Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Resenhas - Eleanor e Park

Devinho 20/04/2020

Lindo... e triste.
Ler a este livro me fez lembrar de muitas coisas e acontecimentos que já se passaram pela minha vida... Eleanor & Park é um mix de sentimentos... é doce, mas também existe um toque amargo em sua composição, mas a amargura não faz com que fique ruim, e que na verdade, é necessário. A amargura é representada pela vida que a Eleanor leva. As coisas que passa em casa, a dependência de toda a família de morar com o padrasto que é alcoólatra, a falta de amor dentro de casa... e isso somou muito para que o caráter dela fosse formado, ela tem respostas curtas e talvez chegassem a ser grossas pra quem as ouvia/lia, mas foi justamente isso, assim como todo o seu
visual, que fizeram com que o Park se apaixonasse por ela. Ele é a parte doce que chega para acabar com qualquer amargura que exista ali. Eleanor e Park fala sobre autoconfiança, sobre o amor próprio e à autoestima. Eleanor não conhecia nenhuma dessas coisas. Park a ensinou de maneira sutil sobre o amor, que sempre há esperança, e que a força para suportarmos os problemas da vida podem estar em um lugar que nunca imaginaríamos que existisse, como o banco ao lado no ônibus que você vai para a escola, ou o seu armário... quem sabe?

A leitura inicialmente estava lenta, mas depois percebi que foi necessária para moldar toda a composição da obra, e foi lindo de ver a evolução dos personagens e a maneira como se conectaram... Com certeza é um dos meus queridinhos de romance.
Juliane.Teixeixa 20/04/2020minha estante
Um dos livros mais lindos que eu já li.

Pdrosaleitor 20/04/2020minha estante
Amei esse livro, até apresentei trabalho na faculdade com ele, falando sobre o comportamento adolescente frente às dificuldades em casa, na escola... Não é nenhum um pouco imaturo e totalmente crítico e reflexivo.

KarinaSil 20/04/2020minha estante
Esse é um dos que nunca vou esquecer, só queria uma continuação ...

Devinho 20/04/2020minha estante
Eu adorei esse livro. Vou procurar mais livros da autora... me trouxe sentimentos incríveis, que adoraria senti-los novamente em próximas leituras

Barbara.Moreira 23/06/2020minha estante
Impossível não se apaixonar, leitura leve, engaçada, lindo!
Daqueles livros para deixar o coração quentinho!

Paty_leitora 15/08/2020minha estante
Um dos melhores da minha vida

Larissa 09/11/2020minha estante
Detesto dizer, mas esse foi um dos livros que abandonei, talvez seja pq eu estava lendo uma coleção no momento e não dei muita atenção para ele, mas com certeza vou tentar reler ele, vou dar uma segunda chance para essa história linda!

Devinho 09/11/2020minha estante
Lari, acontece muito comigo quando tô lendo coleções também. Acredito que a gente se apega à coleção e isso meio que cria um bloqueio para novas experiências! Mas eu amei este livro, e te recomendo!

AgnesFarias 07/01/2021minha estante
Eu amo o sentimento dos protagonistas um pelo outro, porém tenho que dizer, a maneira estereotipada e meio preconceituosa a qual o Park foi representado me incomoda um pouco...

duda 21/01/2021minha estante
lindo, lindo, lindo! Eleanor e park me mostrou uma outra versão do amor, um outro lado dele. Um tanto quanto lindo, e um tanto quanto doloroso. De uma rejeição, a uma amizade, a um amor inesquecível. Amo demais esse livro, estará pra sempre marcado em meu coração.

Coly 26/01/2021minha estante
Gente alguém me ajuda? Sou nova aqui, como faço pra ler??

Devinho 26/01/2021minha estante
Aqui não há opção de leitura, amiga. Só é pra organizar as leituras mesmo, como o que você quer ler, o que foi lido, e o que está lendo!

Gabi 30/03/2021minha estante
Um dos livros de romance mais triste e bonito q já li

Nicole 24/02/2022minha estante
Esse livro me fez pensar muito sobre o assunto, mas eu não gostei do fato que deixam o final em aberto. Mas a aventura é perfeitaaaa

vivimontr 29/10/2023minha estante
SPOILER

Livro INCRÍVEL
Final PESSIMO
Apenas isso.

