Da minha terra à Terra

Da minha terra à Terra Sebastião Salgado

Resenhas - Da minha terra à Terra

Bia 12/04/2020

Legal
Interessante conhecer a trajetória de vida e as incríveis histórias dessa figura que tanto ouvi falar.

DIÓGENES ARAÚJO 10/01/2020

Mais inspirador que alto ajuda
Um grande exemplo de fotógrafo e ser humano, é daqueles que viveu uma vida que serve de inspiração para as pessoas, ler sua biografia vale mais do que ler um livro de auto ajuda, e nos mostra as diferentes facetas das diferentes culturas pelos países pela qual passou, e de como, mesmo diante de tantas diferenças culturais e religiosas, somos tão parecidos.
O livro, mais do que a história de uma pessoa, nos ensina o respeito as diferenças do próximo.

Joade 02/01/2018

Quem conhece as fotografias de Sebastião Salgado precisa conhecer também a sua história, os porquês dos projetos, como e o que o influenciou em toda a sua trajetória. O livro é ótimo, mas bastante objetivo (não espere aquelas biografias gigantes cheias de detalhes desnecessários).

Sebastião Salgado é um ser humano incrível, com uma história incrivelmente inspiradora, e que traz muitas lições para nossas vidas. Era fã do seu trabalho, hoje sou fã da pessoa do Sebastião, exemplo de vida.

Victor 29/05/2017

A história do maior fotógrafo brasileiro!
É uma autobiografia, sendo apenas a apresentação feita por Isabelle Francq. Nesse livro Sebastião conta os principais acontecimentos de sua carreira e o por quê de alguns fatos, como por exemplo a opção pelo preto e branco. Muito bem editado e a linguagem é super fácil. Mas o principal dessa obra é a forma como Sebastião, assim como nas fotos, expressa suas opiniões e sentimentos.

Anacandreotti 30/12/2015

Uma história incrível e inspiradora!!!
Sebastião salgado conta sua trajetória que o levou de economista à fotógrafo. após ser exilado na França e conhecer a África, ele se apaixona pela fotografia e se interessa pela possibilidade de mostrar ao mundo o que as pessoas não imaginam que aconteça. sua trajetória tem altos e baixos e todos os grandes trabalhos são descritos. mesmo com todos os problemas, o amor pela imagem nunca foi deixado para trás. uma história emocionante e inspiradora!

Roberta 06/06/2015

Da minha terra à Terra - Sebastião Salgado
É incrível ler as 146 páginas da obra e em todas elas enxergar o humanismo, a solidariedade e a preocupação do mineiro em registrar a existência de cada ser humano que viu atrás das lentes nos 120 países que já visitou. A simplicidade e a parceria que tem com a esposa, desde os seus vinte anos, é uma coisa única, assim como o amor que sente pelos seus dois filhos, Juliano e Rodrigo.

“Da minha terra à Terra” é mais que um livro biográfico, é um mapa do nosso mundo e o registro das histórias dos humanos que vivem nele, que nos faz questionar o que estamos fazendo de bom para a terra e o mundo e nos instiga a conhecê-lo da mesma forma que Sebastião Salgado fez. Super recomendo!

site: https://depoisqueli.wordpress.com/2015/06/06/da-minha-terra-a-terra-sebastiao-salgado/

Teeh 07/01/2015

DA MINHA TERRA Á TERRA, DE SEBASTIÃO SALGADO
Sebastião Salgado é conhecido mundialmente por suas fotografias em preto e branco que conseguem passar histórias completas em apenas um quadro. Um fotógrafo que consegue passar tanto sentimentos em fotos, também me surpreendeu na escrita.

"Para alguns, sou um fotojornalista. Não é verdade. Para outros, sou um militante. Tampouco. A única verdade é que a fotografia é minha vida"

Da minha terra á Terra é uma autobiografia, mas, assim como nas suas fotos, Sebastião Salgado não se delonga, ele vai direto aos pontos importantes (talvez por isso um livro tão curto). Não sei bem o que esperava do livro, acho que uma história de um sempre apaixonado por fotografias que acabou criando uma obra maravilhosa. Mas não foi bem assim.

site: http://livrosaquaticos.com/2014/12/04/da-minha-terra-a-terra-de-sebastiao-salgado/

Flávio 07/09/2017

Um dos grandes brasileiros
Sebastião é sem sombra de duvidas um dos nomes do nosso País mais conhecidos mundo a fora. Neste livro, podemos conhecer o homem por trás das fotos incríveis e, muitas vezes, tocantes. O livro assim como o documentário "O sal da terra", que foi indicado ao Oscar, é uma excelente forma de conhecer Sebastião e ao mesmo tempo conhecer um pouco da história do mundo.

Lua 31/05/2022

Sem dúvidas o melhor livro que eu já li, Sebastião Salgado um dos primeiros e melhores fotojornalistas que já existiram no mundo, o livro conta a história do fotógrafo e suas grandes aventuras em fotografar a realidade de acordo com diversos problemas sociais, algo que as pessoas não registravam, não comentavam sobre, ele não apenas buscava fotografar mas conhecer as diferentes culturas, fazer parte da dor e do sofrimento daquelas pessoas, transmitir ao mundo a realidade que muitos passa despercebidos. O livro é repleto de conhecimento histórico e conta a história de um homem simplesmente incrível e muito inteligente e determinado que passa mensagens e aprendizados simplesmente inesquecíveis para os leitores, livro perfeito!!!!

Rolando.S.Medeiros 22/07/2022

Um grande homem, e uma biografia formulaica.

