Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Camis 15/01/2021

Primeiro livro do ano e já começou bem! A diagramação dos capítulos é bastante intuitiva e torna a leitura rápida e prática (li tudo em um dia rs), aborda temas diversos e importantes, criei carinho pelos personagens ??

benb 27/07/2022

incrível.
?Não ligava porque o importante era que a voz de Dante dava a sensação de ser real. E eu tinha a sensação de ser real. Antes de Dante, estar com alguém era a coisa mais difícil do mundo para mim. Mas, com ele, conversar e viver e sentir pareciam coisas perfeitamente naturais.?

Sem dúvidas Aristoteles e Dante é o meu livro favorito. Poder ter tido o prazer de estar imerso nos pensamentos do Ari, e encontrar o poder de se identificar e se reconhecer em alguém, é perfeito.
Esse livro diz muito mais do que ele foi escrito pra ser. É sobre a vontade de conhecer todos os segredos do universo e no meio deles, achar alguém que possa te trazer o novo e que te faça descobrir coisas que jamais pensou poder sentir.
Talvez para Ari, o sentimento de liberdade seria quando se soltasse das amarras dos pensamentos em seu irmão, mas ele percebeu que amar Dante era muito mais do que
ser livre, é sobre reconhecer amor e compaixão numa caçamba de uma caminhonete no deserto.

?Como pude um dia sentir vergonha de amar Dante Quintana??
Gabriela817 27/07/2022minha estante
é um livro perfeito! com uma mensagem incrível!!!

Laura 23/08/2021

Talvez vivamos entre nos machucar e curar
Primeiro dia do verão de 1987 e Ari já está entediado. Mesmo sem saber nadar ele vai há uma piscina comunitária onde conhece Dante, um garoto amigável, sorridente e sociável. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, eles estabelecem um forte laço de amizade.

Aristóteles, nosso narrador, está na transição da adolescência para o mundo dos adultos. Ele se sente deslocado, perdido, sem amigos e carregando o peso dos segredos que são reprimidos em sua casa. É um garoto que está atrás de respostas sobre si mesmo, sua família e sua vida. Por outro lado, Dante parece ter certeza sobre muitas coisas e apesar de também ser solitário, ele é extrovertido, sorridente e aberto a conversas. O laço de amizade formado entre esses dois garotos é um destaque muito grande e lindo no livro. Ambos atravessam as barreiras pessoais, se entregam à honestidade e lealdade, e vão a procura de um lugar no univers

A narrativa de Benjamin Alire Sáenz é composta por muitos diálogos, o que torna a leitura extremamente fluída, simples, prazerosa e linda. Os personagens, além de serem bem cativantes, foram construídos fielmente ao mundo real, retratando dúvidas e dificuldades que são comuns nos jovens de 15/16 anos.

Joane 25/11/2021

Amo nadar e você
Essa leitura veio chegando aos poucos e eu não pretendia ler, mas como sou curiosa e fui vendo, no primeiro capítulo já pude ver como era fácil essa leitura por capítulos curtos e uma fluidez, que me encantou
Aristóteles e Dante são duas pessoas diferentes, como mesmo se diz. E eu amei conhecer ambos, e acho que muita gente pode-se identificar com os dois, ou não, e foi só comigo. A melhor coisa desse livro pode ser o desenvolvimento da relação do Ari com as pessoas próximas dele, e como ele mudou desde o começo do livro, e principalmente a relação com seu pai e quanto ao seu irmão, os mistérios dentro da família dele mesmo, que ninguém falava sobre. E acho que do começo até o final do livro, Ari pode se sentir como ele mesmo e não alguém diferente em seu próprio corpo, como ele pode se sentir primeiramente.
Já ouvi algumas coisas a respeito da problemática que o autor não soube tratar bem, no caso, mas infelizmente para mim passou despercebido por tudo o mais que o livro apresenta. Tive receio de ler por isso, mas levei em consideração o livro no geral, e sendo assim é muito bom.
Não lembro de ter uma leitura tão fluída assim, então preciso ressaltar mais uma vez. Gostei muito e é isso.
Analu. 25/11/2021minha estante
Quero muito ler esse

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 06/04/2021

Lindo, comovente e NECESSÁRIO!
Leitura extremamente fluida e gostosinha. Mas, confesso que na primeira metade do livro, achei o Ari meio chatinho, apesar de que quanto mais fui lendo, fui entendendo as questões que ele tem e fui me afeiçoando mais. Os outros personagens são muito cativantes, o DANTE É TUDOOH.

