Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Contos Gauchescos & Lendas do Sul João Simões Lopes Neto




Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul


35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Canafístula 08/04/2012

Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto
Contos Gauchescos é, sem dúvida, uma obra prima da literatura gaúcha. A leitura desse livro encanta qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil, mas em especial aos gaúchos, que fazem parte dessa cultura tão maravilhosa narrada ao longo do livro.

A leitura é bem agradável e prazerosa, acredite! Sei que há todo esse terror em torno dos livros do vestibular, mas até agora os livros da lista estão me agradando bastante. E esse é um deles.

Confesso que a leitura, apesar de ser bem agradável, não é das mais fáceis e tranquilas. É preciso prestar muito atenção ao que o Blau narra. De preferência, escolha uma edição do livro aonde há notas no rodapé explicando o que é narrado, já que este livro é cheio de termos regionalistas desconhecidos para o pessoal gaúcho do século XXI – imagina para o pessoal de fora do Rio Grande do Sul! Portanto, é aconselhável ter esse recurso de ajuda durante a leitura.

Mesmo tendo esse empecilho de não ser uma leitura muito fácil, o livro é encantador, mesmo! As aventuras narradas por Blau Nunes além de demonstrar o orgulho e a bravura do povo gaúcho, mostra também que todo gaúcho, por mais sisudo que for, tem sentimentos, e por que não teria de ter, patrício?

Caso você demore em concluir a leitura, não se preocupe. Esse livro exige um pouco mais de paciência do que os demais, até porque também é um livro de contos. Leia um conto por vez. Faça pausas entre a leitura de um conto e outro. Não leia o livro em lugares agitados ou com muito barulho, procure dedicar-se a ele em momentos calmos, como antes de dormir, por exemplo.

Minha conclusão final para esse livro é de que ele é uma leitura complicada, mas que vale a pena, com certeza. Não deixe de ler, mesmo que faça vestibular ou não!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/
comentários(0)comente



clarabrutti 25/05/2024

Todo gaúcho tem que ler!
Como gaúcha, ler esse livro e saber da importância dele na literatura hoje em dia é uma sensação incrível, honrosa. Cada conto traz uma mensagem incrível sobre essas terras lindas do Rio Grande do Sul, ler elas e entender seus significados e valores é maravilhoso. Entre os contos oque mais me chamou atenção foi um dos mais curtos, "O boi velho" mas que trouxe um reflexão triste e verdadeira por trás do boi Cabiúna. "Juca Guerra" e "Os cabelos da china" também trazem uma história linda, em que o pai morreu pela filha. "Jogo de ossos" narra de um jeito poético e amoroso a morte de um recém casal enquanto bailavam juntos.
comentários(0)comente



Pandora 11/12/2012

O "Contos Gauchescos" é uma coleção de histórias contadas (talvez até vividas) pelos gaúchos do fim do século XIX e inicio do século XX. É um livro lindo, mas a linguagem do livro para mim tem sido complexa.

Estou cem anos separada do mundo do Simões Lopes, pertencemos a partes muito diferentes do Brasil, vivemos e ouvimos vidas muito diferentes, temos trajetórias de vida difíceis de conciliar.

E no entanto... eu me pego ouvindo/lendo o Simões passar parágrafos e parágrafos descrevendo as mudanças de tons do céu ao entardecer, a beleza das Três Marias e observar esses detalhes é coisa tão tipica de mim que com todas as experiencias que nos separam finalmente me vi unida a esse homem distante no tempo no prazer de apreciar e descrever o esplendor do céu em fim de tarde e a grandeza das constelações noturnas.

As diferenças que nos separam de repente tornam-se insignificantes frente ao que nos unem... E a vida flui em torno de quebra de preconceitos e estereótipos fraquinhos e fortes.
comentários(0)comente



JH 18/11/2012

O linguajar regionalista tão enfatizado na obra torna o livro maçante, mas é também através dele que Simões de Lopes Neto marca a cultura gauchesca. E consegue retratá-la de forma convincente e, várias vezes, envolvente.

É interessante como a cultura de criação do gado marcou o comportamento do povo do Rio Grande do Sul de outrora. A lida com o gado e o cavalo, inclusive, criam expressões que são transportadas, mais ou menos como metáfora, para outras situações cotidianas, ao se descrever as relações familiares, a mulher, os superiores, etc.

Pelas histórias de Blau Nunes, aceitamos o gaúcho como um homem rústico, mas mui nobre. Sangue quente, bravo e guerreiro, também é leal, independente e conquistador.

