Doctor Who: Shada

Resenhas - Doctor Who: Shada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daiane251 17/03/2014

Doctor Who: Shada
Resenha publicada no blog No Universo da Literatura.

Acredito que você já deva ter ouvido falar de Doctor Who, ou até mesmo seja um fã do seriado. Pois bem, eu ainda não assisti a série de TV (embora já esteja providenciando para assistir), sabia um pouco sobre Doctor Who, mas tive contato direto com a história e personagens através desse livro. E o que posso dizer? Simplesmente entrei para o time de fãs! Esse episódio, "Shada", nunca foi ao ar, e foi escrito por Douglas Adams, o famoso autor de O mochileiro das galáxias, que também já trabalhou em alguns roteiros para série no ano de 1978-9. Tempos depois Gareth Roberts, também roteirista, teve a missão de escrever esse livro, recebendo então os roteiros de "Shada" e trabalhando em cima destes para a adaptação.

Em mais um dia normal na Universidade de Cambridge, Londres, Chris Parsons foi até a sala do professor Chronotis emprestar alguns livros para sua pesquisa. Ao adentrar a sala, vê uma velha cabine de polícia ali dentro, e muitos, muitos livros. O professor, um velhinho tão simpático, que ama chá e um tanto excêntrico não vê que o menino na verdade levou não somente os livros que precisava, mas também outro muito perigoso por engano. Chris, ao ver aquele livro, sentiu que ele era diferente, as páginas de um papel resistente de material irreconhecível, com escritos em um idioma indecifrável.

Mal sabia esse pobre humano que aquele livro era o "Venerável e ancestral livro das leis de Gallifrey", vindo do planeta Gallifrey, onde ficavam os Senhores do Tempo, trazido para terra (não deveria na verdade) pelo Senhor do Tempo aposentado: Professor Chronotis. Assim o professor chama o Doutor, e junto sua companheira Romana II. A cabine de polícia na verdade é uma TARDIS, uma máquina capaz de viajar para qualquer lugar no tempo e no espaço, ou em outras palavras, a 'nave' do Doutor. Eles precisam encontrar o livro, pois este jamais poderia cair em mãos erradas. Enquanto isso Skagra, vem a Terra procurar justamente esse livro, o qual é uma parte essencial de seus planos, e algo diz que eles não são nada bons...

"-(...) algo que aprendi sendo amiga do Doutor, Clare, é que o universo é cheio de coisas maravilhosas e oportunidades fantásticas. E você tem que agarrá-las com ambas as mãos. E torcer para que nunca acabem."

Bem, vou parando por aqui para não dar spoilers e nem contar demais, mas esse foi o comecinho da hist´ria, o ponta-pé inicial, porém acredite, ela vai muito além. Como eu contei acima, ainda não conhecia a série, mas ao ler o livro em nenhum momento me senti perdida. O autor nos dá uma boa introdução, diversas explicações sobre o que é a TARDIS, Senhores do Tempo, etc, então não há como se perder durante a leitura.

Quanto mais eu lia, mais o livro me envolvia. A narrativa é bem detalhada, e o humor presente é incrível. Diversas vezes me peguei rindo dos diálogos, que são inteligentes e com um toque de ironia ótimo e natural, principalmente nas partes do Doutor. E que personagem fantástico! Muito, muito bem trabalhado, ele é diferente, engraçado, e maravilhoso! Não só ele, mas todos os demais personagens percebe-se que foram primorosamente compostos, com suas devidas personalidades, enquanto lia era como seu eu pudesse vê-los perfeitamente em minha mente.

É perceptível a complexidade do enredo, porém a forma com que o autor narra faz com que o mesmo se desenvolva com facilidade e nós leitores acompanhamos tudo perfeitamente, imaginando e entendendo as cenas. A aventura criada é excelente, com um ritmo eletrizante, com tudo se encaixando ao seu tempo e reservando um desfecho que surpreende MUITO. Eu jamais imaginava que fosse me apaixonar tanto assim por este livro. Se você ainda não assistiu a série, não tem problema, leia! Se você já acompanha, não espere mais, também leia! Engraçado, delicioso de se ler, e surpreendente, Doctor Who – Shada está mais que indicado!

site: http://www.nouniversodaliteratura.com.br/2014/03/resenha-doctor-who-shada.html
Marcos 20/07/2014minha estante
Estou acompanhando o seriado mas ainda estou na 3 temporada , fiquei com medo de pegar alguns spoilers mas pelo que vi não tem nada disso! obrigado!

Antonio 30/01/2015minha estante
Marcos não sei se sabe, mas também existe a série clássica, recomendo assistir desde a série clássica até a atual.

Giovanna 20/06/2017minha estante
precisa ver a série pra ler?

