pois recém havia assistido ao filme de mesmo nome, e gostei do filme, apesar de a trama girar mais para o lado romântico/aventuresco. Então queria fazer a comparação.

No conto, o personagem é exposto a uma dupla realidade, uma verdade escondida de todos os humanos. O autor questiona se nossas ações são realmente escolhas próprias ou se na verdade por trás de tudo isso não há “entidades” controlando nossos passos.

De fato é uma crítica bem interessante e levanta o debate a respeito do que compreendemos por realidade e destino. O que é o real? Como sabemos diferenciar o que é sonho e o que é verdade? Há diversas teorias, inclusive, que falam que vivemos em uma simulação, que a probabilidade de sermos uma simulação é maior do que sermos reais, basilisco de Roku, etc.

Mas, o conto é muito abrupto e meio que joga uma parte das ideias, o que acaba por deixar a história meio mal formulada. Na verdade, após ler vários outros livros do PKD, percebi ser esse o seu estilo de narrativa: sem aprofundar muito os personagens, deixando-os mais frios e longe do leitor.

Curiosidade interessante: os agentes deste conto inspiraram os misteriosos Observadores, da série Fringe, que também é uma das melhores séries que já assisti em toda a minha vida.

[RESENHA ORIGINALMENTE POSTADA NO IG ESTANTE X EM 2018]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Rodrigo 26/03/2022

Muito interessante como o conto abre um mundo de possibilidades que foi muito bem aproveitado pelo filme.

Rafaele 15/04/2021

Livro (super curtinho) que inspirou o filme (super delicinha), o que me causou a curiosidade de ir atrás ler.

Acho que vale a leitura pra gente entender o fundamental da ideia principal da criação de mundo, no entanto o filme extrapola os conceitos apresentados no livro, são coisas bem diferentes.

Philip K Dick tem uma mente incrível, depois de ANOS artistas ainda bebendo dessa fonte!
Ana 24/05/2021minha estante
Eu sempre procurando os livros que deram origem aos filmes kkk

Mari158 11/03/2021

Eu peguei o livro por ter o mesmo nome do filme, mas sabia que não tinha correlação. Comecei entendendo nada, porém conforme a leitura vai fluindo, vai fazendo um sentindo, apesar da história corrida.
Ed ver algo que não deveria, pelo fato de chegar atrasado e com isso, muda sua vida pra sempre e ele precisa de alguma forma guardar esse segredo, pois sua vida está em risco.

Recomendo, é um conto, curtinho, mas vale a pena.

MarcosQz 17/01/2021

Agentes do Destino é uma história curta e interessante, sem relação com o filme, que usa o livro apenas como uma ideia.
Ed vê algo que não deveria é foge, algo que ele não deveria ter conhecimento. Tudo se dissolve em pó cinza quando ele toca e isso o deixa desesperado, ao contar para sua mulher, que vê o fato como uma fuga da realidade, Ed volta ao trabalho e percebe que as coisas não estão iguais, algo mudou.
Até que tudo é explicado e ele volta para sua vida com a promessa de não contar nada, nem para sua mulher que insiste em saber onde ele esteve, desesperado, Ed acaba sendo salvo por mais um agente, possivelmente.
Um conto curto, mas muito interessante, algo que podemos contar aos amigos como uma história ouvida na infância.
Simples e arrebatador.

Jeferson.Alcantara 10/01/2021

Philip K. Dick tem um imaginário ímpar sem dúvida, não é atoa que tem inúmeras histórias de sucesso. Confesso que a adaptação para o cinema, de 2011, seja superior a trama em questão; para ser justo, o filme não é uma adaptação, mas sim uma trama inspirada na ideia de Philip K. Dick. Nota 3 de 5

Leandro 29/07/2020

Curto mas de muito valor
Um pequeno conto de um dos maiores nomes da ficção científica que não deixa nada a desejar apesar de seu tamanho. Uma história muito bem pensada, divertida e inovadora, que prende o leitor do início ao fim. Impossível parar de ler antes do final.