O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Bruno 27/05/2019

Imagine um autor batendo à porta de uma editora: "Bom dia. Gostaria que vocês publicassem meu livro. É sobre matemática, probabilidade e influência do acaso". A maioria dos editores teria parado de ouvi-lo na 11ª palavra. O livro, nunca lançado, faria do autor para sempre um desconhecido.

Esta não foi a história de Leonard Mlodinow. Físico estadunidense, filho de sobreviventes do holocausto, Mlodinow é o autor de O Andar do bêbado, livro que discorre sobre a influência do aleatório em nossas vidas, de forma dinâmica e bem-humorada. Diferente do que a maioria dos autores faz, explicar algo complexo usando ao final alguns exemplos, ele conta histórias interessantes usando probabilidade e matemática apenas como um pano de fundo. Perguntas de programas de adivinhação, esportes, sucessos de bilheterias, tudo é usado para compreendermos importantes processos que governam as leis probabilísticas, de uma forma prazerosa.

Seres humanos evoluíram para encontrar padrões em tudo aquilo que temos contato, mas muitas vezes, nossa intuição está errada. Desta forma, O andar do bêbado desafia nosso bom senso. Sua leitura nos instiga a interpretar os acontecimentos da vida de forma mais fluida e não-determinada. Deixe-me tentar explicar: o acaso influencia tudo em nossas vidas, e portanto, suas flutuações (para o bem ou mal) regem todas as variáveis que as governam.

Além disso, algo bastante interessante em O andar do bêbado é o destaque para cientistas pouco abordados em livros de história da ciência, como Blaise Pascal e Francis Galton. Revela-se o contexto em que viviam, assim como suas contribuições para as ciências matemáticas. Ao aprender sobre a estatística do cotidiano, descobrimos um pouco sobre nós mesmos: até que ponto nossas crendices sobre esporte, política e cultura são corretas? Tenho mérito em ter conseguido aquele emprego? Não ganhei aquela fortuna porque sou um idiota ou por não ter tentado mais vezes? O autor transmite uma incrível mensagem ao mostrar como a compreensão do acaso impede que renunciemos nossos sonhos por acreditar em algum azar cósmico.

site: https://bauliterariodedarwin.blogspot.com/2019/05/divulgacao-cientifica-03-o-andar-do.html#more

Leo 12/10/2019

Básico mas completo
Vários cursos superiores tem em algum ano, a matéria de estatística. Se você ler esse livro antes de começar o ano letivo, vai levar com muito mais facilidade essa matéria. É um livro básico, porém muito completo de probabilidade e estatística, sem fórmulas complicadas.

jaksonmc 07/01/2020

A influência do acaso
Ótimo livro para entender de forma simples, sem tratar a questão do com uma profundidade matemática, como os processos aleatórios estão presentes nas nossas vidas.

ziliotti 14/03/2020

Aleatório
Achei um pouco denso e técnico; porém um livro interessante. Possui bastante exemplos, onde o autor apresenta como aleatoriedade está presente em nossa vida.

Julia 01/05/2020

Muito bem escrito, segue um excelente encadeamento de ideias, bem humorado e de linguagem acessível: um excelente livro para divulgação de conceitos da estatística, de forma simples e descomplicada. Tão bom que terminei o livro com vontade de ler outros do mesmo autor!

Carol 13/05/2020

Quase que um memorial da cadeira de estatística
Se você quer entender um pouco das histórias dos matemáticos e as suas descobertas, esse livro é um prato cheio. Cheio de detalhes sobre como cada teórico desenvolveu as teorias que juntas, embasaram a probabilidade. Pode ser um tanto quanto chato para quem não se interessa pelo assunto, ou só gostaria de ver as aleatoriedades da vida em vez de todo cálculo por trás.

Lucas 27/12/2020

Não li esse livro por acaso
De uma forma clara e didática o autor entrega um tema difícil, mas que faz parecer fácil. O bom humor e ótimos exemplos torna a leitura muito fluída e, de certa forma, rápida. Essencial para entendermos um pouquinho mais do mundo que nos cerca.

gabi. 31/12/2020

O andar de bêbado mostra o papel da aleatoriedade nas nossas vidas. Um livro de certa forma reconfortante pois nos mostra que muita coisa em nossa vida são meras obras do acaso.

