A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Angelita 25/04/2021

Perturbador e real
"O tempo parecia uma onda, quase cruel na sua inexorabilidade, a arrastar-lhe a vida para o fundo, uma vida que ela se esforçava continuamente por não deixar desabar."

Dividido em três atos, esse livro desnuda o monstro que existe dentro de cada um de nós e que se chance tiver, nos consumirá por inteiro. Foi até um pouco chocante perceber do que se tratava a temática geral do livro, com tudo vindo em sonhos para a personagem principal e como sua vida, marcada pela tradição patriarcal de sua família, foi reduzida e controlada pelos atos dos outros.

Não é uma leitura fácil, não é um assunto comum, essa terra nublada que são os sonhos, mas ainda vale a curiosidade da leitura.

"Sabes, eu também tenho sonhos. Sonhos... E também podia deixar-me dissolver neles, deixar que eles tomassem conta de mim... Mas tenho certeza de que há mais coisas além dos sonhos."

Gilberto Alves 16/06/2022

Sei lá..
É um livro bom, passa muito longe de ser ruim, porém para mim, parece que o livro não funcionou.
O livro é dividído em três grandes capítulos, cada um na visão de um personagem em torno da tal "vegetariana".
Confesso que o livro me ganhou pelo primeiro capítulo. Escrita direta, crua, vida real sem firulas. Era essa minha espectativa com esse livro, e o primeiro capitulo já chegou chegando rsrs..
Mas... aí veio o segundo. Pareceu outro livro. Outra escrita, outro estilo, outra "pegada". No terceiro então, aí parecia até outro escritor.
Porém, como falei no início, não é um livro ruim, o problema é que o início do livro cria uma expectativa que depois vai tudo mudando e se perdendo, tanto que no final você se pergunta se era mesmo esse livro que estava lendo lá no início, ou se pegou errado na estante kkkk
Livro curto. Estilo diferente. Não é ruim. Entrega várias experiências e reflexões (caso queira). Penso que vale o tempo empregado. 3 estrelas, bom.

Barbara 21/06/2020

Não é sobre ser vegetariana
Esse livro é uma denúncia ao destino das mulheres dentro da sociedade patriarcal. Tem tantas camadas que você só consegue perceber se se permitir a olhar para o que a autora está colocando! Vale muito a pena a leitura e se você não entender, convence umas amigas a lerem com você pra discutir e você vai se dar conta da genialidade da autora!

@biasweetlullaby 13/11/2021

Um livro pra pensar, mas com gatilhos.
Possui gatilhos: estupro, tentativa de suicídio, cenas fortes.

Oi gente, tudo bem?

Hoje trago mais uma leitura feita com o @namjoonbookclub, da qual gostei bastante.

Na parte 1 iremos conhecer a história de Yeonghye, uma mulher casada, que após um sonho toma a decisão de não comer mais carne e nem derivados.

Essa decisão afeta completamente sua família, seu marido não aceita de maneira nenhuma, e acaba recorrendo para os sogros.

Aqui o negócio fica completamente fora do controle, pois o pai de Yeonghye é extremamente autoritário e a força comer um pedaço de carne, a fazendo vomitar e cortar os pulsos.

Yeonghye passa um tempo no sanatório, sendo diagnosticada como Esquizofrenica. Nesse tempo, seu marido pede o divórcio.

Na parte 2, temos a visão da irmã de Yeonghye, a frente da situação, elas nunca foram muito unidas, mas em decorrer dos fatos, meio que se sente responsável. O marido dela, começa a sentir atração sexual pela cunhada devido uma mancha mangolica e daqui pra frente é só ladeira a baixo.

Na parte 3, Yeonghye está internada novamente no sanatório, e em estado vegetativo, ela não come mais nada, só vive de água e sol, chegando a se comparar com uma planta.

A primeira parte foi extremamente difícil de ler, o ranço do marido de Yeonghye foi demais, ser odioso. Depois vem o pai e cunhado, meu deus, fiquei com muita pena dela. Mas a história me agradou demais, pois mostra como a cultura coreana é difícil, eles não aceitam muitas coisas e mostra o quão rígidos são.

É uma leitura rápida, mas sensível em diversos pontos, possuir gatilhos então se você é vulnerável não recomendo.

Toninha 27/11/2022

Esse livro é perturbador e desconfortável, o que no caso foi uma coisa boa. É extremamente denso e aborda temas pesados e difíceis de digerir, a sensação de impotência que você tem enquanto lê os absurdos que vão acontecendo é desesperadora. Não me cativou muito, mas é uma boa obra.

