Como vejo o mundo

Resenhas - Como Vejo o Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Newstein 18/02/2010

Como Vejo o Mundo
Como Vejo o Mundo – Albert Einstein: Neste livro, Einstein procura ressaltar seu ponto de vista sobre vários assuntos incluindo os problemas principais do homem, no campo social, político, religioso e econômico.

O livro tem seus bons momentos, mas em outras partes, se é que posso assim dizer, não são tão boas, pois descamba para uma literatura muito técnica; O livro é composto de coletâneas, tornando público diversas correspondências trocadas com personalidades da época, ponto de vista, opiniões e argumentações, etc., e talvez por isso, tenha a inconstância que já descrevi, mas o livro tem ótimas passagens na qual me permito transcrever a seguir (foi essa passagem que despertou minha curiosidade da leitura dessa obra):

“A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem... Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assassinar a participar desta ignomínia.”

Em se tratando sobre o sentido da vida, Einstein descreve:

“Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver.”

Quanto à recomendação deste livro, posso afirmar que a leitura flui muito bem do início até a metade, ficando enfadonha da metade em diante, terminando melhor, sendo assim, classifiquei com nota 6,0 - Bom, mas reco­men­do com ressalvas.

Newstein
Fran 31/03/2023minha estante
Concordo, ensina bastante, mas grande parte do livro é apenas o raciocínio e personalidade forte. Me incomodou também, o fato de não concluir o tema de uma vez, sempre volta trechos sobre religião e etc.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Como vejo o mundo – Albert Einstein
No entanto, creio profundamente na humanidade. Sei que este câncer de há muito deveria ter sido extirpado. Mas o bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/08/como-vejo-o-mundo-albert-einstein.html

Cristian Gusmão 31/05/2021

Um grande mestre
Em um texto bastante rico, Einstein resume parte de sua filosofia de vida e princípios. Retrata os problemas que sofreu por conta da perseguição aos judeus. Trás também um pouco da sua científica e sabedoria de vida.

tmgoncalves 15/11/2022

Personagem icônico é fundamental para humanidade.
Leitura super recomendada, que proporciona a visão sócio-política de um ícone mundial, que mudou a forma de enxergar a ciência do mundo. Albert Einstein não foi somente mais um cientista. Ele foi um filósofo, matemático, físico, judeu e político, cujo objetivo principal foi focado no desenvolvimento da ciência e da humanidade.

Dividido entre diversos temas, como política, socialismo, comunidade judaica e estudos científicos, a obra apresenta um leitura tranquila, exceto a última parte, sobre ciência, onde o autor detalha alguns postulados físicos. A obra também apresenta diversos acenos a outros cientistas que contribuíram, de alguma forma, para o avanço da ciência, e que não ganharam holofotes da mídia.

O livro aborda vários pontos importantes, entre eles a importância do professor em gerar futuras gerações pensantes, a ruptura com o centro acadêmico suíço, a importância da intervenção político-social dos Estados Unidos no mundo, visão de um governo socialista, entre outros pontos.

Nessa obra, escrita sob a dinâmica de um diário pessoal, Einstein descreve a maneira que ele enxergava o mundo, no período em que viveu. Totalmente contra exercícios militares, Einstein vivenciou um dos períodos políticos mais autoritários que a humanidade já presenciou, o que intensificou bastante a crítica sobre essa forma de governar. Devido a forte censura e o regime do antissemitismo, Einstein deixou seu país natal e mudou-se para os Estados Unidos, onde conseguiu desenvolver toda sua tese acadêmica.

Crítico assíduo da criatividade humana, Einstein defendia a ideia do ser humano executar suas maiores engenhosidades somente em momentos críticos da vida, como descrito no trecho abaixo:

?A história das descobertas científicas e técnicas revela-nos quanto o espírito humano carece de idéias originais e de imaginação criadora. E mesmo quando as condições exteriores e científicas para o aparecimento de uma idéia já existem há muito, será preciso, na maioria dos casos, uma outra causa exterior a fim de que se chegue a se concretizar. O homem tem, no sentido literal da palavra, que se chocar contra o fato para que a solução lhe apareça.?

Em síntese, sua visão de Einstein colabora para medir o quanto a humanidade avançou em questões políticos e sociais, bem como a responsabilidade de ciência dentro da sociedade.

