queda livre e outros contos

queda livre e outros contos Úrsula Antunes

Resenhas - queda livre e outros contos

Giih 16/08/2023

Minha resenha
O livro relata em contos ou artigos como a pro?pria autora fala. E? sobre um relacionamento to?xico com um pouco mais de tre?s anos de existe?ncia sobre Anike e Kalil. Onde Kalil e? um rapaz que gosta de fazer ela passar por presso?es psicolo?gicas e onde Anike faz de tudo para se libertar disso de uma forma que na?o machuca nenhum dos dois. Ela fala que muitas pessoas sa?o assustadoramente interessantes com suas facetas de angu?stia nos fazendo ir mais a fundo de nossa pro?pria alma humana, ela relata tambe?m sobre sentimentos que e? muito comum como ciu?mes, desiluso?es, dor, desespero, e um toque de beleza, mas aquela beleza na qual esperamos ter esperanc?a para mudanc?as e na?o ficarmos presos ao passado, ao que ja? suportamos com dificuldades que sempre nos machuca e nos consome por completo. Sabemos que a nossa vida na?o e? as mil maravilhas, tem muita coisa complicada e sempre precisamos deixar um pedac?o para tra?s onde quer que passamos ou ate? mesmo em um relacionamento sufocante e to?xico como o de Anike e Kalil. Pra finalizar a resenha eu acho que a autora trabalhou super bem no tema, ja? que o mesmo e? complexo e tra?s um pouco da nossa realidade no dia a dia, que muitos na?o percebem e muitos escondem de quem na?o se convive.

@pamelarobooks 12/06/2021

"Mas no fundo, tudo que a gente vive não é uma grande queda?"
Nesse conto vamos conhecer Anike, uma mulher que sofreu um relacionamento abusivo (principalmente pscicológico). E que vai estar narrando todos esses acontecimentos, fazendo um paralelo do que ela pensa hoje.

A linguagem da história é marcada pela melancolia que a personagem sente. Isso causa um impacto no leitor e acaba prendendo a atenção para não perder nenhum detalhe da história.

O conto é incrível e recheado de quotes perfeitos. Cada um com uma essência diferente. A Úrsula arrasando como sempre na escrita!

Andréia 14/04/2021

Um conto interessante
   Anike e Kalil se conhecem num local público,à partir daí começa uma amizade. Mas essa amizade  ao tem sido boa para ambos.

Amizade verdadeira é aquela em que ambos se ajudam,se compreendem. Não é o que acontece nesse caso. Anike se sente uma pessoa inútil,e que sente suas energias sugadas quando está próximo ao amigo. Então decide tomar uma iniciativa.
   Nesse conto bem curtinho,temos um exemplo de uma amizade sem empatia nenhuma. Onde uma das partes se sente deslocada ao lado da outra. Aqui nessa história,Anike resolve partir para a violência. Mas o que será que ela fez ? Ela diz que era isso que Kalil queria. Será mesmo?

Andréia 14/04/2021

Um conto interessante

Stephanie - Estante da Ste 11/01/2021

Queda livre
Queda livre é mais conto incrível da Úrsula, li as páginas em poucos minutos e me surpreendi muito com a mensagem que ele passa

"Minha única certeza agora é que estou aqui. E não queria mais ver você. Não tão vivo. Nem tão feliz."

A narrativa do conto é sublime, a escrita poética e quando percebi estava lendo um relato quase que subjetivo de um relacionamento que não foi certo, que chegou ao limite dos limites, e que fez a protagonista fazer o que tinha que ser feito, no momento certo

É uma leitura rápida e fluída porém super sensível e impactante, principalmente quando entendemos todas as situações ruins que a protagonista passou para chegar até ali

Uma leitura diferente que me cativou muito, recomendo a todos

Murnyx 15/08/2020

Queda Livre
É mais do que normal que vejamos relacionamento como coisas boas, com pessoas felizes que se amam e se ajudam, mas será que é realmente isso que acontece?

No conto vemos a Anike narrar sua perspectiva de seu relacionamento, mostrando tudo o que mudou nela, nos hábitos, na forma como agir. Somos levados a sua mente e percebemos todas as consequências de seu relacionamento depois de três anos.

É bem diferente de tudo que já li da Úrsula, mas não menos incrível. Me fez pensar em muitas coisas de um passado não muito distante.

O conto está disponível no Kindle Unlimited e pode ser comprado na Amazon por um valor bem amigo.

selvadelivros 08/07/2020

Poético
Anike está há 3 anos em um relacionamento. 3 anos sendo sugada pelo companheiro. Ela cansou disso e agora seguiu em frente.

