Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo (eBook)

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo (eBook) Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

lostnander 16/05/2024

Leve e jovem
Me senti próximo dos personagens, senti como se fossem meus conhecidos.
"como pude um dia sentir vergonha de amar Dante Quintana?"
perfeito

André Florêncio 16/05/2024

Pensando muitos pensamentos
Um livro que me deixou pensativo e intrigado por diversas vezes. Mesmo achando alguns trechos cansativos, consegui me dedicar a maneira fluida à leitura e com isso fui conquistado.

Um ponto crucial para me fazer achar a leitura por vezes difícil, foi a identificação com muitas das vivências de Ari, seus sofrimentos e questionamentos. Ver e acompanhar os seus processos, me fez olhar um pouco para minha vida também.

Kath 15/05/2024

Me aqueceu o coração <3
Eu definitivamente não tinha esse livro como uma prioridade de leitura, não é algo que eu tenha costume de ler, e confesso que me deixei levar pelas opniões ruins de outras pessoas, mas por uma série de situações que não tem importância agora eu comecei a ler, e então continuei e não consegui parar.
Eu amei esse livro, ele tem tantas camadas, não é só um livro clichê de romance, ele acompanha toda a fase do final da infância e começo da adolescência desses personagens, mostram suas angústias, suas ambições, as histórias do passado, as inseguranças, as paixões? eu adorei tudo isso.
Sou uma garota adolescente e bissexual, então tenho algumas coisas em comum com os personagens, talvez mais do que eu gostaria de ter ou de admitir, mas a verdade é que eu passei boa parte do livro odiando o Ari por me identificar muito com ele de alguma maneira.
Mas eu amei o Dante, ele é uma pessoa tão doce e sensível, mas ao mesmo tempo consegue ser intelectual e justo, eu queria muito conhecer alguém como ele, poder conversar com ele ou algo assim, é realmente uma pena que ele não exista na vida real.
Mas existem alguns pontos negativos, que na minha opinião são mínimos, e tem mais a ver com quem lê do que com o livro em si, por exemplo, acho que um adulto não gostaria tanto da história.
Eu gostei, de tudo, até a maneira mais rápida e limpa com que os diálogos acontecem, porque os meus diálogos são assim, as vezes em que os dois apenas acabavam uma conversa rindo de algo bobo, e isso se tornava um meme interno, gostei da maneira de pensar deles, a maneira como as vezes algo simples se tornava um problema gigantesco, porque eu penso assim também, mas um adulto não, então por conta disso, talvez eles possam ver esse livro como algo muito bobo e infantil, mas não é assim para mim, eu me identifiquei muito.
E o outro problema é o romance, eu sabia que era um livro sobre romance e esperei que isso se desenvolvesse mais, porém as coisas quase não acontecem, então quando for indicar o livro a alguém não vou falar sobre essa expectativa de romance e sim sobre o foco do livro, que é o desenvolvimento desses personagens, a saída da infância e início da adolescência.
Fora isso eu não vejo muitos problemas significativos, mas sim muitas qualidades, por exemplos as camadas da história, como os problemas familiares, a relação de Ari com sua família, os fantasmas que os assombram pra guerra ou até seu irmão, e como isso se desenvolve ao longo do livro.
E existem muitas cenas fofas, mesmo não tendo tanto romance, a parte da amizade dos meninos é linda, como Ari vai mudando ao longo da história por conta do Dante, as risadas, as brincadeiras? tudo isso é muito fofo.
Foi com certeza um dos melhores livros que li recentemente e que conseguiu me tirar de uma ressaca literária muito forte que eu estava tendo. Eu leria tudo de novo, sem sombra de dúvidas.

Aabcin 15/05/2024

Autoconhecimento
Demorei muito pra escrever a resenha, não me orgulho disso.

A forma como Ari se descobre é sensacional, apesar de todas as inseguranças, todas as dúvidas, é tão bom encontrar alguém e ter certeza.

Dante é simplesmente incrível, ele é o sol (apesar do Ari amar a chuva) na vida do Ari. É lindo ver como o amor é capaz de te mudar e principalmente de mudar o outro, e uma mudança sempre positiva, apesar das dificuldades.

Eu amei o livro do começo ao fim, ele é leve e bem estruturado, tem tudo o que é bom e real.

