Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Jenny 11/04/2024

"Que trabalho esse meu, pensou Rick. Sou um flagelo, como a fome ou a peste. Por onde eu passo levo uma maldição antiga."

Camila2071 09/04/2024

Ruim
Só terminei pra completar um desafio pq pra mim não funcionou de maneira alguma. Não é meu estilo de livro e não recomendo.

juju 04/04/2024

Existe algo muito estranho e comovente nos humanos
Um dos melhores livros que eu ja li, penso nele o tempo todo e fico voltando varias vezes nos meus próprios pensamentos tentando nao deixar nada para tras.

?Você tem que estar com outras pessoas. Para que possa se considerar vivo?
Cuico 22/04/2024minha estante
Perfeito

Luiz Namur 01/04/2024

Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas...
"Blade Runner" é uma obra-prima da ficção científica escrita por Philip K. Dick. O livro, intitulado "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", mergulha os leitores em um mundo distópico pós-apocalíptico onde humanos e androides coexistem.

A história se desenrola em uma Terra devastada, onde a maioria dos seres humanos emigraram para outros planetas. Os poucos que permaneceram enfrentam um mundo decadente, habitado por animais sintéticos e androides. O protagonista, Rick Deckard, é um caçador de androides, responsável por "aposentar" (destruir) os modelos mais avançados que se rebelam contra sua servidão.

A narrativa levanta questões profundas sobre a natureza da humanidade, empatia, identidade e moralidade. A linha entre humanos e androides se torna cada vez mais tênue à medida que Deckard se confronta com suas próprias convicções e o significado de ser "humano".
Brujo 07/04/2024minha estante
Adorei a referência ao filme no título da resenha !!!

max 01/04/2024

Isidore tem o meu coração.
Só sei que o único personagem que eu amei foi Isidore..
Ele é tão querido ://
Sinto uma grande dó dele, ele é bom demais para um ser humano :(
todos trataram ele tão mal, se eu tivesse na história eu o trataria tão bem, daria a ele uma aranha de estimação, reconheceria cada conquista, e cada avanço que ele fez ao decorrer dessa história..
Te amo Isidore

Bruno763 31/03/2024

O que nos torna humanos?
É interessante como uma leitura densa e melancólica nos leva a questionamentos como "Qual o limiar da humanidade?" e "O que é humanidade?".

Através de personagens melancólicos e ambíguos vivemos uma jornada na busca de não só androides fugitivos, mas também de um sentido para vida. Um sentido para ser humano. As narrativas encontradas no livro giram em torno da humanidade, seja pela perspectiva dos androides e até dos seres humanos, como a empatia afeta a tomada de decisão e o lado emocional que parcialmente pode ruir mesmo sendo humano.

O fato é que existe uma linha tênue entre ter e não ter humanidade, tal fato é colocado em prática ao ver humanos que perderam sua humanidade, isso é explorado de forma interessante na narrativa, quando os próprios androides demonstram uma mínima empatia para com seus iguais e os seres humanos não para com seus semelhantes.

Blade Runner é uma obra densa, entretanto os questionamentos que ela leva o leitor a ter sobre sua própria humanidade e o que faz dele humano é que torna a leitura uma ótima escolha.

Rafael1366 27/03/2024

BLADE RUNNER
Uma narrativa repleta de questionamentos morais, éticos e religiosos, a trama faz o leitor refletir sobre o que nos torna humanos, o que não nos tornaria humanos, nossos vazios, o desgaste e a morte de tudo, o significado de estar vivo, a natureza das coisas e as dependências dos seres humanos.
No livro, tudo gira em torno da empatia, e o ótimo protagonista, Rick Deckard, nos leva numa viagem dentro de seus diversos questionamentos sobre seu trabalho, sua vida particular e seus desejos.
Os personagens são bons, a leitura não fica arrastada em momento algum, algumas coisas são difíceis de se entender em um primeiro momento, porém, as diversas camadas e assuntos abordados por este livro o fazem incrível.
Vale a leitura.

