Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

Katia Rodrigues 03/01/2022

O reino do amor não é feito para os mornos
Disse e repito, Hilda ganhou meu coração à primeira vista ou melhor dizendo, ao primeiro poema. Uma voz feminina visceral, apaixonada e arrebatadora.

ária única, turbulenta

Tépido Túlio, o reino
Não é feito para os mornos.
Esse reino de amor onde és o rei
Por compulsão e ímpeto do poeta,
É feito de loucura, de atração
E não compreende tepidez, mornura
E vícios da aparência, palha, Túlio,
Tem sido o teu reinado, inconsistência.
Ou te transformas, rei de fogo e justo,
E, a quem merece, dás amor e alento
Ou se refaz em ira a minha luxúria
Me desfaço de ti, muito a contento.

Eu lírico ensimesmado em impulsos maníacos ou num lirismo desesperado, tentando sobreviver ao naufrágio que é o amor.

Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me.
E eu te direi que o nosso tempo é agora.
Esplêndida avidez, vasta ventura
Porque é mais vasto o sonho que elabora
Há tanto tempo sua própria tessitura.

Ama-me. Embora eu te pareça
Demasiado intensa. E de aspereza.
E transitória se tu me repensas
Katia, já?! Rs ?

Katia Rodrigues 03/01/2022minha estante
É bem curtinho, Júlia. Dá pra ler em um dia ?

Julia Mendes 03/01/2022minha estante
Katia, esqueci de comentar contigo, no outro post, um poema lindo dela (embora ela nem seja minha poeta preferida. ? Rs Sinceramente, sou totalmente time Adélia Prado! Rs ? ). Sim, o poema...

"Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,
Que a teu lado te amando,
Antes de ser mulher sou inteira poeta.
E que o teu corpo existe porque o meu
Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,
É que move o grande corpo teu
Ainda que tu me vejas extrema e suplicante
Quando amanhece e me dizes adeus."

Katia Rodrigues 03/01/2022minha estante
Ai, esse é lindo sim ?
Pra minha sorte achei o disco q vc mencionou no YouTube. Q lindeza! Uma música mais delicada q a outra ?

Adélia é maravilhosa tbm !!! ????

Eu sou time Cecília Meireles kkkkk ??

Julia Mendes 03/01/2022minha estante
Ah, que bom que vc achou! E gostou! Rs ??
Cecília Meirelles eu conheço bem pouquinho, Preciso ler mais dela. ? Mas nesse momento estou mesmo obcecada por Rainer Maria Rilke! ?????

Kakau 27/01/2022

O título já me prendera logo de primeira,sem hesitação.Nele,senti um certo grau peculiar de intensidade e sensibilidade.Abrindo o livro e explorando o seu interior,tive certeza disso.
Confesso que não conheço muito a biografia de Hilda Hist?e preciso corrigir isso?,mas os seus poemas denunciam o quão complexa,sensível e apaixonada a escritora é.Foi uma das impressões que mais saboreei durante a leitura.
Na primeira parte?que entra com o subtítulo Dez Chamamentos ao Amigo?para a minha infelicidade,não estava me conectando,da maneira que eu esperava,com o significado e a intenção dos escritos,muito menos conseguindo formular interpretações baseadas nas minhas próprias vivências.Havia um vazio entre mim e aquelas versos,que àquela altura me eram desconexos e despojados de sentido.Todavia,embora não muito entusiástica,não encarei a minha primeira impressão como um motivo para romper o andamento da leitura.Pelo contrário,estava curiosa para ver até onde isso iria dar.
Acabou que,sendo conquistada paulatinamemte,fui encontrando volúpia nos versos de Hilda Hist,além de muito aconchego,reflexão,identidade e reminiscências evocadas.De fato,o título da obra cumpre o seu papel:trouxe-me júbilo,memória e a constatação de que todos nós seremos eternamente noviciados da paixão.

"Enquanto faço o verso,tu decerto vives.
Trabalhas a tua riqueza,e eu trabalho o [sangue.
Dirás que sangue é o não teres teu ouro
E o poeta te diz:compra o teu tempo."
Isabel Maria 05/02/2022minha estante
Gosto bastante desse livro!! Sempre me pego fazendo releitura de alguns poemas.

Kakau 05/02/2022minha estante
Hilda Hist é muito intensa!Fazer releituras de poemas é ótimo,eu amo?

Géssica Ferreira 03/09/2021

Primeiro livro
Foi meu primeiro contato com a autora. Gostei da experiência. Os poemas são curtos, mas intensos. Quando tiver a oportunidade, lerei outras obras dela.
roses in winter 03/09/2021minha estante
recomenda?

Géssica Ferreira 03/09/2021minha estante
Sim!

