Doctor Who: Shada

Resenhas - Doctor Who: Shada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcus Lima 26/05/2015

Genial
Sou muito suspeito de traçar elogios a tudo relacionado a Doctor Who, mas este livro de fato é genial!!!

Ana 14/04/2015

sem mais
amo demais esse livro, não sei se é por causa da serie ou pq sou apaixonada por ficção mas vale muito apena.

Mercelene 15/02/2015

Amor! rs
Ahhh não tem como não amar o Doctor Who né?! E ainda escrita pelo Douglas Adams! Amei! Recomendo! ;)

Literal-Mente 05/02/2015

Resenha: SHADA - A Aventura Perdida de Douglas Adams (Gareth Roberts)
Resenha: http://www.literal-mente.com/?p=3069
Facebook: http://on.fb.me/1trNRkv
Twitter: @literal__mente

site: http://www.literal-mente.com/?p=3069

Guilherme 26/01/2015

No primeiro parágrafo eu já sabia que era bom
Gareth Robert consegue manter aquele humor do Douglas Adams e ainda sim deixar sua marca como autor. Você sente que está lendo um Guia dos Mochileiros da Galáxia com o Doctor Who. A escrita é muito leve e os capitulos são bem curtos .Assim como o Guia dos Mochileiros, a história não se arrasta para você. Em Shada, você é arrastado pela história. "Mas tem que ser fã da série para gostar?" Não! Longe disso. O livro tem todo um cuidado em introduzir o leitor no universo do Doctor Who. Essa introdução pode até ser chata para quem já conhece tudo, mas é coisa de dois parágrafos só, não é muito demorada.

A resenha completa está no blog Rota 6.

site: http://rotaseis.blogspot.com.br/2015/01/doctor-who-shada-o-review-mais.html

Gabriel 09/01/2015

Bristol!
Gareth Roberts conseguiu manter duas genialidades. A de Douglas e a do Doutor. Seu talento é óbvio ao assitir os episódios escritos por ele, mas ele escreveu na série atual, mas se saiu muito bem com o 4° Doutor. Digna de Adams, com certeza. Nave e Marvin, qualquer semelhança não é mera coincidência!

Jonathan 08/11/2014

Como não amar Douglas Adams?
O que o autor de Guia do Mochileiro das Galáxias poderia fazer com um personagem tal diversificado como Doctor Who? Alguns exemplos ficaram para nós como The Ark in Space ou City of Death, Arcos escritor por Douglas Adams. Entretanto, uma dessas histórias se perdeu e nunca foi gravada (por enquanto, não tenho uma TARDIS para afirmar com certeza). Felizmente, Gareth Robert faz um enorme favor a todos os Whovians assim como a toda o universo ao colocar em laudas esse arco maravilhoso que é SHADA.

O que se sente ao ler Shada é que Adams era, antes de um roteirista ou escritor, um grande fã de Doctor Who, e o cuidado de Robert em não tirar isso da história demonstra um respeito enorme ao autor original. Ainda que, no posfácio, o próprio autor assume sua intromissão na história, os que conhecem Douglas Adams conseguem o ver na beleza das descrições, no humor leve mas não inconsiderado, no sarcasmo e também nos nomes (Quanta criatividade para nomes!). O que gostamos do Guia está lá; o que gostamos de Doctor Who também.

A mitologia do universo Who é muito rica e também muito melidrosa. Em Shada podemos encontrar as diversas referências a esse planeta que na geração atual é mais conhecido pela 3ª Temporada da série atual e pelo belíssimo especial de 50 anos. Porém, no livro somos levados a mais da história que não conhecemos. Tudo pela lógica e pela inspiração de Adams e Robert em um belo trabalho de quatro mãos.

Sinceramente, estou me segurando para evitar Spoilers. O arco deste livro é muito bem construído, com todos aqueles Plot Twist esperados e inesperados. Uma história focada nos Time Lords e na sua história sempre é um Plot interessante. Mesmo sendo de outro planeta, as discussões sobre o que é a Terra e o ser humano estão também presente e veja bem com os argumentos de quem: O Doutor.

Shada é uma leitura indispensável para os fãs da série britânica; Ver o 4th junto com Romana e K-9 é motivo de sobra para ir atrás da série clássica, assim como trás um fôlego a mais em tempos de final de temporada (desse ponto que escrevo no tempo, talvez você esteja mais para lá ou para cá). Mas, para aqueles que nunca ouviram falar de Doctor Who, o livro é um banquete para leitores que gostam de aventura, de ficção científica ou apenas boa arte. Pois, como é muito bem dito no próprio Shada, estamos falando do maior escritor (e o mais amado também) de todo o universo: Douglas Adams.