Queria Estar Lendo 10/08/2020

Resenha: Eleanor & Park
Cinco anos atrás, eu li Eleanor & Park e gostei. A história escrita pela Rainbow Rowell é um dos YA contemporâneos mais falados dos últimos tempos, e a editora Seguinte relançou aqui recentemente - e enviou este exemplar em cortesia para a resenha. Cinco anos atrás, eu não tinha o olhar crítico que tenho hoje. Por isso, resolvi fazer essa nova resenha pra falar como eu me senti com a releitura.

O livro é uma história sobre o primeiro amor, com todos os altos e baixos. Acompanha Eleanor em sua mudança para uma escola nova, lidando com situações tóxicas em casa e com os colegas; acompanha Park e sua família estável, mas as mudanças que vêm com a idade e com as escolhas a respeito de liberdade e independência. E acompanha os dois quando se conhecem e se apaixonam e vivem esse amor.

Cinco anos atrás, eu tinha caído de amores pela história doce e trágica que existe nesse livro. É um YA bonitinho, que dá voz a uma protagonista gorda com todas as sensibilidades da vivência da autora; mas também é um livro bem problemático, porque não tem a mesma sensibilidade ao falar sobre o Park. Ele é descendente de asiáticos e é nítida durante a leitura a falta que fez uma leitura sensível quando a autora tentou abordar a voz dele.

Eu não tinha me ligado nisso da primeira vez que li porque, honestamente, cinco anos atrás meu olhar crítico não chegava perto do que é hoje. E cinco anos no futuro eu talvez me torne ainda mais crítica; quanto mais a gente entende os problemas de diversidade e diversidade falha, mais fica difícil engolir histórias como essa.

E com o tempo de publicação e os anos que se passaram e a quantidade de críticas que Eleanor & Park recebeu pela representação asiática que a autora branca dá, é surpreendente que ninguém tenha pensado "hm, melhor uma edição nova com um olhar mais sensível sobre isso, em?". Esse livro vai virar um filme, e vai dar protagonismo a um garoto asiático que não foi escrito com o cuidado e a voz de alguém dessa etnia.

Eu li Eleanor & Park muito rápido porque é um livro extremamente bem escrito. Bem desenvolvido e resolvido. Tem muito carisma na narrativa da Rainbow, muita emoção e timing certo pra mexer com você. Mas isso não esconde as problemáticas racistas dele; mascara, mas estão ali.

Eu amo como ela construiu a Eleanor porque tem muita sensibilidade na hora de dar voz a uma garota gorda sofrendo bullying pelo seu peso, sua aparência e sua forma de se vestir. Dá pra sentir nos relatos e nos diálogos e nos medos dela o quanto isso é cuidadoso.

Com o Park, no entanto, perturba. Tem aquela coisa de saber diferenciar o pensamento do personagem do pensamento do autor; eu não vi isso aqui. A Eleanor tem ideias racistas a respeito do Park. O livro usa descrições e situações racistas a respeito do Park. Sua mãe é a definição de esteriótipo asiático extremamente caricato e não tem como isso estar ali para nada além de romantizar o preconceito da narrativa.

Coisas como "Park arregalou os olhos. Bom, tanto quanto podia. Às vezes ele se perguntava se o formato de seus olhos influenciava o modo como via as coisas." e "Quando olho para você, não sei se acho que você é bonito porque é coreano, mas sei que não é apesar disso." Tipo, sabe??? O que ela entende das vivências e dos receios e dos problemas de garotos coreanos pra falar sobre eles assim? Soa artificial e de uma artificialidade ignorante, porque é uma mulher branca escrevendo os terrores e intolerâncias que o Park vivia.

E meu deus eu perdi a paciência do tanto de vezes que a Eleanor se referia a ele como o "tonto do garoto asiático.". Se ele fosse branco, ela não se referiria a ele como nada além de "o tonto do garoto" que a gente sabe...

Não que ela não possa escrever. Mas não teve a sensibilidade ao fazer isso e IT SHOWS.