Robson.Vilar 11/01/2021

O andar do bêbedo
Interessante forma como o autor demonstra que não temos uma capacidade de enxergar os padrões de eventos aleatórios quando de fato o são, mas temos uma tendência de enxergar padrões onde eles não existem.

Mateus 06/03/2021

A vida é caótica e devemos aceitar isso
Quando paguei a disciplina de Probabilidade & Estatística, na universidade, a professora (inteligentíssima, diga-se de passagem) disse em uma das aulas algo que nunca mais esqueci: Correlação não implica causalidade. Esse é um dos pontos principais do livro e é algo que, ainda mais nesses tempos de pandemia e desinformação, a população em geral se recusa a compreender.

O livro me fez lembrar de algumas coisas boas da universidade, (engenharia da computação é um curso bem sofrido, hahaha), senti saudades até das disciplinas de Cálculo. É muito bem escrito e a sua abordagem com a história da matemática me lembrou um pouco o modo como Stephen Hawking faz o mesmo, mas com a física.

Batatinha 01/07/2021

Como vim parar aqui...
Ótimo livro, com casos e exemplos de como o aleatório é importante e que está ligado as nossas vidas. A matemática aqui é mais explicativa (sem fórmulas e cálculos), o que vem a ser um ponto positivo na leitura. Gostei demais dessa leitura.

Iotave 28/03/2023

A beleza da matemática
"O andar do bêbado" é um ótimo exemplo de livro que consegue transformar conhecimentos técnicos, e às vezes complicados, em temas simples e didáticos, capazes de prender o leitor em cada capítulo.

A linha narrativa do livro é construída, em grande parte, de forma cronológica, o que permite ao leitor compreender como a ideia de probabilidade não proveio de epifanias individuais, mas sim de esforços conjuntos e independentes de inúmeros pensadores ao longo de séculos a fio.

Desse modo, a obra de Mlodinow consegue trabalhar de forma leve e articulada um assunto ao qual muitos (eu incluso) sentiam-se alheios quando aprendido na escola. Todavia, ao mostrar a natureza intrínseca dos fenômenos probabilísticos de uma forma muito fluida e responsável, nas entrelinhas o autor nos diz: isso aqui é muito mais comum do que você imagina.

Quando terminei essa obra, mudei minha perspectiva acerca de várias coisas básicas do meu cotidiano ao entender como o acaso estava, desde sempre, ali escondido por detrás da aparente simplicidade dos eventos. Além disso, o livro consegue instigar em mim a curiosidade por diversos outros temas e assuntos matemáticos levemente relacionados com a sua temática, desde o Problema de Monty Hall à Lei dos Grandes Números de Bernoulli.

Por esses motivos, "O andar do bêbado" é um livro recomendadíssimo, tanto pra quem gosta quanto pra quem não gosta de matemática, capaz de prender do início ao fim.

Colombini 28/12/2021

Leitura obrigatória
Dizer que esse livro vai agradar a todos é ignorar que existem pessoas que não tem bom gosto kkkkkk.
O livro brinca bastante com os conceitos básicos e bastante fundamentais e confusos da probabilidade. Já estudei probabilidade e estatisva na faculdade e msm assim a leitura foi agregadora e agradável. Acredito que seja legal para todos lerem e afiarem o sentido com os números.

E para meus caros vestibulandos, acho que não existe forma melhor de dar aquela lapidada em probabilidade com interpretação de texto que lendo este livro, que além de tudo vai ser divertido.

rafaela 09/02/2022

Odeio matemática mas amei o livro
Comprei esse livro com duas amigas, achando que ia odiar e não entender nada. Em suma Lemos tudo em dois dias e não podíamos ter amado mais. A matemática fica clara e o autor consegue nos envolver com exemplos engraçados e incríveis (literalmente).

Fernando 14/07/2022

Matemática, filosofia e bom humor se encontram por acaso
Livro muitíssimo bem escrito. A fim de ensinar sobre a aleatoriedade e seus efeitos sobre nossas vidas, Mlodinow tece uma rede com exemplos práticos ou famosos, história da ciência, e conceitos matemáticos colocados de forma fácil de entender, sem depender de acompanhar contas longas ou complicadas; tudo isso em capítulos suficientemente enxutos para proporcionar uma leitura fluida, e um bom humor sempre presente, que faz o texto ficar mais leve e divertido.