O Veterano

O Veterano Frederick Forsyth

Resenhas - O Veterano

J. Silva 14/02/2024

O Veterano e outros contos
Na contracapa ao apresentar a obra, a editora assevera que, são ?quatro tramas cativantes, com toque de um dos maiores mestres da literatura de ação de todos os tempos.? E, de fato, não há outra apresentação que faça mais justiça a obra do que essa.

O livro reúne quatro contos que abordam temas como investigação policial, justiça, arte, fé, renascentismo e tráfico internacional de drogas.

O primeiro conto que sustenta o título do livro, O Veterano, traz uma elaborada história de investigação policial deflagrada para investigar o homicídio de um homem desconhecido, que ao final, se descobre ser um veterano das forças militares inglesas. Esse conto é finalizado de forma brilhante, o autor nos conduz a um caminho por todo o texto, mas, na derradeira página, com dois simples parágrafos nos surpreende, com um caminho totalmente inesperado. A conclusão é magistral.

O segundo conto, A Arte do Essencial, apresenta o mundo das galerias de artes e leilões de quadros, onde a esperteza muitas das vezes se sobrepõe a retidão de caráter. O terceiro conto, O Milagre, na verdade é um compilado de estilos dos contos anteriores, pois, apresenta uma ótima história que se encerra com uma virada de tirar o fôlego e, ainda, brinda o leitor com um pouco da cultura da toscana.

No derradeiro conto, O Cidadão, o autor trabalha com o tráfico internacional de drogas e os truques que as quadrilhas empregam para burlar a fiscalização alfandegária aos portões dos aeroportos. Esse conto mesmo que de forma indireta trabalha com estereótipos, ou seja, o julgamento prévio de uma pessoa com base em sua roupa, seu estilo de vida e condição social.

Frederick Forsyth é um dos gigantes da literatura, e a ele se enquadra com exatidão aquela conhecida expressão: um escritor que sabe contar uma história. O Veterano e Outros Contos é uma obra cativante que não perde em nada para os demais trabalhos do autor.

Por fim, à título de curiosidade, convém destacar que a obra original apresenta um quinto conto: "Whispering Wind" (Murmúrio do vento). Decerto, por se tratar de um conto bem mais extenso que os demais, a Editora Record optou por publicá-lo isoladamente.
Regis 14/02/2024minha estante
Gostei da resenha! ?
Porei Forsyth em minha lista. ?

LuaTeresa 15/02/2024minha estante
Quando eu crescer eu queria fazer resenhas como você hahahah
Eu tenho muita preguiça de escrever resenha (muitíssima) não me julguem

Herivelton.Costa 28/01/2023

Pequenos tesouros do mestre Forsyth
Há muito tempo que não lia Frederick Forsyth, e neste pequeno livro de contos, pude ver que o autor mudou um pouco o estilo de suas histórias. Na primeira vez que li Forsyth, foi com o livro " O punho de Deus", a história me deixou encantado, pois não conseguia adivinhar o que era o tal punho de Deus. Todos os outros livros que li do autor, eram geralmente sobre a guerra fria ou política, porém neste livros de contos, o autor dá uma variada e nos leva a assuntos diferentes e mais próximos do nosso cotidiano.
Excelente leitura.

iammoremylrds 07/10/2022

achei todos os contos bastante cativantes, muito bons além de trazerem diversos elementos essenciais do suspense apesar de alguns deles terem detalhes em excesso, oq tornou a leitura um pouco massante.

Luiz Pereira Júnior 14/03/2021

Enquanto espera o voo...
Quatro contos de um dos mestres do suspense e um dos maiores best-sellers dos anos 80 e 90. Ou melhor, três contos com todo o estilo do autor e um que, pelo final, pareceria ser de outro autor. Mas, pensando melhor, até que não, já que o estilo de descrição e narrativa parece o mesmo dos demais contos.
No primeiro conto, um assassinato brutal critica as autoridades legais, mas seu final é bastante bom. Neste conto que dá nome à coletânea, o que imaginaríamos ser o final acaba se transformando em justiça, mas não como imaginamos no sentido legal do termo (mesmo assim, ainda é possível prever o final antes da conclusão do conto).
No segundo conto, “A arte do essencial”, o mundo da arte é destrinchado, suas injustiças e sua busca pelo status e pela ostentação. O final? Um tanto apressado, parecendo com aqueles resumos de filmes que indicam o que aconteceu aos personagens depois que a ação principal acabou e antes de as letrinhas dos créditos subirem (ou enquanto elas sobem, em alguns filmes).
O quarto (e último) conto chega a irritar pela maneira aflitiva com que detalhes e mais detalhes e mais detalhes de um voo (decolagens, procedimentos e por aí vai) são dados enquanto um golpe está sendo tramado (ou melhor, tentando ser concluído com sucesso). No mais das vezes, parece que o autor pegou um manual de instrução de voo, transcreveu algumas passagens e inseriu uma trama de suspense. Para mim, o mais fraco dos contos.
Já o terceiro conto (“O milagre”) é a cereja do bolo. Narrativa surpreendente, emotiva, chegando ao lirismo em certos parágrafos, mas tudo isso é uma preparação para o final surpreendente. E isso é (sim, eu sei que aí temos uma questão extremamente pessoal) uma das coisas que mais me atrai em uma narrativa: a surpresa, o saber que fui enganado pelo autor.
Em resumo, quatro pequenos textos (mas nem tão pequenos assim) em que prevalece a narrativa ágil, o detalhismo por vezes exasperante, a grande capacidade do autor em nos colocar em diferentes situações, sem grandes construções psicológicas de personagens. Uma leitura de lazer descompromissada para uma tarde de verão à beira-mar, ou enquanto aguarda aquele bendito voo que atrasou por causa da pandemia...

Ana 25/06/2020

muito interessante