Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

ninoca.nina 29/04/2024

Todos nós travamos nossas próprias guerras particulares
Eu achei a história tão fluida e compreensiva, os personagens são extremamente cativantes e de alguma forma da pra entender todos os sentimentos, as lutas internas e batalhas que eles possuem dentro de si, me senti um Ari tendo que crescer e aprender a lidar com tudo, as batalhas internas, a melancolia, os medos, os traumas e as perdas, acho que ser humano é isso né? aprender e reaprender todos os dias.

a única coisa ruim nessa história foi a transfobia escancarada que não da pra apagar infelizmente, o autor tenta de todas as maneira acolher os seus personagens por gostarem de meninos, mas deixa o seu preconceito a vista e a cores e ainda se justifica falando que as pessoas que veem demais?

ANE 29/04/2024

Só uma opinião ou um desabafo
Comecei o livro pensando que fosse somente um romance gay, mas me surpreendi, o livro me fez refletir, abordou sobre saúde mental, e como a vida adolescente com transacionado para fase adulta também pode ser fudida, acho qe chorei bastante lendo, me identifiquei com os dois em algumas vezes, achei lindo a amizade deles em primeiro lugar, e também achei que apesar de ser um romance gay, não foi uma transição sem sentido de amizade para amor, só sei que li em dois dias quase o livro todo, acho que amei mais pq as vezes me sinto como Ari, um vazio no peito, a pergunta do pq sou tão infeliz, pq existo ou pq tenho esses sentimentos, acho q me infentifiquei com a raiva dele, e as vezes sou como Dante, choro, tenho problemas e choro, e vou ao psicólogo, talvez adiante ou talvez não, só sei q me identifico com eles.

vinizambianco 29/04/2024

[Sobre o universo, sexualidade reprimida e como desperdiçar um plot mais ou menos]
Passei meses adiando a leitura desse livro porque eu escutei muitos elogias a respeito dele e porque estava esperando estar mais sossegado no serviço e faculdade para que a leitura não soasse cansada e que quando lesse mesmo que fosse ruim não teria a carga de ter “perdido” tempo.
Mas infelizmente nem ter tempo de sobra fez o livro soar menos pior do que realmente é, a obra conta a história de dois garotos (Aristóteles e Dante) que são completamente diferentes, mas encontram no verão razões para que a amizade entre eles floresça, e apesar de parecer simples, a história se compromete em varios momentos em levar isso além, mas fica só na promessa.
A história, além de ser maçante e monótona, é repetitiva, depois das primeiras cem páginas me pareceu que estava relendo a história pela segunda vez, o modo como o autor recontava a mesma coisa de maneiras diferentes era chatissímo, só não larguei porque não consigo largar, porque senhor…
Outro ponto que foi uma decepção, foi que os assuntos polêmicos que o livro aborda (como homofobia, familiares em prisão, sexualidade reprimida) não são bem desenvolvidos e nem bem terminados, toda a história abordando o irmão do protagonista é horrível, e o final envolvendo os personagens eu não poderia me importar menos.
Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo se prova mais um Young Adult que tentou ser o que não era, em vez de aprofundar seus personagens e transformá-los em algo que nos inspire confiança, o autor se perde em querer abraçar o mundo em vez de abraçar o
universo.

Joyce585 29/04/2024

Um adolescente criativo e outro profundamente triste?
Aristóteles e Dante são dois adolescentes mexicanos vivendo nos Estados Unidos dos anos 1980. Entre descobertas, ossos fraturados e conversas difícies, eles vão aprofundando a amizade. É uma narrativa cativante e que nos proporciona boas reflexões. Sinto que Aristóteles já nasceu com uns 60 anos de idade, como um jovem sábio ou profundamente triste, mas que na verdade ainda desconhece os próprios pais. Ao passo que Dante, que já parece saber tanto, ainda carrega medos que jamais imaginou. O final é especial e bem construído. Talvez um dia eu leia a continuação.
eukarla 29/04/2024minha estante
resume bem kkkk

may may 29/04/2024minha estante
a continuação é quase nada comparado ao primeiro livro, juro

Joyce585 29/04/2024minha estante
Talvez tanta melancolia seja resultado do nome que recebeu kkkkkk

Sério, May? Então melhor parar por aqui

may may 29/04/2024minha estante
ent, eu achei ele bem fraquinho e talvez um pouco raso comparado a esse ? mas acho que se quer ler deveria sim dar uma chance!

Débora 29/04/2024minha estante
acho esse livro tão gostoso de ler, os diálogos, os personagens me fascinaram por muito tempo. A continuação é aquele típico livro pra tapar buraco, nada com nada.

Joyce585 29/04/2024minha estante
@May e @Débora Talvez eu leia beeeem no futuro. Mas de toda forma esse livro é realmente incrível

Heloo4 28/04/2024

Lindo ?
Eu pensava, antes de ler, que seria um livro apenas de romance, mas me surpreendi com os temas do livro. A história traz mais um ar de "Coming of age" que de fato, romance, já que a gente acompanha a adolescência dos dois personagens principais, especialmente Aristóteles. A gente descobre os problemas, os medos, os desafios que os personagens sofrem, até que finalmente se estabeleça um romance entre os dois. Amei esse livro, adorei os pais deles e como a relação dos pais do Ari com ele evoluiu durante a história.

