Como vejo o mundo

Resenhas - Como Vejo o Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Newstein 18/02/2010

Como Vejo o Mundo
Como Vejo o Mundo – Albert Einstein: Neste livro, Einstein procura ressaltar seu ponto de vista sobre vários assuntos incluindo os problemas principais do homem, no campo social, político, religioso e econômico.

O livro tem seus bons momentos, mas em outras partes, se é que posso assim dizer, não são tão boas, pois descamba para uma literatura muito técnica; O livro é composto de coletâneas, tornando público diversas correspondências trocadas com personalidades da época, ponto de vista, opiniões e argumentações, etc., e talvez por isso, tenha a inconstância que já descrevi, mas o livro tem ótimas passagens na qual me permito transcrever a seguir (foi essa passagem que despertou minha curiosidade da leitura dessa obra):

“A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem... Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assassinar a participar desta ignomínia.”

Em se tratando sobre o sentido da vida, Einstein descreve:

“Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver.”

Quanto à recomendação deste livro, posso afirmar que a leitura flui muito bem do início até a metade, ficando enfadonha da metade em diante, terminando melhor, sendo assim, classifiquei com nota 6,0 - Bom, mas reco­men­do com ressalvas.

Newstein
Fran 31/03/2023minha estante
Concordo, ensina bastante, mas grande parte do livro é apenas o raciocínio e personalidade forte. Me incomodou também, o fato de não concluir o tema de uma vez, sempre volta trechos sobre religião e etc.

WallaceSD 12/01/2013

O mundo através dos olhos de um gênio/físico/grande homem
Em como eu vejo mundo Einstein revela um outro lado de sua genialidade, que surpassa seu talendo admirável e único com a física. O lado de sua genialidade que lida com a sociedade, com a natureza humana, com suas preocupações quanto ao futuro desta e a sua sensível percepção quanto ao que diz respeito a essência da sociedade e do indivíduo.

Não estou de acordo com todos os pontos de vista de Einstein, visto que ele não compartilha a mesma visão que eu sobre Deus. Porém, a forma como ele discorre sobre o assunto, com tanta clareza, esperança e convicção é admirável.

Einstein acreditava que a sociedade estava sofrendo com um terrível câncer, que viria a destruí-la se ela não o eliminasse. A este câncer ele dava o nome de Guerra, e julgava que tudo relacionado a esta era extremamente prejudicial a vida humana e ao planeta, como o militarismo e o nacionalismo extremo. Porém, ele se mostrava muito esperançoso quanto a este quadro, afirmando que acreditava ainda ser possível reverter esse quadro. Ele próprio em sua época defendia com garras e unhas o internacionalismo, visando criar um contexto que eliminasse a necessidade de toda força militar e que pudesse desta forma ambientar o ser humano em um contexto de paz verdadeira.

Einstein aborda também em seu livro a sua experiência na segunda guerra mundial. Algo que para ele, de nacionalidade alemã, judeu, físico renomado de escolas relacionadas a Alemanha, acredito ter sido uma experiência extremamente difícil. Ele teve de abdicar de sua nacionalidade Alemã, de seu emprego em duas instituições alemãs e se refugiar no Estados Unidos.

Além destes pontos, Eisntein aborda também um pouco sobre alguns grandes nomes da física e de suas admiráveis contribuições para a ciência e descreve sua descoberta mais famosa (Teoria da relatividade) e como foi o processo até conseguir alcançá-la.

Como vejo o mundo não é um dos livros mais divertidos, sua leitura é um pouco pesada principalmente nos capítulos onde as fórmulas físicas são abordadas. Porém, é de se admirar por completo. Não só as partes onde Eistein trata sobre a humanidade, mas até mesmo nas partes científicas, ver o amor, a lógica, e a paixão pela ciência é impressionante.

Indico o livro para todo o leitor que esteja disposto a entender um pouco mais sobre a busca pelo conhecimento.
Silvana 12/01/2013minha estante
Formulas fisicaaas?? Logico que eu vou ler!!!!!

Iran 15/01/2009

O cotidiano na visão de um gênio
Para quem espera neste livro uma linguagem rebuscada e complexa sobre conceitos da física moderna, se surpreende com a simplicidade idealística deste gênio que revolucionou os conceitos da física moderna. É muito interessante perceber que mesmo um GÊNIO, possui habitos e particularidades de seres humanos comuns. Vale apena mergulhar nesta obra pela simplicidade e profundidade dos conceitos levantados pelo autor.

