Fui uma boa menina?

Fui uma boa menina? Carolina Munhóz

Resenhas - Fui uma boa menina?

janeway 20/07/2015

Poderia ter sido um bom conto, mas...
Superficial. Não envolve, é chato e logo torna-se previsível. Dou uma estrelinha só porque no mínimo foi uma TENTATIVA de uma abordagem diferente sobre o natal, mas só.

Karina 18/06/2015

FUI UMA BOA MENINA? – Carolina Munhóz.
Carolina Munhóz escreveu um conto puro e cheio de magia.
Uma garota atormentada pela culpa e pelo rancor. Que encontrou nas páginas de um diário a forma para descrever toda a sua mágoa.
Pertencente à família Claus era uma menina com sangue mágico, mas não era muito diferente dos humanos em geral.
Tinha as suas vontades, os seus medos, os seus desejos e sonhos.
Mas sentia uma falta absurda de seu pai.
Sr. Claus a amava, não tinha como negar, mas era um homem atarefado.
Mesmo o natal acontecendo em uma data específica, ele passa o ano todo realizando os preparativos.
Sua missão é levar alegria às crianças do mundo.
Porém estava deixando de lado a alegria de sua filha.
Sabe que ela se afastou de tudo e de todos por não se sentir amada, querida.
Como ele sonhava que ela pudesse sentir todo o amor que existe dentro de seu coração.
Ele tinha uma missão com o mundo, não tem como esquecer, mas entende que deveria pensar também em sua família.
Sua esposa sempre foi o pilar daquela casa.
Ah como ele amava a Sra. Claus.
Ela sempre conseguia demonstrar seus sentimentos.
Sempre conseguia acalmá-los.
Tentava a todo custo aproximar pai e filha.
A garota não entendia o porquê.
Já estava mais que provado que o Sr. Claus não iria perder tempo com ela, acho que nem se ela mandasse uma cartinha, como as outras crianças.
Mas uma tragédia vai abalar o mundo dessa família.
Algo inesperado, mas que irá juntar dois corações cheios de mágoas.
Qual será o desfecho dessa história?
A família Claus será feliz?
A filha terá o seu presente, a atenção do pai?
Será que ela foi uma boa menina?
Uma história emocionante que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

No fundo, eu sempre quis isso. Orgulhá-los. Só que da minha forma.

Titulo: Fui Uma Boa Menina?
Autora: Carolina Munhóz.
Páginas: 16
Ano: 2013
Editora: Rocco.

Boa Leitura.
Casa de Livro.

Karina Belo.

Lembro que ao dar meu primeiro passo fora do terreno daquele inferno gelado pude finalmente respirar com uma pessoa livre. Uma pessoa que poderia escolher a própria vida. Mas quando penso em sangue a imagem dela me vem à mente.

Sergio Carmach 16/05/2015

Para leitores pouco exigentes
Se eu fosse adjetivar o texto da Carolina em uma palavra, esta seria: infantil. Na verdade, muito infantil. Não sei se ando mais exigente por estar lendo um livro de contos excepcional – "A Linha Tênue", de Rubem Cabral – mas fato é que achei o texto da Carolina extremamente imaturo, em todos os sentidos. Escrever contos é uma arte difícil, não é para qualquer um. Certa vez, escrevi em um prefácio:

"Entendi que o contista é um ser notável, pois, na ação de suas histórias, ele está adstrito a universos reduzidos – já que a narrativa nesse estilo literário costuma ater-se a um único fragmento existencial dos personagens, a um único drama em especial, a um único momento definido no tempo – limitação só vencida por uma pena criativa, capaz de conferir um lirismo (igualmente único) às palavras, de elevar a simplicidade a dimensões inimagináveis, de conceder auras oníricas a situações cotidianas e de fazer do clímax dramático um instante intenso e mágico, tudo com o objetivo de arrebatar o leitor de maneira singular, o que remete à célebre e arguta frase do contista argentino Julio Cortázar: 'No combate entre um texto e seu leitor, o romance sempre vence por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute.' "

Pois é... Pergunto: onde, no conto da Carolina, estão essas qualidades? Não achei. Para mim, tudo pareceu muito óbvio e bobinho. Além disso, talvez a autora tenha tentado escrever um conto como quem escreve um romance. Aí não dá certo mesmo... Não fui, enfim, nocauteado (pelo menos não no bom sentido).

site: http://sergiocarmach.blogspot.com.br/2015/05/fui-uma-boa-menina.html

Lívia Stocco 12/05/2015

Lindo!
Neste pequeno conto, Carolina Munhóz consegue envolver o leitor desde as primeiras linhas. Entramos no diário de uma adolescente, nas páginas de uma data especial, quando ela fala de um trauma passado justamente daquela data, um ano antes. Descobrimos que ela guarda rancor do pai, e que o culpa por algo terrível que aconteceu com sua mãe. Mas, quando as páginas do diário terminam somos levados ao presente da jovem, e descobrimos a fantástica verdade sobre o pai dela, e como aquela data pode ter para ela um significado muito especial.
Uma linda história de Natal, digna de ser lida em voz alta em família.

