Mundo de Tinta

Resenhas - Mundo de Tinta - Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Laris 27/12/2013

Mais Mundo de Tinta
Anos após o fim da "Trilogia Mundo de Tinta" Cornelia Funke nos presenteia com "Mundo de Tinta Contos".

Mesmo sendo um livro pequeno, as expectativas eram grandes afinal, faz anos que não tínhamos notícias de nossos amigos de Ombra.
Cornelia, mais uma vez, mostrou porque ela é uma das minhas escritoras preferidas. O que eu tanto amei na Trilogia estava presente nos contos, que foram divididos em três, cada um sob um ponto de vista diferente.

Conto 1: Orfeu
O primeiro fala do Orfeu, o ganancioso plagiador, que foi banido do Mundo de Tinta, mas acaba encontrando um refugio na fria Tyrola, um lugar que não foi incluído em Mundo de Tinta, sendo assim, não foi criado por Fenoglio. Escondido nesse lugar horrível, Orfeu planeja seu plano. O Cara de Queijo quer vingança, principalmente de seu herói de infância, Dedo Empoeirado. Porém, Orfeu não sabe ao certo como vai dar cabo aos seus desejos malignos, uma vez que seu dom de Língua encantada não esta mais funcionando. Dado momento, Orfeu descobre que em Tyrola há uma nova forma de dar vida às palavras sem precisar dizê-las em voz alta: Bruxas.
As Bruxas não estão presentes no Mundo de Tinta; não foram criações de Fenoglio, por tanto estão fora do alcance de suas palavras. Orfeu sabe que elas vão ser a peça chave em sua vingança e decide encontrá-las.

Conto 2: Cinco Anos Depois
O segundo conto já mostra Fenoglio, apreciando seu Mundo de Tinta, 5 anos após os acontecimentos em "Morte de Tinta". As coisas parecem bem e tranquilas ao longo desses anos, mas então veio a noticia que vai desestabilizar a paz de Fenoglio: Orfeu fora visto em uma apresentação de Dedo Empoeirado, provavelmente já com seu plano de vingança em execução. Alarmado, o Tecelão de Tinta vai ao encontro de Dedo Empoeirado lhe avisar do perigo iminente.

Conto 3: O Livro de Prata
O terceiro conto é o mais interessante, pois fala sobre como nasce um Língua Encantada. Um homem (a quem Cornelia não deu nome) encomendou um livro e pediu pra ser encadernado em prata. Oculto na capa prateada, há um encanto que faz com que quem o toque receba a capacidade de dar vida às palavras. Esse livro foi roubado de seu dono original, mas ele o conseguiu de volta. O Livro de Prata deixou um legado de 14 Línguas Encantadas, incluindo Mo, sua filha Meggie e Fenoglio.

Um detalhe interessante, é que no fim do conto O livro de prata, há uma menção ao Fenoglio e o livro de prata, cujo aparência lembrava um espelho. No prefacio escrito por Cornelia, ela afirma que esteve viajando nos últimos 5 anos por outro mundo e que fora um espelho que a transportou para la. Estaria ela falando do Livro de prata?
Sem duvidas, esse livro é um grande presente aos fãs dessa maravilhosa trilogia, mas o livro deixa muitas perguntas em branco: Orfeu consegue sua vingança? Como Dedo Empoeirado vai impedi-lo? As bruxas vão ser a nova ameça aos Linguas Encantadas? Essas são só as primeiras perguntas que passaram pela minha cabeça.

Resta esperar (e rezar) para Cornelia nos agraciar novamente com mais Mundo de Tinta.
Carol 28/12/2013minha estante
Na verdade, o espelho a que ela se refere diz respeito à outra série de livros que estão sendo escritos pela autora, a série Reckless :)

Laris 28/12/2013minha estante
Aaah eu nao sabia que era dessa serie, ainda nao a li. Agora faz muito mais sentido o que ela disse no prefacio. Obrigada Alassë ((:

Thaís 13/07/2014minha estante
Será que foi só eu, ou os contos meio que não tem desfecho?? Achei estranho e com um gostinho gigante de mais histórias do meu lindo Mundo de Tinta!

