Arrabal e A Noiva do Capitão

Arrabal e A Noiva do Capitão Marisa Ferrari

Resenhas - Arrabal e A Noiva do Capitão

Brubs_Ono 10/03/2024

Livro muito gostoso de ler, super envolvente personagens bem construídos!
Amei o plot e real me pegou desprevenida.
A ambientação também é muito bem feita nos transporta entre décadas e países

Jjklauraa 30/03/2023

A história é bastante envolvente e os personagens também. Gosto muito de romances de época, definitivamente amei esse. O plot twist do final me deixou em choque, só fez eu gostar ainda mais do livro.

LuizaSH 02/02/2023

A história se passa na Itália, mais especificamente em Nápoles, durante o séc. XVIII, quando o país ainda não era unificado. Tem um pouco de história durante a narrativa, eu gosto, acho interessante quando a ficção tem um base de contexto em fatos reais.
É basicamente sobre o dilema de Luigia dividida entre o amor por dois irmãos gêmeos, Giordano, o soldado sério e honrado, e Giuseppe, o artista alegre. Confesso que em boa parte não curti muito essa espécie de triângulo amoroso, mas quando chega na parte final do livro, que tem uma baita reviravolta, tudo se encaixa e eu entendi então o que a autora fez.
No geral é uma leitura fácil, flui rápida, recomendo para passar o tempo, relaxar, o final foi bem legal, gostei bastante.

Duda 13/10/2022

Arrebatador
Simplesmente perfeito!! Um romance com um suspense que te surpreende até o fim! Nunca imaginei esse final. Quando vi que era uma escritora do Rio de Janeiro pulei de alegria. Que livro ????????

Jaque 15/07/2022

"Um guerreiro nunca abandona a batalha ao primeiro ataque"
Olhando a sinopse você pode pensar "ah, que clichê" eu pensei o mesmo. Não é apenas um clichê, é aventura, amor, teatro, família e incríveis revelações. O plot twist desse livro me deixou maluca por dias, e ainda reforço; não é apena sum clichê!
Arrabal é praticamente um tipo de Don Juan de Nápoles no começo do livro, um sedutor. Ninguém consegue dizer não a este homem.
O desenvolver é incrível, não foca só no triângulo amoroso mas também na história dos outros personagens. Alguém da trupe vai te cativar, pode ter certeza disso.

O enredo se passa lá em Nápoles, na Itália, no século XVIII, e foi escrito por uma escritora brasileira, o que é muito legal.

Como já citado, eu amei a história, entretanto, apesar de o livro ser "grande" os acontecimentos ocorrem muito rápido no início, deixando algumas cenas meio estranhas, nada que atrapalhe no decorrer.

Millena.Kely 14/02/2022

4,0 ?
Livro ótimo, com alguns erros ortográficos, mas nada que atrapalhe a sua leitura.
Tem um plot absurdo que fiquei de boca aberta kkkkkkk. Arrabal conquistou meu coração, esse plot ficou na minha mente por mais de uma semana.

Stephanie.Fernanda 12/02/2022

Emocionante, ardente e imprevisível!
Impossível não se apaixonar... Uma narrativa minuciosamente detalhada. A história se desenvolve de uma forma inteligente e surpreendente. A riqueza das palavras, dos detalhes, a construção da personalidade de cada personagem são simplesmente geniais. Eu me apaixonei, ardi em desejo, chorei e perdi o fôlego... E aquele final? Simplesmente arrebatador!

Thayssa 04/09/2021

Livro: Arrabal e a Noiva do Capitão - Marisa Ferrari
MEU DEUS, eu fui muito surpreendida por esse livro. É algo que NUNCA passou pela minha cabeça. Parabéns à escritora, ela conseguiu desenvolver bem o livro em todos os aspectos. O enredo, os personagens, os problemas que eles se encontram e o espaço.

O livro conta a história de dois irmãos gêmeos: Giordano e Giuseppe, que possuem personalidades completamente diferentes. Giordano o capitão da guarda do rei, Giuseppe um renomado artista, o poeta Arrabal. Apesar da distância instalada entre eles, decidiram nunca atrapalhar um ao outro. Até que uma bela moça, Luigia Di Medinacelli, chegou na vida deles. Uma disputa surge entre os irmãos: quem será o dono do coração da formosa Luigia?

