Fui uma boa menina?

Fui uma boa menina? Carolina Munhóz

Resenhas - Fui uma boa menina?

Jenifer Tertuliano 08/01/2019

Fofinho
Um conto de natal extremamente fofo!!! E os personagens são tão inusitados que não vou citar nomes, para não dar spoiler!!
De início somos apresentados ao diário de uma adolescente, e aos dramas que ela da sua vida, membro de uma das famílias ícones do natal ela sofre com a ausência de seus pais, e logo nas primeiras páginas ela nos conta sobre o falecimento da sua mãe.
A partir de então ela corta relações com o pai, muda de cidade e de vida, até o momento que numa noite de Natal, ela recebe a visita do pai, para acertarem as diferenças.

IsiLeal 19/09/2018

Sem graça
Escrita dos relatos de uma menina sobre sua família no Natal. Nada muito interessante.

Emily santos 23/08/2018

Eu até que li, mais foi como uma amostra dai meio que não entendi ou me confundi mais... Por ele. Ser muito pequeno!

E tbm queria que saber onde eu posso baixar esse livro, pois não encontro pra baixar em PDF
SSandes 17/04/2019minha estante
No site do lelivro deve ter...mas é só um conto, com 24 páginas mesmo, caso vc estaja achando que é só uma amostra.

Emily santos 18/04/2019minha estante
Aahhh,obgd ??

LHokari 25/12/2017

Não gostei
Apesar das poucas páginas, achei arrastado. Li porque sempre quis ler algo da autora, mas não recomendo esse. A história até tem potencial, mas o que é apresentado não convence - achei forçado e excessivamente melodramático.

Ju Lopes 05/12/2017

Um conto de natal...
Através das páginas de um diário, esta pequena narrativa nos mostra a dificuldade de uma adolescente em lhe dar com a própria família quando o trabalho deles é alegrar o natal de outras crianças, além da sua complexa relação com o próprio pai.
Através desse pequeno conto de natal, Carolina Munhóz, nos mostra uma breve perspectiva de uma figura natalina que poucos recordam. Papai Noel também tem histórias que precisam ser contadas através dos olhos de um outro expectador...

Cecy 21/10/2017

Fui uma menina rasa, rs
Bem, o que dizer desse conto? Achei a capa dele linda, estava de grátis na Amazon, e puxa, a capa dele é realmente linda... Adquirido pura e simplesmente por que a capa é bonita, hahahah. Aí guardei no Kindle, e alguns meses depois fui ler. E, como posso dizer... é bonitinho, sabe, mas, a protagonista me irritou um bocado, além de ter achado ela um tanto rasa por assim dizer. Tá, começando do começo:

Temos aqui uma narradora escrevendo em seu diário o qual ela nomeou de Rosebud, por que "querido diário" não rola e ela está escrevendo o quanto ela odeia a data que o mundo está celebrando no momento. Na verdade, ela se mostra bastante antissocial, dizendo o quanto sempre odiou a comoção e como dormir é mais legal, e logo fica na cara que a data odiosa é nada menos que o Natal (minha época favorita do ano, detalhe, rs!). Aos poucos vamos conhecendo um pouco mais a moça, ela revela que está sofrendo com o luto e diz que faz uma ano que ela está longe "dele". O luto na verdade ela sofre por ter perdido sua mãe, e, não sabendo lidar com a situação, fugiu de sua nevada e gelada cidade e veio para o Brasil em busca de calor físico e humano. Mas onde que entra o fato de ela ser rasa? Bom, nossa protagonista sem nome (êêêêê... mais uma, rs!) fica horas escrevendo sobre o fato de se arrepender por a mãe estar morta e ela nunca ter conseguido se desculpar por ter sido rude com a mesma. Tudo o que ela queria, era um Natal em família, como a maior parte das pessoas no mundo fazem, ela não conseguia entender o motivo de sua família ser diferente. E aí, sua mãe morreu. E ela se culpou, mas, também, culpou seu pai. Muito.

A pessoa ausente é o pai, logo nas primeiras páginas já conseguimos desvendar isso, não é um spoiler, e em meio ao caos da data festiva, ele consegue encontrar a filha após um ano de procura, e eles podem finalmente ter AQUELA conversa. Parei!

Sabe, quando meu pai morreu, não sei o motivo, mas, eu me culpei. Me afastei dos meus amigos, mas, não de minha mãe, e creio que se tivesse sido ao contrário, também me achegaria mais ao meu pai. Como pode uma pessoa não conseguir perdoar o pai por algo que ele nem fez? Ao mesmo tempo que a menina se culpava, ela culpava o pai, e durante esse ano de distância, a culpa, o remorso e o ódio estavam corroendo a moçoila ao ponto de ela se tornar socialmente insuportável e ter como companhia um diário, pois, sequer conseguia conversar com as pessoas ao redor. Imagino que a pessoa tem que estar em uma fossa muito grande para chegar ao ponto de não querer saber de mais nada...