Rebeca.Alves 29/12/2022minha estante
Eu sou suspeita em avaliar soou fã de Doctor Who, achei maravilhoso.

go5rae 24/06/2023

Um livro completo e interessante até pra quem nunca ouviu falar de Doctor Who. A história é uma mistura de ficção científica com romance que casa muito bem e constrói um cenário que suga o leitor pra dentro das páginas
A premissa simples, de um livro alienígena que foi "roubado" e um alienígena esquisito indo atrás dele se desenrola numa história muito mais profunda que tem resquícios de política (a de Gallifrey, mas vale) e filosofia
Um dos pontos mais altos é a química do Doutor com a Romana II e o K9, que foi representada com excelência e nos faz sentir parte da família incomum deles. Recomendo pra todos os tipos de público, você vai se surpreender pelo menos uma vez.

Silas 27/04/2021

Uma mente à frente de seu tempo
Shada tem uma força muito grande como aventura, tem uma potente energia de tudo o que é tão clássico a Doctor Who. E a criatividade impecável de Douglas Adams torna a historia ainda mais instigante enquanto se constrói divertidíssima.
Todos os personagens são curiosos, úteis, conectados; suas escolhas e suas atitudes são essenciais para mover a história adiante, em toda sua loucura crescente, deliciosa de acompanhar.
É o Doutor, insano, em seu melhor. São os companions cumprindo com excelência todos os papéis possíveis de serem exercidos, se desafiando, se reinventando, sendo as melhores versões de si. E é um vilão icônico, com um plano absurdo e uma mente, literalmente, bem avançada.
O universo é um lugar melhor por ter o privilégio de coexistir com Shada.

Flora 03/03/2024

Mal acabei e já quero ler de novo
Foi como reencontrar um conhecido que gosto muito depois de um longo tempo. Como fã da obra do Douglas Adams me senti lendo um livro dele, mas além dele ainda temos a energia do Doctor que tanto amo também, a história tem aquela complicação e confusão características que vão se explicando expandindo e conectando com o tempo. Um must read pra qualquer fã dos dois mundos, como já diz Hannah Montana ?the best of both worlds ?.

Cristine 03/04/2020

"Você é maravilhoso"
Para falar deste livro maravilhoso, vou tentar apontar os pontos positivos que me fizeram amá-lo

A história é muito bem construída, com um início lento, mas com um desenvolvimento exponencialmente bom, levando à um ápice estonteante, os mistérios sendo resolvidos e segredos descobertos pouco a pouco, os personagens consistentes e cada qual com uma profundidade e histórias próprias (não tão profundas, e nem tão superficiais, apenas contendo o peso necessário para o decorrer da história) e as pitadas certas de humor e romance, e muita aventura com o clássico da ficção científica nosso amado e maravilhoso Doutor Quem.

Madu 22/08/2023

Puro suco de doctor who!!
Se você é obcecado pela série como eu, ou simplesmente gosta de doctor who, você vai amar esse livro.

A história se corre como um episódio especial da série, como se propõe e é sensacional! Ri, quase chorei, tem 500 mil reviravoltas, um romance, filosofias sobre o bem e o mal, a vida.

Simplesmente o puro suco de doctor who e eu amei! A leitura é bem fluente e divertida também, me pegou de surpresa em muitas coisas.

Rubens 29/08/2020

Isso é tão douglas adams
Foi o primeiro livro que li de douglas adams, mesmo não sendo de douglas adams, acho que pegou bem seu espírito que eu quero ver em Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual vi apenas o filme, que dizem ser inferior ao livro, o que me deixa mais ansioso para ler o livro pois achei o filme engraçado. Enfim, minhas anotações do livro, espero que não contenha spoilers:

Aos 5 anos, Skagra concluiu sem sombra de dúvidas que Deus não existia. A maioria das pessoas que chegam a tal constatação reage de uma das seguintes formas ? com alívio ou com desespero. Somente Skagra reagiu pensando: ?Peraí. Isso significa que existe uma vaga disponível.?

Chris Parsons sentiu que o tempo o estava deixando para trás, e também que estava ficando sem tempo. Como era possível que o tempo fizesse ambas as coisas ao mesmo tempo, não tinha tempo para imaginar.

A ?missão? do Doutor, se é que se podia chamá-la assim, e ele jamais a teria chamado desse jeito, era simplesmente explorar, viver uma vida longa e recheada de maravilhas e emoções.

Fundado no ano sei lá o quê, por... fulano de tal, em honra de... beltrano de qualquer coisa cujo nome me foge completamente.

Jamais tinha gritado com um livro antes. (Além, é claro, de Fernão Capelo Gaivota. )

Não reconheceu o outro macho, mas lhe pareceu meio primitivo por fora e meio burro por dentro.