Então: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ???

Você fica fascinado com o desenvolver da história, fica impressionado com os conflitos entre os personagens, com a forma de pensar e de viver a vida de cada um. É um livro que vai te prender.

? - Haverá um tempo tão cheio de inovações que os homens vão ficar menos? atentos. Quando esse tempo chegar, vamos precisar daqueles que amam o teatro como nós.?

heloAza0 28/08/2021

O que acher sobre Arrabal e a noivva do capitão
Este é um de meus livros favoritos pelo fato de como a história anda e se desenrola por entre as páginas. Começamos o livro com uma opinião e terminamos com outra. O desenrolar da relação e as diferenças de vida de giuseppe e giordano são incríveis. O plot twist no final é simplesmente esplêndido e inexplicável, é como se o livro nos enganassem durante várias e várias páginas. Um dia ainda releio o livro só para ver do ponto de vista do plot twist.

Catharina61 05/08/2021

“ – Mas eu amo os dois! – disse alto. - Eu admito! Essa é a verdade! Eu amo os dois! Não sei como é possível, mas é o que sinto! Amo vocês dois de maneiras diferentes, porém com a mesma intensidade! “
Anos atrás, quando estava em uma feira de livros e li a sinopse de Arrabal e a Noiva do Capitão, sabia que tinha que comprá-lo. E foi quando terminei de ler, chorando, sabia que tinha sido os dez reais mais bem gastos da minha vida. E para aqueles que, assim como eu, amam teatro, poesia e declarações de amor, esse livro é perfeito!

Giordano e Giuseppe são irmãos gêmeos idênticos, mas cada um tem uma vida bem diferente: Giordano é um homem sério, possui uma das mais altas patentes do exército, sendo o chefe da Guarda Real de Nápoles. Giuseppe, agora conhecido como o poeta Arrabal é o chefe de sua trupe de teatro La compagnia di Teatro I Trovatori Del Re. Apesar de não possuírem os mesmos interesses, Luigia irá balançar o coração dos irmãos Romanelli.

Porém, um evento ocorrido na infância, ainda é causa de muita dor, principalmente para Gioconda, a mãe deles, que sofre dos nervos após dar à luz aos filhos e só piorou após os meninos brigarem pelo boneco Il feroce Saladino.

A autora consegue nos transportar para Itália, descrevendo cada detalhe que me deixou impressionada, consegui sentir o cheiro do macarrão sendo preparado na rua, a magia que todos falavam quando encontravam com Arrabal, o campo de batalha, as noites frias do acampamento, e a vontade voltar ao passado foi grande. As palavras em italiano só fizeram com que a leitura ficasse mais rica e prazerosa, mesclando com o cenário napolitano realmente nos transportando a Nápoles do século 18. O jeito como ela descrevia as apresentações nas praças, e a magia do teatro e de Arrabal foi muito encantador.

Falando em magia, o jeito como cada personagem da trupe conheceu o poeta foi lindo também. Todos estavam passando por um momento difícil de suas vidas, Mamma era rejeitada pelo marido e pela filha, Vincé era um alcoólatra, Gigi era um franciscano que tinha vontade de escrever opera, Francesca era uma menina de rua, Dottore era um médico, então Arrabal surge em suas vidas como se fosse a luz que eles estivessem procurando por tanto tempo. Todas as cenas deles são incríveis, Mamma dando tapas nos colegas, Francesca fazendo de tudo para Arrabal lhe dar um beijo, Vincé e Dottore discutindo, não tem como não rir.

Sem contar Caterina, a costureira cega, que depois faz parte da trupe e também Vittoria, a marquesa que depois de uma noite com Arrabal, decide se juntar à trupe e seguir seus sonhos, inclusive descobrindo seu dom de escritora. O livro também mostra sobre as classes sociais, o público que a trupe se apresentava sempre para os pobres, a elite virando os olhos para eles, Vittoria sendo mal vista pela sociedade depois de abandonar tudo para seguir com a trupe.
Acho que uma das partes mais bonitas do livro para mim, foi quando Giordano e Vittoria estão conversando na taverna, e ele conta para ela sobre a vontade de ser como o irmão de declamar poemas, de ser mais livre para se expressar. O livro toca, ao falar sobre as escolhas que tomamos na vida, e como as pessoas ao nosso redor nos influenciam. Apesar de Giordano amar os campos de batalha, a preparação, os treinos, ele também queria uma atenção especial que a mãe tinha com o irmão, por mais orgulho que o pai tivesse dele, o “e se” sempre falava mais alto.

