A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Leonardo 19/10/2020

Inquietante
Apesar de ser um livro curto, demorei mais do que esperava pra terminar... isso porque a estória é densa, angustiante e desoladora. Achei o livro bem escrito, sem muitas complicações, a trama é criativa e interessante.

Caraminholas 29/04/2021

Eu tive um sonho
Tudo começa quando Yeonghye tem um sonho, e depois dele, para de consumir qualquer coisa de origem animal. Esse livro bizarramente mobilizante nos mostra um pouco a família dela, de origem sul-coreana, que tem uma dinâmica completamente diferente do que estamos acostumados. Ele é dividido em 3 partes, em que cada um deles é narrado por integrante da família dela.
É impressionante como uma narrativa tão breve possa ser tão perturbadora. Devo confessar que pensei em larga-lo algumas vezes e ele tem apenas 171 páginas. O que posso dizer é que não se trata de vegetarianismo ou sobre uma ideologia vegana, ele vai muito além do nome dele.
Gostei muito do livro, só tirei uma estrela e meia porque sinto que queria ter visto o ponto de vista da própria Yeonghye em meio a tudo o que aconteceu, por mais bizarro que o olhar das outras pessoas tenha sido, queria muito uma narrativa dela. Apesar disso, eu entendo o porquê da escolha da autora, é um processo de coisificação e naturalização bem gradativo da personagem. Também não sei se entendi o final, nem sei se era para entender, ainda estou digerindo.

@biasweetlullaby 13/11/2021

Um livro pra pensar, mas com gatilhos.
Possui gatilhos: estupro, tentativa de suicídio, cenas fortes.

Oi gente, tudo bem?

Hoje trago mais uma leitura feita com o @namjoonbookclub, da qual gostei bastante.

Na parte 1 iremos conhecer a história de Yeonghye, uma mulher casada, que após um sonho toma a decisão de não comer mais carne e nem derivados.

Essa decisão afeta completamente sua família, seu marido não aceita de maneira nenhuma, e acaba recorrendo para os sogros.

Aqui o negócio fica completamente fora do controle, pois o pai de Yeonghye é extremamente autoritário e a força comer um pedaço de carne, a fazendo vomitar e cortar os pulsos.

Yeonghye passa um tempo no sanatório, sendo diagnosticada como Esquizofrenica. Nesse tempo, seu marido pede o divórcio.

Na parte 2, temos a visão da irmã de Yeonghye, a frente da situação, elas nunca foram muito unidas, mas em decorrer dos fatos, meio que se sente responsável. O marido dela, começa a sentir atração sexual pela cunhada devido uma mancha mangolica e daqui pra frente é só ladeira a baixo.

Na parte 3, Yeonghye está internada novamente no sanatório, e em estado vegetativo, ela não come mais nada, só vive de água e sol, chegando a se comparar com uma planta.

A primeira parte foi extremamente difícil de ler, o ranço do marido de Yeonghye foi demais, ser odioso. Depois vem o pai e cunhado, meu deus, fiquei com muita pena dela. Mas a história me agradou demais, pois mostra como a cultura coreana é difícil, eles não aceitam muitas coisas e mostra o quão rígidos são.

É uma leitura rápida, mas sensível em diversos pontos, possuir gatilhos então se você é vulnerável não recomendo.

esthwr 17/04/2020

Eu ainda não sei o que achei desse livro, a leitura em algumas partes me deixou enjoada apesar bem fluida, é um bom livro mas com certeza não leria de novo.

Mig 17/12/2021

Breves Comentários: A Vegetariana, de Han Kang
A Vegetariana (Chaesikjuuija, no original) é, com toda certeza, um dos melhores livros que já li.

Posto este veredito, abro os trabalhos. A trama do livro gira em torno de Yeong-hye, e a escolha das palavras não é mera afetação linguística: a “vegetariana” do título é mero objeto da trama. Durante os três atos (A Vegetariana, A Marca Mongólica, Árvores em Chamas) o leitor é transferido para alguém próximo da moça, mas nunca adentrando a sua própria psique. Primeiro, o senhor Cheong, marido de Yeong-hye, narrado em primeira pessoa. É também neste trecho que temos breves vislumbres daquilo que ela sente, especificamente os pesadelos que a fazem desistir de comer, cozinhar, ou servir carne. Na sequência, temos um capítulo em terceira pessoa focado no cunhado de Yeong-hye, marido de In-hye, onde já não mais adentramos a mente da vegetariana. Por fim, no ato final, temos um capítulo em terceira pessoa focado na própria In-hye, depois que todos abandonaram Yeong-hye.(...)

site: https://leiturassemluz.wordpress.com/2021/11/29/breves-comentarios-a-vegetariana-de-han-kang/

Emilly 25/02/2021

"Eu tive um sonho ..."
Este livro é simplesmente perturbador.
Através de sonhos, a protagonista ? que mais adiante descobrimos ter esquizofrenia ? decide parar de comer carne e daí a narrativa vai mostrar como suas decisões e comportamentos afetam a vida das pessoas ao seu redor.
A história foi escrita de uma forma tão crua que do início ao fim a sensação é de assombro.
Confesso que não estava preparada pra ler esse livro e nem li a sinopse, então imaginem o impacto disso pra mim. Ainda não decidi se é incrível ou se é surto.

