Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Philip K. Dick




Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?


1142 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Melissa 16/05/2024

Um homem descrevendo mulheres
O livro é realmente muito bom, a construção do mundo é impecável com muitos detalhes q fazem tudo mais imersivo. Entretanto, o livro tem um pequeno problema que faz eu n dar 5 estrelas: as descrições das personagens femininas. Como o autor descreve os corpos delas e as mínimas características de suas aparências, mas quando fala de um personagem masculino é somente vago sem muitos detalhes.
comentários(0)comente



@angelica 14/05/2024

Incrível. Te faz refletir sobre o que é humanidade em um Terra cheia de poeira radioativa e androides.
comentários(0)comente



Caroline 08/05/2024

O começo é bem paradinho, não prende tanto e você ainda fica naquela confusão pela ambientação do mundo distópico apresentado.
Mas depois é bem legal, rapidinho, eu só acho que as cenas de ações do livro em si são fraquinhas, e se comparar com o filme entt...
Mas eu gostei, é uma distopia bem feitinha, e me fez ter curiosidade de ler mais do autor
comentários(0)comente



Aline221 05/05/2024

Nhe
Esse aqui eu li pra um trabalho escolar, então já comecei meio na má vontade, no começo eu achei extremamente chato só queria desistir, porem com o foco de tirar um 10 na prova eu continuei lendo.

o livro fica bom lá pra pagina 80 por ai, e em geral a história até que é boa viu, o protagonista tem o trabalho de caçar os androides de uma lista, mas ele só tem suspeitas e tem que usar um teste de empatia antes, e durante essa caça ele mesmo começa a se questionar sobre o sistema que ele vive e o que ele está fazendo, o porque...?

porque ele começa a ter empatia pelos androides, inclusive se apaixona por uma, essa parte da duvida, medo e confusão foi trabalhada muito bem, o final achei mais ou menos, mas teve sim uma mensagem legal e condizente ao personagem.

oia até que no final a escola me obrigar a ler isso não foi tão ruim.
comentários(0)comente



Emily1021 02/05/2024

Uma ficção científica sem aquela dificuldade de entender, de leitura bem leve. queria que gostado mais do livro, pois sempre ouço bem, mas pra mim não foi lá essas coisas, ainda assim gostei da história.
comentários(0)comente



Jader Miani 30/04/2024

Como um grande fã do filme Blade Runner, sempre quis ler o romance que o inspirou. Confesso que a narrativa me fisgou poucas vezes, os capítulos do Deckard são mais interessantes pois possuem um pouco mais de ação. Os capítulos do "cabeça de galinha" são mais filosóficos e focados no desenvolvimento. Apesar do foco não ser o humor, nestes capítulos alguns trechos são engraçados. No geral, é uma obra bastante original, além da ideia dos androides que se comportam como cópias humanas quase perfeitas, elementos como a caixa de empatia ainda podem ser considerados "futuristas" mesmo nos dias de hoje. Também é abordado exaustivamente os animais (tanto naturais como elétricos) na obra, até entendo o objetivo, porém são trechos do desenvolvimento que acho pouco convincentes, não entrou muito na minha cabeça porque aquelas pessoas queriam tanto ter esses animais (tampouco porque todos os animais foram instintos mesmo os domésticos e até aranhas...).

Enfim, vale a leitura, mas não espere por uma história com muitos acontecimentos ou surpresas, chega até a prender ali pela metade, depois se desenrola suavemente até o final.
comentários(0)comente



vinizambianco 29/04/2024

[sobre robôs, ovelhas elétricas e o que é SER humano]

Finalmente tive o prazer de ler um dos livros de ficção cientifica mais conceituado do mundo, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Foi um dos primeiros (se não o primeiro) livros a abordar um futuro marcado pela evolução das maquinas e pelo grande questionamento a respeito da artificialidade.

A obra conta a história de um caçador de recompensas que sonha em ter uma ovelha de verdade pois no mundo que vive ter um animal representa prestígio, ele encontra a oportunidade de trocar sua versão elétrica quando seis Nexus-6 fogem de marte e se encaminham para a terra.