E eu tô aqui como mulher branca apontando coisas que me incomodaram, mas vi infinitas threads e artigos e resenhas apontando as problemáticas de Eleanor & Park antes de vir pra essa resenha. Inclusive, vou linkar algumas aqui:

Tem esse artigo "Eleanor & Park: quando romance e racismo andam de mãos dadas";
Esse relato de uma leitora coreana sobre como ela se sentiu a respeito do livro;
E esse artigo sobre "Os problemas de Eleanor & Park". (no link da resenha tem acesso aos artigos)

Se você fizer uma busca em resenhas negativas do Goodreads, te garanto que tem mais um monte expondo os problemas.

Como eu comentei, Eleanor & Park tem uma construção boa e por isso consegue mascarar o abismo discutível de esteriótipos e fetichização e racismo a respeito do Park. Eu acho uma pena, porque a história da Eleanor é muito bem feita e traz mensagens importantes a respeito de abuso familiar, abandono e gordofobia. Três temáticas pesadas, mas que são sensíveis e equilibradas na narrativa.

Mas não acho que seja um livro a se louvar e nem indicar. Tem muitos outros títulos sobre gordofobia a serem lidos, histórias que são impecáveis dentro de suas narrativas. Queria muito que a autora tivesse ouvido a comunidade que foi atingida por essas problemáticas e tivesse se retratado e melhorado, mas nunca fez isso - é só olhar comentários nos posts dela, qualquer crítica é completamente ignorada.

Enfim, não indico. Não comento mais a respeito. E se quiser ler histórias válidas e não-tóxicas sobre garotas gordas se apaixonando e vivendo primeiros amores, procure por Dumplin'. Amor Plus Size. Poder Extra G. Leah Fora de Sintonia. I'll be the One (inclusive, escrito por uma coreana e protagonizado por uma personagem coreana!). There's Something About Sweetie. To be Honest.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/08/resenha-eleanor-park_10.html

bibia 25/12/2020

muito preconceito
ok vamos lá, o livro inteiro tem MUITO preconceito tipo muito mesmo, tem machismo, racismo... por todo mundo até mesmo os personagens principais!
o romance deles é um romeu e julieta falsificado, mas eu gostei bastante do jeito que a escritora demonstra o quanto eles querem um ao outro
eu não gostei da eleanor mas eu senti muita pena dela, queria até parar de ler de tanta pena que eu tinha da menina sério

gio 23/06/2021

quando li achei meio besta, nn tem uma história uau e o plot é muito sem graça, nn gostei do desfecho e o relacionamento deles era sem graça também.
livro sem sal e sem tempero.
depois que me liguei nas problematicas do livro e da autora, gostei menos ainda.
Isabelle.Stofel 23/06/2021minha estante
li quando era pré adolescente e gostei dms, quais as problemáticas da autora??

Bebel 23/06/2021minha estante
Eu li qnd era adolescente achei maravilhoso, voltei a ler depois de qse 6 anos e fiquei "mds isso é uma fanfic basicona".

gio 23/06/2021minha estante
Há um tempo atras todo mundo no twitter tava falando como a autora se apropria de diversas etnias (não só nesse livro) e nn se aprofunda nelas (nos costumes, cultura, etc), por exemplo nesse livro, o Park é asiatico, mas ela basicamente só usa isso como aesthetic.

gio 23/06/2021minha estante
Há um tempo atras todo mundo no twitter tava falando como a autora se apropria de diversas etnias (não só nesse livro) e nn se aprofunda nelas (nos costumes, cultura, etc), por exemplo nesse livro, o Park é asiatico, mas ela basicamente só usa isso como aesthetic, além do park tem uma descrição ultra mega estereotipada.

duartte 04/06/2021

Esse livro te prende do começo até o fim, é muito fácil de ler, e é maravilhoso o desenrolar da história e tal, então se vc estiver em uma ressaca literária recomendo ler esse
Maria 04/06/2021minha estante
esse livro eh tão fofooooo

Wes 22/07/2021

Belo por fora, podre por dentro
De início, eu gostei, a leitura foi fluida até metade do livro. Os pontos positivos: não havia lido nenhum romance jovem ambientado nos anos 70/80 e eu simplesmente amo livros que possuem referências musicais, ainda mais de músicas boas.