Alice.Justo 27/01/2016minha estante
Andei procurando pelo livro físico e não achei, só tem em versão digital?

Sam Regis 11/09/2017

Adorável!
Quem aí já leu algo do Mundo de Tinta? Leram Coração de Tinta, o primeiro da trilogia (e meu favorito, talvez)? Então, bem, esta coisinha linda, é a reunião de alguns contos sobre os personagens dessa estória tão linda, e até da uma explicação sobre os famosos (e raros) Línguas Encantadas.

E foi tão boooom ler, voltar a um mundo que passei anos sem ver, desde a primeira vez que li. As aventuras de Fenóglio e seu homenzinho de vidro (fofeeeneo!), Dedo Empoeirado, Mortimer. Até mesmo Orfeu. Uma nostalgia maravilhosa, cheia de boas lembranças de uma leitura incrível.

site: https://www.instagram.com/p/BYlFNvIg7x1/?taken-by=torreliterariia
Débora Rangel 24/11/2017minha estante
Oi Sam! Tira uma dúvida... li esses contos, fiquei na dúvida se estão completos. Por exemplo. Não mostra Orfeú encontrando uma bruxa má, ou Fenoglio encontrando o Orfeú?

Sam Regis 25/11/2017minha estante
Eu acho que não mostra, não. Esse conto è incompleto? O.o

Débora Rangel 27/11/2017minha estante
Pois é... fiquei na dúvida. O.o... rsrs... alguém me passou em PDF.

Dear.Manoel.Neto 06/10/2020minha estante
pessoal é por que são apenas contos, para nos mostrar um pouco de como andam as coisas no mundo de tinta, mas em breve terá o quarto livro da saga!

Manuela.Toazza 31/07/2022

Obviamente o ultimo conto é o mais essencial de todos. Ele explica a origem dos "linguas encantadas". E eu confesso que adoraria ler um livro sobre esse conto, com mais detalhes e uma historia sobre o Livro de Prata.

Só duas coisas que fiquei perdida:
- O que aconteceu com o Orfeu? Pq ele n desistiu da vingança dele.
- o Mundo de Tinta tem algo a ver com aquela outra trilogia da autora?
helo.s 28/11/2022minha estante
O lance da vingança do Orfeu ela deixou em aberto pq ela escreveu um 4° livro que ainda não lançou sobre isso.

helo.s 28/11/2022minha estante
E pelo que eu entendi a outra série de livros dela se passa no mesmo universo que a trilogia Mundo de Tinta só que em lugares distantes e tempos distintos

helo.s 28/11/2022minha estante
Esse quarto livro que ainda vai lançar é um crossover entre os personagens do Inkworld e do MirrorWorld

Cris 09/06/2014

Mundo de tinta
Eu também baixei o livro sem saber que seria um livro de contos sobre uma outra série. Gostei do enredo, apesar de obviamente não entender bem o sentido de muitas coisas, devido ao fato de não ter lido a série original. Mas confesso que fiquei curiosa em conhecer a série. Pra quem gostou da série, é um material interessante.
Isa 10/11/2017minha estante
undefined

Faffys 03/06/2021

Esperava mais
Os contos são curtos e nos leva de volta ao Mundo de Tinta.
Porém o que mais gostei foi O livro de prata.
Os outros contos dão a impressão que teremos uma continuação. Assim espero!
Guilherme B. Albino 03/06/2021minha estante
E vai ter mesmo. Vai ser chamado "A Cor da Vingança" e provavelmente será lançado no final deste ano. Os primeiros capítulos foram disponibilizados em áudio book pela autora.

Camirota 12/01/2021

Muitos futuros
Eu imaginava que os contos teriam um final, talvez eu não tenha gostado tanto por ter essa outra ideia antes de ler, o meu preferido foi sobre a origem dos ?Línguas Encantadas? que me fez ter vontade de pesquisar a história e de fato traz um pouco de magia para o mundo real.