alexpizziolo 18/06/2021

Sombrio
Uma história intrigante, difícil e que não faz concessões ao leitor. Entre as impressões que as personagens narradoras têm sobre si e sobre "a vegetariana", que nunca é a protagonista de sua história, somos levados a uma profusão de sentimentos causados por algo que não sabemos o que é. Entre o misticismo e a doença mental, ficamos perdidos (e acho que isso tem a ver com nosso olhar ocidental) pois enxergamos essa história através de olhos que carregam muitos tabus e uma cosmogonia que nos é estranha e que interpreta tais fenômenos de maneira diferente. Muito intrigante, complexo e confuso até. Fiquei muito interessado pela escrita de Hang Kang.
Thais645 10/07/2021minha estante
Li esse livro e senti um desconforto imenso. As coisas mais absurdas podem ser ditas de forma amena e plácida nesse livro. Eu não sei se teve algo a ver com a tradução, ou se esta seja mesmo a intenção. Mas também pensei no aspecto cultural.

alexpizziolo 10/07/2021minha estante
Ele é estranho mesmo. A temática é estranha e a maneira como é escrito intrigante. Senti como se estivesse sempre desvendando algo novo e de compreensão difícil.

Letícia 24/04/2022

?Todas as árvores do mundo são minhas irmãs?
Não consegui largar até terminar a leitura, que me envolveu completamente e me fez esquecer de tudo ao meu redor. Dormi e acordei pensando nessa estória. Senti raiva, repulsa, tristeza e indignação. Chorei copiosamente. Lembrei de traumas de infância.

A metáfora central é tragicamente linda, e o título e a capa do livro ganham novas camadas de significado quando a compreendemos.

Só deixo o aviso para que, quem tiver interesse, pense muito bem se está no melhor momento para lê-lo, porque aqui há inúmeros gatilhos para todo tipo de violência contra mulheres, crueldade animal, suicídio e transtornos mentais. Vale a pena o investimento emocional, mas não deixem ter cuidado com o que podem encontrar nestas páginas.

Miranda 17/05/2023

Profundo
É um livro muito intenso, senti coisas muito intensas enquanto lia. 2/3 do livro pra mim perfeito, porque ele é dividido em 3 partes, mas a ultima não gostei e a conclusão do livro foi péssima.
Só dou 4 porque as duas primeiras partes foram instigantes demais e eu não podia parar. Mas o final não recomendo a ninguém kkk

... 18/09/2021

Eu acredito que os humanos deveriam virar plantas - Kim Hae-Gyeong
É um romance visceral que vai de vegetariana para vegetal para vegetativo.
Não sei falar desse livro sem spoilers, mas não foi uma leitura agradável. Me angustiava, não sentia envolvimento na história e nem nas partes sensuais e tudo me causava repulsa.
Mas gerou um sentimento tão forte em mim, esse livro é daqueles que te pega e faz sentir.

Zilzis 25/04/2023

É uma leitura que me prendeu do começo ao fim, porém o final me decepcionou por eu não ter entendido a mensagem, fiquei com sensação de ter lido atoa, se alguém tiver alguma consideração ou interpretação sobre o final... Ficarei grata em ler!!!

MarcosQz 13/03/2022

A Vegetariana é uma história brutal, uma história cheia de violência, erotismo, relações tóxicas, desejos violentos e loucura.
A vida monótona de toda uma família se destrói após a personagem cortar toda ligação com carne, indo de um processo de vegetarianisno até o completo fim, destruindo tudo por onde passa.

O livro é dividido em três partes, cada parte contada por um personagem diferente e central na trama. A história me deixou de queixo caído, completamente abismado logo na primeira parte e o choque só aumenta.
Uma das leituras mais intensas do ano até agora.

Karoline ^^ 18/09/2021

A vegetariana
" Eu acredito que os humanos deveriam ser como as plantas." Guiada pelo verso do poeta mordenista Yi sang , a escritora sul-coreana Han kang desenvolve uma narrativa crua, aterrorizante e extranatural através da personagem Yeonghye, uma simples dona de casa sul-coreana sem grandes características e dentro dos padrões femininos ideais de comportamento,que um dia toma uma decisão drástica: parar de comer carne. Essa atitude vai contra os pensamentos e ideais de seus familiares e sociedade. " A veterinária" é uma obra que mostra um gesto complexo, rebelde e até mesmo caótico de ir contra a submissão, controle e a violência feminina.
Thais645 18/09/2021minha estante
Esse livro é sensacional. E o punhado de questões e reflexões que ele suscita faz com que se torne uma obra inovadora e singular no cenário literário . Eu amei. Nunca tinha lido nada dessa autora e, com certeza, quero ler muito mais.

Karoline ^^ 18/09/2021minha estante
@Thais simmm

day t 11/08/2020

Intrigante
Um livro que classifico como bom. Leitura fluida, deixa a gente querendo saber o que vai acontecer. É um livro triste, com várias metáforas sobre depressão, caminhos escuros por onde nossas mentes percorrem. Outra observação tb vai pra questões familiares de abandono, autoritarismo, machismo. Várias queixas e análises, rs. Vale a leitura!

Ana Terra 14/01/2021

Eu gostei, mas eu entendi?
Gostei? Sim! Entendi? Eu não sei hahahah muito bem escrito e interessante, mas eu acho que não captei a mensagem que a escritora gostaria de passar. Vou ler mais sobre ele :)

site: https://www.instagram.com/p/CKHDD5dK3C3/?utm_source=ig_web_copy_link
Bia Ponti 14/01/2021minha estante
eu todinha quando li esse livro

Ana Terra 15/01/2021minha estante
HUAUHAHUA menina, eu tive que pesquisar e falar com uma amiga que tbm leu! Agora tá mais claro pra mim, eu gostei dele, mas na hora que terminei não entendi nada :D

Tarsila.Helena 19/01/2021minha estante
Não entende nada mesmo