À Margem da Lagoa Prateada

À Margem da Lagoa Prateada Laura Ingalls Wilder

Resenhas - À Margem da Lagoa Prateada

neli.nuts 07/12/2023

Jack, cãozinho querido.
Esse aq já começa com a bomba da Mary cega, e logo em seguida tem a morte do Jack, que particularmente me afetou muito pq eu me apeguei a ele desde a casa na floresta, ele foi um bom cão e eu fico feliz de saber que ele existiu e foi lembrado nesses 5 livros da coletânea.

Além do meu sentimentalismo por ele, a forma como ele partiu também me lembrou muito do meu melhor amigo de quatro patas q tbm partiu (talvez eu tenha chorado um pouquinho) mas como disse Pa: ?Não chore, Laura. Ele partiu para a Terra das Alegres Caçadas. [?] Os bons cães tem sua recompensa.?

Esse livro descreve o processo de amadurecimento de Laura, desenvolvimento lindo de se ler, embora triste pela época cobrar tanto de uma menina de apenas 13 anos. Também queria mencionar a distinta criação entre a família da Laura e da Lena, acho que a Laura conheceu a liberdade pela primeira vez quando cavalgou com ela - sempre fico feliz por ela.

Embora seja conturbado, ele termina muito acolhedor com a canção de Pa e seu violino:
?Lar! Lar! Doce, doce lar!
Por mais humilde que seja,
Não há nada como um lar.?

Isotilia 02/07/2013

Tudo depende de como você quer ler
Este é o quinto livro de uma série de nove, da escritora Laura Ingalls. Na série a autora conta a história de como a família dela foi para o Oeste passando por três Estados norte-americanos, enfrentando índios, animais selvagens, doenças, bandidos, a natureza e tendo que construir sozinhos tudo que eles precisavam. É inspirador ver a luta daquelas pessoas para construir um país.
Quando eu estava na sétima série, a biblioteca de escola tinha a coleção completa. Eu comecei a pegar o livros e trazer para casa. Achei a história chata e parei de ler. Meus pais leram e adoraram. O ano passado eu achei o oitavo livro da série ('Anos Felizes') perdido num sebo. Acabei comprando nem sei bem porquê e achei o livro maravilhoso. Depois eu troquei com uma usuária do Skoob para conseguir este: 'À Margem da Lagoa Prateada'. Pretendo ler todos os livros da série agora, depois de adulta.
Gostei mais de 'Anos Felizes'. Achei 'À Margem da Lagoa Prateada' um livro machista que reproduz os costumes da época. Fiquei com raiva da mãe de Laura querendo que as meninas fossem damas e não descobrissem o mundo. Também fiquei com raiva da família inteira com fome esperando o pai para almoçar. Por isso, que esse livro depende como você lê. Se você lê como História, para entender como era sociedade americana da época, tudo bem. Mas se alguma menina lê e acha que assim que deve ser o mundo hoje, aí se torna prejudicial.
Por outro lado, é de chamar atenção que a Laura Ingalls fosse uma mulher e soubesse ler e escrever e até escrevesse um livro no fim de 1800's. E que a mãe e a avó dela já soubessem escrever. Coisa que se comparado à literatura brasileira, era impensável na época. Mulheres só foram escrever livros muito tempo depois. E quando a Laura Ingalls já era uma escritora consagrada nos EUA, a maioria da mulheres brasileiras não sabia ler. Sempre me chamou muito a atenção essa diferença entre a nossa literatura e a inglesa e a norte-americana.
MArcio.Ruben 08/04/2015minha estante
É um livro raro. Quem quiser visite http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/info.cgi?livro=145313163

Camilo 16/01/2010

Tudo começou...
... com o quinto volume! HaHaa...
Eu não tinha idade pra emprestar livros na Biblioteca Municipal de Campinas, então minha mamãe que pegava pra mim. E um dia ela apareceu com À Margem da Lagoa Prateada. Foi o primeiro livro mais complexo que eu havia lido até o momento, rico em descrições de ambientes e personagens. A história da Laura é incrívelmente rica. E ambienta os novos leitores sobre a colonização norte-americana de uma maneira bem carismática.

Adoro demais esse livro.
MArcio.Ruben 08/04/2015minha estante

bruno tyrone 03/06/2020minha estante
Alguém tem a coleção em português pra vender ou sabe onde encontrar?