Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo (eBook)

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo (eBook) Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

mari fig 03/05/2024

Criei expectativa...
Confesso que as primeiras 70 páginas mais ou menos foi um porre para MIM, mas depois vai tendo os acontecimentos e te cativa a ler mais e mais. Talvez, tenha criado muita expectativa em cima de um romance e também porque foi o primeiro livro LGBTQIAPN+ que decidi ler. Mas curti, não é lá aquela coisas para meu gosto mas curti o livro mesmo assim, e inclusive lerei o 2.

Porque no fim só criei expectativa pela fama que ganhou e porque estava determinada a ler um livro com romance, e esse livro foge da rota do romances que leio mas definitivamente isso não foi ruim.

Emanuel127 03/05/2024

Um romance?
Bom, nessa história estaremos acompanhando a história do nosso querido Aristóteles e seu amigo Dante digamos assim. E bom, eu botei expectativas que não devia, não que o livro seja ruim, muitooo pelo contrário ele é gostoso de se ler. Mas o que pode ter me decepcionado é o fato de esperar um romance que sempre estava acostumado a ver.

Resumindo tudo, eu amei a forma que os personagens foram apresentados, amei o desenvolvimento e amadurecimento do protagonista e de sua mudança de mente para certos aspectos e é claro a sua real aceitação de si mesmo, também fiquei apaixonado pelos questionamentos que são feitos ao logo da história que sinceramente? São a maioria que faço e creio ser de muitos adolescentes que vivem em seu próprio mundo de descoberta e entendimento.

E sim eu amei as cenas desses dois juntos e de todo o humor que me proporcionaram
noah :) 03/05/2024minha estante
eu tb fiquei confuso pq esperei um romance, mas n me decepcionei pq smp ouvi coisas ruins e quando fui ler me apaixonei pq as coisas pequenas q fazem a história ser interessante, tipo o Dante n gostar de usar sapatosKKKKKKK

Emanuel127 03/05/2024minha estante
Exatamente eu acho kkekkekeke

lulysss 02/05/2024

Garoto + Garoto = Uma picape e um universo a ser descoberto
Lendo esse livro, tive duas sensações:

1 - Não gosto de homens escritos por homens.
2 - Ari e Dante são Cannon TOTALLLLLL
(E só acontece desgraça com os dois, mds, nem um minuto de paz)

Apesar desse livro não ter me tocado muito e eu passar a leitura toda imaginando eles com 12 anos, porque para mim a linguagem e os personagens demonstravam essa idade e não 18.
Foi uma leitura super dinâmica e fácil de acompanhar.
O único real momento de felicidade foi nas últimas 5 páginas, não que o livro tenha sido um puro sofrimento, até porque se passa na visão de Aristóteles, que é super entediado e vê as coisas com muita raiva ou descaso. Mas o enredo é seguido de várias pequenas desgraças...
Com certeza teria me apegado mais a história se tivesse visto o enredo pelos olhos de Dante, que me conectei bem mais, mas entendo o motivo do Ari ser o protagonista.
É um bom livro, não dos meus preferidos, mas me rendeu uma boa leitura.

Lorrana 01/05/2024

É um livro bom, mas quando lindo em voz alta parece um pouco bestinha kkkk acho que eu só esperava mais, levando em conta o hype q deram pra ele

noah.sales 01/05/2024

Comecei a ler por causa de uma pessoa, que me deu o 2° livro pra ler, mas eu não tinha lido o primeiroJJJKKKJKKKK é um livro TAO fluido e fácil de entender, tem diálogos tão interessantes e acho que trata de um jeito tão adolescente!! Minha leitura tava sendo TAO boa até o finalzinho, onde AQUELE trecho específico que existe q me deixou meio ??. Dps disso, ficou meio desconfortável pra mim ler o livro com o mesmo olhar.

re.books 01/05/2024

Os segredos do universo
Dante e Ari. Nessa leitura você vai poder conhecer a mente de um adolescente fora dos "padrões". E conhecer o Ari, cheio de questionamentos e coisas que não sabe explicar. Sua amizade com Dante o fez sentir, sentir raiva, paixão, lealdade, compaixão... Mas Ari precisa travar suas próprias batalhas e assumir pra si mesmo que ele quer Dante, que o ama.
intenso_victor 01/05/2024minha estante
Eu amo esse livro e a continuação dele

Miuky0 01/05/2024

Gosto muito da forma q é mostrada os sentimentos e pensamentos do Ari,n sei pq mas acabei me vendo nele e eu acho o Dante um dyvo e tbm me vi um pouco nele ???

ninoca.nina 29/04/2024

Todos nós travamos nossas próprias guerras particulares
Eu achei a história tão fluida e compreensiva, os personagens são extremamente cativantes e de alguma forma da pra entender todos os sentimentos, as lutas internas e batalhas que eles possuem dentro de si, me senti um Ari tendo que crescer e aprender a lidar com tudo, as batalhas internas, a melancolia, os medos, os traumas e as perdas, acho que ser humano é isso né? aprender e reaprender todos os dias.

a única coisa ruim nessa história foi a transfobia escancarada que não da pra apagar infelizmente, o autor tenta de todas as maneira acolher os seus personagens por gostarem de meninos, mas deixa o seu preconceito a vista e a cores e ainda se justifica falando que as pessoas que veem demais?