site: www.bhardo.net

Bruna 20/04/2015

Fui uma boa menina? foi um conto que me surpreendeu bastante. Ele começa como um relato de uma jovem em seu diário, expondo seus problemas familiares, a falta que sente da mãe, e o rancor que alimenta contra o pai, que considera ausente. O legal do conto é quando começamos a ver quem realmente é essa jovem, e quem é sua família. Essa é uma boa história, bem escrita e estruturada, que mostra que problemas familiares podem existir em qualquer lugar, até onde menos se espera.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-varios-contos-3.html

LAPLACE 05/01/2015

Fui uma boa menina? - Carolina Munhóz
Apesar de saber que se tratava de um conto natalino fantástico, eu não imaginava a magia que a Carolinha Munhóz colocaria na trama e só desvendei o segredo por volta da metade do conto. A autora deixou várias pistas escondidas no decorrer do texto, os mais atentos talvez encontrem e desvendem antes. É uma história rápida, porém bastante reflexiva e que nos passa grandes lições.

Dani 12/12/2014

Fui uma boa menina?
Fui uma boa menina?, de Carolina Munhóz é um encantador conto natalino. Neste, conhecemos a estória de uma garotinha que simplesmente odeia o Natal. Aos poucos, vamos entendendo mais o porquê de sua raiva e conhecendo mais sobre a personagem.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2014/12/indicacao-de-contos.html

Cris 21/10/2014

Bom!
Eu gosto muito de contos, e eu gostei do enredo deste aqui. Fiquei bem curiosa com a leitura sobre o problema que a menina tinha com o pai, o que aconteceu com a mãe, qual a magia estava envolvida. Mas também achei que o final foi meio rápido demais.
Ainda assim, recomendo, gostei muito da escrita da Carolina.
A capa é super linda e tem tudo a ver com a história.

Adriano 18/10/2014

Fui uma boa garota? Não
Nunca consegui gostar de nenhum livro/conto da Carolina Munhóz. Acho todos lentos igual esse livro.

O Livro fala sobre uma adolescente, chatissima e desprovida de atenção, que escreve no seu diário, Rosebud (Sim, o diário da menina tem um nome), relatos sobre os dramas que aconteceu no seu natal anterior.

O livro tem apenas 16 páginas, mas o começo e tão chato (Assim como alguns outros livros da Carolina) que demorei dias para passar das 3 primeiras páginas.

Mick 02/10/2014

Encontros e desencontros. ..
Um livro sobre uma adolescente meio rebelde, mas carente de atenção, sozinha em uma das datas mais especiais do ano, em meio a desabafos escritos em um diário, nos quais relata seus dramas familiares e seus desencontros com seu pai...

Eu esperava mais, "Fui uma boa menina?" não é um livro, está mais para um conto, pois é uma história curta. Mas, não é ruim. Dou três estrelas!

Rafaele 26/06/2014

Fala sério
Primeiro de tudo, isso é um conto, não um livro ¬¬

Acqua 15/04/2014

muito bom
Fui uma boa Menina? é um conto fantástico é bem curtinho, contendo apenas 16 páginas, mas foi bem desenvolvido e com um final conclusivo.

Aos poucos o leitor descobre quem é essa garota, quem são seus pais, como eles vivem e de que modo isso afeta em sua vida.

Ao contrário da maioria dos contos de natal que conheço, esse tem um final feliz e bem agradável. Me diverti bastante lendo.

O contro está disponível de graça na Livraria Saraiva, Google Play, iba e Livraria Cultura.

site: http://umapitadadelivros.blogspot.com.br/2014/03/fui-uma-boa-menina-carolina-munhoz.html

Lene Colaço 25/03/2014

Fui uma menina chata? Sim.
Eu pensei que esse seria mais um conto de Natal daqueles que emocionam. Eu gosto dos clichês, mas também gosto de inovação. Gosto de ambos quando bem feitos.

Me deparo com uma moça escrevendo em um diário. Seria lindo, se ela não escrevesse no diário mais da metade do conto. Seria lindo também se ela não reclamasse tanto.

Reclama, dá voltas na historia, fica repetitivo, força um suspense chato... E no final, quando parece que a coisa vai melhorar, aparece um diálogo com tudo meio subentendido, e acaba.

Uma historia curta que passou a sensação de um livro de 300 páginas. Não por ter um bom conteúdo, mas por ser muito chata.

site: www.veja-comoeuvejo.blogspot.com.br
Erika 06/07/2014minha estante
Eu concordo com sua resenha.