Cartas a Milena

Cartas a Milena Franz Kafka

Resenhas - Cartas a Milena

tefa.alves 27/03/2024

Delicado e intimista
é o segundo livro de cartas do kafka que leio, nesse retrata um kafka mais intimista e romântico do que em outras obras que consumi.
vale muito a pena.
?Escrever cartas? significa desnudar-se diante dos espíritos, coisa que eles aguardam avidamente. Beijos escritos não chegam ao seu destino, pois são bebidos pelos espíritos no seu trajeto?.

cressidadoaudiovisual 05/03/2024

Há tão pouca coisa no livro, salvo desespero - O próprio K.
Que atormentada é essa relação deles. Muitas vezes, enquanto lia o livro, sentia que a pobre da Milena não queria querer esse amor.
A paixão parecia atormenta-la, deixava a mesma impaciente, culpada, arrependida....

Ao mesmo tempo em que via Kafka melancolico, extremamente carente e dependente dessa paixão proibida.

Em resumo, é um bom livro, conseguimos fazer ótimas analogias e as cartas são carregadíssimas de sentimentos e belas palavras.

Para corações fragmentados, eis um bálsamo para nossas cicatrizes!

Entretanto, devo dizer, foi um livro que demorei para finalizar - como diz o próprio Kafka dentro do livro em certo momento: "De todos os modos leio-o com prazer, cheguei a ser um leitor tolerável, embora muito lento."-.

Por não ir a lugar algum, acabou por ser um livro que não me prendeu para a história em si e minha vontade de ler somente era vista quando estava emocionalmente disposta. E assim acabo mais uma vez parafraseando o próprio Kafka dentro deste mesmo livro: "Há tão pouca coisa no livro, salvo desespero".

Indicaria que esse livro fosse lido quase que como um devocional, uma carta por dia (kkk)
Justamente para não cansar.

Maara51 21/01/2024

Não são nossos olhos feitos para serem arrancados e nossos corações também? Isso é um exagero, tudo é um exagero - a única verdade é o anseio. Talvez não seja amor quando eu digo que você é o que eu mais amo - Você é a faca que viro dentro de mim, isso é amor. Isso minha querida, é amor.

claribru. 20/09/2023

?vivo somente por ti?
?Escrever cartas, contudo, significa desnudar-se diante dos fantasmas.?

Me senti entrando no mais íntimo do Kafka, através da suas cartas passa a ser notável sua essência como pessoa, os vestígios gritantes de sua melancolia, insegurança, mas acima delas, um homem encantador e talentosíssimo até no seu ?anônimo? (escrevendo palavras de amor).
Um livro que só não recebe 5 estrelas dada a tradução e edição mal feita que dificultou em diversos momentos o entendimento da obra.

madu.taveira 27/12/2022

Querida Senhora Milena,
Meus amigos, que livro!
Estive me interessando em conhecer e ter contato com Kafka muito recentemente, e acredito que comecei bem lendo "A metamorfose", mas melhor do que isso certamente foi desvelar inúmeras partes dele através dessas cartas. Como um poeta beirando a humanidade, encontramos um Kafka ansioso, preocupado, apaixonado, irritado, desfalecido, enfermo, resignado ? tudo explícito, nu diante dos olhos de Milena (e, por sorte, os nossos também). Que honra foi ter acesso a esse livro, que honra foi descobrir um pouco mais dessa alma que tanto me instiga, dessa personalidade tão marcante vista dentro e fora de suas obras. Apesar das circunstâncias, dos temores e de suas angústias, é impossível não se afeiçoar e criar um enorme respeito por esse homem, algo que certamente levarei para sempre comigo. Grande Franz Kafka, sempre incrível!

Haru 18/08/2022

O primeiro web namoro da história aí kkkk
honestamente parece que a Milena não dava muita ligança pra ele, mesmo não mostrando as cartas que ela mandou pra ele, eu sinto isso.
ele sim foi o último romântico do mundo, terminando suas cartas com "Seu, F".
Apesar das risadas que tive com o que considerei o primeiro web namo, eu fiquei sentida ao observar traços de esquizofrenia e depressão em Kafka, que entre frases de amor como "Hoje passei 2 horas inteiras pensando inteiramente em ti" ele falaria algo como "A doença dos meus pulmões não são mais que reflexo da doença da minha mente".
Enfim, livro bom e que me aquece o coração com tanto amor que ele tem pra dar pra Milena. Até hoje não terminei ele completamente porque tive que parar algumas vezes porque realmente ficava triste por ele ou por achar que nunca acharei alguém que me ame quanto Kafka amou Milena. Um Romeu e Julieta de verdade.

Carol 28/04/2020

O universo kafkiano em seu aspecto mais puro
Ler cada página desse livro é se ver diante de um Franz Kafka desnudado, com todas as particularidades que o faziam ser quem era; vê-lo fora da sombra de seus personagens é experimentar a mesma viagem angustiante de sua obra.
Apesar de todo o encantamento provocado pelo aspecto íntimo de Cartas a Milena, demorei para concluir a leitura devido a uma tradução confusa e também a uma revisão nada cuidadosa.
Ainda assim Kafka foi Kafka.
Val 17/01/2021minha estante
Tive a mesma sensação. Talvez uma tradução melhor nos oferecesse maior prazer na leitura. Mas não deixei de gostar do livro por isso. ?

Carol 17/01/2021minha estante
Exatamente. Esse livro é apaixonante.