Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Henrique 06/12/2023

O que é o ser humano ?
Após ler este livro pude deparar-me com esta questão, no ínicio é apresentado o conceito sobre os androids e sua versão que cada vez mais aproxima-se da perfeição, mas nunca pensamos na essência do homem e a diferença entre o mesmo e as demais raças.

Ao decorrer da obra pude observar a semelhança dos traços e como as "diferenças" estavam cada vez mais estreitas, o unico diferencial entre nós é o sentimento , mas e se chegar um momento em que os androids se tornem também sentimentais ? , poderá ter uma dificuldade para saber quem é quem ?.

A complexidade dos sentimentos que o homem possui derivado de uma empatia gerada pela semelhança é que faz com que questionemos se somos realmente humanos,o livro aborda este paradigma com grande maestria e através de diálogos entre o personagem principal e a Rachael Rosen destaca esta complexidade.

No final Blade Runner apresenta um reflexão interessante sobre o tema ao mesmo tempo que explora tais complexidades, enriquecendo ainda mais a discussão e também abordando tópicos filosóficos sobre o existencialismo.

Manuh 30/11/2023

Muito além da ficção científica
Sempre ouvi falar sobre Blade Runner, mas não tinha ideia do que estava por vir.

Leitura fluida, envolvente com temas profundos.

E aí, já parou para pensar:

Andróides sonham com ovelhas eletrônicas?

Fantha_exe 25/11/2023

Um clássico da literatura de ficção científica
Quando comprei esse livro não esperava encontrar uma história tão boa. Por várias vezes me vi terminando um capítulo e já indo pro próximo, ansioso por descobrir os próximos passos da história

Nágela Soares 24/11/2023

Revolucionário
Eu amei. O universo criado pra contar a história de Androides sonham com ovelhas elétricas? é fenomenal! Fictício, mas totalmente possível. As questões filosóficas acerca de O QUE nos faz humanos, cada detalhe montado pra contextualizar a narrativa, os objetos, os personagens, o modo como a tecnologia foi retratada, tudo foi revolucionário e achei a escrita do autor bem imersiva, me senti completamente naquele universo (Talvez pq de certa forma eu já esteja kk). Eu gostaria de sentir a sensação de ler esse livro na crescente do tempo desde o seu lançamento, cada nova vez lida, seria como adentrar de pouquinho em pouquinho no universo do livro. Cada vez menos ficção, cada vez mais realidade.
cristian_yuri 24/11/2023minha estante
É realmente uma obra incrível

Tracinha De Livros 24/11/2023minha estante
Nossa, agora fiquei com muita vontade de ler esse kkkkk já add na lista kkkk

Cuico 22/11/2023

Qual o limite entre o real e o fabricado?
Em um mundo completamente devastado por uma guerra nuclear, que forçou parte da humanidade a migrar para Marte em busca de sobrevivência, Blade Runner apresenta uma história que não é somente uma ficção científica comum. O título original da obra "Androides sonham com ovelhas elétricas", que, apesar de não ser citado em nenhum momento explicitamente no livro, consegue traduzir brilhantemente todas as questões filosóficas por trás dele.
Em uma São Francisco desolada por poeira radioativa, Rick Deckard tenta ganhar a vida caçando androides que são réplicas extremamente fiéis aos seres humanos, e enfim conseguir dinheiro suficiente para substituir sua ovelha elétrica por um animal real, que era considerado um símbolo de status. A trama começa a realmente se desenrolar quando ele percebe que a linha entre o real e o fabricado não é tão tênue quanto ele pensava, e começa questionar quais são os limites da empatia.

"É a condição básica da vida, ser obrigado a violar a própria identidade."

Nayana.Colquhoun 19/11/2023

Blade Runner
A história não me prendeu, simplesmente não consegui entrar nesse universo nem me importar com nenhum personagem.

Alessandra 18/11/2023

Faz todo o sentido, mas não faz sentido nenhum
Ler PKD é isso aí kkkkk não dá pra entender muito coisa, mas faz um baita sentido. Acho que Blade Runner deve ter sido o melhor livro que li dele. Continuo gostando muito do autor e sigo querendo correr atrás de suas outras obras. A ficção científica que o cara escreveu há 30 anos atrás, hoje em dia parece que faz mais sentido do que lá. Eu adorei esse livro

Raphaella.Saintclair 18/11/2023

Meu primeiro contato com o Philip K. Dick e com o gênero cyberpunk ,eu curti bastante esse livro, quero ler mais coisas Philip

Abelita.Azevedo 15/11/2023

Quero uma cabra
Uma ficção científica maravilhosa
No começo eu fiquei perdida, mas no decorrer da leitura tudo vai fluindo

Confesso que fiquei com raiva dos humanos remanescentes dessa terra desolada e empoeirada

Mas os Androides me fizeram mudar de ideia! Kkkkkk

Empatia essa é a palavra
E eu quero uma cabra
Fabio 19/11/2023minha estante
kkk concordo contigo, Abelita!