Mas, apesar de a menina ser rasa, a trama traz uma grande e inesperada surpresa no final, revelando para nós uma situação completamente diferente daquilo que imaginamos, e eu achei super legal ler uma história com esses personagens que nunca havia cogitado a possibilidade de alguém ter escrito sobre eles. Noss! O texto é curto, tem apenas 19 páginas, a gente tem raiva da protagonista mimada, não entendemos os motivos do afastamento dela, mas, o reencontro narrado já no término do conto nos traz reflexões verdadeiras. Não sei se foi a intenção da autora deixar essa mina mimada insuportável, mas, eu só pensava isso o tempo todo, como ela é insuportável, hahahahah.

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2017/10/cinco-dias-cinco-contos-fui-uma-boa.html

Jenninha 31/07/2017

Fui uma boa menina ?
O conto começa com uma garota desabafando em seu diário, no qual, ela apelidou de "Roseud".
"Sim! Resolvi apelidar você. Porque 'querido diário' é meio brega e eu já estava cansada. Acredito que até os diários mereçam um nome."

Logo após, deparamos com a culparia e conflitos dela em relação a data festiva e a perda de alguém especial (Ainda não é revelado qual data ela se refere e qual pessoa).
"Se a gente conseguisse mudar o passado, não é, Roseud? Talvez eu só estivesse reclamando da data e não do fato de tê-la perdido."

Na página a seguir, a garota chora ao se lembrar da suposta ausência do pai.
"Peço desculpas pelas lágrimas. Estou sempre borrando suas páginas e sei que você não gosta disso, mas é que não tenho mais controle."

Chegando ao final do seu diário, ela desabafa falando de pessoas que fazem reuniões em suas casas para comemorar a tal data festiva.
"Para que ajudar ou paparicar uma pessoa estranha que nem pensaria em me agradecer depois?"

Comentário:

A história começa pela garota escrevendo em seu diário, bastante triste e deprimida.

No começo terá aquele suspense mas logo em seguida, é revelado de qual data comemorativa a garota se referia e qual pessoa ela perdeu. Terá reconciliação, perdão e felicidades no final.

O conto é simples e fácil de ler lido. A autora, Carolina Munhóz, não deu nomes aos seus personagens.

site: https://sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com.br/2017/06/fui-uma-boa-menina-resenha.html#more

Roberta Galdino 02/03/2017

O diário de uma malcriada!!!
Então galera, ultimamente estou numa vibe, de ler contos, isso porque tenho pensado seriamente em estudar análise literária (aprofundar meus parcos conhecimentos). Coincidiu nesses dias de uma amivra, por quem tenho muito carinho e que sempre sugere ótimas dicas literárias, postasse uma resenha sobre um livro “O inverno das fadas”, e tendo me interessado por ele, fui pesquisar sobre a autora e vi que ela escreveu esse conto.
A princípio pensei que fosse um conto natalino, desses comoventes com uma lição implícita, e mesmo fora de época e com muitos livros na pilha para serem lidos, resolvi disponibilizar uns 20 minutinhos para lê-lo, já que é bem curtinho.
A capa é bem simples, mas muito bonita, eu particularmente acho a neve linda, e esse efeito da neve nos cabelos da mocinha da foto, só contribuiu para que eu de fato achasse ser um livro comovente.
Contudo, o conto me surpreendeu negativamente, sabe os 20 minutinhos? Infelizmente foram perdidos... Hunf!!! Eu não gosto de ser tão severa quando critico algo que não tenha gostado em uma leitura, ainda fico procurando algo positivo, pra ver se consigo me apegar a esses detalhes e não condenar a obra, mas não teve jeito.
Os personagens são fantasiosos demais (até pra mim que amo fantasia), a protagonista é rasa, egoísta, irritante, mimada e pretenciosa... Além de ser do contra.
A escrita inicia em primeira pessoa, mas não se sustenta, de uma maneira rustica muda-se para terceira pessoa.
O enredo é completamente sem noção, não tem pé ou cabeça, nunca ninguém jamais iria imaginar uma história como essa sendo a de um dos personagens mais famoso no mundo inteirinho. Os motivos sobre a “tragédia”, pela qual passa a personagem protagonista são ridículos, ela meio que difama a personagem pela qual ela sente raiva (sei lá se é raiva, despeito ou falta de educação mesmo)... risos!!! Por fim, as birrinhas ridículas da garota são resolvidas de maneira bem corrida, e cria-se um final feliz tão fantástico (negativamente), do qual nunca vi na minha vida. Ou seja.... gente, deu ruim!!!
Que fique claro que a minha critica não é em relação à autora, ainda vou ler o livro “O inverno das fadas”, para poder ter melhor opinião, pois como já vi muitos coments sobre ele, pode ser que ela tenha sido apenas infeliz nesse conto, ou que quisesse alcançar um ângulo do qual me passou despercebido, vai ver seria este um conto para os que não gostam de natal, peru e papai Noel... risos!!! Se bem que nada disso tem foco no conto... Na verdade, deveria ser esse um conto sobre uma garota mesquinha e sem educação, a pobre menina rica carente de atenção e que com isso consegue ferir mortalmente, quem o tempo todo só queria-lhe muito bem. Não gosti... Nota 02... e nem vou dizer que recomendo... mas seria bom, assim corroboram ou argumentem essa critica tão ruim. 
Milena 31/03/2017minha estante
Não gostei de inverno das fadas... Achei fútil, se me permite usar a palavra... Na minha opinião o primeiro livro da autora ("A Fada") foi o melhor que li dela... Gostei de terem aproveitado alguns personagens de A Fada em O Inverno das Fadas... Mas só rsrs
Já comseguiu ler O Inverno das Fadas?

