O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

jotaefesanchez 05/02/2021

Muito interessante
Há tempos eu tinha o interesse por está leitura, mesmo imaginando que não seria tá "fácil" como algumas resenhas sugeriam.

É um trabalho incrível, principalmente se considerarmos o carisma que o texto de Hawking exala.

Uma obra que trata de assuntos muito complexos e profundos da Física Teórica (que nunca, jamais, foi meu forte), mas que mesmo citando elementos e proposições difíceis para um leigo, permite a apreciação e nos dá (quase) uma sensação de que entendemos realmente o que ele se propunha a dizer.

Romulo 19/05/2021

Difícil
A linguagem é acessível mas os conceitos são complexos. Entendi uns 5%. Mas é legal a experiência.

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Um dos livros mais sensacionais sobre as teorias universais que existe. Hawking consegue abordar conteúdos como a teoria M de uma forma sútil e inigualável.

Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!
Camila 16/10/2021minha estante
Estou com esse na estante e tô lendo uma breve história do tempo agora. Confesso que não estou curtindo muito e acabei desanimando pra ler esse. Até porque meu maior problema com uma breve história do tempo é o estilo de escrita, que pra mim acaba sendo uma sequência de fatos, e com isso, um pouco chato. Espero que esse seja diferente .

Yasmin 29/07/2022

Esse livro é simplesmente fantástico. Eu que trabalho na área de humanas, decidi me aventurar neste livro de física para compreender melhor como funcionam algumas coisas que eu desconheço, ou conheço muito pouco, e sinceramente, me surpreendi. É um livro que me fez pensar acerca da vida, e de como somos tão pequenos perante a grandiosidade do universo.

Gabriel 15/10/2022

Ensinar & Entreter
É indescritível a junção que o Stephen Hawking conseguia fazer entre ensinar e tornar o assunto mais leve, descontraído? Claro que, iniciando esse livro você já deve esperar um conteúdo altamente técnico, mas chegando para a leitura com esses olhos você se surpreende como ela consegue tornar mais acessível um conhecimento altamente complexo do ponto de vista puramente científico.

O livro é recomendado para quem gosta de entender o funcionamento do universo e não se importa com um pouco de cálculo rs.

Thifany Ferenz 16/10/2022minha estante
Ameiiiii

Joao.Gabriel 02/04/2020

Interessante!
Recomendo esse ser o último dos livros de SH a serem lidos, caso não tenha contato com ele antes... A linguagem é levemente mais técnica e complicada que os demais

Marcos Dhonatha 04/04/2020

À todos aqueles que olham para o alto e buscam descobrir.
Estamos envolvidos na mais importante das buscas, a busca de um significado!
Nada me fascina mais do que os mistérios que cercam as leis que regem o universo, a forma que tão pequenos átomos se unem e formam toda matéria que conhecemos.
Pitágoras disse que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo e é isso, cada centímetro cúbico dele é formado por números e equações, e todos acontecimentos podem ser descritos em fórmulas complexas.
Pensar em quão insignificante a existência humana parece ser perante o infinito é angustiante, possuímos mais perguntas que respostas. Devemos compreender de onde surgimos para então descobrirmos o verdadeiro significado da existência, essa que parece insignificante, mas a nossa concepção de universo surgiu quando o primeiro homem com cognição surgiu, e ele vai deixar de existir quando o último homem morrer. A energia não morre quando se torna viva a energia se transforma, nós somos energia, tudo é energia e tudo tem suas bases na matemática. Imortalidade, talvez seja uma palavra tola, mas ao matemático é dado a melhor oportunidade para descobrir seu significado.

Macêdo 13/01/2023

simplesmente sem palavras para esse livro, só aumentou mais minha curiosidade sobre o universo e tudo o que ainda temos para conhecer sobre ele

Kátia 14/06/2024

Maravilhoso!!
Aborda temas complicadíssimos de forma leve e simples. A leitura é nem fluida e instiga a aprendermos mais.

Otavio.Arruda 02/06/2020

Excelente livro, contudo existem capítulos que devem ser lidos e relidos com calma pois trazem conceitos bastante complexos.

Laysa 21/06/2020

Pra quem gostou de Uma Breve História do tempo, esse aqui é leitura obrigatória!!! Ótimo!!!

Micael 13/07/2020

Vale a pena
Interessante, um pouco cansativo, mas vale pena.

Lorran.Batista 02/05/2023

Hawking foi mesmo um gênio.
"O Universo numa Casca de Noz", escrito por Stephen Hawking, é uma obra que apresenta, de forma acessível, as principais ideias da física teórica e da cosmologia contemporânea. O livro nos convida a pensar sobre questões fundamentais da existência, como o significado da vida, a natureza do tempo e do espaço, a origem do universo e o destino final do mesmo.

Hawking apresenta diversas teorias da física, desde a mecânica quântica até a teoria das cordas, e nos convida a refletir sobre como essas teorias podem ser aplicadas para entender o universo em que vivemos. Ele nos apresenta a ideia de que a natureza é regida por leis físicas precisas e que essas leis podem ser descobertas e compreendidas pela ciência.

Além disso, o livro nos leva a refletir sobre a natureza humana e sobre a nossa posição no universo. Hawking nos mostra que somos apenas uma pequena parte de um universo vasto e complexo, e que nossa existência é uma consequência das leis físicas que governam o universo.

Em resumo, "O Universo numa Casca de Noz" nos convida a pensar sobre a natureza da realidade e sobre o nosso lugar nela, e nos mostra como a ciência pode nos ajudar a entender melhor o universo em que vivemos.