Mary @maryreadit 18/10/2014

Divertido, leve e sensacional
Logo que comecei Shada, percebi que seria uma leitura maravilhosa, repleta de humor e sarcasmo. Pois bem, foi exatamente isso e muito mais que o livro me proporcionou.
Já tinha falado um pouco sobre Shada aqui no blog, no post Favoritos do mês de agosto e estava devendo a resenha escrita, mas hoje, finalmente, ela sai!
Isso vai ser que nem procurar um livro sobre agulhas numa biblioteca de livros sobre palheiros Pág. 53

PARA O RESTO DA RESENHA, CONFIRA O BLOG ~>

site: http://citacoesentreaspas.blogspot.com.br/2014/10/resenha-doctor-who-shada-por-gareth.html

Nandearah 17/10/2014

Sabia que era um episódio não filmado escrito por Douglas Adams e, juro, fiquei perdidinha vendo o livro assinado por outro autor. Tipo...? Mas, antes de falar sobre a história em si, tentarei explicar essa parte: o livro é, sim, o, digamos, rascunho de um episódio escrito pelo autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas foi organizado, modificado e finalizado por Gareth Roberts que, por isso, teve o seu nome publicado ali, ó, na capinha desse livro lindo. Aliás, quanto mais eu lia o livro mais brava ficava por ele não ter sido filmado. Cara, certeza que estaria no top de episódios favoritos! Sabe aquele livro que te faz sentir muitos sentimentos? Então. Eu fiquei puta, eu fiquei brava mais porque sabia que não tinha um episódio sobre essa história do que por causa dela em si e ri, ri muito além de, claro, ficar perdida umas quatro vezes durante a história mas, por favor, estamos falando de Doctor Who.

Apesar de toda a minha empolgação com Shada, demorei para lê-lo. Por umas duas vezes, li o parágrafo inicial, dei uma risadinha e coloquei o livro juntos com os demais. Por quê? Ah. Eu tenho aquilo de não querer que algo acabe e, para que isso aconteça, acabo nem começando esse algo. É complicado entender? As melhores séries e livros eu deixo pra ler depois ou quando só li/vi coisas ruins e necessito de algo bom pra voltar a ter fé na humanidade. Mas, depois de ter me proposto que eu apenas lesse e visse o gostasse, acabei pegando o livro e lendo-o em poucos dias.

O livro narra a história de Skagra, que quer dominar o universo com uma tal de Mente Universal. Sua intenção é roubar todas as mentes que ele considera relevantes e poderosas e anexá-las à sua, de modo que as tenha sob controle e possa dominar todos os seres existentes. Pouquíssimo petulante, super pé no chão, um amor de pessoa. Para que tal objetivo possa ser cumprido, ele quer chegar à Shada a prisão esquecida dos Senhores do Tempo. Por que esquecida? Amigo, eu tive de ler o livro todo pra descobrir, não te contarei essa informação de graça, oras.

Só que há um problema: ele tem de ter o livro O venerável e ancestral livro das leis de Gallifrey em mãos para poder descobrir a localização da prisão. E onde caralhos está esse livro? Nesse lindíssimo planeta que vive se metendo em confusões extraterrestres. Para ser mais exata, o livro está em Cambridge, sob o cuidado do super simpático professor Chronotis que é um Senhor do Tempo aposentado, aliás. Um dia o professor, no intuito de ajudar seu aluno Chris Parsons, diz que ele pode pegar todos os livros que precisar de sua biblioteca pessoal. Adivinha qual, além dos que eram de sua necessidade, o lindo pega? Exatamente. Algum tempo depois, o Doutor chega alegando que o professor havia enviado uma mensagem para ele pedindo que fosse vê-lo o mais rápido possível. Chronotis lembra-se disso? Não. Aí, em meio à essa confusão de "coincidências" um monte de bagunças têm início.

Durante boa parte da leitura eu me perguntava como alguém que não acompanha Doctor Who, que nunca ouviu falar da série, que nem sabe do que ela se trata, reagiria ao livro. No mínimo, pensaria que quem escreveu, quem leu e quem entendeu muito de lá é maluco e nem tiro a razão de pensarem assim, inclusive gosto. Doctor Who tem esse dom de te fazer se sentir deslocado do mundo e adoro-a por isso. Cara, é amor demais essa série. Aliás, é muito óbvio da minha parte dizer que amei o livro? Que indico muito? Que indico a série também? Sim? Ok, eu sei. Mas, sério, amei o livro, indico demais e a série é linda, vocês precisam assistir.

site: http://ternatormenta.blogspot.com.br

Jana 25/09/2014

Começo a resenha avisando que esse livro é tanto para os fãs de Doctor Who/fãs do Douglas Adams quanto para aqueles que não são admiradores assíduos de nenhuma das duas coisas. "Doctor Who: Shada" é uma opção maravilhosa para qualquer pessoa que goste de ler uma boa e coerente história de ficção científica.