ANE 29/04/2024

Só uma opinião ou um desabafo
Comecei o livro pensando que fosse somente um romance gay, mas me surpreendi, o livro me fez refletir, abordou sobre saúde mental, e como a vida adolescente com transacionado para fase adulta também pode ser fudida, acho qe chorei bastante lendo, me identifiquei com os dois em algumas vezes, achei lindo a amizade deles em primeiro lugar, e também achei que apesar de ser um romance gay, não foi uma transição sem sentido de amizade para amor, só sei que li em dois dias quase o livro todo, acho que amei mais pq as vezes me sinto como Ari, um vazio no peito, a pergunta do pq sou tão infeliz, pq existo ou pq tenho esses sentimentos, acho q me infentifiquei com a raiva dele, e as vezes sou como Dante, choro, tenho problemas e choro, e vou ao psicólogo, talvez adiante ou talvez não, só sei q me identifico com eles.

vinizambianco 29/04/2024

[Sobre o universo, sexualidade reprimida e como desperdiçar um plot mais ou menos]
Passei meses adiando a leitura desse livro porque eu escutei muitos elogias a respeito dele e porque estava esperando estar mais sossegado no serviço e faculdade para que a leitura não soasse cansada e que quando lesse mesmo que fosse ruim não teria a carga de ter “perdido” tempo.
Mas infelizmente nem ter tempo de sobra fez o livro soar menos pior do que realmente é, a obra conta a história de dois garotos (Aristóteles e Dante) que são completamente diferentes, mas encontram no verão razões para que a amizade entre eles floresça, e apesar de parecer simples, a história se compromete em varios momentos em levar isso além, mas fica só na promessa.
A história, além de ser maçante e monótona, é repetitiva, depois das primeiras cem páginas me pareceu que estava relendo a história pela segunda vez, o modo como o autor recontava a mesma coisa de maneiras diferentes era chatissímo, só não larguei porque não consigo largar, porque senhor…
Outro ponto que foi uma decepção, foi que os assuntos polêmicos que o livro aborda (como homofobia, familiares em prisão, sexualidade reprimida) não são bem desenvolvidos e nem bem terminados, toda a história abordando o irmão do protagonista é horrível, e o final envolvendo os personagens eu não poderia me importar menos.
Aristóteles e Dante Descobre os Segredos do Universo se prova mais um Young Adult que tentou ser o que não era, em vez de aprofundar seus personagens e transformá-los em algo que nos inspire confiança, o autor se perde em querer abraçar o mundo em vez de abraçar o
universo.

Joyce585 29/04/2024

Um adolescente criativo e outro profundamente triste?
Aristóteles e Dante são dois adolescentes mexicanos vivendo nos Estados Unidos dos anos 1980. Entre descobertas, ossos fraturados e conversas difícies, eles vão aprofundando a amizade. É uma narrativa cativante e que nos proporciona boas reflexões. Sinto que Aristóteles já nasceu com uns 60 anos de idade, como um jovem sábio ou profundamente triste, mas que na verdade ainda desconhece os próprios pais. Ao passo que Dante, que já parece saber tanto, ainda carrega medos que jamais imaginou. O final é especial e bem construído. Talvez um dia eu leia a continuação.
eukarla 29/04/2024minha estante
resume bem kkkk

may may 29/04/2024minha estante
a continuação é quase nada comparado ao primeiro livro, juro

Joyce585 29/04/2024minha estante
Talvez tanta melancolia seja resultado do nome que recebeu kkkkkk

Sério, May? Então melhor parar por aqui

may may 29/04/2024minha estante
ent, eu achei ele bem fraquinho e talvez um pouco raso comparado a esse ? mas acho que se quer ler deveria sim dar uma chance!

Débora 29/04/2024minha estante
acho esse livro tão gostoso de ler, os diálogos, os personagens me fascinaram por muito tempo. A continuação é aquele típico livro pra tapar buraco, nada com nada.

Joyce585 29/04/2024minha estante
@May e @Débora Talvez eu leia beeeem no futuro. Mas de toda forma esse livro é realmente incrível

Heloo4 28/04/2024

Lindo ?
Eu pensava, antes de ler, que seria um livro apenas de romance, mas me surpreendi com os temas do livro. A história traz mais um ar de "Coming of age" que de fato, romance, já que a gente acompanha a adolescência dos dois personagens principais, especialmente Aristóteles. A gente descobre os problemas, os medos, os desafios que os personagens sofrem, até que finalmente se estabeleça um romance entre os dois. Amei esse livro, adorei os pais deles e como a relação dos pais do Ari com ele evoluiu durante a história.