Sinceramente, li algumas resenhas, e acho que sou o único que não gostou da Eleanor. Sim, ela sofre demais com a família e com o padrasto. Mas meu deus, que menina chata. Arranja briga por tudo. Me arrisco a dizer que o romance dela com o Park até foi tóxico em alguns momentos. Sem contar que ela é racista, né? "Mestiço idiota". Sério que a autora quis romantizar isso? Péssimo. Sem contar as descrições do corpo da Eleanor e todo o estereótipo sobre o Park.

Para mim, depois da metade do livro, a leitura ficou insuportável. Não acontecia nada. Um tédio que há muito não tinha com livros. Só foi começar a acontecer algo depois dos 85% do livro. Já o final, não achei tão ruim quanto vi dizerem. O final não é feliz, certo. Mas não achei nada que não podia ser esperado em um livro ruim.

Só dou 3 estrelas porque, honestamente, as referências musicais me pegaram. :)

iamdudis 07/12/2021

Então, mais um livrinho da minha meta de 2021 e novas experiências também.

Este livro me incomodou muito no início por conta de ter muitas falas, racistas, xenofobicas e gordofobicas. Se não fosse isso o livro merecia muito mais de 3,5, mas essas coisas pesam para mim, e é isso.

O livro se passa nos anos 80.

Eleanor é uma garota tão solitária e triste. Em vários momentos me identifiquei com ela no sentindo insegurança e receio de confiar nos outros. A família dela é a parte mais triste dessa estória. Além de ela sofrer bullying tinha que aturar o nojento do padrasto.

Parker Sheridan é um garoto tímido e que tem uma boa família. Ele detestando sua ascendência é triste demais. Parker é incrível depois com a Eleanor, fã de HQ (amo) e de punk Rock.

o livro tem representatividade, mas do que adianta se é para estereotipar? Eu hein.

O romance deles é bonito e triste. E o final condiz com toda a trama, mas o problema foi o último capítulo que deu a entender uma continuação o que deve ter irritado algumas pessoas.
Ester 22/12/2021minha estante
Sim eu amei esse livro só que eu procurei a continuação e não achei fiquei seccionada decepcionada

Ester 22/12/2021minha estante
Escrevi e errado

MariChalamet 28/05/2021

Eleanor e Park pra sempre no meu coração
O final é muito desesperador e triste, e alguns personagens secundários não foram bem desenvolvidos, mas todo o resto valeu a pena. O sentimento dos dois era tão palpável que às vezes eu até sentia também, aquele amor tão forte capaz de atravessar qualquer barreira. Eu amei, amei, amei!! ?
Jul 28/05/2021minha estante
Até hoje aguardando um segundo livro! Não superei esse final!!!

Let 29/05/2021minha estante
quero reler!! Não lembro de nada da história kkkkkkk

Natiii 18/08/2022

Eleanor e Park
Achei meigo mas como fiquei um tempo sem ler me perdi no meio. 3.5 por que não superou minhas expectativas! Bjos!
DANILÃO1505 18/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Bella Nine 25/10/2014

Eu e meu problema com essa autora...
Só eu que tenho um certo problema com essa autora? Porque, de verdade, é o terceiro livro dela que leio e ainda não cheguei à conclusão nenhuma sobre seus enredos.

Eleanor e Park me incomodou. Me agradou, admito. Gostei da coisa inocente, só não entendi porque raios eles precisavam parecer ter 12 anos em vez de 16. Porque, de verdade, isso me incomodou. E não venha você me dizer que as pessoas na década de 80 eram assim, porque não é verdade.

Eleanor vivia em um lar complicado, com uma mãe submissa que apanhava do marido. Segundo marido, diga-se de passagem. O primeiro casamento não deu certo e a gente não entende o motivo. Eleanor deveria ter sido aquela personagem perspicaz e não tola. Ela via tanta coisa dentro daquela casa e o mundo lá fora ela parecia tão idiota, tão infantil. Porque, na boa, se a menina vê o padrasto bater na mãe, como ainda pode ter ingenuidade e inocência nela? Achei isso tão sem lógica!