Milena 31/03/2017minha estante
Conseguiu*

Roberta Galdino 14/04/2017minha estante
Oi Milena, não miga nem li... mas está na lista, quem sabe um dia... risos

Milena 18/04/2017minha estante
undefined

Milena 18/04/2017minha estante
Boa leitura XD

Silvio 31/03/2016

Conto Dramático
Um conto dramático, mas que não deixa de ser fantástico. Para ser ler no final do ano e refletir nas nossas ações e como isto atinge o próximo. Bem formalizado e bem curioso até o último parágrafo. Vale a pena ler.
Gislaine 12/03/2017minha estante
undefined

Susy 26/03/2016

Fui uma boa menina? Não mesmo!
Olhando o site da Amazon me deparei com esse ebook gratuito e resolvi baixar para conhecer a escrita da autora, e agora não sei o que pensar sobre ela. Gosto de ler contos para conhecer o autor, antes de tentar ler um livro, mas esse foi decepcionante.

Durante metade do conto, a menina escreve em seu diário, que tem um nome estrangeiro (Gostaria muito se autores nacionais não estrangeirassem tanto seus livros!). Mas ela não apenas escreve, ela reclama. Muito. Ao longo de sua lamúria começamos a entender qual é o problema.
Rapidamente podemos "desvendar o mistério" do conto e isso é desanimador, porque quando tal mistério é revelado no final, não há surpresa alguma (alguns autores conseguem mantê-la, Munhóz não).
O desfecho do conto foi fraco, resumido demais, como se fosse (perdoe a expressão) vomitado!

O conto como um todo não é envolvente (só terminei por ser um conto!), a narração é superficial e crua.

Definitivamente, eu não gostei! =/

Obs.: Alguém pode me dizer se as obras da autora são sempre assim, ou se foi um problema particular?

Gabyh 14/03/2016

“Lembro que ao dar meu primeiro passo fora do terreno daquele inferno gelado pude finalmente respirar como uma pessoa livre.”
Se tem uma coisa que deixa as pessoas felizes, é o natal não é mesmo? Ou pelo menos deveria ser, no caso desse livro é um pouco diferente. O livro nos mostra as anotações no diário de uma garota, a filha da família Claus.
O livro nos mostra como ela se sentia um tanto injustiçada com o fato dos pais passarem o ano inteiro trabalhando para fazerem um natal ótimo para as crianças, mas não estavam presentes com ela, afinal, ela acredita que eles preferiam ter tido um menino para que ele fosse treinado e no futuro se tornasse um novo “Papai Noel”, função que ela nunca poderia assumir por ser uma garota.
Desde sempre teve os mesmos cabelos brancos que os pais, e acostumou a viver naquele lugar gelado, não que ela gostasse disso, muito pelo contrário, ela parecia odiar aquele lugar que sempre estava frio e nunca a permitiria usar uma roupa cavada. Mesmo tendo um sangue mágico, ela não era muito diferente dos humanos, a prova disso é algo que descobrimos mais na frente do livro, e acredite, eles são mais parecidos com os humanos do que você imagina.
O livro é bem pequeno, tem 16 páginas, o que faz com que seja uma leitura extremamente rápida, a capa nos mostra uma garota bem jovem de cabelos brancos, o que nos leva a realidade da protagonista que é bem nova.

site: https://geeklegend.wordpress.com/2016/12/23/fui-uma-boa-menina/

SakuraUchiha 23/02/2016

Final interessante
Uma boa leitura mas um pouco depressivo. Aborda o natal e a filha da família claus, filha amargurada que perde a mãe não aceita o trabalho do pai.

Wemerson 20/02/2016

O conflito da menina com tudo o que a cerca é bem elaborado deixando sempre um mistério no ar e alimentando a conta gotas a curiosidade do leitor.

Téh Moura 30/10/2015

Bem legal.
No geral, achei um bom conto. A história da protagonista foi complexa na medida certa. Também deu pra perceber um lampejo da criatividade da autora. Porém, é claro, o que me deixou mais fascinada foi a maneira como ela escolheu revelar toda a história. Essa revelação gradual através do diário da menina foi bem interessante. Só achei que certas passagens ficaram um tanto quanto forçadas por causa da clara intenção da autora de ser imprecisa, vaga. Além disso, vi poucos erros de revisão gritantes. E um último comentário: que capa linda! Meus parabéns pra pessoa responsável. :)