Brendo4 10/11/2023

Filosofia e autoconhecimento no mundo dos andróides
Ao adentrar as páginas de "Blade Runner", somos imersos em um universo distópico onde a linha tênue entre humanidade e máquina se desfaz, dando espaço a reflexões éticas e existenciais que ecoam além das palavras impressas.

Philip K. Dick, o mestre visionário por trás dessa obra-prima da ficção científica, tece uma trama que transcende o convencional. A história segue Rick Deckard, um caçador de androides, em uma sociedade futurista onde replicantes, criaturas artificialmente criadas, desafiam as fronteiras da própria humanidade. Nesse jogo de gato e rato, somos levados a questionar o que realmente define a essência humana.

A narrativa, embora mergulhada em uma ambientação sombria e tecnológica, revela-se uma jornada filosófica envolvente. Deckard, confrontado com a complexidade dos replicantes, é forçado a confrontar sua própria humanidade. A trama não apenas nos entretém com sua ação eletrizante, mas também nos desafia a refletir sobre as implicações morais de criar seres que se assemelham tanto a nós.

A escrita de Dick é direta e incisiva, sem rodeios desnecessários. Cada palavra serve a um propósito, envolvendo o leitor em um debate intrincado sobre o que significa ser verdadeiramente humano. A trilha sonora sutil da narrativa ressoa mesmo após o fechamento do livro, ecoando as perguntas provocativas que ficam conosco.

"Blade Runner" transcende o rótulo de ficção científica, elevando-se a uma obra de relevância filosófica duradoura. Uma leitura que desafia e cativa, deixando-nos imersos na contemplação dos confins nebulosos que separam a criação da criatura.

Iury Cauan 05/11/2023

Dilema ético num futuro distópico
Em Blade Runner, somos imersos em um mundo distópico onde a relação de Rick com sua esposa é apenas o ponto de partida para a narrativa. Neste universo, a extinção de animais transformou-os em artigos de luxo, enquanto os menos afortunados recorrem a animais elétricos que se assemelham à realidade.
A obra explora paralelos intrigantes com a colonização por robôs, um tema também abordado por Asimov em sua série de robôs. O Mercerismo, um culto peculiar, utiliza a Caixa de Empatia para conectar os seguidores à experiência de seu líder, Wilbur Mercer, destinado a continuamente subir uma colina e ser apedrejado.
A radiação, por sua vez, diminui a cognição de algumas pessoas, transformando-as em "cabeças de galinha" e causando efeitos físicos adversos.
Este cenário desafia as fronteiras da vida, questionando se os androides devem ser considerados seres vivos ou simples máquinas, já que, ao contrário de humanos e animais, não são protegidos por lei. Surge então o dilema moral: é aceitável tirar a vida deles? No decorrer do livro, Rick usa ?aposentar? em vez de ?matar?, suavizando suas ações.
No desfecho, Rick conclui sua missão e retorna ao seu lar, reacendendo reflexões sobre identidade, humanidade e moralidade que ressoam muito além das páginas do livro. Blade Runner é uma exploração profunda e provocativa das complexidades do ser e da tecnologia, deixando os leitores imersos em dilemas filosóficos enquanto acompanham a jornada emocional do protagonista.

Juliana 03/11/2023

Pra época que foi escrito era um livro inovador
Mas pra atualidade é um pouco decepcionante. O livro lembra muito um filme de ação dos anos 90, onde o principal é fodão e entra numa perseguição pelos andróides. Porém, diferente da ação do filme, a parte da ação do livro é meio monótona, pq o escritor foca mais em outras questões do que no enredo em si. E ae fica falando sobre o mercerismo, um tipo de religião, mas que não parece se conectar de forma completa com a história, tem trechos que particularmente achei confuso.
Óbvio que rola uma pegação, como bom filme dos anos 90. Mas é uma coisa ?alfa?.
E o final é meio que bem meia boca.
Coisa positiva são as notas dessa edição especial ao final. É interessante saber de alguns detalhes de comparação do filme com o livro. E também, sobre de onde surgiu o nome blade runner, além de alguns pontos sobre a vida do escritor.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Ótimo livro! Todos do autor são bons, pelo menos os que li até o momento. Ele foi um autor extraordinário.

Nandaborges 25/10/2023

Sinto que esse livro me tirou da minha bolha. Não tenho costume de ler livros nesse estilo, e no início confesso que demorei um pouco a engatar na leitura, mas depois a história fluiu tranquilamente. É uma realidade diferente e que chamou minha atenção, tanto pela pegada futurista de androides e a escassez de animais, mas também como a existência do Mercer e a classificação das pessoas em Normais e Especiais tão presente na atualidade. Gostaria apenas de saber um pouco mais sobre os androides, a vida que levavam nas Colônias e ao chegar na Terra. Mesmo assim, continua sendo um bom livro.