Eu me derretia a cada declaração de amor feita, um poema, um olhar, e aquela agonia de saber quem Luigia iria escolher: Giordano ou Arrabal, já que com cada um ela se sentia completa de uma forma diferente. Eu leio esse livro todo ano, e mesmo sabendo o que acontece, não consigo escolher qual irmão gosto mais. O herói ou o artista, o prático ou o impulsivo, ter a certeza de tudo ou o inesperado…

O final é incrível, eu nunca poderia imaginar algo assim, e a autora conseguiu escrever sem deixar a história estranha, contando sobre certos acontecimentos que ocorreram para deixar a história completa. Só sei que depois desse livro, todos possuímos várias personas, e a cada situação colocamos ou não nossas máscaras. Descobrimos novos dons, que nem sabíamos que tínhamos. Às vezes precisamos que alguém entre em nossa vida para nos mostrar.

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capit%C3%A3o-marisa-ferrari
Maria Tereza 23/08/2021minha estante
Também comprei numa feira e paguei 10 reais hahaha quando terminei, desejei ter pago pelo menos uns 40! Ô livro bom!!

Catharina61 06/09/2021minha estante
Com certeza!!!

Mai 26/07/2021

É a única instância em que se é livre: no pensamento.
Eu fui ler esse livro com grandes expectativas e sabia que havia um grande plot no final dele. Eu não posso negar que esse livro é muito imersivo, com descrições da cidade de Nápoles onde ele se passa, das crenças e costumes da época e da região. Além da história central também podemos ver a vida dos outros personagens que não é nada secundário e que eu acho bem legal. Cada página sempre está acontecendo alguma coisa, então monotonia aqui não acontece. Se você ler com atenção, a autora deixa algumas pistas e de faz fazer algumas perguntas pra si mesmo, de porque isso? Eu confesso que em 50% do livro eu já deduzi o plot e só fui juntando as pistas, e quando foi revelado eu não fiquei surpresa,mas fiquei interessada. O livro é ótimo, vale a pena ler. E ainda é NACIONAL!

Maria Tereza 30/10/2020

É de Lágrima
Arrabal e a Noiva do Capitão, escrito por uma mulher brasileira, é muito mais complexo do que parece. É mais do que uma história romântica ou uma disputa infantil entre irmãos. É sobre a espontaneidade criadora que vive em cada um de nós e não pode ser sufocada.
Um romance de época, ambientado na Itália, é tudo que eu poderia querer. Mas o que me surpreendeu foi a complexidade dos gêmeos, tudo o que circunda suas vidas e seus próprios fantasmas.
Giordano é força, é honra e firmeza. Giuseppe é magia, leveza e sensibilidade.
Ele é a permissão e a personificação da liberdade, do sentido da vida, que todos os personagens ao seu redor tanto almejam, inclusive Giordano.
É nosso ideal de sonho, de desejo e realização.
Todos que passam por Arrabal saem livres. Assim, também eu saí. Obrigada, Marisa Ferrari.

Trilha Sonora: É de Lágrima - Los Hermanos.

Aline 18/04/2020

Legal
Há muito tempo eu queria ler esse livro, coloquei muitas expectativas e acho que acabei me decepcionando um pouco.

O livro não é tão ruim, tem uma história legal e tal, mas acho que faltaram alguns elementos que poderiam deixar a história um pouco mais emocionante.

Algumas partes importantes para o enredo são expostas apenas como uma breve passagem, perdendo aquela magia de vivenciar a cena.

Não poderia deixar de comentar um dos pontos positivos, que foi o desfecho da história, uma surpresa que nem nos meus sonhos eu imaginava e que explicou varias coisas que acontecem no decorrer do livro.

Por ser um romance de época a linguagem é um pouco mais resbuscada, porém de fácil entendimento... e o melhor: um livro nacional.