Emerson 02/10/2009

Einstein procura enfatizar seu ponto de vista do mundo e suas concepções em temas fundamentais à formação do homem, tais como o sentido da vida, o lugar do dinheiro, o fundamento da moral e a liberdade individual. O Estado, a educação, o senso de responsabilidade social, a guerra e a paz, o respeito às minorias, o trabalho, a produção e a distribuição de riquezas, o desarmamento, a convivência pacífica entre as nações são alguns dos temas de que ele trata, dentre outr

Quanto a religião, o autor especifica seu ponto de vista de Deus e religiosidade. Ele cita que as raízes da religião e sua experiência são múltiplas e que todas as ações e todas as imaginações humanas têm em vista satisfazer as necessidades do homem e trazer lenitivo às suas dores, e negar tal religiosidade e recusar essa evidência é não compreender a vida do espírito e seu progresso, porque pela visão dele experimentar e desejar constituem os impulsos primários do ser, antes mesmo de se considerar a majestosa criação desejada.

João Carlos 17/09/2010

Einstein é sempre Einstein

"Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas.

E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida - corpo e alma - integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito."

EINSTEIN, Albert. Como Vejo o Mundo. Zurich: Europa Verlag, 1953.

A genialidade de Einstein transcede o universo da Física e dos cálculos. Nessa obra, ele descreve o mundo segundo sua óptica e sua filosofia.
É importante ressaltar ao leitor que o mundo visto por Einstein é aquele anterior a 1953.

Luiza 23/10/2012

O idealismo utópico de Einstein
"Escrevo como se estivesse seguro da verdade de minhas afirmações, mas o escrevo simplesmente como a forma mais cômoda de expressão e não como testemunho de excessiva confiança em mim mesmo; ou como convicção da infalibilidade de minhas simples concepções sobre problemas de fato terrivelmente complexos".

Escolhi essa frase para começar a falar desse último livro que li pois acho que ela combina com o propósito de um blog e com a minha posição frente ao mundo. E, claro, mostra parte de como Einstein via o mundo.

'Como Vejo o Mundo' é um apanhado de discursos, cartas e textos que Einstein escreveu durante a vida - ainda que a maior parte dos escritos sejam de 1930 a 1953 (ano que o livro foi publicado). Dividido em cinco partes compostas de textos curtos, o mais longo não deve ter cinco páginas, nos é apresentado a visão de política, religião (enfoque no judaísmo), economia, humanidade e ciência desse homem.

Muito difícil dar opinião em um livro de opiniões. Não quero discutir os posicionamentos dele acerca dos fatos - muita coisa é da época e muita coisa já é história hoje (o que não diminui a relevância da leitura, possivelmente até a aumenta). Então, o que dizer? Einstein era, sobretudo, um idealista. E ele mesmo reconhece o fato. Seus pensamentos são divididas com grandes homens e mulheres da história e dos tempos atuais, sendo alguns deles: a extinção do serviço militar e profunda segurança mundial garantida por uma 'Sociedade das Nações', a liberdade política a artistas e cientistas para que estes possam usar seu potencial à máxima potência, a valorização do aprendizado e do ensino, da busca do conhecimento, a não-idolatria de qualquer homem que seja, a distinção das massas entre o que é necessário e válido e o que não o é, entre outros.

Um livro de linguagem simples, fácil de entender (afinal, é de Einstein a grande máxima 'faça as coisas o mais simples que puder, mas não as mais simples'), com exceção da parte final, sobre física - confesso que essa parte também não me interessava e não entendo, o que dificulta muito a compreensão. 'Como Vejo o Mundo' são apenas opiniões de Einstein sobre o mundo, claro. Mas é inspirador e motivador. Einstein tem um senso de moral e ética muito alto e me comoveu seu modo de pensar. Mais do que recomendar, acho essencial que todos leiam e partilhem desse modo incrível de ver o mundo. Que, aliás, está muito relacionado à ciência e religião (já que as duas tem, sim, muito em comum). Afinal, logo no começo, Einstein discorre sobre uma 'religião cósmica', onde se vê o mundo de um ponto de vista quase que (ou talvez de fato o seja) transcendental, onde tudo se interliga. Honestamente, leiam o livro. Não tenho capacidade de resumir as ideias que, no livro, são expressas tão claramente.

Uma última ressalva: é preciso ter um conhecimento prévio ao ler o livro. Muitos nomes, teorias e ideias são apenas citados e segue-se em frente.

Toni Nando 17/01/2013

Intuição o caminho
Perfeito, foi traçado o Perfil psicológico do cara muito bom

BARBA 12/03/2013

Como Vejo o Mundo de Albert Einstein
Este livro foi escrito por Albert Einstein em um momento que ele estava desgostoso com a vida e humanidade.