Jovem senhor

? É falta de conhecimento suficiente para ganhar uma eleição

? Você tem muito que desaprender, Bristol.

? Você é um homem bom, Doutor.
O Doutor sorriu de volta.
? Não, não sou. Na verdade, sou arrogante, convencido e terrivelmente desorganizado.

? Qual é o plano? ? perguntou Chris.
O Doutor abriu um largo sorriso.
? Não sei, mas vai ser divertido descobrir. Ande logo, Bristol.

? Só substituí por outro livro, mais ou menos do mesmo tamanho. Tentei encontrar uma lombada que combinasse perfeitamente, o conteúdo não importava...
? Que livro, Professor? ? exigiu o Doutor.
? Ah, um clássico terrestre, de um dos maiores escritores da história do planeta ? disse o Professor. ? Muito engraçado, muito profundo, queria tanto lembrar o nome, algo sobre pegar carona, e tinha alguma coisa com toalhas, ah, eu me lembro, sim, deixe-me pensar... sim, claro, era O guia do mochileiro das...

I.don't.know 13/09/2022

Não funcionou para mim...
Apenas não é o meu estilo... embora eu tenha curtido o cenário e o plano de fundo, simplismente acho que não me encaixo neste estilo ainda...

Giovanna.Soraggi 05/12/2020

Indo ao desconhecido
A leva de aventuras que o livro proporciona ao leitor é rica e agradável.
Não dá vontade de que nada tenha sido diferente, ou quase nada, como quando você se pega censurando algum personagem, mas o importante é que o papel de cada alma dessa história é relevante para seu desfecho.
A vontade tanto de ler o guia do mochileiro, quanto de assistir à temporada clássica do doutor desse livro, permanecem mesmo passado algum tempo, porque depois de lê-lo, é totalmente possível imaginar que a realidade em que o doutor existe cortará o seu caminho durante uma bela tarde.

Café & Espadas 21/05/2014

Resenha Shada
Antes de tudo, devo confessar uma coisa: não sou um dos maiores fãs de Doctor Who.

Não é que eu ache o seriado ruim, ou o gênero e a história em si não me atraia, definitivamente não. Simplesmente nunca tive a oportunidade de ter muito contato com as aventuras atemporais do Doutor, por já ser uma série bem antiga (começou a ser exibida no canal BBC em 1963!), extensa e com muitos arcos de história, e particularmente por uma questão de tempo disponível também, o que chega ser irônico.

Mas sou fã e conheço o trabalho do genial Douglas Adams. E quando me veio a notícia de que essa obra seria lançada, confesso também, que não foi o fato de ser um episódio perdido de Doctor Who que me chamou atenção, e sim o fato de ele ter sido escrito pelo pirado do Douglas.

Então quando adquiri Shada e comecei a me familiarizar com um dos universos de ficção científica mais admirados e famosos do mundo, entendi o porquê da paixão dos whovians. E eu posso ser um leigo quando o assunto são as viagens da TARDIS, mas conheço a escrita e as características peculiares e inerentes aos enredos elaborados por Douglas Adams, e posso dizer que o livro, sob a regência apurada de Gareth Roberts, uniu muito bem os dois.

Só uma observação: Não vou devagar muito sobre a polêmica que gira em torno do episódio Shada.Caso você queira saber mais sobre este assunto, recomendo a leitura do posfácio da edição, escrito por Garerth, e também uma matériaque publicamos aqui no blog já faz algum tempo sobre a obra. Sendo assim, vamos ao enredo.

A história de Shada tem início quando um vilão muito poderoso e inteligente tem uma idéia súbita, megalomaníaca e que, segundo seus cálculos, pode dar certo: espalhar a sua mente pelo universo e assim dominá-lo. Mas para isso ele irá precisar de um livro. E não é qualquer livrinho desses que você encontra em qualquer biblioteca de esquina: O Ancestral e Venerável Livro das Leis de Gallifrey é umas das mais preciosas – e perigosas! - relíquias guardadas pelos Senhores do Tempo, uma raça extraterrestre superior, que dominou a ciência e a tecnologia para realizar viagens pelo espaço-tempo, e que também tem a capacidade de ampliar a sua longevidade por um tempo, digamos... Demasiado extenso para os nossos padrões (e para todo o resto do universo, acho...).

Daí então, eles exploram o universo nessas viagens totalmente imprevisíveis enfrentando todo tipo de ameaças universais e conhecendo novos mundos, e no meio de todos esses planetas um foi escolhido por um Senhor do Tempo muito simpático chamado Chronotis para ser o seu lar e esconderijo da tal relíquia, e esse planeta - adivinhem só! – é a Terra.

