Ela e Outras Mulheres

Ela e Outras Mulheres Rubem Fonseca

Resenhas - Ela e Outras Mulheres

Elo 30/09/2020

Ótimo contista, mas...
Os contos do Rubem Fonseca me pegaram logo nas primeiras linhas, como tem que ser, e, em geral, me surpreendiam no final. A construção dos contos em si é primorosa.
Entretanto, o livro tem temáticas muito pesadas. A maioria das mulheres é violentada, morre ou é uma pessoa ruim. A maioria dos homens só pensa em sexo. Achei as temáticas um pouco repetitivas.
Talvez isso seja um ponto "negativo" (depende do teu gosto) do livro, mas to ansiosa pra ler mais contos dele.
Rodrigo 30/09/2020minha estante
Recomendo um livro dele chamado excreções, secreções e desatinos... O melhor q eu já li dele...

Elo 01/10/2020minha estante
Muito obrigada pela dica! Vou procurar!

Gustavo Mahler 16/11/2022

Único
Há quem tenha iniciado sua paixão pela literatura nacional através de Machado, Drummond, etc ? no meu caso, foi Rubem Fonseca. Um mestre atemporal, que consegue mesclar o clássico com contemporâneo, fazendo uma alquimia literária que agrada todos os públicos. Todos os livros do Rubem eu não li. Eu devorei. Eu até poupo os que ainda não li, para momentos oportunos , como fiz com Eu e Outras Mulheres. Uma coletânea de contos visceral, realista, dramática e cômica que te prende, como todos os outros livros desse mestre, do no início ao fim. Eu definiria a escrita de Rubem Fonseca contendo um misto de Azevedo, Machado de Assis e com pitadas de John Wick rsrsrs

Arruda 16/06/2021

O autor vulgariza as mulheres o que, provavelmente não causou impacto na época que foi escrito mas que hoje seria mal interpretado.

Laysla 15/01/2021

Não gostei. Sim, os contos são envolventes, mas isso não se sobressai sobre o resto.
O enredo de TODAS as histórias é praticamente o mesmo.
Quando decidi ler esse livro pensei: nossa, se chama "ela e outras mulheres" deve nos empoderar, contar coisas bacanas sobre quem somos e o que podemos conquistar.
Como eu estava enganada.
As mulheres são, basicamente, objetificadas. São, em sua maioria, se não todas, loucas, desorientadas, só querem sex0 (como os homens do livro tbm, que, devo dizer, só querem tr4nz4r ou matar) ou acabam mortas.
Eu entendo que o autor é do período da escola Realista, mas eu, como mulher, não me senti confortável lendo. Pra mim, o estado em que as mulheres são postas não é real, é ilusório e machista.
Em determinadas partes eu quase não conseguia continuar. Foram narradas cenas de estupro e agressão doméstica como algo banal, onde os marmanjos saíam como mocinhos de tudo e ficavam bem.
A narrativa dos homens é: "tenho uma namorada gostosa", "f0d2m0s", "matei
ela e fui viajar", "só gosto de mulher bonita de rosto e corpo", "mulher tem que saber cozinhar e lavar".
Não digo essas coisas apenas por me retratar assim, também, pois sou mulher. Qualquer um percebería as problemáticas dessa obra.
Não gostei, não recomendo.

Iagne 29/12/2020

Ela e outras mulheres (Rubem Fonseca)
Vigésimo segundo livro de Rubem Fonseca, décimo segundo livro de contos. Nesse livro Rubem resolveu juntar 26 contos envolvendo mulheres, do primeiro conto 'Alice' até o último 'Zezé', não necessariamente um conto para cada letra do alfabeto (algumas letras possuem mais de um conto). Todos os contos são bem trabalhados, até os curtinhos que na maioria das vezes não gosto muito, isso ocorre pois ele explora nesses contos situações intrigantes ou até engraçadas, o que traz uma leveza para o livro, vou dá um destaque especial para os contos 'Belinha', 'Lavínia', 'Olívia', 'Teresa' e 'Xânia', que lendo com atenção se percebe que se trata do mesmo personagem o José (no futuro ele escreve um livro de mesmo nome ainda não li e não sei se tem relação, mas por se tratar de Rubem Fonseca, acho que será o mesmo personagem), dessa forma ele consegue introduzir um ótimo personagem ao seu tradicional universo do submundo do Rio de Janeiro.

Sam 01/08/2022

Ela e outras mulheres - Rubem Fonseca
Está obra foi o meu primeiro contato com o autor. Gostei muito da sua linguagem: simples, direta, objetiva. As personagens femininas surgem em histórias cotidianas. A leitura vale muito e você vai ficar muito boquiaberto se não com todas, mas com muitas histórias.

Tais 30/03/2009

Rápido e certeiro!
Foi o segundo livro que Li do Rubem. Para quem quer uma leitura suave e rapida(porque você demora 2 horas para devorar) é o ideal!

Jazz 17/03/2019

Opinião
Achei alguns contos bem pesados, outros ressoaram em minha mente por algum tem. Bom livro!

Ellen Rayane 21/11/2023

Contos muito bons.... Gostei muito mesmo, histórias curtas e bem elaboradas, muito interessante e alguns me fizeram recordar do melhor livro dele que eu li Feliz Ano Novo.

Luana Reis 12/05/2013

A única coisa que tenho a dizer sobre este livro é: pura polêmica! hahaha. Pra quem gosta de uma literatura sadomasoquista, recomendo-o!

Kardec 02/05/2024

Me diverti bastante
Sem muitas surpresas aqui, já sabia o que esperar pelo que já li de Rubem Fonseca e não me decepcionei, gostei da leitura e agora quero ler mais coisas desse autor que gosto tanto. O próximo que lerei do Rubem será o "O seminarista" para poder continuar acompanhando a história do matador de aluguel "Zé".

HARRY BOSCH 07/05/2017

Contos...
Contos muito bem elaborados,que lembram Nelson Rodrigues e Sergio Porto...

SARITA 21/12/2010

Contos rápidos, sem pudor com a curiosidade do leitor que geralmente busca o prolixo para chamar uma obra de grandiosa. Livro fantástico.

Tito 11/08/2010

Histórias minúsculas de amor, violência e morte: outro livro temático, salvo da irrelevância por José, matador do Despachante.
Marta Skoober 30/11/2012minha estante
A mocinha da biblioteca me indicou o livro como divertido e para dar muito risada, acho que ela tem um senso de humor esquisito, ou não?
Preferi trazer para casa A revolução dos beatos de Dias Gomes, que a julgar pelas primeiras páginas o riso estará garantido.