DistintoFelps 28/08/2022

O mundo pelos olhos do cientista mais famoso da história
Ser um "gênio" pode parecer ser algo extraordinário, algo implacável e sem erros, mas quando pensamos sobre a vida de cada "gênio" que pisou na Terra, podemos analisar que são pessoas normais, exatamente iguais a qualquer outro indivíduo da nossa sociedade, mas com uma coisa diferente, eles amam o conhecimento.
Albert Einstein esteve na época de ouro da física (pós 1900), e foi um dos principais participantes do momento, estrelando diversas teses científicas aderidas até hoje, sem contar que inspirou um número imenso de pessoas a conhecer mais sobre a matemática e a física.
"Como vejo o mundo" é um livro recomendado para os entusiastas da curiosidade, já que o teor do livro é justamente dizer o que Albert Einstein pensava sobre os assuntos mais recorrentes do mundo, assuntos como: sociedade judia, exército obrigatório, economia dos países, guerras, etc.
Portanto, podemos tomar o conteúdo abordado no livro como algo "leve" (menos as partes da física, que podem ser bem densas), principalmente o seu começo, tratando das questões filosóficas da nossa sociedade enquanto pensadores, e de nossos conflitos desnecessários.

Liny Arguilera 15/12/2021

Como Albert Einstein via o mundo
Pelo livro deu para ver que Albert Einstein era bastante positivo sobre a vida, havia em si uma crença no potencial das pessoas,ele via a beleza nos pensamentos de outros cientistas.
O livro de Albert Einstein começa de forma histórica e filosófica, fala como estava sendo aquele período da Segunda Guerra Mundial, como foi recebido e o que achava da América do Norte, em especial os Estados Unidos, imagino eu quantos gênios se perderam no Holocausto Nazista.
Apesar da Guerra e a escassez, Albert manteve viva em si e outros cientistas também manteram as ciências em pé, sem perder a esperança de dia melhores durante a Guerra. Foi compreensível o fato de Albert Einstein ter comunicado o desastre que seria se os nazistas fabricassem a bomba atômica primeiro, e assim como muitos ele apenas queria a paz.
A humildade e simplicidade de Albert Einstein é incrível, tem a Teoria da Relatividade no livro, porém eu não senti que ele falou sobre ela de forma clara e objetiva, mas ele deixou claro que as descobertas científicas são de trabalhos de anos de várias pessoas.
Algo que ele deixou muito claro para mim, foi o efeito centrífuga no fundo da xícara de chá.
Achei interessante o modo como ele disse que é possível aniquilar uma pessoa livre interiormente, mas não escravizar essa pessoa.

Bruno Mancini 20/12/2020

Revelador
Foi a primeira vez que tive acesso ao pensamento deste gênio. Aos seus argumentos sobre vários assuntos. Contesto algumas escolhas, mas compreendo vários.

Luiza 23/10/2012

O idealismo utópico de Einstein
"Escrevo como se estivesse seguro da verdade de minhas afirmações, mas o escrevo simplesmente como a forma mais cômoda de expressão e não como testemunho de excessiva confiança em mim mesmo; ou como convicção da infalibilidade de minhas simples concepções sobre problemas de fato terrivelmente complexos".

Escolhi essa frase para começar a falar desse último livro que li pois acho que ela combina com o propósito de um blog e com a minha posição frente ao mundo. E, claro, mostra parte de como Einstein via o mundo.

'Como Vejo o Mundo' é um apanhado de discursos, cartas e textos que Einstein escreveu durante a vida - ainda que a maior parte dos escritos sejam de 1930 a 1953 (ano que o livro foi publicado). Dividido em cinco partes compostas de textos curtos, o mais longo não deve ter cinco páginas, nos é apresentado a visão de política, religião (enfoque no judaísmo), economia, humanidade e ciência desse homem.

Muito difícil dar opinião em um livro de opiniões. Não quero discutir os posicionamentos dele acerca dos fatos - muita coisa é da época e muita coisa já é história hoje (o que não diminui a relevância da leitura, possivelmente até a aumenta). Então, o que dizer? Einstein era, sobretudo, um idealista. E ele mesmo reconhece o fato. Seus pensamentos são divididas com grandes homens e mulheres da história e dos tempos atuais, sendo alguns deles: a extinção do serviço militar e profunda segurança mundial garantida por uma 'Sociedade das Nações', a liberdade política a artistas e cientistas para que estes possam usar seu potencial à máxima potência, a valorização do aprendizado e do ensino, da busca do conhecimento, a não-idolatria de qualquer homem que seja, a distinção das massas entre o que é necessário e válido e o que não o é, entre outros.

