O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Márcio 27/02/2010

Esse livro fala tudo que eu sempre quis saber. Metade do que eu sempre quis saber eu não entendi.
Caav 21/02/2013minha estante
Comentário inspirador! AOSIHOISAHOISDHOISD

Alessandra 04/04/2014minha estante
rs...idem!

Jacqueline.Rochinha 21/05/2015minha estante
Também não entendi tudo,mas o básico estou por dentro shaushaushaus

Gabriel 30/03/2020minha estante
Eu entendi tudo. Ciência teórica é poesia pra poucos

Luh 20/05/2020minha estante
Se nao fosse a história desenhada dos gêmeos, eu diria q n entendi 100% de um livro

John 28/07/2020minha estante
Haha

Lucas 26/10/2020minha estante
Melhor comentáriooooo

Douglas Brilhante 21/04/2022minha estante
Auhaauahauahaauhaauahauauauauahauahau

Black Flower 21/01/2023minha estante
Sabe me dizer se esse livro tem uma linguagem, mesmo sendo científico, fluida e fácil compreensão?

Lucas1429 11/09/2023minha estante
Explicação perfeita sobre esse livro !

Silas-sama 19/06/2022

Bom, mas
O livro não é ruim, é bem feito, tem imagens para quem gosta (tb gosto mas em áudio book é um porre ficar ouvido direto ele avisar que tem imagem), mas não vale ler ao menos que seja muito fã dele e do assunto, pois o primeiro livro é simplesmente perfeito e completo, o segundo trouxe sim pontos importantes que o primeiro não abordava mas nada de mais.

Esse é mais técnico tb e um tanto vago, divaga muito.

?? Minha opinião: basicamente não vale a leitura. 2 ??
? Minha opinião crítica (um tanto imparcial): é bem feito, traz alguns pontos extras mas não é maravilhoso ou indispensável como o primeiro livro. 3,5 ??

Nado 07/03/2021

Esse livro pode ser interpretado como um agradável exemplar da disciplina de Ciências do colégio. Toda a genialidade e peculiaridade de Hawking se faz presente do início ao fim, o que deixa a leitura bastante agradável através de grandes descobertas.
Toda a obra conta com a personalidade e carisma do autor que permeiam todas as páginas. Ele consegue guiar o leitor por várias facetas do universo, desde o micro ao macrocosmo. Além disso, o físico traz à tona as suas teorias grandiosas que lhe renderam a produção de inúmeros artigos e a conquista de diversos prêmios.
O Universo Numa Casca de Noz mostra conceitos da física teórica e propostas simplificadas e objetivas de como o universo funciona. O leitor irá se deparar com teorias de astronautas sendo engolidos por buracos negros, viajantes do tempo e um dos temas preferidos de Hawking: a origem do universo e de tudo o que ele compõe.
Essa obra é uma leitura quase que obrigatória para todo amante da ciência que quer se aventurar um pouco sobre o curioso mundo da física. Aqui o leitor vai ter a certeza de que é muito mais interessante se aprofundar também nessas teorias, do que consumir apenas o que propõe o mundo da ficção científica.
O Universo Numa Casca de Noz foi uma leitura super fluida e agradável, uma vez que eu gosto muito de todo o tema que foi abordado. Recheado de ilustrações, gráficos, tabelas e diversos outros recursos visuais, esse livro se tornou um dos meus preferidos sobre o tema e que pode ser uma fonte de consulta constante. Essa é a segunda obra que leio do autor, do qual eu me considero um grande fã, tanto de seu trabalho quanto de sua história de vida.
Stephen Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 e nos deixou no dia 14 de março de 2018. Foi um dos maiores físicos teóricos de todos os tempos e considerado o maior gênio de sua geração. Hawking é conhecido por seus livros que ajudam a explicar os mistérios do universo para os leigos no assunto, graças a sua linguagem acessível sempre com apelos no mundo pop, o que o aproxima de todos os tipos de leitores

Euclydes 20/09/2010

Eu costumo dizer que quem é leigo no mundo da Física absorve 30% do livro. Quem já cursou Engenharia e cursos similares, 50%. E quem teve alcance ao curso de física, talvez 70% do que Hawkins fala.

No entanto, ainda assim é muito fascinante e belo, porque mesmo absorvendo tão pouco, parece que ele está falando para leigos. É como ver o universo desfraldado a sua frente em simplicidade.
Dovi 17/04/2012minha estante
Olá,

Faço parte do grupo dos 30%, mas com muita vontade de entender cara parágrafo.

Diego Darlan 23/12/2012minha estante
Não se trata de ser leigo ou não, não se trata de ter curso superior ou não... mas devo apenas dizer, que porcentagens, mesmo num livro tão numérico, não se aplica no contexto, ouso também supor, que não é preciso nem ter o ensino médio completo, para compreender quase que por completo... tal obra de arte. S.Hawking não poderia ter dado maior dadiva, para aqueles que tem, ou ao menos não tinha, imaginação...

Welton 16/01/2013minha estante
Eu sou leigo e consegui entender uns 55 por cento rs.
Fascinante, ele coloca a teoria sem matemática complicada, sem cálculos então apenas requer uma boa concentração.

Ascar 11/10/2014minha estante
Faço parte dos leigos no mundo da Física, mas os 30% que eu absorvi realmente me deixaram de queixo caído.

