Those across the river

Those across the river Christopher Buehlman

Resenhas - Those across the river

César99 22/11/2021

O mistério faz a história.
Those Across the River, primeiro livro escrito por Christopher Buehlman, pode ser definido como uma obra composta por 2 partes: A longa introdução e o satisfatório combo clímax/conclusão.

A primeira é bem escrita na forma com que situa o leitor ao universo singular da pequena cidade de Whitbrow, explorando bem a sensação que gera de que algo não está certo, contudo é demasiadamente longa (mais da metade do livro), podendo causar tédio em uma primeira leitura. A segunda, por sua vez, causa uma ansiedade e tensão capazes de lesionar o coração dos leitores que não tomem cuidado, pois mistura momentos de ação, suspense e completo horror de maneira orgânica.

Ambas se complementam, com as respostas do clímax/conclusão esclarecendo quão essenciais são todos os mínimos detalhes dados na introdução, tornando uma possível releitura ainda mais prazerosa.

Em resumo, esse é um livro que se sustenta em 2 pilares: o mistério acerca do que há além do rio e a empatia que consegue gerar no leitor para com a cidade e seus habitantes. E é justamente devido ao primeiro pilar que faço esse alerta: NÃO PESQUISE A FUNDO SOBRE ESSE LIVRO! Saiba apenas que as matas e os bosques de além do rio escondem dores e horrores mais profundos do que nosso protagonista, sua esposa e seus novos vizinhos estão dispostos a encontrar.

Helen 04/03/2021

Inesperado
Quando decidi participar do desafio de 50 estados estadunideses, 50 livros de terror, Those across the river foi indicado por mais de uma pessoa, e estava em mais de uma lista de "livros mais assustadores de cada estado", então coloquei na lista com um pouco de dúvida e muita curiosidade.

A história se passa entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. O narrador, Frank Nichols, um veterano, busca por um novo caminho com sua companheira Eudora, e assim resolvem se mudar para Georgia, aonde a tia de Frank deixou-lhe de herança uma casa. Na carta enviada após a sua morte, sua tia lhe diz para vender e nunca colocar os pés naquele lugar, por ser um local amaldiçoado. No entanto, os dois precisam de um lugar para recomeçar, e Frank decide escrever um livro sobre seu ancestral que ali morou e teve uma plantação para reviver sua carreira acadêmica e descobrir mais sobre o passado de sua mãe, que morreu há tantos anos.

É um livro cheio de mistérios. Você não sabe desde o início o que irá acontecer, ou qual será o terror que assola a pacata, mas economicamente destruída, Whitbrow. As possibilidades são tantas que me fizeram querer ler mais e mais páginas para descobrir o que estava acontecendo e o que aconteceria. O escritor consegue deixar pistas que sabiamente consegue conectar mais tarde na história, assim como foreshadowings desde o início. Buehlman conseguiu criar uma pintura tão interessante que cada capítulo era uma pincelada que se tornava mais e mais escura, até revelar o que ameaça a vida de Frank, Eudora, e os outros habitantes de Whitbrow.

Qualquer spoiler que posso dar acabaria com a surpresa, e espero que quem consiga ler em inglês e goste de livros de terror tenha interesse em ler essa obra. Talvez poderão não gostar tanto quanto eu, que fiquei fascinada com a construção do terror, mas certamente não ficarão entediados. Infelizmente ainda não foi lançado aqui no Brasil, embora há conversas de uma possível adaptação para o cinema, então quem sabe? Sempre há esperança. Mas não procure por deus em Whitbrow. Como uma personagem bem diz, deus esqueceu aonde Whitbrow fica há um bom tempo.

PS: se forem ler, fiquem longe do Good Reads, senão vocês vão descobrir o mistério da ameaça em Whitbrow antes mesmo de ler, e metade da sua diversão irá acabar!