E o vento levou

E o vento levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Fernando.Dias 15/03/2022

História e personagens marcantes
Um livro muito bem escrito e traduzido (edição Record), proporcionando uma leitura fluída e agradável. As quase mil páginas passam rápido. Mas cuidado, se você espera uma super estória de amor, como anunciado na capa dos livros, pode se decepcionar (ao que parece a versão cinematográfica foi bem adocicada).
Acompanhamos a trajetória da personagem principal antes, durante e depois da guerra civil estadunidense. Há romance, mas o foco está mesmo no amadurecimento da mimada Scarlet O'hara e nas mudanças pelas quais passaram os estados sulistas envolvidos no conflito, especialmente a Geórgia. A autora faz várias críticas à hipocrisia e à superficialidade das tradicionais famílias sulistas, mas também questiona o despotismo e oportunismo dos ianques após a vitória. Mesmo levando em conta o contexto em que foi escrita, o ponto negativo da obra é tratar os negros como seres desprovidos de qualquer capacidade de autodeterminação, que precisam da tutela dos brancos para se integrarem adequadamente à civilização, como escravos (este é o motivo para não dar cinco estrelas). Mas ainda assim a obra vale como registro histórico, pois traz a visão dos perdedores, e ajuda a entender a insistência dos ex-estados confederados em manter por tanto tempo a segregação racial. A construção dos personagens, seus conflitos, angústias, sonhos e desilusões também merece destaque.
Enfim, certamente se trata de um clássico da língua inglesa. Um clássico da literatura mundial? Talvez nem tanto.

Loren Fernandes 15/03/2022

E o Vento Levou
As coisas aconteceram tão rápidas nesse livro, que não dava pra digerir muito. Era um acontecimento atrás do outro.
Foi bom ter acompanhado o amadurecimento de Scarlet, fiquei com raiva dela? Sim. Mas no final sofri junto com ela, chorei junto com ela.
Não gostei do final, eu senti o desespero de Scarlet, vi ela perdendo tudo!!
Foi de partir o coração esse final.
Não sei ainda se gostei hahaha. Estou em ressaca literária ainda.

aline203 10/03/2022

suco concentrado do sul dos eua
antes de qualquer coisa é importante salientar que qualquer nova edição deste livro deveria passar por uma revisão literária (ou notas de rodapé do tradutor) bastante cautelosa, além de pré ou posfácio escrito por historiadores e atores antiracistas, e se possível negros. não digo isso por conta dos personagens racistas mas a própria escritora usa expressões que não cabem mais nos dias de hoje...

o livro é um primor histórico, é a guerra civil americana contada pelo lado dos perdedores: os complicados e despreparados confederados. margareth mitchell é muito detalhista em situações que ocorreram na época, desde a moeda confederada, até o nome dos generais, este lado histórico é maravilhoso acompanhar. e vc prestar bastante atenção em algumas partes, você consegue entender pq Trump ganhou as eleições com tanto apoio do sul.

por outro lado, achei que a autora algumas vezes perde a mão na forma de como o relacionamento amoroso dos personagens principais Scarlett e Rhett é contada, alguns momentos me pareceu meio água-com-açúcar....mas são bem poucas vezes que isso ocorre.

de modo geral é um livro precioso, histórico e clássico. e como todo clássico deve ser lido, estudado e ressignificado.

Aly 07/03/2022

Lembro que quando eu tinha uns dez anos eu tentei ler esse livro, e claramente eu odiei. Porém lendo atualmente, percebi que esse livro é bem mais vasto do que eu conseguia notar! É um livro incrível.

Felipe.Mello 05/03/2022minha estante
Me deu vontade de ler! Rsrs

Talita Nascimento 05/03/2022minha estante
Leia é um ótimo livro, porém com uma protagonista difícil ! Rsrsrs

Dassa 21/02/2022

Sensacional.
Bem difícil descrever essa história, ainda mais meu primeiro clássico em TANTOS anos, sinto que agora ela já faz parte de mim. Não estou pronta para deixar os personagens, eles te tocam, te refletem, te condenam. Esse livro é uma obra de arte e, como tal, não é para apreciação de todos. No entanto, se você tem interesse pela historia dos EUA no século 19, ou gosta de uma história excelentemente construída, esse livro vai te encantar.
Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

Alex.Vargas 16/02/2022

Mimada, corajosa, assustada, teimosa, insensível, voluntariosa, alegre, cheia de vida, uma vaca... Simplesmente Scarlett O'Hara.

Claudia - @segunda.opiniao 11/02/2022

NEM SEMPRE PERSONAGENS PÉSSIMOS SÃO RUINS. HEIN?
Scarlett O'Hara é filha de um rico fazendeiro no sul dos EUA. Bonita, rica e mimada, a moça coleciona pretendentes do mesmo modo que coleciona vestidos. Aos 16 anos ela se convence de que "morre de amores" por um dos rapazes da redondeza, mas apenas quando o jovem firma compromisso com outra garota. (Seria despeito?) A partir daí começa a obsessão de Scarlett por Ashley Wilkes.