- O livro aborda temas muito importantes, como descoberta, aceitação, toda a questão LGBTQIA+. O autor trata o assunto com muita leveza, e principalemnte pela época em que se passa a história acaba sendo mais ainda interessante, digamos assim, até mesmo pela ambientação do livro.

- um dos pontos altos pra mim é ver a relação dos dois personagens com suas famílias, como que essa relação pais-filhos é complicada e há vários tipos, essa parte foi maravilhosa.

- Esse é um livro extremamente importante e NECESSARIO, justamente pelo sua temática e pelo o público-alvo, acredito que muitos adolescentes vão se identificar com a história, trazendo muita força e coragem para os mesmos.

- Minhas 2 "ressalvas":
1) o final apesar de ter sido bom e um quentinho no coração, achei relativamente muito corrido, muito rápido, queria que tivesse se prolongado e desenvolvido melhor.

2) Não é bem uma ressalva, mas acho que por não ser da comunidade lgbt e não ter mais 15 anos, talvez eu não tenha me conectado 100% com a história desde o começo, então não senti aquele sabor de favoritado e perfeição. Mais pela questão da faixa etária do que pela questão do tema, com certeza!
sacerda :) 06/04/2021minha estante
concordo com tudo, só não com a nota que deveria ser 5 estrelas favoritado... mas respeito.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
nem todo mundo tem intelecto o suficiente para entender esta obra por completo.
por obséquio, releia, pois leu errado.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
disse a fã do chaol. não venha criticar o meu ari não.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
disse a fã de o duque e eu

sacerda :) 06/04/2021minha estante
tá mudando a nota de duque e eu pq?????

PairA 06/04/2021minha estante
Mds, esse livro é muito perfeito?
Eu, como lésbica, me identifico 100% com a história e chorei em quase todos os parágrafos ksksks
Fico triste que você não tenha se conectado com o livro:/
Acho que, por você não ser da comunidade LGBTQIA+, ela não tenha pegado muito no seu emocional ou feito você se identificar; mas o livro é realmente muito bom e extremamente relevante.
Acredito que esse livro não tenha exatamente uma faixa etária, porque já vi muita gente com 25, 30 anos chorando horrores e se conectando com a história.
Algumas pessoas não gostam do Ari, mas eu amo ele e consigo me entender admiravelmente bem com ele. Em sua narrativa, parecia que ele estava conversando diretamente comigo, sabe? Eu conseguia vê-lo em minha frente.

é sobre isso

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 06/04/2021minha estante
Eeei, os comentários anteriores eram zueiras kkkkk
Mas, emfim, acredito sim que tenha pessoas mais velhas que se identificam talvez por serem lgbt também ou não.
Mas, olha eu chorei sim viu, ali no final foi bem pesado e senti muito, só não chorei horrores, mas isso é com todos os livros, não sou muito de chorar com livros.
O Ari como eu disse, fui cada vez mais entendendo ele, mas não foi um personagem que me conquistou 100%.

mintmitss 01/09/2021

Aprender e se permitir sentir
Amor, guerras particulares, se permitir sentir, se permitir ser amado e entender o que sente. é isso que torna possível se descobrir o universo. aristóteles e dantes são amigos que sempre se amaram e em torno do livro essa amizade vai se desenvolvendo ao virar algo mais. o livro não é só sobre romance, é sobre se descobrir e entender sobre os seus próprios problemas e sentimentos, em certos momentos da leitura eu lia uma página que falava sobre mim mesmo, esse livro é bom por isso, você se idetifica com os personagens, você entende suas dores e você cresce com eles. você se apaixona e tenta entender os segredos do universo por mais difícil que seja. leia esse livro porque eu nao consigo descrever o quão impactante é !! só leia, é um favor que você ira fazer a si mesmo.
junirou 01/09/2021minha estante
É sobre isso

mintmitss 01/09/2021minha estante
e tá tudo bem !!