Isadora.28 11/03/2022

Carnal & Intenso
Esse foi meu primeiro contato com a Hilda, eu conheci as obras dela (infelizmente) há pouco tempo.
Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão é uma das primeiras obras dela de poesia depois que ela estreiou na ficção e trata de algumas das muitas paixões as quais ela teve durante a vida, então ela traz bastante temas como amor não correspondido, solidão, entrega amorosa. E ta tudo normal até aí, porém, é Hilda Hilst e o domínio que ela tem das palavras é uma coisa tão bonita que só lendo mesmo pra saber! Também há uma parte "Poemas para homens do nosso tempo", onde ela dedica poemas para inúmeras pessoas (não necessariamente só homens) e indo atrás dessas pessoas a gente percebe que foram importantes figuras, todas de nacionalidade Russa ( ainda vou descobrir o porquê), onde ela homenageia e demonstra profundo afeto e admiração.
No geral, uma obra linda, que contempla temas diversos, assim como a vida. Impossível não se identificar com Hilda em algum momento, possui uma escrita magnífica e soube ser poeta no sentido mais profundo da palavra! Eu estou ansiosa para ler a prosa dela, em breve vou começar!
Leiam Hilda! Apreciem esta mulher, não percam tempo igual eu perdi, ás vezes corre o risco de tu não entender alguma parte dos poemas ou o poema em si, mas a própria poeta adverte: "Olha-me denovo. Com menos altivez. E mais atento."
Isadora.28 11/03/2022minha estante
ah sim, e as iniciais do título J.M.N fazem referência à Julio Mesquita Netto, jornalista brasileiro o qual Hilda era perdidamente apaixonada, porém é um amor não correspondido.

Juliana 14/02/2023

Avaliação injusta
Meu primeiro contato com Hilda. Não consigo me conectar com poesias e essa foi mais uma tentativa frustrada, infelizmente.
Alê | @alexandrejjr 14/02/2023minha estante
Ah, mas um dia a poesia certa vai te achar, Ju! Pode ter certeza!

sam | @msamlima 11/10/2020

Fui fisgada!
"... Quando o poeta fala
...
No possível infinito. Sabe de cada um
A própria fome. E porque é assim, eu te peço:
Escuta-me. Olha-me. Enquanto vive um poeta
O homem está vivo."

Não sou tão leitora de poesia quanto gostaria. E as vezes, quando a subjetividade é tanta que vira abstração, tenho dificuldade em mergulhar fundo e acabo cansando. Mas hilda é diferente.
Grande. Intensa. Poeta incurável. PROFUNDA. E mesmo assim, compreensível.
É uma leitura que - além de tudo - desperta muita curiosidade sobre sua vida, ideais e amores.
É possível também sentir que o fluxo de pensamento e foco da escrita vai mudando com os capítulos. Gostoso perceber. Minha parte preferida é a última, Poemas aos homens do nosso tempo, onde sua escrita apesar de não menos apaixonada é diretamente mais política.
Isadora1232 11/10/2020minha estante
Nossa, vc descreveu perfeitamente o meu sentimento ao ler esse livro! Hilda despertou em mim um interesse por poesia até então desconhecido. Amo!

jules salazar 25/04/2020

Primeiro contato com Hilda, esperava um pouco mais. Destaque para os poemas políticos e X de árias pequenas.
Amélie Cansada 15/07/2020minha estante
Acabei de encerrar a leitura das árias pequenas e copiei o X em um caderninho de notas. Foi meu preferido até agora

Anderson 29/03/2015

De poesia minha vida secreta
Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão foi escrito em homenagem a uma influente personalidade da comunicação de São Paulo por quem Hilda teve arroubos de paixão. Os poemas visitam e reinventam a tradição lírico amorosa portuguesa com um talento e inspiração inegável.

Nesse livro também está contido a Ode Descontínua Para Flauta e Oboé de Ariana Para Dionísio escrita em 1969 e posteriormente musicada por Zeca Baleiro.
A evolução do livro é fantástica, começando com cantos de amor singelos e acanhados que logo se debruçam sobre o desejo e terminam com Poemas aos Homens do Nosso Tempo. A poesia da Hilda é profunda.

Deixo aqui o link para playlist das Odes musicadas para ilustrar o profundo afeto, de Hilda e Ariana para Dionísio.

lAvia 04/05/2024

Noviciado
?Meu precioso tempo não pode ser perdido com os poetas?. Irmão do meu momento: quando eu morrer Uma coisa infinita também morre. É difícil dizê-lo: Morre o amor de um poeta. E isso é tanto, que o teu ouro não compra, E tão raro, que o mínimo pedaço, de tão vasto Não cabe no meu canto."