“Sentamo-nos ao redor da mesa da cozinha, fomos passando as fotografias de mão em mão, quase em silêncio, com um nó na garganta e os olhos afogados. Sebastião Salgado veio aqui para me pedir que escreva umas páginas para o livro. Assim farei, embora de antemão saiba que, diante do que acabei de ver, todas as palavras sobram, todas são de mais. Ou de menos”. — Define, perfeitamente, José Saramago. Sebastião foi atrás dele nas Ilhas Canárias, não só o encontrou como também o trouxe para o Brasil, e juntou-o com Chico Buarque em uma trinca poderosa, para a finalização do seu livro de fotografia ''Terra'', em prol do MST, icônico, e premiado com o Jabuti de Literatura.

"Os retratos de Salgado oferecem um retrato múltiplo da dor humana. Ao mesmo tempo, convidam-nos a celebrar a dignidade humana. São de uma franqueza brutal essas imagens de fome e de pena, e, no entanto, têm respeito e pudor. Nada a ver com o turismo da miséria…" — Dessa vez, quem diz é Eduardo Galeano.

Em Outras Américas, já havia fotografado "Estas Américas Latinas tão misteriosas e sofridas, tão heroicas e nobres."; Em África, tentou mostrar que ''A África não é um continente subdesenvolvido, tem o desenvolvimento que tem. Está buscando sua identidade. Os pobres não necessitam piedade ou caridade, mas compressão e assistência."; Em Êxodos, escancara devastação, campos de refugiados, repressão, guerras e favelas; Em Trabalhadores, dignifica os trabalhadores manuais, que julga prestes a desaparecer, com a veloz industrialização que vem vindo atodo vapor; até culminar em Gênesis, uma carta de amor à humanidade e ao mundo.

Em alguns minutos procurando por alguns desses trabalhos, e algumas fotografias avulsas, você já sente o impacto do Tião. Indiscutivelmente o maior fotógrafo brasileiro, e um ser humano iluminado: vê-se a exemplo a criação do Instituto Terra, onde com sua esposa, replantou dois milhões de mudas de árvores, restituindo parte da Mata Atlântica antes devastada, na sua terra em Minas Gerais.

No entanto, pouco disso é visto nessas míseras cento e trinta e poucas páginas. O Documentário sobre seu trabalho, feito pelo grande cineasta alemão Wim Wenders junto do filho do Sebastião, ''O Sal da Terra'', faz surpreendentemente, um papel biográfico muito melhor que esse livro aqui. E detalho isso, pois geralmente o que ocorre é o inverso. O filme chegou a concorrer ao Oscar, e dado os concorrentes, podia muito bem ter vencido; as fotos e narração do Sebastião, com a direção e edição do Wim Wenders, foram exuberantes, me emocionei em certas partes do documentário, que cravo aqui, nessas páginas, impossível de acontecer, com quem quer que seja. As três vezes que foi entrevistado no Roda Viva, por exemplo, foram melhores, mais úteis e fazem mais jus ao grande homem Sebastião.

Esse livro aqui podia ter sido escrito por mim, ou por você, não é um trabalho biográfico. Ponto.
O Sebastião ditou, e a Isabelle Francq escreveu, da maneira mais simples e prosaica possível, formulaica ao extremo. O livro é disparadamente fraco em comparação com tudo que se tem por aí sobre o Sebastião. Só não considero uma perda de tempo, pois ao menos a autora não é verborrágica, e não comete grandes erros ou gafes. É um livro meio inútil, apenas… apenas!

Faz com que permaneça a necessidade de uma verdadeira biografia escrita; na realidade, será mais prazeroso para você conhecer o Sebastião através dos seus próprios livros-reportagens, com fotografias soltas mais sutis, singelas e emocionantes, que todo esse livro aqui, que não passa de uma grande página da Wikipedia.

Se você se interessou, e deseja conhecer o Sebastião, recomendo começar pelo ''Sal da Terra'', que é verdadeiramente muito, muito bom, e ir depois, como anteriormente citado, atrás de seus livros fotográficos; assista, também, as entrevistas no Roda-Viva, e se conseguir, as suas exposições, e só, após esgotar tudo que há por aí, procurar por esse livro. Fica como última opção. Com justeza.

Por último, um crime cometido por esse livro, uma censura ou cesura deliberada, ocultar a maior qualidade do Sebastião Salgado… não é dito que ele torce para o mais belo e harto clube do Rio de Janeiro: O Fluminense Futebol Clube. É um homem lúcido em todos os aspectos da vida, até na escolha de que para qual time torcer… O motivo dessa ocultação só pode ser um: a francesa que escreveu a biografia, além do defeito de escrita, tem um defeito de caráter: é flamenguista.

site: https://linktr.ee/rolandosmedeiros

Le_deleitura 06/10/2023

Leitura leve e rápida. O livro retrata muitos assuntos abordados no documentário "o sal da terra", então para quem já assistiu, não verá muitos fatos novos, porém, apesar disso e de ser apenas um pequeno resumo de sua vida e de suas principais expedições, você entende melhor o ponto de vista do fotógrafo e suas motivações para fazer cada expedição.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Ana Jiran 11/12/2023

Adorei conhecer mais sobre o Sebastião Salgado, gosto muito do trabalho dele.
Nesse livro ele não fala muito sobre sua vida pessoal, e mais sobre seu trabalho e suas experiências profissionais.
A leitura foi super fluida, gostaria de mais detalhes sobre suas viagens.