O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

_Du_ 28/01/2024

Eu li uma breve história do tempo já a alguns anos... Fiquei devendo essa leitura, que não deixa nada a desejar... É uma leitura acessível que expõe de forma simples conceitos da física, e fala com humor sobre viagem no tempo, inteligência artificial, buracos negros. Vida do universo, etc. Uma leitura muito gostosa para quem gosta.

Arabe Sol 25/10/2021

Fascinante
O livro com certeza ja tem teorias refutadas pois está ultrapassado mas pqp que livro.... eu amaria tomar um café com ele e ouvir atentamente cada detalhe.... aguçou absurdamente minha curiosidade e interesse no assunto.

Daniel Vieira 08/06/2009

Depende do propósito
Sou físico. Li esse livro duas vezes. Na primeira estava no segundo grau. Achei que física era algo completamente absurdo, teorias eram formuladas ao acaso. Não aprendi nada com o livro, apenas me deu uma idéia errada sobre o que é fazer ciência.
Já na graduação reli o livro. Nesse momento eu já sabia muitas das coisas que o autor coloca no livro, e tive certeza que ele não coloca da melhor forma. Como livro de divulgação científica existem outros, bem melhores. Talvez pra surpreender as pessoas, estimularem os jovens a se interessarem por ciência. Mas não esperem aprender muita coisa com o livro.
Gil 21/05/2016minha estante
Olá, você cita que existem outros livros mais didáticos, você poderia sugerir alguns? Eu como leigo, gostaria de aprender mais deste fascinante assunto.

Marina 11/09/2009

Com a promessa de que este seria um livro para leigos, resolvi ler O universo numa casca de noz.
Bem, acho que se eu entendi 40% do livro foi muito. rs Não estou dizendo que o livro é ruim (aliás, acho que ele é até bem explicativo, tem muitas ilustrações, inclusive algumas só para preencher espaço), mas para quem sempre foi um zero à esquerda em física na época do colégio como eu, talvez esse não seja o livro mais indicado. Ele possui uma linguagem mais acessível, claro, mas o leitor tem que possuir uma certa bagagem.

Édina 11/02/2011minha estante
Para quem gosta de cosmologia científica, mas tem restrição de vocabulário científico, recomendo ler as obras do Marcelo Gleiser: A dança do universo, o fim do céu e da terra, e outros, pois este autor procura levar a física e o conhecimento científico produzido nas academias para o público leigo no assunto.

Yudi L. Fialho 20/05/2022

É literalmente uma revista de divulgação cientifica
Stephen Hawking me tirou de uma ressaca cientifica (algo que falo um pouco em um vídeo que gravei no youtube kk) mais chatas da minha vida.
A física, assim como todo o universo ? suas leis, regras e mistérios ? são encantadores ao ponto que se torna ainda mais magnífico e divertido que muita história ficctícia por aí.
Embora O Universo numa Casca de Noz não seja meu livro favorito, ele é meu livro de ciencias favorito.

Dê uma chance à física. Dê uma chance à ciencia, ao conhecimento, e um grande pé na bunda em todos os charlatões e falsos moralistas.

E que o Cosmos não os saúdem, porque ele, de verdade, não liga pra vocês.

HikariHime 31/08/2020

Para amantes da Física
Pra quem gosta de Física, vale muito a pena ler, mesmo que não entenda tudo. Stephen Hawking traz assuntos complexos, que todos os curiosos sobre nosso vasto universo sempre quiseram saber, de forma acessível (na medida do possível, claro kk) e as ilustrações dessa edição ajudam bastante.

Paulo Henrique 24/04/2020

Esse é um livro ilustrado de "Uma Breve História do Tempo". Fantástico, de difícil leitura como o anterior mesmo para alguém que entenda um pouco de física. Vale a leitura.