O cenário dessa história é a Guerra da Secessão, onde o norte abolicionista entrou em confronto com os escravocratas do sul. Com esse fundo histórico, a trama (centrada na parte derrotada) pode ser dividida em: antes, durante e depois da guerra.

Scarlett fará bom uso de sua beleza, agressividade, desonestidade e falta de escrúpulos para sobreviver aos tempos difíceis que recairão sobre o sul.

Embora o caráter da jovem seja péssimo, não dá para negar que ela é uma BAITA de uma personagem! Se Scarlett não possuísse tais características não teria sido bem sucedida num período em que até os homens encontravam dificuldades para se reerguer. É claro que os defeitos da moça inspiram o respeito do leitor, mas não a admiração.

Um livro fascinante, difícil de largar!

Rhett Butler é a versão masculina de Scarlett, por isso torci pelo casal. Eles foram feitos um para o outro. E os protagonistas serem desagradáveis não tira o brilho da história, muito pelo contrário...

Me surpreendi com a fidelidade do filme. Muito bom também.

Melhor livro que li em 2021.

Bju
Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Val | @livre_se_clube 11/02/2022

Um livro inesquecível
Tudo que um clássico romance poderia ter para ser inesquecível. Esperei muito para ler esse livro e terminei impactada.
O contexto da Guerra Civil americana é o pano de fundo da narrativa e tal contexto é forte na história e bastante polêmico no que trata da escravidão, romantizada na obra e recheada de comentários e episódios racistas.

Uma protagonista insuportável, porém bela, forte, valente e decidida. Um canalha apaixonado que vale por mil mocinhos sem graça.

Amores contrariados, o orgulho matando os destinos que poderiam ser felizes. Drama, mortes e sofrimento.
Com esse combo, o livro me prendeu até a última página, devorei os capítulos e queria muito saber mais do que acontece no final.
Pedro 11/02/2022minha estante
Resenha maravilhosa! Tenho esse livro em casa, deu até vontade de ler!

Izabella 02/02/2022

Depois que comecei a ler livros clássicos, entendi o porquê de serem assim considerados. Mesmo quando não gostamos do enredo, dos personagens ou de qualquer parte da obra, nos sentimos presos a ela, impossíveis de largar. Não posso dizer que gostei de E o vento levou, pois para mim há muitos aspectos que não me agradaram, mas é inegável que a história é muito bem escrita e mantém nossa atenção até a última página.
Senti raiva da personagem principal desde a primeira aparição. Uma única vez me compadeci com seus sofrimentos (que foram muitos, devo admitir). Mas há outros personagens que nos fazem aguentar a dureza do coração de Scarlet, como a doce Melanie, o Gerald e a cuidadosa Mammy. E há também os que são tão sem graça que poderiam passar despercebidos, como o Ashley.
Não é um livro que eu pretenda reler. Inclusive me lembrou um outro clássico que não me desceu muito bem, que foi O morro dos ventos uivantes. Esse pretendo reler algum dia. Mas E o vento levou não, por enquanto ficarei com apenas uma experiência. E que, de qualquer forma, foi uma boa experiência.

Vanessa.Vtknas 25/01/2022

A história dos vencidos
Para além da história de amor já tão bem retratada pelo filme famoso, o livro traz o sofrido relato dos vencidos da guerra da secessão. Raro são os relatos dos povos vencidos e Margareth Mitchel soube fazer uma triste e aparentemente bem estudada história do lado que perdeu a guerra. Muito se engana quem reduz a história à simplista acusação de romantizar a escravidão. Longe disso, o livro traz reflexão mais profunda de um ponto de vista que teve poucas oportunidades de se apresentar. Vale a leitura inclusive para pessoas que, como eu, já conheciam o filme de cor.

Mariana1069 20/01/2022

Tenho em mãos, o trabalho de 10 anos
Não posso afirmar que a adapção faz jus ao original pois não o li, mas a história que acabo de ler é fantástica.

Os personagens são mesquinhos, egoístas, cruéis. Assim como são misericordiosos, espertos e gentis. Humanos por completo.

Saio deste livro com a sensação de que vivi uma vida inteira; a imersão foi fantástica e a história cativante. Sem dúvidas uma leitura marcante com muitos temas e reviravoltas, com reações humanas no cerne.

Pheriannath 11/01/2022

Uma história sobre ser mesquinho
Achei que o livro foi pra um caminho ZERO conhecido. Terminei pensando o quando o filme de 1939 mudou completamente a historia, eu vim pelo filme e terminei a história pensando o quanto a Scarlett não é nada do que eu pensava. Gostei bastante do final, bem surpreendente.

Aninha 08/01/2022

Qual o melhor?O 1 ou o 2?
Eu não sei qual é o melhor para mim,amo os dois com a mesma intensidade,a escrita da Margaret é maravilhosa,muito bem detalhada,que te leva para dentro daquele universo,esse drama perfeito! Só digo uma coisa:Leiam esses dois livros