E o Park? Uma família perfeita, sem nada profundo. Ele se incomodava por ser mestiço e isso nunca me pareceu um problema. Achei ele simples demais, sem muito o que dizer. Mas eu gostei dos pais dele, gostei de como os pais foram colocados e como eram a base do mundo do Park. Mas, foi só.

Juliana1347 23/02/2015minha estante
Acho que a Eleanor no começo era muito fechada a intimidades, porque ela sofria constantemente bullying pelos demais alunos, então ela tinha receio, ela não acreditava que alguém pudesse gostar dela. Pelo menos, é isso o que eu acho...

Gerlânia 15/04/2015minha estante
Concordo com você. Li Eleanos e Park por indicação. Achei que faltou muitas respostas. Achei que a história precisava ser melhor amarrada. O final, ou melhor... não teve final.

Gaby 06/09/2015minha estante
Concordo! Eu tinha acabado de ler Fangirl, que eu amei, e decidi ler Eleanor & Park, estava esperando uma coisa parecida, já que ambos os livros são da mesma autora, mas acabei achando Eleanor & Park bem "sem sal". O livro é bem fofo, sim, mas tudo acaba acontecendo muito "devagar", o que, pra mim, acabou deixando a história bem cansativa e enjoativa.

Nati 15/10/2021

Eleanor e Park
Não tenho palavras para descrever a sessão de ler esse livro.Tudo foi incrível,a escrita,o posicionamento dos personagens.
Uma história de romance não obvio pela sociedade me trouxe uma visão diferente do amor,um amor q pode estar longe mas ainda está vivo,o jeito que vc se arrisca pela a pessoa que você ama,o jeito que você a olha,o jeito que você a trata,tudo absolutamente tudo faz diferença em uma história de amor.
Eleanor e Park aqueceu meu coração...
Aqueceu minha alma...
Aqueceu de certa forma minha vida...
Não achei que iria me impactar tanto assim.
aurora 15/10/2021minha estante
você achou alguma problemática nele? ouvi falar sobre

Gabyz.z 15/10/2021minha estante
Li esse livro tem tipo muito tempo. Eu era bem nova. Precisava reler pra ver essas problemáticas que todo mundo coloca hj

Nina 15/10/2021minha estante
Esse é o meu livro favorito da vida apesar de algumas coisas um pouco problemáticas na história. ?

Nati 16/10/2021minha estante
Olha sim tem alguns problemas,mas não são eles são pessoas de fora.

júlia 13/06/2021

história linda
confesso que não estava esperando muito, mas me surpreendi bastante, a história me prendeu do início ao fim, um romance lindo de dar inveja e aquecer o coração ??
fiquei morrendo de pena da eleanor e de toda a situação dela com a família, com certeza o richie é o personagem literário que eu mais odeio, que cara otario meu deus
o livro é muito bem desenvolvido, bem detalhado e os personagens são muito bem construídos, amei demais o jeito que mostraram o quanto eleanor & park se amavam, lindos demais ??
recomendo MUITO, livro perfeito demais entrou pro top 10 melhores, amei!!!
carolmpinto_ 13/06/2021minha estante
eu amooo esse livro

Lopes 14/04/2022

Uma leitura bem gostosinha, porém muito arrastada. Não preciso nem dizer que era o auge do clichê né
Aline.Clecia 14/04/2022minha estante
Eu gostei de ler ele + não é o melhor livro do mundo...

Shadai.Vieira 14/04/2022minha estante
Muitos clichês. Acho que funciona melhor para leitores adolescentes.

Sarah 04/07/2021

Eu simplesmente amei esse livro, estava esperando um romance clichê com um final clichê e por isso estava enrolando para ler.

Gostei da escrita da autora, foi o primeiro livro que li dela, história curta com capítulos curtos mostrando o lado de Eleanor e de Park. Terminei em 2 dias e poderia ter terminado em 1.

Importante lembrar que tem muitos gatilhos, o livro é cheio deles, como racismo, abuso sexual, abuso psicológico e muitos outros. Então fica o alerta.

O livro retrata o primeiro amor e como eles foram se apaixonando ao longo dos dias mesmo com todas as dificuldades e seus problemas individuais. Com relação ao final que vi muitos comentando, eu achei até coerente, mas confesso que queria saber mais, porém não estou decepcionada.