Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Contos Gauchescos & Lendas do Sul João Simões Lopes Neto

Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Fabio.Ribeiro 12/03/2024

É uma obra clássica da literatura gaúcha. Para que seja compreendida, há de ser lida com os óculos do tempo no qual foi escrita, caso contrário, se corre o risco de anacronizar a leitura. Digo isso porque muitas vezes o meu olhar contemporâneo pensou "isso aqui é um absurdo!". E que bom que hoje pensemos assim, diferente de antes! Enfim, fora esses aspectos mais polêmicos, muitos contos trazem, além de um mágico lirismo, o paradoxo entre simplicidade e complexidade, marcantes num mundo rural e popular. Mundo esse calcado na mescla entre religiosidade, crendice, mistério e retóricas das mais diversas para explicar o cotidiano, sempre circundado de magia e com toques, às vezes, macabros - o que, convenhamos, deixa a narrativa rica e nada entediante.

Analkm 25/03/2024

Tradicionalismo Gaúcho
Criada no Rio Grande do Sul, é sempre uma honra ver as nossas lendas, os nossos causos, os nossos contos sendo espalhados pelo mundo. Com uma linguagem simples e regionalista, Simões Lopes Neto traz um pouco da vivência campeira do gaúcho e das suas aventuras ? que são transmitidas por aqui sempre com o chimarrão em mãos, hehe ?, um livro que realmente vale a pena ler!

João Sales 14/01/2021

Apresento-te Blau, o vaqueano!
Entonces, para o patrício que se vê assoleado, capeando despacito pelos pagos, e deseja uma ponta de tradição, que tal apreciar as histórias deste taura haragano Blau Nunes? Posso dizer sem entono que fiquei entropigaitado com essa obra macota, estivada de causos. Não há de existir paisano que não se contente.

Vagner46 03/06/2012

Contos Gauchescos
Uma excelente leitura para quem deseja aprender alguns costumes aqui do Rio Grande do Sul. Recomendo para todas as pessoas, vocês não irão se arrepender!