Ao receber um sinal de socorro enviado pelo professor, o nosso Doutor, acompanhado de sua parceira Romana II e o cachorro-robô K-9, chega a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde todos os problemas e a grande aventura têm início, e para tentar deter Skagra eles irão receber a ajuda de dois terráqueos: Chris e Clare, um casal de cientistas bem improvável.

Douglas Adams nos deixou em 11 de maio de 2001 deixando um legado repartido em várias obras, e posso dizer com toda segurança que essa é uma delas. Shada está repleta de nuances do humor característico dele, suas assinaturas literárias estão lá, bem visíveis para os leitores mais atentos: inteligências artificiais mostrando personalidades puramente orgânicas, física e filosofia sendo expostas de uma forma divertida e atraente, e o desenvolvimento agradável de cada personagem durante a narrativa.

Gareth Robert também fez um ótimo trabalho romanceando esse roteiro, levando em consideração todas as dificuldades que há em fazer uma conversão como essa.

Ele mantém a essência dos personagens originais, e até mesmo quem não é acostumado com as loucuras do Doutor logo se sente um amigo de longa data, e se vê dando risadas das situações absurdas e das reviravoltas brilhantes. A escrita é leve, de assimilação rápida e direta, e o desenrolar dos eventos é hipnotizante, e tudo culmina para um final satisfatório. Abro aqui um parêntese para a cena onde Skagra pede para a nave ler O Ancestral e Venerável Livro das Leis de Gallifrey... não lembro de um livro ter me feito rir daquela forma.

A Editora Suma das Letras fez o básico nessa edição, mas um básico bem caprichado, o que deixou a leitura desse ótimo livro ainda mais prazerosa. A diagramação está ótima, erros de revisão mínimos e a capa é bem no estilo dos livros de ficção científica, com cores que nos transporta para um ambiente de enigmas flutuantes, que nos cercam por todos os lados.

Em geral, Shada é um ótimo livro. Mas ótimo mesmo! Sinceramente, não esperava a qualidade e a diversão que vi nas linhas – e entrelinhas - desta obra. E se você não conhece o universo de Doctor Who(assim como eu) essa pode ser uma ótima porta de entrada para essa saga lendária. E se você (assim como eu também) é um fã de Douglas Adams, fica aqui mais uma aquisição para a sua coleção, já que nesta obra a sua personalidade e brilhantismo se mantêm tão perceptíveis. Recomendo fortemente.

site: http://cafeeespadas.blogspot.com.br/2014/05/resenha-shada.html

Nathiipassos 01/11/2020

Perfeito
Todas as obras de Douglas Adams foram muito bem feitas, Shada mostra um Doutor diferente, enigmático e ao mesmo tempo com humor. Muito bem escrito, com as críticas sociais pertinentes à época e mesmo assim tão atual.

Karol 11/03/2014

Shada, Douglas Adams/Gareth Roberts
Shada é um livro delicioso, divertido e repleto de aventuras, como Whovian estou fascinada pelo livro e não há como lê-lo sem visualizar os traços e gracejos do Tom Baker, como a quarta encarnação do Doctor e também da Romana II, sua acompanhante.
O livro pode ser considerado um arco da série e cada uma de suas partes um episódio, não tem como ao final de cada parte não se pegar mentalizando o som de abertura da série (Doo Weee Doooo). Uma adaptação feita de forma magistral, ponto para o Gareth Roberts que trabalhou em cima do roteiro e nos permitiu ao longo de todo o livro reconhecer a escrita de Adams e seu humor característico (quem já leu a série O guia do Mochileiro das galáxias, conhece).
Para quem já curte a série britânica Doctor Who, o livro é a cereja do bolo, aquela peça que não pode faltar na estante, para quem não conhece, o livro é um convite a um universo de aventuras, garanto que entediado você não irá ficar.
Uma aventura fantástica, recomendo :D

Luis361 13/01/2024

Prazer, eu sou O Doutor!
Douglas Adams é com certeza um dos gênios que perdemos cedo demais. Não só toda a obra própria dele prova isso, mas também o posfácio escrito por Roberts nesse livro, comentando toda a relação dele com o roteiro descartado do episódio Shada, programado para a antiga série de Doctor Who.

Adaptando perfeitamente e sem perder a essência do roteiro original, Roberts demonstra sua paixão e habilidade pelo material, desenvolvendo muito bem todas as dimensões do trabalho, sendo possível sentir a mão do autor do roteiro em cada parte.

O quarto doutor é um dos meus favoritos, mesmo só tendo visto episódios soltos. Todos os outros personagens trabalham muito bem entre si, desde rivalidades a relações mais íntimas.

Destaco a Nave do antagonista, que em vários momentos me lembrou o robô Marvin do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Uma nave filosófica que tem orgasmos, só Doctor Who mesmo. Realmente é uma pena que ele nunca teve a chance de escrever para a série nova....

1 | 2 | 3 | 4 | 5