O que fica, ao virar da última página, é um certo enternecimento, uma certa admiração pelos feitos destes bravos homens de outrora com suas peculiaridades, que construíram uma terra, um povo, um modo de vida.
comentários(0)comente



Dani 17/01/2013

Contos e Lendas
O livro em si é muito bom, porém é divido em dois: Contos Gauchescos e Lendas do Sul. O Contos é ótimo, muito interessante e a linguajem bem difícil até(típica do sul). O Lendas já mais entediante e difícil compreensão, pelo menos pra mim foi. Mas quem tiver interesse mesmo e entende das coisas gaúchas, com certeza vai gostar.
comentários(0)comente



Paulo 11/04/2018

Poucas páginas, grandes histórias
O autor consegue contar grandes histórias em poucas páginas. O regionalismo, muito bem costurado, lembrou-me grandes momentos de Érico Veríssimo e Guimarães Rosa.
comentários(0)comente



Sérgio 23/01/2016

Contos Gauchescos | Por Sérgio Salles
Olá, tudo bem?

Li este livro na época da escola, na 5a ou 6a séries e foi uma experiência "traumatizante".
Uma narração complexa, com português castiço, com muitos verbetes, gírias e ditatos regionais que tornam a leitura muito difícil.
Sinceramente, do ponto de vista histórico e cultural, tem todo o seu valor mas, a narrativa é extremamente difícil de assimilar.
Boa sorte para quem tiver que ler, beba muita água e, depois me conte a estória pois não consigo lembrar nada além da capa.

Fiquem com Deus
comentários(0)comente



isa.dantas 13/02/2017

Infelizmente, a parte de contos é de difícil compreensão por conta de vários termos gaúchos. Por 90% do livro, quis que o editor tivesse feito notas de rodapé. Na parte de lendas, a leitura volta ao 'normal'.
Fabiano Peixoto 26/05/2017minha estante
Isa, tudo bem?

Se quiseres tenho o PDF com às referências completas a linguagem. Vale muito a pena.

Grande abraço.

fabianopeixoto@gmail.com




Julia.Evelin 10/01/2023

Gaúchos
Sou gaúcha mas confesso que é uma leitura muito difícil e lenta, na maioria são histórias muito confusas, só li pra deixar como lido mesmo. ¯?\?_???_???_?/?¯
comentários(0)comente



Eder 13/08/2022

Um patrimônio cultural do RS
Muito show o livro, ainda mais para pessoas que moram no Rio Grande do Sul. Aqui estão reúnidos vários contos, a maioria deles narrado por Blau Nunes, um baita contador de histórias. Durante essa leitura encontrei emoção, irônia, muita mas MUITA comédia e até contos BEM sangrentos. A leitura é bem difícil por ter um vocabulario bem desconhecido para a maioria das pessoas, entretanto não creio que isso seja desculpa para não ler-o. Valeu a pena conhecer esse livro, e aqui irei citar os meus contos preferidos:
Trezentas onças: Lindo e emocionante, um dos que mais gostei.
O mate do João Cardoso: Muito engraçado, e até pode ser visto nos dias de hoje para pessoas que tomam um bom amargo com os amigos!
Deve um queijo!: Um dos mais entraçados. Gargalhei lendo esse.
O boi velho: Esse aqui é mais um bem emocionante e reflexivo, que vale demais ler.
Correr Eguada: É um relato bem sangrento de certas diversões no mínimo peculiares que aconteciam no passado. Não há nada como tomar mate e correr eguada! Kkkkk
Jogo do Osso: Achei esse muito interessante, e sangrento no final. Curti.
O " Menininho" do Presépio: Fala sobre uma história bem inesperada acontecida durante uma véspera de natal. Surpreendente e cômica, de certa maneira.
comentários(0)comente



Mateus.Cadore 07/09/2015

Um exímio narrador
Simões Lopes Neto é um verdadeiro narrador Benjaminiano.
comentários(0)comente



Samu 28/04/2016

Bom
Uma leitura com o tipico sotaque do sul. As vezes algumas palavras precisam ser traduzidas aos mais novos e menos ligados a cultura gaúcha, mas vale pelo seu encanto! As lendas são lindas e emocionantes! Ótimo livro.
comentários(0)comente



Vinnylit 12/10/2023

Mas bah tche!!!!
Em "Contos gauchescos" somos apresentados a alguns contos que contam a história e os costumes do Rio Grande do Sul. Uma mistura de expressões e misticismo se entrelaçam na construção de uma narrativa regionalista ímpar.
comentários(0)comente



João Sales 14/01/2021

Apresento-te Blau, o vaqueano!
Entonces, para o patrício que se vê assoleado, capeando despacito pelos pagos, e deseja uma ponta de tradição, que tal apreciar as histórias deste taura haragano Blau Nunes? Posso dizer sem entono que fiquei entropigaitado com essa obra macota, estivada de causos. Não há de existir paisano que não se contente.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR