Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

beeresenhas 12/04/2024

Coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita.
Em Eragon somos transportados para um universo medieval, na terra de Alagaësia, repleta de magia, dragões, anões, elfos, espectros e outros seres. É uma fantasia com muita ação e mostra um império impiedoso e cruel governado pelo rei Galbatorix.

O enredo conta a história de Eragon, um garoto órfão de quinze anos, que vive em uma pequena fazenda em uma vila chamada de Carvahall, juntamente com seu tio Garrow e o primo Roran. Um belo dia quando Eragon sai para caçar nas montanhas próximas da sua vila, ele acaba encontrando uma pedra azul escuro muito diferente e bonita, mas o que o jovem não esperava é que essa descoberta mudaria a sua vida, que ele começaria uma jornada em busca de respostas, que seria enviado em uma missão para trazer de volta os extintos Cavaleiros de Dragões, e que passaria de um simples fazendeiro a um jovem aprendiz de magia.

Essa história foi inspirada em J. R. R. Tolkien mas também podemos ver outras referências como nos livros de Andrzej Sapkowski e George R. R. Martin, e para quem quiser também tem o filme do primeiro livro da série que foi lançado em 2006.

"Quanto aos assuntos do amor... o meu único conselho é que vocês sejam sinceros. É a ferramenta mais poderosa para abrir um coração ou ganhar um perdão."

"Saber quem você é, sem qualquer ilusão ou piedade, é um momento de revelação do qual ninguém sai ileso."

"Você deve estar disposto a proteger a si mesmo e as coisas às quais dá valor, não importa a que custo."

"Eu não sinto compaixão ou misericórdia por traidores e destruidores de ovos como aquele falso rei."
PotterBlake 12/04/2024minha estante
Parece ser bem daora! Gostei

Ulisses San 12/04/2024minha estante
Uma pena que fizeram apenas um longa metragem da série.

JGuSoul 13/04/2024minha estante
Todas as reviews deveriam ser assim!

beeresenhas 13/04/2024minha estante
@JGuSoul obrigada ?

-Koraline 20/07/2022

#MLI2022 - Enseada dos Decaídos - Ossos - Um livro que alguém te recomendou, mas você está enrolando para ler.
Eragon está na minha estante desde 2016, e definitivamente o livro que mais enrolei para pegar, então se encaixa perfeitamente nesse desafio. A história traz uma aventura bastante épica, o universo é extremamente interessante, e como livro introdutório, abre portas para um mundo bastante complexo, porém, a jornada da protagonista em si é um pouco cansativa e um tanto repetitiva, sendo que eles basicamente só viajam, até a parte final, que com certeza foi a parte que mais explicou do universo, teve mais ação, e foi o que me deixou com vontade de continuar a saga.
Bre 09/02/2024minha estante
O senhor dos anéis é também um livro extenso com muita viagem e pouca ação. E o mais incrível já escrito. Nunca vi uma história com tanta caminhada!

Joaoitalo18 01/02/2022

Devia ter lido antes?
Sempre me senti um pouco atraído pela capa do livro, não sei porque demorei tanto para ler, eu gostava do filme e já imaginei que o livro seria melhor?
E como foi melhor hahaha, agora o filme já não é tão bom e o livro virou meu favorito.
Recomendo, uma boa leitura ? ??
Rafael Kerr 01/02/2022minha estante

Rafael Kerr 01/02/2022minha estante
Continue estou no último! Herança apesar de arrastado no final é legal! Vale a pena!

Pão Doce 19/02/2022minha estante
TEM FILME???

Joaoitalo18 16/03/2022minha estante
Tem filme! Mas não deveria ter tido heheheh

Rafael Kerr 16/03/2022minha estante
Verdade...o filme foi tosco

Gabriel 26/04/2022minha estante
Como faço para ler?

Joaoitalo18 26/04/2022minha estante
Lelivros.love

Cassio35 05/01/2023minha estante
Achei muito maçante. Por isso abandonei. O filme não é taaao ruim.

Lista de Livros 20/12/2013

Lista de livros: Eragon - Cristopher Paolini
“As pessoas têm o irritante hábito de lembrar-se de coisas que não deveriam.”
“Sempre haverá conflitos onde os ricos ganham em abundância.”
“A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita.”
Mais desta postagem do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/10/eragon-cristopher-paollini.html

Cleber 23/04/2022

Por que não li esse livro antes?
E se pudéssemos misturar em uma só historia, o senhor dos anéis, como treinar o seu dragão e star wars, o que teríamos?
Faz tempo que eu queria começar essa série, mas fui sempre adiando, agora estou louco para ler a continuação.

Alice.Lovato 21/04/2021

Eragon
Grande parte do livro achei meio enrolado, mas depois da metade a história começou a fluir melhor. A história tem potencial e acho que os próximos livros vão ser melhores.