Helloisy.Moraes 28/04/2024

Foi um dos primeiros livros que li depois que me interessei por livros, no começo achei maravilhoso, após um tempo comecei a não gostar tanto assim!

lezinha 27/04/2024

Leitura fluida, frases profundas, ótima construção dos personagens.
O trecho do crime do irmão me irritou, podiam ter tratado dessse assunto sem ser transfobico ?

c.yara 27/04/2024

Resenha: Aristóteles e Dante
"Às vezes havia tanto amor em sua voz que se tornava insuportável."

Aristóteles e Dante é uma leitura extremamente fácil, rápida e calorosa. Ver o desenvolvimento dos personagens é fantástico, a amizade que eles cultivavam do início ao fim antes de terem sentimentos românticos um pelo outro, todo esse processo de autodescoberta sendo catalogado lentamente e cuidadosamente.

É um livro incrível, fofo e com história encantadora que passa uma vibe de livro clichê surreal que eu amo de corpo e alma. Explora tão bem a amizade dos meninos e a forma que ela vai florescendo ao longo da adolescência para um romance com uma leveza surreal. Os personagens interagem muito bem entre si e conseguem trazer à tona o melhor um do outro, a família deles é tão amorosa e doce que dá vontade de ler sobre eles para sempre.

Essa leitura foi acolhedora, fofa e perfeita para o momento. Um livro encantador e perfeito para ler num final de semana tranquilo.

Bruno236 26/04/2024

Te amo, Ari!
Meu Deus, que leitura perfeitaa!!! Um livro que parece poesia, a cada pagina virada é um aprendizado, é algo profundo que vc leva para a vida... o mesmo jeito que eu me identifiquei de uma forma absurda com o Ari, foi ao mesmo tempo que eu me conheci de uma forma gigantesca. E isso que é ser leitor, é a cada livro se conhecer, e eu me conheci um pouco nesta leitura.

Não pense duas vezes em ler, vc nao vai se arrepender, é uma leitura para se ler em menos de 6hrs, eu terminei ontem mas ja vou reler este clássico da literatura. Sem sombras de duvidas este livro é o melhor de uma geração!!! Quero chorar só de lembrar dele ???

anakrlx 24/04/2024

Estou sem palavras de tão encantada
Quando eu comecei o livro não dei tanta fé assim pois algumas pessoas me falaram sobre ele, mas cara eu amei TANTO esse livro. Eu acho que esse livro se tornou o meu fav de friends to lovers (ou pelo menos top 3 com crtz). Um livro extremamente doce, ver a maneira
que Ari se apaixona por Dante e como ele vence aos poucos suas próprias batalhas e de sua família me deixou encantada. Vou nem comentar sobre Dante, eu me apaixonei por ele desde o primeiro momento que apareceu no livro, um garoto extremamente doce e expressa isso, enquanto Ari é doce de sua própria maneira. Irei ler a continuação mas deixando claro que este primeiro livro me fez ver um mundo de açúcar e doces kkkkkkkkkk

Vou deixar um adendo que pra quem gosta de livro de romance onde as coisas fluem mais rápido, acho que não vão ter muita paciência com esse. É tudo construído desde o começo para os protagonistas então pode ser que algumas pessoas acabem abandonando. Mas quem for até o final não vai se arrepender!!!!

Lauraslsbatista 24/04/2024

Dançando na chuva
Lembro que em 2022 , logo depois que li esse livro , passei 3 dias refletindo sobre minha vida

Apesar das atuais controvérsias envolvendo o autor , tenho um carinho por essa obra pela sua capacidade de ter me feito pensar sobre a forma como eu lidava com a realidade num geral

Acho que todo mundo que leu se identificou nem que seja um pouquinho com o Aristóteles ou com o Dante

raphaazxy 24/04/2024

So queria dar um abraço no Aristóteles.
me doia muito ver ele sofrendo e negando a si mesmo que sentia alguma coisa pelo Dante e nao o via somente como amigo.
"você o ama mais que pode suportar, Ari"

pietra bagatini 24/04/2024

A MELHOR releitura que eu fiz!
Eu li esse livro pela primeira vez ao 14 anos, no meio da pandemia, e lembro que eu gostei na época mas nao fiquei tao impactada.
Ultimamente passou um video no insta de uma garota que amava esse livro, e eu me perguntei o que tinha de tao extraordinário nele, por nao me lembrar da história resolvi ler ele novamente, e essa foi a melhor coisa que eu fiz.
Esse livro caiu na minha mão no tempo certo, tanto que eu vi muitas coisas, batalhas internas que existiam em mim no Ari, e alias o que é a adolescencia sem as batalhas internas, as perguntas sobre o que o universo, as pessoas e tudo aguarda pra nós?
É um livro sensível e completamente lindo, mostra que cada um tem suas dificuldades e que as vezes a gente tem ou nao tem respostas ou formas rápidas de resolver ou deixar elas passarem, a gente só aprende a conviver com elas, entender elas com o tempo e resolver elas com o tempo, nem tudo tem que ser tão apressado, tão imediato, as vezes as coisas levam tempo até se conseguir assimilar, e que problema tem isso? Nenhum.
Recomendaria esse livro pra todo mundo que ta confuso e quer descobrir todos os segredos do Universo e não sabe como. ?