Belle 13/08/2018

Com uma extensa obra, abrangendo poesia, prosa e teatro, Hilda Hilst é considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira no século XX.
O livro “Júbilo, memória, noviciado da paixão” é uma das obras mais lidas da autora e marca uma fase de sua carreira; após se dedicar a outros gêneros literários, Hilda volta à poesia com esse livro e se debruça em diversos temas: a entrega amorosa, o temor da morte e temas políticos.
O livro, apesar de pequeno, abrange essa variedade temática de forma bastante sensível e contundente. Se no início da obra encontramos poemas lindíssimos sobre amores urgentes, encontramos ao final uma parte dedicada “aos homens do nosso tempo” que mostra a maturidade da poeta em transitar em diversos temas com a mesma competência e emoção.

site: https://www.instagram.com/p/Bl8IObWHbLK/?taken-by=jubiloememoria

Mariana Dal Chico 16/10/2018

“júbilo, memória, noviciado da paixão” de Hilda Hilst é um livro de poesias pequeno e poderoso. Foi lançado pela primeira vez em 1974 e é um dos títulos mais lidos da autora.
“Júbilo, portanto, imprime a forte marca da prosa nos temas caros à poeta: a entrega amorosa, devoção mística, o anseio pelo encontro, o temor da morte”
Os poemas começam com declarações de amor, mas vão crescendo em intensidade, que é tão característica da escrita da autora e o que me fez morrer de amor por sua poesia.
Com a leitura de mais poesia nesse ano, descobri que gosto de poemas curtos, com versos livres e de forte intensidade sentimental. E encontrei tudo isso nas páginas escritas por Hilda Hilst.
Esse é um daqueles livros de poesia que não vão voltar para a estante e sim ir para a mesa de cabeceira.
“Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
E era como se a água
Desejasse
Escapar de sua casa que é o rio
E deslizando apenas, nem tocar a margem.
Te olhei. E há tanto tempo
Entendo que sou terra. Há tanto tempo
Espero
Que o teu corpo de água mais fraterno
Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta
Olha-me de novo. Com menos altivez.
E mais atento.”
Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/Bo_gDO7HIqK/

Debora.Vilar 29/06/2019

Ode a humanização
A obra Júbilo, Memória e noviciado da paixão de Hilda Hilst foi lançada pela primeira vez em 1974 e, representa a madurês de uma escritora completa; considerada uma das melhores do século XX. Hilda Hilst é reverenciada pela crítica como deve ser e Júbilo, Memória e noviciado da paixão é o seu livro mais estudado. Destila uma poesia com profunda autorreflexão sobre temas inerentemente humanos. O eu-lírico ocupa-se da morte e do amor, da saudade do amor Tulio e, contempla à natureza em versos de elegância.

O que aprendi com a poesia de Hilst é sobre o que é a essência da beleza humana, ter crise de consciência, medo, sofrer por amor, se preocupar com o que pensam sobre a gente etc. tudo isso manifesto com a delicadeza desses sentidos que nascem no no mais profundo espaço do espírito.

null 22/02/2020

Paixão
Mais doce e apaixonado que Vinicius, com história e com sensualidade, alma e coração. Me vi em várias máscaras diferentes como se escrevendo cartas a amores próximos e distantes.

Arthur Pacheco 11/03/2020

Paixão segundo Hilda
Meu primeiro contato com Hilda foi sua grande coletânea de Prosas. Passei uma breve olhada nas páginas e assim, decidi, não pegar elas por enquanto.

Considerei suas poesias a minha porta de entrada para sua literatura, para o seu mundo. Por quê? Por que no mesmo instante que peguei nas suas prosas, peguei em suas poesias. E aí... Achei uma que me deixou praticamente sem chão. Tão curtinha, mas extremamente forte. Lembrei de Clarice: Um soco no estômago. Não lembro agora qual era. Mas com certeza foi inesquecível.

Júbilo, memória, noviciado da paixão. Comprado em promoção. Me tocou fortemente. Quando passava as páginas... Sentia que eu era Túlio. Era pra mim? Eu me relacionei totalmente. Então. Sim, acho que sou este Túlio. Não faço ideia de quem seja. Mas certamente ficamos no mesmo lugar quando lemos estes veros.

Eu sabia que ler Hilda não seria fácil, aventurei-me e não me arrependo. Recomendo a todos. Tão natural que chega a ser gostoso.

_maricobucci_ 20/04/2020

Feliz acidente
Hilda nos mostra um amor sincero, maduro e sensual. Apesar do maravilhoso conteúdo de seus versos, o que quero destacar aqui é o modo como ela não faz uso de rimas propriamente ditas, mas sim de fonemas semelhantes para criar um ritmo no texto. O resultado é despretensioso, como se fosse apenas uma conversa de Hilda com o amado, cuja musicalidade tivesse sido apenas um feliz acidente.