Fernanda 18/08/2021

Eragon - Christopher Paolini
"Eragon" é o primeiro título infantojuvenil, do Ciclo Herança, de Christopher Paolini, pela Editora Rocco. Fãs do gênero de fantasia certamente irão se encantar diante dos elementos compreendidos nessas páginas.

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/08/resenha-eragon-christopher-paolini.html

Marlon Teske 26/08/2010

Star "Eragon" Wars
Quando eu era moleque (ali pelos doze/quinze anos) eu acreditava que as histórias desenvolvidas por mim eram sem dúvida alguma revolucionárias e que seriam um sucesso incrível assim que alguém descobrisse e publicasse. O tempo passou e minha noção de realidade se desenvolveu ao ponto de perceber notadamente que a maioria de minhas "idéias geniais" eram na verdade cópias grosseiras de enredos e personagens de filmes, quadrinhos ou livros que eu havia lido e gostava.

Tenho a impressão de que o mesmo aconteceu com Christopher Paolini há alguns anos atrás. Porém, pro azar dele, o rapaz tinha um tio numa editora que botou fé no sonho do sobrinho e grana suficiente pra bancar uma jornada literária através dos EUA. Somado a isso que tal época pegou toda a geração "Harry Potter" ávida por mais histórias incríveis de adolescentes enfrentando perigos em mundos hostis e você terá a fórmula que fez de Eragon um relativo sucesso, com direito inclusive de uma adaptação fraquinha para o cinema.

A Trilogia da Aliança, que começou a ser escrita pelo autor quando este tinha quinze anos, tem início neste livro. Nele, somos apresentados a um garoto pobre vivendo seus sonhos impossíveis numa estrura de trama muito semelhante à Saga Star Wars: o destino do mundo repousa nas mãos de um eleito que é guiado por um tutor mais velho nos caminhos de um poder misterioso que ele possui até o dia em que deverá enfrentar "O Lider Maligno da Terra".

Apesar de tudo, não é de todo ruim. O mundo de Alagaësia é interessante, apresentando os mesmos povos (em estruturas idênticas, aliás) que a Terra Média de Tolkien. Anões nas montanhas, elfos nas florestas, humanos nas planícies, orcs denominados Urgals guiados pelo vilão maior Galbatorix aqui e ali. Todos atrás de Saphira, a irmã dragão de Eragon, uma das três últimas de sua espécie, inicialmente buscando uma aliança, e depois, suas cabeças.

Infelizmente, os personagens são um tanto quanto rasos e a trama geral não empolga muito. Pode até ser lido, mas dá uma preguiça...

Lido em Fevereiro/2010
Cyn 03/12/2010minha estante
Cuidado! Os fãs de Eragon ficam fulos se você ousa dizer que é cópia de Star Wars... rs No entanto discordo de você que o Paolini "deu azar"do tio trabalhar em uma editora. Ele deu foi sorte, ficou rico colocando Star Wars na Terra Média.

Marlon Teske 03/12/2010minha estante
"Azar" pelo fato de que, se fosse uma história escrita por um Paulini mais maduro, poderia ter se tornado muito mais célebre. Mas não há dúvidas de que o garoto ganhou mais dinheiro do que merecia com esses livros ^^

Wellington 31/08/2012minha estante
Sem fundamento seus argumentos, se da preguiça é porque você não sabe aproveitar a principal característica do autor que é ser extremamente detalhista e fazer você se sentir realmente dentro da história.

Marlon Teske 31/08/2012minha estante
Na verdade, Wellington, eu sinto justamente o oposto: a falta de detalhes únicos na obra. Toda a história contida no primeiro volume de Eragon é baseada em ideias de outros autores, provavelmente devido a baixa idade dele quando publicou. Autores estes, aliás, muito mais detalhistas que o Paolini, com obras bem mais densas.

Mas admito, a história cresce com o passar dos livros e o amadurecimento do autor. No terceiro volume está muito superior ao que é aqui, neste primeiro. Como ainda não li o quarto livro da "Trilogia da Aliança" (!), não posso julgar se o desfecho vale a obra. Mas se analisarmos apenas esse primeiro livro, mantenho minha opinião. Personagens caricatos numa história feita de retalhos de outros romances.

Wellington 01/09/2012minha estante
Respeito sua opinião, porém esse seu sentimento que o Eragon é baseado em ideias de outros autores, não sei muito bem se compreendi, na verdade a história se passa em um cenário medieval com personagens fantasiosos assim como Elfos e Urgals(orcs) o que me remete a pensar em Senhor do Aneis (apesar de senhor dos anéis não ter dragões) porém se formos levar por essa linha de raciocínio a maioria das histórias medievais fantasiosas(pra não dizer todas) plagiam senhor dos anéis. Quanto a dizer que o enredo é uma cópia de Star Wars hunn.. Isso me chocou um pouco, afinal a maioria das aventuras tanto em filmes como em livros infanto-juvenis começam com um jovem que inicialmente não é nada, e com o passar da história vai ser transformando e evoluindo.

