The Mysterious Island

The Mysterious Island Júlio Verne

Resenhas - The Mysterious Island

Lili Machado 23/03/2013

A maior beleza da estória é sua capacidade de nos transportar aos anos 1800, e nos colocar pensando: “O que eu faria?”
Baseado na estória verdadeira de Alexander Selkirk, que sobreviveu sozinho, por quase 5 anos, numa ilha deserta na costa do Chile, The Mysterious Island é considerada, por muitos, a obra-prima de Julio Verne.
O texto conta sobre 5 homens (Cyrus, Pencroft, Herbert, Neb e Gideon) e um cachorro (Top), que escapam de uma prisão durante a Guerra Civil, num balão, e vão parar numa ilha deserta e desconhecida dos mapas, lutando para sobreviver enquanto descobrem o segredo da ilha.
Esses homens e seu cachorro conquistam a ilha e desafiam seus problemas e dilemas.
Mas... será que estão preparados para as surpresas que a ilha preparou para eles?
Verne é tão minucioso em seus detalhes, que o leitor pode vir a pensar que ele tenha passado muitas horas, em contemplação, sobre o que poderia ser feito, caso se encontrasse numa situação dessas.
Porém, o instinto de sobrevivência desses homens é tamanho que, logo, estão fabricando cerâmicas, armas e abrigos.
A maior beleza da estória é sua capacidade de nos tansportar aos anos 1800, e nos colocar pensando: “O que eu faria?”