Camila 14/01/2015minha estante
hahahahah feliz de saber que não sou só eu... E esses 30% até renovaram minha esperança! Estou lendo... Aos poucos, bem aos poucos...

Fernanda 17/07/2012

Uma viagem em nossa própria insignificância
Sempre gostei muito das grandes questões teóricas da Física, principalmente a Teoria da Relatividade. Então, imaginem como fiquei quando ganhei o livro de presente. Sempre quis ler e nunca conseguia encontrá-lo na versão original ilustrada.

Pois bem, ouvi vários relatos de pessoas dizendo que o livro era incompreensível para leigos. Realmente, a leitura é complexa. Você provavelmente vai reler páginas e voltar alguns capítulos, mas garanto que tudo vale a pena. Os 20% de conteúdo não absorvido por não-conhecedores da Física são compensados pelos inspiradores 80% restantes. Com um sarcasmo comedido, Hawking nos leva a imaginar as mil possibilidades sobre o universo que nos cerca, lembrando a todo instante o tamanho de nossa própria ignorância.

Achei um livro inspirador, daqueles que faz você imaginar que o mundo ainda é um grande mistério e que somos apenas uma ínfima partícula de uma história muito maior. Recomendo!
Rodrique 10/07/2017minha estante
É isso aiii

Teixeira 29/12/2020

Livro bastante complexo, alguns capítulos exigem muito do leitor. De qualquer forma, achei super válido a leitura, mesmo não entendendo alguns conceitos.

Camila 03/02/2022

Proposta mto interessante
Gostei bastante desse livro. Achei ele mais dinâmico do que "uma breve história do tempo", não só pelas ilustrações, que são muito bem vindas, mas também pela forma como o livro está estruturado. Achei a leitura muito fluida e os temas abordados são muito interessantes, apesar dele fazer alguns comentários polêmicos. Fico feliz de ter decidido dar uma segunda chance ao Stephen Hawking, pq eu não tinha gostado muito do primeiro livro que li.
Onassis Nóbrega 03/02/2022minha estante
Tenho que dar uma chance também. Cheguei a começar, num passado longínquo, o primeiro, mas não terminei.

Camila 03/02/2022minha estante
Uma breve história do tempo eu achei mto chato kk terminei pq n gosto de deixar livro pela metade msm

Vi 09/02/2022minha estante
legal que gostou deste :)

Onassis Nóbrega 09/02/2022minha estante
Tirem uma dúvida. Ah necessidade de ler ?Uma Breve História do Tempo? antes deste?

Camila 10/02/2022minha estante
Não, acho até que esse seria melhor de ler antes.

Onassis Nóbrega 11/02/2022minha estante
Massa. Valeu!

Paulo Niedner 14/12/2020

Merecedor de Releitura
Stephen Hawking, como um bom professor, percorre os caminhos mais extraordinários da mecanica quântica de forma lúdica, facilitando a compreensão do leitor.
Dado o teor do livro, creio que uma releitura seja essencial para compreender o que está sendo colocado, haja vista que a mecânica quântica não é trivial e de facil comprovação empírica no dia a dia.
Para aqueles que se dizem entendedores da física das partículas, muito provavelmente não entende absolutamente nada.

Obs.: em tempos de coach quânticos, esse livro é uma verdadeira aula para dismistificar - no melhor sentido da palavra - a cabeça dos leitores que foram subtraídos por estes gurus charlatões.

Alessandro 04/04/2020

Um livro pra quem gosta de física
Um livro para abrir nossa cabeça aos conhecimentos na área da física. O autor descreve de uma maneira mais fácil seu vasto conhecimento da física, como a teoria da relatividade, teoria quântica, buracos negros entre outros temas interessantes...

Ludmilla 30/08/2020

Genial e lindo
Me senti criança novamente pensando em astronautas perdidos no espaço, viagens no tempo e tantas coisas que, as vezes, somos adultos demais para nós permitir imaginar.
Hawkins é um gênio que diverte e emociona. Vai da origem ao crepúsculo, do Big Bang ao Big Crunch como um bom romancista, amarrando personagens quânticos e cósmicos.
Ah! Quase esqueci de falar das ilustrações: são lindas! Valem a pena o investimento de ter está linda obra na estante.

José 12/05/2020

Abordagem muito didática, mas algumas vezes confuso
O feito de Stephen Hawking é único. Li também sua outra obra "Uma breve história do tempo" e é notável seu esforço em tornar acessiveis para o grande público temas tão complexos e no limite da ciência conhecida como física quântica e teorias das cordas.
Em grande parte a didática é bem sucedida, mas em alguns momentos me perdeu em meio à complexidade do assunto. Não considero demérito do autor, afinal estamos falando de teorias que quebram a cabeça de cientistas na NASA.
Portanto, acredito ser para todos os curioso a respeito do universo, mesmo que em alguns momentos o leitor deseje pular de assunto.

Camila.Dias 17/04/2020

Complexo para o meu nível de conhecimento
Achei o livro complexo para o meu nível de conhecimento científico, mesmo que ele seja voltado para leigos, achei necessário ter uma bagagem mínima anterior para poder absorver melhor o conteúdo do livro.
Quero revisitar essa obra no futuro, mas antes quero ler outras coisas que me deixem mais preparada para uma nova imersão no mundo científico de Hawking.
Paulo 17/04/2020minha estante
Muitooo bom. Uma coisa boa desse livro, são as ilustrações.

Camila.Dias 17/04/2020minha estante
Sim, as ilustrações ajudam muito