L. R. Pratti 29/06/2014minha estante
Não é "Trilogia da Aliança", era "Trilogia A Herança", que acabou sendo expandida e ganhando um quarto livro como último, passando então a ser "Ciclo A Herança".

Andrus ( @andrus05 ) 22/03/2020

Eragon
Fiquei impressionado quando descobri que o autor tinha 15 anos quando escreveu Eragon. Mundo bem criado e desenvolvido. Uma pena que alguns personagens não apareceram tanto como a bruxa e o menino-gato. Outro ponto interessante é a conexão entre o Eragon e a Saphira.

Marcus 16/08/2021

"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Imagine um mundo mágico onde a ordem e as leis são mantidas por um grupo de poderosos cavaleiros munidos de magia, com perícias em combate corpo a corpo e com espada, além de tudo isso eles montam em majestosos dragões, isso mesmo, dragões poderosos e mágicos. Agora imagine que um de seus mais poderosos cavaleiros sucumba a loucura e dizime essa ordem de cavaleiros juntamente com seus aliados, conhecidos como Renegados. A nossa história começa muito tempo após a queda dos cavaleiros quando os dragões não são mais vistos, um fazendeiro chamado Eragon encontra um ovo de dragão que choca e o escolhe como cavaleiro. Vemos esse jovem cavaleiro aprendendo o necessário para se tornar um grande guerreiro, passando por um treinamento árduo, perdendo pessoas importantes em sua vida e se tornando praticamente um só com seu dragão ou melhor dizendo, sua dracena, Saphira.

A primeira vez em q li eu era criança e foi uma das melhores leituras q fiz na vida kkkk. Fiquei impressionado ao saber q o autor tinha só 16 anos quando escreveu esse livro. Recomendo muito sua leitura e dou um conselho, persista até o fim, vale muito, mas muito a pena ler o Ciclo da Herança.

karolina 01/10/2022

épico
?'

"eragon" trata-se de uma autêntica fantasia épica, de fato. nesse primeiro livro pode-se acompanhar o início da jornada do jovem cavaleiro e de seu dragão, saphira. a relação entre os dois é única, e realmente muito fofinha.
a relação dele e do brom também foi algo que achei bem belo, e não vejo a hora pra saber o que vir a ser dele e de arya, pois confesso que vi potencial kkk
enfim, é realmente uma história muito boa e não vejo a hora de continuar os próximos livros da jornada de eragon
recomendo fortemente, boa leitura! :)
Matheus Oliveira 01/10/2022minha estante
Boa resenha Karol e obrigado pela indicação! ???

Mariana113 31/03/2024

Eragon
Eu amei o livro, até pq amo histórias assim. A relação do Eragon com a Safira é tão linda, a construção do mundo é incrível, com vilões, magias, criaturas fantásticas e principalmente dragões. Gostei da evolução do Eragon, de um simples menino para um cavaleiro de dragão. Quero muito ler o segundo. Recomendo para quem gosta de histórias de aventura e um mundo medieval. Fizeram um filme deste livro, assisti e gostei, mas não é tão bom quanto o livro (claro né kkkk).
Leitorconvicto 31/03/2024minha estante
Já ouvi bem desse livro

Welliton.Moreira 01/12/2022

Quando se trata de fantasia... sou suspeito a falar
Este livro é aquele tipo de história fantástica com elementos suficiente para encantar em pouquíssimas páginas, repleto de dragões, cavaleiros, elfos, feiticeiras, etc.
Na história acompanhamos a jornada de Eragon para se tornar um herói. No entanto, o que faz desta jornada ser diferente de outras é o simples fato de que existo todo um universo criado com crenças, guerras, derrotas, vitórias, mártires e lendas; que possuem uma verdade muito centrada, com organização e fundamento.
Quando Eragon encontra um ovo de dragão, sua vida vira completamente de cabeça para baixo. E este é o ponto crucial da história e que vai custar o despertar de muitas coisas em um mundo onde tudo parecia estar calmo.
Entre tantos personagens, Saphira, um dragão femea (que foi encontrada por Eragon) tem toda uma onda de drama girando ao seu redor, pois acredita-se que ela seja o ultimo dragão e sendo assim necessário proteção. Isso faz com que tanto ela como Eragon corram perigo e precisem encontrar aliados, pois uma guerra iminente está próxima de eclodir.
Por outro lado, Eragon é um personagem intrigrante, pois é um garoto cheio de impulsividade causando muitos problemas, mas também agindo com esperteza em diversos momentos cruciais. Talvez por ser jovem demais, ele sempre está na balança para mediar suas decisões.
O final do livro é um convite para uma próxima continuação. Eu achei maravilhoso e desejo seguir com a saga. Recomendo.