Myy 16/04/2022

Sem palavras pra essa escrita.
Pensar tão a frente por vezes chega a ser até assustador porque a humanida e sua ambição não estão prontos para vivenciar essas experiências. É um livro de explicação muito leve, linguagem fácil que traz questões que sempre quis saber.

salmaso 09/05/2021

O universo numa casca de noz
Ler uma obra de uma das maiores mentes do mundo é excepcionalmente incrível, eu amo física e astrofísica e com toda certeza esse livro só aumentou minha bagagem de conteúdo. Ótimo!

camerighi 11/08/2020

Genial
Stephen Hawking não deixa a desejar. O livro é brilhante e cheio de insights engraçados.
Orchid Allegro

"Hamlet talvez quisesse dizer que, embora nós, seres humanos, sejamos muito limitados fisicamente, nossas mentes estão livres para explorar todo o universo e para avançar audaciosamente para onde até mesmo Jornada nas Estrelas teme seguir - se os maus sonhos permitirem."

Mateus 09/07/2021

É uma leitura bem acessível para assuntos complexos. Agradável em vários momentos, mas apesar dos bons esforços do Hawking, possui alguns trechos que ainda são difíceis de absorver devido à alta abstração do assunto sendo discutido.

Gran 01/06/2014

Complexo para leigos
Sou leigo no assunto, mas interessado. Achei o livro por um preço acessível e resolvi comprar, mesmo tendo consciência das outras resenhas deste site que diziam que o livro não era indicado para leigos e que haviam livros melhores. Devia ter confiado mais nessas resenhas. Fui incapaz de absorver a maior parte das informações do livro. Achei as explicações complexas, apesar do livro ser bem ilustrado numa tentativa de facilitar a compreensão.
Portanto, acho que não estava preparado para lê-lo. Talvez se tivesse lido outro livro com informações mais básicas antes, aproveitaria melhor. A sensação que fiquei é que acabei perdendo meu tempo numa leitura que, pra mim, tornou-se chata. Usei muito tempo para adquirir poucas informações, muitas vezes lendo duas ou três vezes alguns capítulos que achei mais complexos.
Não recomendo para leigos como eu.

PS: Não entendi o critério de avaliação de algumas pessoas que fizeram uma resenha. Alegam que não entenderam nem metade das informações escritas e deram nota 4 ou 5!!!??? Não seria injusto com outros livros onde as informações são repassadas de forma mais intelegíveis?

Nimrod 28/01/2021

A Teoria de Tudo
Esse extraordinário livro te leva em uma viajem as fronteiras e mais além do mundo da física clássica até a quântica.
O amor e paixão de Hawking ultrapassam as barreiras do livro e toca o leitor de uma maneira única.
Conceituando o leitor nos dois capítulos iniciais e ramificando e aprofundando o assunto nos capítulos anteriores Hawking com sua maneira de falar faz a mínima pessoa com o interesse em física se apaixonar e acima de tudo compreender.
Um ótimo livro pra quem gosta ou gostaria de conhecer conceitos e teorias famosas da física, além de entendê-las de uma maneira fascinante com exemplos, gráficos e imagens para ajudar na compreensão.

André 26/12/2020

Ciência
O livro foi escrito por um dos mais renomados cientistas do século, só por isso já vale a leitura. Ele é um pouco complicado de entender, principalmente para aqueles que não possuem familiaridade com física e química por falar muitos conceitos dessas duas áreas. O interessante do livro são os questionamentos levantados e que ainda não tiveram respostas e talvez nunca tenham.

Anderson 25/05/2021

Reconhecimento justo.
Hawking explica a Física a partir da relatividade geral passando por todo desenvolvimento das física quântica até a Teoria-M e seus detalhes e limitações.

Livro primoroso, com linguagem mais leve que a do Uma Breve história do tempo mais a adição das imagens explicando experimentos, ideias e conceitos deixa o livro ficou mais fácil para o leitor compreender, ainda que o assunto seja extremamente pesado para o público geral. Para ajudar há um glossário genial no fim do livro explicando resumidamente os conceitos e pontos chaves que podem passar despercebidos, ou necessitar de um reforço.