Henroc 15/05/2024

Nunca me identifiquei tanto com um livro. Forte, lindo e triste em algumas partes. Me senti vulnerável em várias páginas, como se o autor estivesse observando minha vida, e acho que esse é o maior ponto do livro, ele te traz para perto da história, e em alguns momentos te aproxima tanto que sufoca. Mas acho que é isso que alguns leitores buscam, serem entendidos, se verem nas páginas e sentirem que não são tão diferentes de todo mundo. E acho que foi isso que o autor quis transmitir. Aristóteles é um garoto que se inferioriza demais, como se ele fosse um fardo. Ele acha que não se tornou nada do que sua família idealizou, Se tornou tudo que seus pais tentavam apagar em si mesmos. E no fim, ele entendeu que apesar de diferentes, todos estão enfrentando o que eu acho ser a maior guerra, a interna. Entendeu que não existe mentira pior do que aquela que se conta a si mesmo e que todos os seus pensamentos e opiniões moldam o mundo ao seu redor. Não importa o quão lindo seja o mundo, não há beleza em lugar nenhum se tudo que você emana é escuridão.

?O verão não era feito para garotos como eu. Garotos como eu pertenciam à chuva.?

Mar Fernandez 14/05/2024

Por mais que esse livro não esteja na minha lista de favoritos eu simplesmente ADORO ele, leio quando estou estressada ou de ressaca literária. Amo o Aristóteles e consigo compreender tudo oque ele pensa, acho o livro realmente muito bom, nunca consegui ler o segundo livro pq me disseram que eles não terminam juntos e eu não posso ler isso pq não tenho condições mentais de ler o término do meu casal de conforto.

frdraculaura 14/05/2024

Eu sou tão apaixonada por esse livro, foi o primeiro romance lgbtqiap+ que eu li e ele é encantador, o amor deles dois se constrói muito naturalmente, o cuidado e carinho dos dois um com o outro e perceptível desde o início e termina de uma forma que nos faz desejar mais, conhecer mais, entender mais. simplesmente perfeito!
eu dei 4 estrelas pq apesar de tudo o final é meio em aberto, quando acabou me perguntei duas vezes “como assim acabou?” eu queria que tivesse sido mais conclusivo apesar de ter um segundo livro.

margo.perdida 13/05/2024

"Todos travávamos nossas guerra particulares."
Demorei tanto pra terminar de ler mas acho que foi pq me apeguei e não queria acabar nem tão cedo, gostei demais do livro me identifiquei bastante com o Ari e queria ser um pouco do Dante, acho que poderia ter explorado mais algumas partes da narrativa mas vou esperar pelo segundo pra saber se minhas expectativas vão ser atendidas ou não, super indico para todo mundo!!

Brubs 12/05/2024

Amei
Muito interessante os devaneios do Aristóteles e muito bonitinho o final. Mesmo que em alguns momentos seja meio acelerado o roteiro gostei bastante

Tawany8 10/05/2024

Aí que delícia o verão
Comecei a ler esse livro para sair de uma ressaca literária e me encantei desde a primeira página. Uma leitura muito gostosa e fluida. Senti muitas coisas diferentes lendo, identificação, alegria, raiva, tristeza, revolta e etc. O final foi bonitinho, mas muito conveniente, oq que não me incomodaria tanto se eu não quisesse LER como ia se desenrolar a relação dos dois, sei que tem o segundo livro mas me falaram que não chega aos pés do primeiro. Mas tá entrando pra lista dos meus favoritos.

marianna174 10/05/2024

Livro terrivelmente ruim, do início ao fim é horrível, minha leitura não fluiu como eu esperava e me deixou sem vontade de ler.

grepe 09/05/2024

Quanto sentimento...
Que livro lindo, ele faz o processo de se conhecer ser tão natural e gostoso de ler, é como se você estivesse conversando com um amigo sobre a vida dele e acabar por se identificar, muitas das vezes. O amor não precisa ser ansioso, pode ser desapegado e intenso da mesma forma. Estou apaixonada pelo modo como desenrolou. Fiquei ainda mais feliz ao ver que o autor tem um pouco mais de idade, isso prova que ainda existem pessoas por aí que nos apoiam e vêem como uma história de amor pode ser bonita, mesmo que entre duas pessoas do mesmo gênero.

Totoro4 08/05/2024

Como pode um romance adolescente ser tão gostosinho de ler?? Matei em 3 dias e só eu sei oq eu faria pra esquecer esse livro só para ler dnv como se fosse a primeira vez