O garoto da cadeira de rodas voadora

O garoto da cadeira de rodas voadora Almir Correia

Resenhas - O garoto da cadeira de rodas voadora

z..... 09/01/2014

A história fala de sonhos e a persistência em realizá-los. O protagonista, um criativo adolescente desenhista, tem a rotina de sua vida alterada com um acidente e, através das HQs, cria um mundo fantástico e metafórico sobre as dificuldades que passou a enfrentar como cadeirante. Neste mundo, Rondonópolis, as pessoas nascem em cadeiras de rodas, sendo o local abalado pelo nascimento chocante de um menino sem elas, recebido como um anormal e que sente todas as dificuldades possíveis na cidade não preparada para sua presença. O adolescente viaja nas metáforas externando suas dificuldades no mundo real e nunca desiste da busca e vontade de publicar suas histórias. Essa é a mensagem. O que não gostei foi do final repentino, que me pareceu sugerir duas coisas: a morte alcançando alguém com a certeza de nunca ter desistido de lutar por seus objetivos (enfrentando todas as dificuldades surgidas) ou então uma nova etapa na realização dos sonhos, com o menino estimulado a alçar voos por novos caminhos em sua fértil imaginação e determinação de vida. Preferi ficar com essa interpretação, para essa história, que afinal tem uma positiva e metafórica mensagem.