"A Anike morreu um pouquinho, mas está, ao mesmo tempo, muito viva."

Cada conto que leio da Úrsula é uma surpresa! Se alguém me falasse que a mesma pessoa tinha escrito os três (que já li) eu duvidaria, ou melhor, quem sabe com alguma insistência eu poderia acreditar porque nitidamente todos eles foram MUITO bem escritos.

A escrita de Queda Livre é belíssima, com palavras delicadamente escolhidas, no seu devido lugar e com um jeitinho peculiar de narração.

O conto nos traz uma temática extremamente presente na sociedade: relacionamento abusivo. Quem não conhece ao menos uma pessoa que passa por isso que atire a primeira pedra…

Achei genial a forma como a Úrsula trouxe essa temática pra narrativa, deixando as coisas nas entrelinhas, mas ao mesmo tempo escancarando. Parece estranho, mas leia pra entender e concordar comigo.

Pelo andar da carruagem não vai ser um espanto pra ninguém se eu disser que temos um toque melancólico ao longo de todo o conto. É incrível a facilidade com que somos transportados pra dentro da cabeça dos personagens e nos faz sentir o que eles sentem.

"Mas, no fundo, tudo o que a gente vive não é uma grande queda?"

Seja a Anike, não deixe que ninguém coloque fogo em você, mas também não deixe que o seu seja apagado. E jamais seja o Kalil. No mais, recomendo muito a leitura de Queda Livre.

Giih 29/06/2020

Minha resenha

Sofi 13/06/2020

Será que todos os relacionamentos só trazem consequências positivas? No conto Queda Livre, vemos em primeira pessoa o sofrimento de Anike, que foi perdendo a sua essência ao conhecer e se aproximar de Kalil. Ao longo do texto, ela conta, de forma metafórica e em um fluxo de consciência como foi o processo de se livrar dessa companhia que a sugava por completo. ? Eu devorei o conto em segundos, adoro narrativas em que temos o viés do narrador falando consigo mesmo, me sinto mergulhada na mente alheia. A autora se utiliza desse recurso com perfeição, o que torna a leitura cativante e fluida. Infelizmente, não está mais de graça, porém é liberado para os assinantes do Kindle Unlimited.

Leonardo.Heffer 13/05/2020

Relacionamentos e como nos portamos...
Úrsula aborda temas sensíveis, que são subjetivos para muitos: será que mudamos e nos adaptamos ao ponto de perdermos a nossa essência só para estar com alguém? O quanto isso vale a pena? Ao mesmo a dificuldade de, inseridos nesta relação, indetificarmos tais atos. Eles acontecem muitas vezes disfarçado de "amor", na vontade de agradar ao próximo.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
E quando tais mudanças chegam ao ponto de você questionar a própria existência. Anike é uma personagem com inúmeras camadas. Ao mesmo tempo que ela se percebe em um relacionamento tóxico, é interessante ver que ela não é uma dessas personagens bobinhas de romances YA ou as donas de casas desesperadas em um relacionamento abusivo, onde ela é apenas vítima.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Essas diversas camadas de Anike, e seus questionamentos sobre sua relação com Kalil, assim como a sua relação com os questionamentos da vida me fizeram ver a autora com olhos para além dos contos de terror dos quais já a conhecia. Ainda é muito difícil para mim conseguir entender ou racionalizar o quanto o conto me pegou pelo estômago e me deu sacudidas sobre as diversas realidades que temos para além das nossas portas e janelas.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Se antes já era fã, fiquei ainda mais ao fim deste conto.⁣⁣⁣

Alline 17/03/2020

Maravilhoso!
No conto somos apresentados a um jovem casal, Anike e Kalil, que estão em um relacionamento, no qual, Anike é apenas um quadro a ser pintado e Kalil é o pintor que pinta esse quadro da maneira que bem preferir.⁣⁣
Confesso que esse é o primeiro conto que leio que aborda o tema, de um relacionamento tóxico, e foi algo surpreendente, já que, pude sentir a angustia, a dor, e o peso que esse relacionamento trouxe a Anike, literalmente a levou a uma QUEDA LIVRE. ⁣⁣
⁣⁣ Deste modo, gostaria de parabenizar a autora por retratar temas como esse. Que são pesados para nós meros expectadores, mas para personagens principais como Anike chega ser assustador e ao mesmo tempo libertador. ⁣⁣
⁣⁣

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br