Um livro de linguagem simples, fácil de entender (afinal, é de Einstein a grande máxima 'faça as coisas o mais simples que puder, mas não as mais simples'), com exceção da parte final, sobre física - confesso que essa parte também não me interessava e não entendo, o que dificulta muito a compreensão. 'Como Vejo o Mundo' são apenas opiniões de Einstein sobre o mundo, claro. Mas é inspirador e motivador. Einstein tem um senso de moral e ética muito alto e me comoveu seu modo de pensar. Mais do que recomendar, acho essencial que todos leiam e partilhem desse modo incrível de ver o mundo. Que, aliás, está muito relacionado à ciência e religião (já que as duas tem, sim, muito em comum). Afinal, logo no começo, Einstein discorre sobre uma 'religião cósmica', onde se vê o mundo de um ponto de vista quase que (ou talvez de fato o seja) transcendental, onde tudo se interliga. Honestamente, leiam o livro. Não tenho capacidade de resumir as ideias que, no livro, são expressas tão claramente.

Uma última ressalva: é preciso ter um conhecimento prévio ao ler o livro. Muitos nomes, teorias e ideias são apenas citados e segue-se em frente.

Pablo Marcelo 17/01/2022

Feijoada einsteiniana
A parada é pesada. Afinal de contas, estamos falando de Eisntein - e de forma como ele via o mundo (e não como eu e você, meros mortais vimos o mundo). Então, rola umas ?miopias? óbvias, da minha parte pelo menos. Mas, ainda assim, dá pra enxergar algumas coisas que só ele via.

Tiago Eduardo 11/09/2020

Inspirador
É muito gratificante quando voce se identifica com uma personalidade através dos pensamentos e posicionamentos em comum.

L 12/09/2023

Um gênio sonhador
"Como vejo o mundo" foi publicado em 1934, mas ainda continua bem atual em vários pontos, alguns óbvios, outros nem tanto... O livro oferece um mergulho na mente do cara que foi um dos (provavelmente o maior) grandes gênios do século XX. Com uma clareza envolvente, Einstein nos guia por suas reflexões sobre ciência, filosofia e humanidade. Se você curte explorar mentes brilhantes, esse livro é uma viagem que vale a pena.

Nanda 20/04/2021

"Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito."
"(...) como homem, alguns ideais dirigem minhas ações e orientam meus juízos. Porque jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo. Em compensação, foram ideais que suscitaram meus esforços e me permitiram viver. Chamam-se o bem, a beleza, a verdade."

Iran 15/01/2009

O cotidiano na visão de um gênio
Para quem espera neste livro uma linguagem rebuscada e complexa sobre conceitos da física moderna, se surpreende com a simplicidade idealística deste gênio que revolucionou os conceitos da física moderna. É muito interessante perceber que mesmo um GÊNIO, possui habitos e particularidades de seres humanos comuns. Vale apena mergulhar nesta obra pela simplicidade e profundidade dos conceitos levantados pelo autor.

Natalia 29/09/2014

Como vejo o mundo
O primeiro motivo que me fez ter vontade de ler Como vejo o mundo é porque ele é escrito por ninguém menos de Albert Einstein.

O livro mostra o ponto de vista de Einstein sobre diversos temas como sociedade, o indivíduo, a religião, serviço militar e por ai vai.

Engana-se quem pensa que é um livro fácil de ler, porque não é às vezes se tornando até um pouco cansativo, porém a forma clara e admirável com que ele escreve, faz tudo ficar muito interessante.

E uma das opiniões de Einstein é que a sociedade vivia em um mundo com câncer chamado Guerra, tornando a sociedade doentia onde tudo era nocivo, tanto para os homens quanto para o planeta, Einstein no entanto acreditava que as coisas poderiam melhorar e que tudo isso poderia ser um dia revertido. Einstein também conta no livro como ele um físico alemão e judeu teve que abdicar de tudo para se refugiar nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

No livro entre outros vários assuntos, Einstein também aborda um pouco de física, claro, falando sobre alguns nomes renomados e como foi o processo de descoberta da Teoria da Relatividade, seu trabalho mais famoso.

Sobre o sentido da vida, Einstein nos diz: Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver.

O livro Como vejo o mundo é um livro de opiniões. E o mais interessante é ver como aquele gênio expõe suas opiniões com lógica, motivação e principalmente paixão no ramo da ciência, recomendo a todos que estão em busca de uma boa leitura que desperte a reflexão sobre os mais variados temas.

site: http://natalia.blog.br/2014/09/30/resenha-do-26o-livro-do-ano-como-vejo-o-mundo/

1 | 2 | 3 | 4