Todo o livro é pautado pelos questionamentos dos personagens sobre quem eles são e o que fazem eles serem quem são, fora que o autor lida muito com o conceito da artificialidade, desde os robôs que se apresentam como elétricos até o modo dos sentimentos serem sentidos são artificiais. A própria felicidade que a história vende para seus personagens é artificial ao fazer eles acreditarem que precisam das tais “ovelhas elétricas”, é incrível como as metáforas que o autor cria conseguiam ser usadas antes e conseguem ser usadas hoje, é admirável. E todo o fator de empatia envolvendo os androides também é muito bem colocado. A única crítica, que nem chega a ser uma crítica diz respeito ao começo do livro, para quem não tem muita noção da história fica meio perdido, ou seja, euzinho, mas depois que a pessoa abraça o tema transcorre da melhor maneira possível.

Em suma, o livro trata de toda a gama de sentimentos que nos torna o que somos e como a falta deles não nos deixa menos humanos, só nos deixa reais, e essa é a beleza da humanidade
comentários(0)comente



Rafael Magalhães 28/04/2024

Quero ser um caçador de androides qnd crescer
Eu já tinha visto o filme, e ler o livro oferece uma perspectiva muito interessante dessa realidade em que a história se passa. A história é muito cativante e os personagens mais ainda. Merece todo o reconhecimento que possui!
comentários(0)comente



Francisco90210 26/04/2024

Bom livro de ficção científica, acho muito importante pra galera que gosta do gênero cyberpunk pelo fato de ser um dos pioneiros no gênero.

"Todos esses momentos se perderão no tempo assim como lágrimas na chuva".
comentários(0)comente



fabiofabiofabio 24/04/2024

Razoável
Acredito que esse livro seja para quem procura uma leitura relativamente leve e tranquila. suponho que boa parte do aspecto mundano do texto seja influência da editora aleph, que carrega um teor de "simplificado" em suas obras publicadas, fazendo com que, na minha opinião, todas pareçam ter sido escritas pela mesma pessoa (li blade runner após jurassic park e outros livros publicados pela aleph, e tive essa impressão de "padrão").
a história é interessante e os personagens são razoavelmente compreensíveis, porém rasos. assim, posso dizer que a adaptação para o cinema dirigida por ridley scott e que a sequência dirigida por denis villenueve fizeram um trabalho extraordinariamente melhor em retratar o mundo e o enredo.
comentários(0)comente



Lari Soler 23/04/2024

Blade Runner
Gostei do livro, apesar de ter ficado confusa em grande parte dele. Comecei a entender melhor o que estava acontecendo ao ter mais noção do universo em que ele está inserido.
comentários(0)comente



Eduardo.Staque 21/04/2024

Gostei pra caramba! Melhor do que eu esperava!
Fiquei com medo de terba mesma pegada de O Homem do Castelo Alto, mas felizmente foi melhor.

Eu não sabia o que esperar da trama, pois estava com o filme na cabeça e me surpreendi por ser bom, e um podendo complementar outro.

É uma leitura bem fácil, filosófica e um pouco melancólica por conta de todaa a ambientação e o comportamento dos personagens.
Interessante a discussão sobre o físico, metafísico, real, sintético, podendo pensar no analógico e no digital, a busca pela identificação e a proximidade o real e o vivo, a indagação de quem tem o direito de definir o que é vida e quais são os critérios usados para poder definir isso e como pode mos identificar tudo isso.

Vou querer ler mais livros do PKD, parece que a ficção científica dele é mais "light", ou mais palatável e fácil de digerir do que outros autores, mas mesmo assim pode se considerar uma ficção mais pesada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ondas Superficiais 19/04/2024

Isto não é uma resenha - Blade Runner
Um romance futurista que te prende facilmente do início ao fim, a leitura é fluída e bem simples, sem palavras difíceis e acessível ao entendimento de diferentes públicos. É aquele tipo de enredo para começar e terminar na tarde do mesmo dia, a história em si gira em torno apenas de um dia.
A trama conversa muito com as atitudes da sociedade atual, que apenas consome e consome e não percebe que no fim tudo é lixo, tudo o que vem do homem e é feito para o homem, no fim, é apenas lixo.
"É um princípio universal que opera por todo o cosmo, o universo inteiro está se movendo na direção de um estado final de total e absoluta bagulhificação. Fenômeno que, no limite, nada mais significa do que a capacidade de as coisas criadas pelo homem tomarem o lugar dele."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1142 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |