A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Janine 27/07/2019

Talvez se você ler sob o efeito de drogas alucinógenas faça mais sentido
Gente, do céu. Ainda não acredito que consegui terminar esse livro depois de 3 meses de purgatório. Parece que tava carregando um fardo enorme e agora estou livre. Que livro massante!
Por outro lado, não que justifique o cansaço, é um livro muito belo. Enchi de marcações e por vezes até me senti representada por alguns pensamentos (inclusive com muita apreensão, já que a protagonista sofre de esquizofrenia).
Não descarto totalmente a leitura dessa obra. É bem diferente de tudo que já li mas tem um sentido, dá pra entender. Estou comparando com a leitura de Neuromancer que abandonei nesse mês por estar chegando no final sem entender basicamente nada, então sim, posso dizer que esse livro (A Menina Submersa) tem sentido, porém não tão convincente assim.
Tirem suas próprias conclusões (se conseguirem).

Hangla 23/01/2021

Marcante
Esse não foi um livro fácil de ler, é denso e em muitas vezes precisei de tempo para assimilar ou simplesmente para ter vontade de voltar a ler, achei impressionante a forma que o autor mesclou as situações reais das irreais, IMP não consegue saber o que é verdade ou não e eu, como leitora, também não.
Indico bastante esse livro, principalmente para pessoas que de alguma forma tenham contato com a doença, mas vale ressaltar que é um livro que exige muito, tanto em atenção quanto em paciência, não adianta querer terminá-lo em três dias (ou pelo menos eu não tive essa capacidade).
.d.e.i.s.e. 23/01/2021minha estante
Nota alta até kkkk

Hangla 23/01/2021minha estante
Eu gostei dele, tá cheio de marcações kkkk

Luizarosa 16/04/2020

QUÊ????
Quero muito acreditar que esse livro foi um grande surto coletivo pra elogiarem ele desse jeito.
Ok, a premissa é boa, afinal é uma proposta totalmente diferente você ler algo que uma pessoa com esquizofrenia escreveu, mas... QUE????
Me senti uma analfabeta, não entendi porra nenhuma e fiquei a r r a s t a n d o essa leitura, não aguentava mais. DarkSide, te amo, mas vou fingir que esse livro foi um devaneio.
Quel Bastos 19/04/2020minha estante
Huehuehue já quero ler pra ficar indignada e me sentir burra

Página 94 31/08/2020

Esteja preparado para este livro...
"A Menina Submersa" foi um livro difícil. Essa foi minha segunda tentativa de ler o livro. A primeira foi em 2015, cinco anos atrás. Na época, li cerca de 60% do livro (isso após a pular várias páginas e capítulos) e então abandonei.
Agora, em 2020, resolvi dar uma segunda chance à história. Quem sabe com mais bagagem e outra cabeça, a experiência fosse melhor.
Minha intenção desde o início, foi de ler ao longo do mês de agosto, sem pressa. No início, eu estava presa à história e estava seguindo bem na jornada que é a cabeça da Imp, uma personagem com esquizofrenia.
Entretanto, conforme os caminhos na cabeça da personagens vão ziguezagueando, chegou um momento que não consegui mais acompanhar esse ritmo: sem ordem cronológica, sem saber o que era real e o que era coisa de sua cabeça. História real e contos escritos por ela. A bagunça em sua cabeça se refletia no livro na mesma proporção.
Segui firme na leitura, mas devo admitir que umas três vezes pulei algumas páginas e sinceramente, não me fizeram perder nada no que eu estava lendo.
No geral foi um leitura densa, cansativa e que não pretendo ler uma terceira vez.

BáhConst 24/01/2021

Loucure-se
Eu entendo as pessoas que não gostaram do livro. A personagem vai e volta na sua sensatez, é incerto, inconstante e muitas vezes inexistente a narrativa. Da receio de não chegar a lugar algum. Mas quando olho para as minhas histórias de fantasmas, eu vejo muito da Imp e a sinto corajosa, por ser quem é - mesmo sendo apenas habitante do nosso imaginário.

Jessica493 14/11/2022

Confuso, porém isso q o torna incrível, a confusão é a visão de mundo da protagonista (que possui um diagnóstico de esquizofrenia), vemos aqui uma mulher contar uma história de fantasmas, mas seguindo suas próprias ideias do que são fantasmas e seguindo a ordem cronológica que parece fazer sentido para ela. Resumindo é confuso, mas não consegui largar.

Nica 05/07/2022

A mente humana tem limite?
Esse romance é um dos mas incríveis, a história não é a melhor já inventada nesse mundo, mas a forma no qual ela foi escrita não deixou nenhuma falha.
Índia é uma menina esquizofrênica e escreve um livro com sua mente esquizofrênica. Não espere algo organizado, pois ela mesma não é.

Perdida_nas_Estrelas 25/04/2020

A história é contada por uma personagem chamada India Morgan Phelps, cujo apelido é “Imp”. Imp é esquizofrênica e isso se torna o maior empecilho para o leitor, pois o modo como ela escreve é de acordo com o que se passa na sua cabeça naquele momento ou o que se passou nela em um momento anterior. É uma história de sereias, lobisomens e fantasmas. Fantasmas de Imp. Ela perdeu sua mãe e sua avó, que também eram esquizofrênicas e se suicidaram; Imp tem uma namorada, mas o enredo gira em torno de uma garota a qual ela conheceu em uma rodovia, chamada Eva Canning. Eva foi encontrada por Imp às margens do rio Blackstone, nua e molhada, aparentemente tinha entrado no rio à noite. Imp levou-a para sua casa e cuidou de Eva até ela dizer que ia embora.

Desde a sua infância Imp conhece uma obra pintada por Saltonstall chamado de ‘A menina submersa’, trata-se de uma pintura de uma moça nua com uma parte do corpo submergida no rio olhando para trás como se algo tivesse chamado sua atenção, detalhe: no rio Blackstone. A narradora também é apaixonada por pintar e gosta de escrever, às vezes, para se sentir melhor, em determinados momentos sua psiquiatra a aconselha escrever para se sentir melhor. Há algumas aparições de Eva para Imp no decorrer da história que são verdadeiras. A questão levantada pela própria Imp é: essas coisas que Imp vê são verdadeiras e fatuais, ou verdadeiras apenas? Ou seja, verdades podem ou não ser fatos.

A leitura é obscura e me deixou em dúvida em relação a algumas “verdades” contadas por Imp ou que ela deixou de contar.

Imp datilografou... Não, eu datilografei.

ar.noni 11/12/2022

não deixe uma capa bonita te enganar em. lindo? com crtz. capa dura? também. História boa? Deixou a desejar.

Maris9 02/04/2023

Uma odisseia de resistência
Não gostei de nada. Não tem rumo, os personagens parecem à deriva, sem propósito, vc se perde e volta, pq há divagações demais sem propósito. Não compreendo tanto alarde da editora sobre o título. Muito pretensioso para ser tão ruim.

Danny 08/04/2023

Decepcionada!
Esperava mais desse livro, mas é muito chato e cansativo.
Não recomendo.
Lido na força do ódio.

Mysweetlala 24/08/2021

Arrebatador e instigante
Em a menina submersa nos é apresentado uma narrativa contada pela visão de Imp uma mulher que mora sozinha, adora pintar, e tem esquizofrenia. Eu simplesmente amei a escrita, cada parágrafo, palavra e ponto era gostoso e envolvente de ler, você não consegue largar. Eu amei toda essa loucura da narrativa, de nós estarmos dentro da mente da personagem, uma mente confusa, cheia de pensamentos profundos e diferentes, por isso tudo é muito intenso e os sentimentos bem descritos, normalmente tenho dificuldade de imaginar as cenas em minha cabeça mas com esse livro não tive esse problema. Eu entendo quando as pessoas dizem que não gostaram, pois realmente ele não é para todo mundo, por ser um pouco confuso e dar a impressão de não ir a lugar nenhum, e talvez não vá mesmo, mas isso não me encomodou, longe disso, acho que todos esses pontos fizeram a história ficar mais cativante para mim.

Caio 30/01/2015

“Vou escrever uma história de fantasmas agora”, ela datilografou.

Não estranhe ao ler “A Menina Submersa”, pois ele é um livro dentro de outro livro e a sua narrativa não é linear, o que pode causar estranheza em alguns mas nem por isso o livro se torna desinteressante. A história é escrita e vivida Indiana Morgan Phelps, ou Imp uma jovem que tem esquizofrenia (assim como sua avó e sua mãe) que decide escrever sua história de terror com sereias e lobos.

Por ser esquizofrênica a própria Imp tem dúvidas ao contar suas experiências e muitas vezes se contradiz durante a narrativa. Durante toda a narrativa podemos captar referências a livros, músicas e principalmente quadros como o próprio “Menina Submersa”.

O livro aborda temas como transsexualidade, lesbianismo e a própria esquizofrenia tudo isso pelo olhar de Imp. A personagem também tem certos transtornos (TOC), como pelo número 7.

Algo que me incomodou bastante no livro foi a capacidade de Imp de “enrolação”, pois enquanto ela está narrando algo, a mesma vai acrescentando pensamentos, referencias, outros acontecimentos e isso faz com que o livro em algumas partes seja um pouco chatinho. Mas seja forte e leia o livro até o final para saber como termina a sua história de terror.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2015/01/resenha-menina-submersa-caitlin-r.html

Japa 26/07/2020

Um terror dentro da mente
O livro possui uma proposta bem interessante ao tratar sobre história narrada por uma personagem com doença mental (esquizofrenia), onde nós deparamos com seu emaranhado de memórias/fantasmas, misturados com suas próprias alucinações e sem ordem cronológica. Ele também é cheio de referência a autores e músicas, isso combinado com a confusão mental da personagem pode tornar a leitura bem maçante. Demorei bastante pois estive envolvida com a história apenas em alguns momentos, em outros ler 20 páginas era super cansativo. Recomendo para quem curte a temática sobre doenças mentais.

Tai 05/07/2020

Intrigante
Eu fiquei MUITO dividida entre ?gostaria de ter entrendido melhor tudo? e ?caramba que brilhante não ter esclarecido as questões?. Então, claro, gostando ou não do livro, é necessário admitir o esforço e o trabalho da autora na construção do livro em representar o pensamento de uma pessoa esquizofrênica (inclusive em uma crise).
Continua (com spoiler): https://boxdeopiniao.wordpress.com/2020/07/05/a-menina-submersa-memorias-the-drowning-girl-a-memoir-caitlin-r-kiernan/