Sabendo que um 4º livro será lançado, as pontas soltas e o começo de uma nova história para Orfeu com as bruxas me preocupa e me faz pensar se esse próximo livro não vai ficar ?cheio de coisas? e assim acabe ficando denso...

Só resta esperar o lançamento e ler para tirar as conclusões finais.
leticia_s2 12/01/2021minha estante
Acho que n vai ter mais nenhum n

CGarrido 16/01/2014

Gostei muito da redação deste pequeno livro! Uma pena que, como baixei gratuitamente da Amazon (versão para Kindle) e sem informações prévias, não sabia que era, na realidade, um material posterior de uma trilogia, desta forma, fiquei com gostinho de quero mais. Assim, a estória original parece ser bastante interessante e me despertou a vontade de lê-la.

Fabiola170 28/01/2015

Mundo de Tinta
Como a sinopse já entrega bastante da trama vou ser breve ao falar sobre o Mundo de Tinta. Essa foi a escolha da TBR jar de novembro e eu amei poder ler mais sobre o Mundo de Tinta.

Comecei a ler Coração de Tinta emprestado da biblioteca municipal, mas devolvi sem terminá-lo e das últimas vezes que fui lá ele estava emprestado. Comprá-lo ainda não é uma opção, pois os livros são caros e raras são as promoções. Quero adquirir a trilogia completa pra ler um logo após o outro.

Apesar de não ser muito fã de fantasia, algumas me conquistam pela aventura, o mistério e o humor dos personagens. Cornelia Funke soube me prender desde a primeira página e agora só penso em voltar pra esse mundo mágico.

site: http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2015/01/mundo-de-tinta-contos-cornelia-funke.html

14/04/2024

Mundo de Tinta é uma trilogia que podia facilmente ser descrita bela expressão ?bela e terrível?, assim como o universo do livro onde a história se passa. O Mundo de Tinta seduz e assusta, atrai e afasta, bate e acalenta. Ele te faz pensar o quão bom, verdadeiramente, seria entrar numa história fictícia. O preço que seria necessário pagar para que isso acontecesse. Se tudo isso valeria a pena. Ainda assim, é fantástico pensar em uma narrativa onde os protagonistas são tão apaixonados por livros quanto o leitor que a lê. Isso te aproxima da história e torna a experiência ainda mais agradável

WictorCarstairs 22/02/2020

Nesse pequeno livro de contos, Cornelia revela uma ligação do Mundo de Tinta com sua outra série de livros, Reckless.
No primeiro conto, Orfeu começa a explorar mais daquele mundo e arquitetar seus planos para se vingar de Mo.
Descobrimos também como estão nossos heróis anos depois de derrotarem Cabeça de Víbora e Pífaro.
E, finalmente, é dada uma explicação sobre como surgiram os Língua Encantadas. Espero muito que ela desenvolva isso melhor em outros livros.

Klinef 16/03/2020

Já li a trilogia Mundo de Tinta muitas vezes e é sempre fantástico conseguir ler mais um pouco dessa história.

grazisapienza 18/04/2020

Um pouco mais de Funke
Admito que não tem muito conteúdo para fazer uma resenha mais aprofundada.

É um livro bem curto, que tem 2 ou 3 contos tentando expandir o conhecimento do leitor sobre as coisas do Mundo de Tinta.
Aqui basicamente temos a explicação do surgimento dos famosos Línguas Encantadas - chamados no filme de Silver Tongues (Línguas de Prata) - e entendemos o motivo dessa denominação e também temos um vislumbre da história após um certo lapso de tempo. Nesse lapso, vemos o que aconteceu com Orfeu, Mortimer e todos (bem quase todos) nossos queridos personagens após a finalização de "A Morte de Tinta".

Não é nada muito rebuscado, mas é bom como uma pequena curiosidade a mais para quem já completou a leitura da trilogia

Luciana1005 19/04/2020

Os contos são bons, dão um gostinho de quero mais aos amantes da trilogia.

Keka_ 30/04/2020

"a maioria dos ricos daquela cidade via os livros apenas como uma decoração necessária e jamais sentia a mínima tentação de abri-los "

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6