marcela 01/09/2021minha estante
Eu literalmente acabei de acabar kkkkkkkk e vc descreveu tudo

mintmitss 01/09/2021minha estante
eu também acabei de terminar e ainda to com esse sentimento de "uau"

marcela 01/09/2021minha estante
Simmm tô toda reflexiva mkkkkk

Emily 08/10/2021

(?????+??)
Muito, muito bom
É o tipo de livro que você esquece que tá lendo, me identifiquei mto com o dante, com o ari tb, mas mais com do Dante
É um livro bastante "identificável" e "inescrutável"?
Te faz refletir sobre a viida toda e te deixa com o coração quentinho
Vale mto a pena, recomendo
Juh 08/10/2021minha estante
Eu queria tanto conseguir acabar esse livro, mas travei nos 50%

Emily 08/10/2021minha estante
Vale mto a pena amg kk
Vc pega o embalo nos capítulos finais, vai rapidinho kkk

Fernanda 25/07/2022minha estante
Já lançou a continuação desse livro mas eu n tenho dinheiro pra comprar ??

Yasmim Barbosa 06/10/2021

esperava mais
esperava um pouco mais de romance nessa história. a escrita é bem diferente do que eu esperava também, me tirando um pouco da zona de conforto. entretanto, não consegui aprofundar a leitura ainda sim. não tive apego nenhum com os personagens, mesmo nos piores momentos dos dois.

chloeprice 17/08/2021

ari e dante
lindo. perfeito. o desenvolvimento dos personagens e da história é muito bom, você sente várias emoções ao mesmo tempo. amei demais o livro

Kami 31/01/2021

Esse livro é de uma genialidade tremenda, você consegue sentir os tormentos dos personagens e se vê louco para descobrir o desenrolar da trama.
Definitivamente é um livro que, sozinho, se mostra necessário e maravilhoso.

yasbook 13/08/2021

Eu fui com expectativas muito altas pra esse livro e ele atendeu todas elas. Me apaixonei muito pela história terminei ele muito rápido, eu ia 'consumindo' o livro e quando percebi eu já tinha acabado.
Eu daria 5 estrelas para ele porém dei 4,5 graças a transfobia que é abortada no livro e o modo como não tem mais nenhum comentário sobre isso, assim passando pano pra atitude, não vou mentir isso me deixou bastante chateada.
Mas amei saber sobre e a vida do Ari, me identifiquei com ele em várias coisas ( o que me deixou com medo porque todo mundo fala mal dele), amo o dante veih ele é muito pitico.
Acho que é um ótimo livro pra você refletir e tentar se descobrir também.

BArbara.Baumgartner 27/09/2021

Me decepcionei
Eu li esse livro por uma alta influência do booktok, todo mundo falava tão bem, já eu não gostei mto.
Além da transfobia, não consegui achar tanta graça no livro ?, achei o Ari meio chato tbm(mas isso é bem pessoal, n consegui compreender ele, eu acho.)
bia :) 27/09/2021minha estante
amg, pode falar sobre a transfobia? eu li e não me liguei nisso.

BArbara.Baumgartner 27/09/2021minha estante
1- na aparição de uma mulher trans no livro eles sempre se referiam a ela com pronomes masculinos (dando a entender que ela era um homem vestido de mulher, quando na verdade ela não era isso)
2- quando foi mostrado o crime no final do livro, nao teve nenhuma reflexão sobre o ocorrido, (o autor tratou isso como mais uma coisa simples do dia a dia)
E isso é problemático em tantos níveis, pois isso é um reflexo do q acontece na vida real, porque na vida real mulheres trans já são banalizadas, e trazer isso em um livro sem nenhuma importância é preocupante...
Espero q tenha ficado claro, tentei explicar da melhor forma :)

bia :) 29/09/2021minha estante
verdade, o pior é que ter lido isso sem ter visualizado dessa forma só reforça isso :/ obrigada por explicar

snevesss 31/08/2021

aí sério ????????? será que é tão ruim assim se identificar com o ari????!!!! que personagem caraaaaaaaaaaaaaaaaaA
matt_heuss 31/08/2021minha estante
eu quando terminei fiquei desse jeito

Laura 23/12/2021

ari e dante
eu amei tanto, tanto. me vi inteirinha no ari! muito louco a gente se identificar com personagens assim, né? fico feliz que ele tenha encontrado o segredo do universo dele...

e o dante, meu deus, me vejo apaixonando facinha por ele num universo paralelo!

estou louca pra ler o segundo, já vou começar amanhã (que é hoje pq já passou de 00h).
Luana Santos 23/12/2021minha estante
Aaah, eu terminei de ler pela segunda vez ontem, amanhã eu vou começar o segundo tbm