Eu sou fã de carteirinha de Doctor Who, é um dos meus seriados favoritos, mas confesso que não estou familiarizada com o trabalho de Adams (não, ainda não li O Guia do Mochileiro das Galáxias!). Então quando vi que o livro nada mais era do que uma versão estendida de um episódio perdido de uma das séries mais antigas da TV britânica eu simplesmente tive que ler.

Tendo em mãos os roteiros que Adams escreveu para o episódio, Gareth Roberts foi contemplado com responsabilidade de compilar e adaptar tudo para um livro. Posso dizer que ele finalizou o trabalho de Adams com maestria. Era como se eu estivesse assistindo um episódio de Doctor Who na minha cabeça!

Chris Parsons é um cientista e estudante da Universidade de Cambridge. A procura de alguns livros que o ajudariam em sua mais recente pesquisa, ele vai até a sala do excêntrico professor Chronotis e lá encontra, dentre outras peculiaridades, um modelo antigo de cabine policial londrina. Chris não dá muita atenção a cabine, o que ele precisa mesmo são livros. E ele sai de lá abastecido com vários, dentre eles um extremamente perigoso.

Chris logo percebe que o livro é diferente: além do dialeto indecifrável, o papel é resistente a praticamente qualquer tipo de atrito. Ele não sabe, mas aquele livro nada mais é que O Venerável e Ancestral Livros das Leis de Gallifrey trazido de um planeta distante. Percebendo o sumiço do livro, o professor Chronotis chama o Doutor que é assim como ele um Senhor do Tempo, e que chega com sua companheira Romana II.

A missão do Doutor e de Romana II é encontrar o livro que nunca deveria ter saído de Gallifrey, a terra dos Senhores do Tempo. É um livro que em mãos erradas pode fazer bastante estrago. E é exatamente esse livro que o vilão, Skagra está procurando. É uma parte essencial no seu mais terrível plano de dominar o universo.

Com esse enredo que pode parecer complexo em um primeiro momento, a história se desenvolve com muita ação e corre-corre. O Doutor tenta impedir a qualquer custo que Skagra consiga realizar seja lá o que ele queira. Para isso, ele viaja o universo em sua TARDIS (a tal da cabine de polícia) com Romana e seu cachorro robô K-9.

O Doutor é um personagem diferente, dono de falas irônicas e engraçadas. Dei muita risada no decorrer do livro e ao terminar entendi por que os fãs chamam Douglas Adams de gênio. Deu para perceber que a história não é a das mais simples, mas mesmo assim a leitura foi fácil. O texto é muito inteligente e detalhado, mas sem ser cansativo. Quando dei por mim, já estava totalmente envolvida com a história.

Não ficaram pontas soltas e, creio que devido ao trabalho de Roberts, aqueles que não estão familiarizados com o universo whovian não ficam se entender nada. Todos os termos e pontos do mundo dos Senhores do Tempo são bem explicados. Os personagens não são nada superficiais e são bem delineados. Terminei a leitura com uma vontade louca de ler alguma coisa parecida e de rever todos os episódios de Doctor Who. Não estou acostumada com livros de ficção científica, mas dos que li até agora com certeza esse é o melhor!

site: www.aquelaborralheira.com.br

Bruno 23/09/2014

Doctor...Adams?
O que mais nós poderíamos esperar das duas melhores coisas sobre o universo juntas?! Adam fez um arco ÓTIMO nesse livro de Doctor Who, que se fosse pra televisão iria ser episódio especial. Uma história muito bacana com o Doutor de Tom Barker, com todos os pregos em seus lugares no fim da história.

site: www.adamyoungwrites.tumblr.com

Ruriel 17/09/2014

Uma história tão simpática
Shada é perfeito para gerar uma interseção entre os Whovians que desconhecem a obra de Douglas Adams e os fãs de Douglas Adams que não sabem do que Doctor Who se trata. Visto que a aventura se passa com o Quarto Doutor, o humor genial de Adams fica ainda mais forte. Gareth Roberts soube adaptar perfeitamente essa novelização de um episódio que nunca foi ao ar. Vale a pena.

Lucas 11/09/2014

Shada, escrito por Gareth Roberts, adapta um roteiro de Douglas Adams para Doctor Who que não chegou a ser exibido. Na história, acompanhamos o quarto Doutor e sua companion Romana II.