Milleprale 19/12/2022

A Vegetariana
?A face da morte que tinha se aproximado, colocando-se de pé bem ao seu lado, lhe era familiar, como alguém perdido tempos atrás e que ela voltava a encontrar agora.?

Um dos livros mais viajados que eu ja li.

Gostei? Bastante.
Recomendo para todo mundo? Com certeza não.

Se você se interessou realmente pela sinopse vale super a leitura (pessoas sensíveis podem sentir desconforto), mas se não achou muito a sua área eu acredito fortemente que não vai gostar.

Saiu bastante da minha zona de conforto e eu me choquei muito (positivamente), que livro maluco e meio assustador!

?Considerou-a um ser sagrado, nem humano, nem animal, ou talvez um ser entre o vegetal, o animal e o humano, tudo ao mesmo tempo.?

(Contém gatilhos)

Fabi 09/09/2020

Não é lá dos mais fáceis...
Não sei se é por falta de conhecimento sobre a cultura coreana ou consumir poucas coisas deste país, mas este foi um dos livros mais esquisitos que já li.
É difícil classificá-lo como bom ou ruim, porque acho que ele não é nem um, nem outro.

Quem quiser ler, peço para que mergulhe na escuridão e comece sem procurar muito sobre a história (se possível). Só vai. Pois assim, você não é induzido a interpretações de terceiros e pode criar as suas próprias. Um livro que da margem para várias interpretações (ou não).

... 18/09/2021

Eu acredito que os humanos deveriam virar plantas - Kim Hae-Gyeong
É um romance visceral que vai de vegetariana para vegetal para vegetativo.
Não sei falar desse livro sem spoilers, mas não foi uma leitura agradável. Me angustiava, não sentia envolvimento na história e nem nas partes sensuais e tudo me causava repulsa.
Mas gerou um sentimento tão forte em mim, esse livro é daqueles que te pega e faz sentir.

Camila.Nunes 17/06/2021

Livro maravilhoso e ao mesmo tempo perturbador! Uma escrita incrível e envolvente. Li em um dia só ?

Thamiris Flor 30/09/2023

Achei uma leitura bem estranha, não consegui me apegar e achei um tanto previsível, mas valeu a pena para conhecer um pouco da autora.

Nizzyy 01/05/2021

A vegetariana para mim, é um livro sobre uma mulher doente, em uma família doente. Ninguém nesse livro está completamente sã. Acompanhamos a personagem principal surtando enquanto sua família só se importa com o fato dela não querer comer carne. Vemos também ao decorrer do livro os traumas que ela sofreu durante a vida, e a vida não tão boa que vivia com o marido.
Foi muito interessante ler algo de outra cultura, fiquei chocada em algumas partes. Este livro não é sobre o vegetarianismo e muito menos é sobre a personagem não querer comer carne, é sobre doença mental, uma mulher fragilizada, traumatizada e vulnerável.

alexpizziolo 18/06/2021

Sombrio
Uma história intrigante, difícil e que não faz concessões ao leitor. Entre as impressões que as personagens narradoras têm sobre si e sobre "a vegetariana", que nunca é a protagonista de sua história, somos levados a uma profusão de sentimentos causados por algo que não sabemos o que é. Entre o misticismo e a doença mental, ficamos perdidos (e acho que isso tem a ver com nosso olhar ocidental) pois enxergamos essa história através de olhos que carregam muitos tabus e uma cosmogonia que nos é estranha e que interpreta tais fenômenos de maneira diferente. Muito intrigante, complexo e confuso até. Fiquei muito interessado pela escrita de Hang Kang.
Thais645 10/07/2021minha estante
Li esse livro e senti um desconforto imenso. As coisas mais absurdas podem ser ditas de forma amena e plácida nesse livro. Eu não sei se teve algo a ver com a tradução, ou se esta seja mesmo a intenção. Mas também pensei no aspecto cultural.

alexpizziolo 10/07/2021minha estante
Ele é estranho mesmo. A temática é estranha e a maneira como é escrito intrigante. Senti como se estivesse sempre desvendando algo novo e de compreensão difícil.

Camila 03/08/2020

Louco!!
Livro que hipnotiza.. comecei a ler sem pretensão, mas nao conseguir parar enquanto nao terminei.. eita atrás de eita! Aonde inicia a loucura? E ate onde vc é dono do seu próprio corpo!! Com certeza entrou na lista dos preferidos do ano!

day t 11/08/2020

Intrigante
Um livro que classifico como bom. Leitura fluida, deixa a gente querendo saber o que vai acontecer. É um livro triste, com várias metáforas sobre depressão, caminhos escuros por onde nossas mentes percorrem. Outra observação tb vai pra questões familiares de abandono, autoritarismo, machismo. Várias queixas e análises, rs. Vale a leitura!