Brabahaus 25/03/2024

Quem gosta do filme, e NÃO leu ainda, não sabe o que perde.
Quem gosta do filme, e não teve a oportunidade de ler o livro, nem imagina a experiência que é poder estar imerso dentro daquele universo.

Philip K Dick, com sua escrita maravilhosa, garante a experiência completa, fazendo você se imaginar no local e tempo em que se passa a narrativa. Repleto e repleto de questionamentos morais e éticos em cada página, ele vai te fazer questionar seus dogmas e propor uma reflexão interessante com o desenrolar da história. Principalmente no aspecto moral e humano da sociedade, e como ela funcionaria, e se portaria, diante de seres quase humanos como os andróides. Será que a empatia é o que nos difere? Capacidade de ter e reter memórias?

Não espere que seja uma cópia do filme, eles tem focos completamente diferentes, mas gostando do filme, certamente irá gostar do livro.

Lorayne.Stinguel 25/03/2024

Ler esse livro foi uma verdadeira experiência, viajei para o futuro. O bom de livro assim é que você não sabe o que esperar, pois é tudo muito novo e criativo.

llammer 17/03/2024

Vale a leitura pela profundidade filosófica, referência estética e por ser um clássico da sci-fi mesmo. Em primeiro lugar, acho o título original, ?Andróides sonham com ovelhas elétricas??, muito mais simpático.
Nunca vi nenhum dos filmes, então não tenho como comparar a experiência, mas a edição da Aleph tem um posfácio bem legal considerando as diferenças entre o clássico do Ridley Scott e a história do PKD - fiquei com a impressão que o livro sai ganhando.
Entretanto, achei a escrita arrastada e, tirando algumas cenas específicas, não me prendeu muito. Indicaria só para quem é pilhado pela ficção científica hardcore.

Ariel.Benacon 17/03/2024

O livro é muito diferente do filme, parece que pegaram o filme e adaptaram 30% do livro. Eu gosto do filme, mas o universo e a expansão com detalhes do livro é muito, muito melhor. Os personagens são melhores e o Deckard e muito mais ?humano?, diferente do filme que por exemplo, não aborda o tema da empatia como é citado no livro. Virei fã do PKD e pretendo ler mais obras do autor!

Mari 13/03/2024

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Acompanhamos em paralelo à história de Deckard (caçador de recompensas) e Isidore (um cabeça de galinha) que posteriormente se cruzam. Por ser um livro curto e toda a história ser decorrida em um dia, a narrativa se torna bastante objetiva. Temos com palco para a narrativa uma terra pós-guerra atômica, destruída, desértica e altamente afetada pela poeira radioativa.
Deckard é encarregado de “aposentar” androides que fugiram das colônias espaciais para a Terra. Esses androides são extremamente avançados, quase indistinguíveis dos humanos, a não ser por um teste chamado teste de empatia. Eles devem ser caçados, pois são considerados ameaças para a sociedade e, para fugir, geralmente precisam cometer crimes contra os humanos.
Enquanto tenta concluir sua missão, Rick lida com diversos dilemas éticos e filosóficos sobre a distinção entre humanos e androides.
Pela necessidade de se sentir útil, Isidore dá abrigo aos três últimos andys aos quais Deckard procura e assim suas histórias se cruzam. A maior motivação de Rick é a recompensa de mil dólares por cabeça. Concluindo a tarefa, ele terá dinheiro para adquirir um animal de verdade, que é um grande sonho, já que nessa terra pós-apocalipse a maioria dos animais foi extinta e a posse de um é vista com símbolo de status e empatia.
É uma leitura prazerosa por ser rápida e fácil, mesmo apresentando um mundo distópico, é de fácil entendimento. Senti falta de desenvolvimento para alguns assuntos, como o Mercerismo e o relacionamento entre Deckard e sua espora, Iran.
Em suma, é uma grande leitura e um ótimo livro.

Coquidré 10/03/2024

Uma das melhores sci-fi que já li. A escrita é muito boa, te faz pensar demais e, com certeza, é atemporal.

A empatia é importante e deve ser praticada, não só utilizada como uma máscara