Apesar de não ter sido escrito por Douglas Adams, o livro tem uma narrativa muito parecida com a do autor. Todo aquele sarcasmo apresentado na série O Guia do Mochileiro das Galáxias é visto em Shada, com várias tiradas e diálogos bastante engraçados.

O livro também possui aquele clima característico de Doctor Who. Durante a leitura, eu tive as mesmas sensações que tenho ao assistir algum episódio da série. Não só em termos de história, mas o humor também é o mesmo.

A narrativa é em terceira pessoa e acompanhamos alguns pontos de vista ao decorrer do livro. A leitura é rápida e a narrativa bastante envolvente, fazendo o leitor querer mais. Como dito anteriormente, tudo é bem a cara de Doctor Who, e junto com o humor, também vieram as reviravoltas. O final do livro me surpreendeu bastante. Algumas coisas talvez tenham sido um pouco mirabolantes, mas estamos falando de Doctor Who, então está tudo certo.

Claro que os fãs da série que já estão acostumados com a história e tudo mais gostarão muito mais do livro, mas eu recomendo o livro mesmo para aqueles que nunca a assistiram. Se a pessoa souber o mínimo sobre Doctor Who, ela pode entender facilmente a história. Mesmo quem não assistiu à série clássica (como eu), não terá problemas com o livro.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com

Luiza 05/08/2014

it's bigger on the inside
A primeira vista, o livro pode ser considerado chato. Lendo os primeiros capítulos (todos os capítulos são super curtos), talvez pareça mesmo clichê: uma série de desencontros, um professor velhinho meio louco, um livro super perigoso e um vilão impiedoso.

Mas, claro, se tratando de Doctor Who e de Douglas Adams, as coisas não ficam assim por muito tempo. Mesmo os desencontros foram perfeitamente traçados, e em algum ponto de toda esse trama, a história fica impossível de largar!

Acompanhamos então o 4º Doctor, Romana II e K-9 numa aventura super empolgante e perigosa rumo a Shada, que não existe, mas existe sim.

Gareth Roberts fez um trabalho impecável resgatando esse roteiro do genial Douglas Adams!

Agora, falando como fã e como alguém que não estudou para uma prova por causa desse livro: MEU DEUS DO CÉU QUE LIVRO MARAVILHOSO DEEEEEEEEEEEEEUS! A trama, o Skagra, a nave, o Professor E AQUELE FINAL ELETRIZANTE leiam esse livro tipo agora, é só isso.

Klaus 19/07/2014

Shada: A aventura perdida de Douglas Adams
Shada – Resenha
Douglas Adams nunca me surpreendeu tanto. Impressionante é a única palavra que consegue expressar o quanto gostei deste livro em poucas sílabas, claramente a presença de um roteirista de Doctor Who, Gareth Roberts, ajudou e muito a preencher lacunas e deixar o livro uniforme em diversos sentidos, e mesmo assim sem acabar com o humor ácido característico do aclamado escritor d’o Guia do Mochileiro das Galáxias.
A história não gira em torno de um personagem, ela é contada em terceira pessoa, porém consegue transmitir com clareza o ponto de vista de cada personagem e ainda dar alfinetadas no dia a dia humano ou se preferir do Planeta Azul.
Shada começa com o universitário de Cambridge, Chris Parsons apaixonado por Clare Keightley e tentando impressiona-la para que ela não vá para sua nova vida em Nova Iorque e como ele a impressiona???????
Não entre em pânico, ele só pega alguns exemplares de datação por carbono do pacato e simpático Professor Chronotis, porém é claro que algo de muita importância aconteceria. Junto à bagunçada biblioteca um terrível livro o colocaria em uma história muito maior que o seu pequeno e arrogante cérebro poderia pensar.
Logo se segue uma série de desencontros e reencontros, vilões e naves sofisticadas, cachecóis multi coloridos e correria, tudo e mais um pouco de que podemos esperar da melhor série do mundo de sci-fi (Ficção científica) Doctor Who e com é claro um extra de um dos maiores escritores da cultura nerd e um cara extraordinário Douglas Adam.
Se você já assistiu Doctor Who leia este maravilhoso achado.
Se você nunca assistiu, assista, e leia.
Enfim seja você quem for eu acredito que se ler esse livro você nunca irá pensar na humanidade como sendo muito avançada, essa pérola que só Shada pode ser vai abrir sua mente e preenche-la com uma visão diferente e te dará um ponto de vista melhor dos acontecimentos que nos cercam.
Creio eu que Shada mostra o quanto os humanos(nós) podemos achar que somos superiores e assim sermos arrogantes.Leia Shada e se sua mente não abrir para o mundo que o cerca ,podes ter teu dinheiro de volta , quer saber esquece leia que você ganha muito mais :D .

Lucas Silva ~

1 | 2 | 3 | 4 | 5