Creio que foi depois da Bomba Atômica, mas tem momentos que faz pensar muito em tudo, e tem outros momentos entediantes.

A parte Filosófica de certa forma é muito bem escrita por Einstein, ele coloca a opinião dele sobre religião,o que me surpreendeu e me fez pensar em tudo.

É UM LIVRO PARA TODOS, muito fácil de ler, não precisa ser físico nem intelectual para entender e discutir todos os assuntos abordados por Albert Einstein sobre sua existencia.

JoaoLeal 20/07/2013

Como vejo 'a obra'
Buscando evitar uma crítica equivocada, me atenho apenas aos elogios superficiais e não buscando, pois, me estender, visto que com ilustre Einstein ainda temos muito que aprender.
A parte que mais me apraz, e que considero ter sido o verdadeiro motivo pelo qual me interessei pela leitura desta obra (ponto que pretendo, brevemente, discorrer), é sua grande genialidade perante os princípios humanistas, hoje, tão presentes em sistema jurídicos de todo o mundo, porém pouco exercido.

Sua rejeição aos governos opressores e à obrigatoriedade do serviço militar, juntamente com seus ideais de solidariedade, constitui, pois, fundamento extremo das lutas atuais, devendo, desta forma, ser amplamente difundida em universidades de todo o mundo, a fim de eliminar as políticas voltadas para instituições ‘de discórdia’.

O pacifismo, do modo como foi exposto por Albert (fim da obrigatoriedade do serviço militar com políticas desvinculada do espírito de guerra) , ainda não encontraram espaço nas Democracias atuais, talvez, muito mais por medo, do que desconhecimento do problema. A falta de confiança (como bem demonstrou Einstein) representa um dos maiores, senão o maior, dos problemas enfrentados por governos do mundo todo.

A prudência com que escreve sobre os conflitos entre Judeus e Alemães e o grande estigma sobre o qual este povo passou, é admirável, o que demonstra quão nobre Einstein foi. Interessante, também, se faz sua defesa em prol do Estado Palestino, onde por meio da sensatez e, sempre, de sua prudência, fala da história percorrida pelo povo, sempre enaltecendo os valores culturais conservados, mesmo nos momentos mais sombrios em que contribuiu para a sobrevivência do povo.

Einstein também discorre sobre economia, em especial o problema da inflação, apesar de confessar não ser esse o seu forte, demonstra-se ter pleno conhecimento, ao explicar as crises da super produção e as soluções apontadas por Keynes.

A leitura desta obra, portanto, nada mais é que uma imperiosa fonte de saber, que mesmo com o tempo, não se mostra ultrapassada. Considerá-lo-ia, um defunto professor da vida, da humanidade.

site: lumeeira.blogspot.com.br

André Goeldner 27/08/2013

Bacana conhecer o lado humano de um gênio. Embora as partes que falem de física sejam incompreensíveis (para mim), valeu a leitura pelas visões de mundo, política e economia do autor.

Rafael 11/10/2013

Uma nova visão de mundo, muito bom para ler e aprende muito com ele, você é o cara: Albert Einstein!

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Como vejo o mundo – Albert Einstein
No entanto, creio profundamente na humanidade. Sei que este câncer de há muito deveria ter sido extirpado. Mas o bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/08/como-vejo-o-mundo-albert-einstein.html

Júlia Pinheiro 18/01/2014

Um gênio filósofo
Para começar o liro foi escrito por ninguém menos que o maior físico de todos os tempos: Albert Einstein. Confesso que em um primeiro momento me surpreendi com a leitura. Se engana caso pense que será um livro fácil. Não! Ele requer de seu leitor um certo conhecimento tanto científico quanto filosófico.
O surpreender mesmo é o fato de que esse famoso cientista mostra no livro um lado que é muito maior do que sua inteligência para a física. Ele se mostra um ser humano cuja moral é inabalável. Uma pessoa que conhece a sua realidade e que independente das dificuldades, admite que o comportamento humano deve ser regido por valores e discorre sobre isso de uma maneira muito convincente, muito profunda.
Confesso que este Einstein filósofo me trouxe uma nova maneira de ver a vida. Em sua obra, Einstein encanta com seu raciocínio ético e ao mesmo tempo realista, onde ele admite ser uma animal social ao mesmo tempo que não sucumbe às pressões políticas que o cercam. Esse lado humano por trás da figura do gênio mostra que ele era muito além de um grande físico, era uma grande pessoa, um espírito.
Assim, minha sugestão a possíveis leitores é: leiam com a mente aberta e com seu raciocínio "na capacidade máxima" para que possam admirar e aprender com essa grande figura que foi Albert Einstein.

1 | 2 | 3 | 4