Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Folhadpapel 13/08/2020

Uma otima história de fantasia.
Eu sempre ouvi falar desse livro, não da história em si, mas da capa. Por diversas vezes me peguei desejando lê-lo mesmo sem saber nada da história. Eu acreditava que Eragon era o nome do dragão, me surpreendi quando vi que não.
Esse é um livro de desenvolvimento de personagem, ou seja, não vá esperando uma guerra logo de início, afinal esse é o primeiro livro de uma série. O que me chamou a atenção foi que o livro foi escrito quando o autor tinha 15 anos, o que explica a oscilação dos personagens, que passam se serenos à revoltados do nada, e também explica algumas escolhas narrativas usadas exaustivamente nessa história. Sempre que somos apresentados a um conflito, Eragon, o nosso ponto de vista, desmaia ou é desacordado perto do ápice do problema, sem nunca ver assim o seu desenvolvimento, apenas a suas consequências.
O livro é repleto de cenas de caminhada, de viagem, de trilhas e coisas desse tipo. Isso por si só não é um problema, mas sempre que os personagens vão fazer alguma revelação eles são interrompidos, e simplesmente não conversam durante a caminhada (a não ser nos momentos que a "câmera" narrativa está ligada). Isso fica claro com o personagem Murtagh, que precisa fazer uma revelação e é interrompido, mas quando tem novamente um tempo para revelar o que ele queria, ele não revela.
Esse livro tem um mundo imenso, tão imenso que as vezes o próprio autor se perde, mas devo admitir que gostei muito do que foi exposto aqui. Christopher criou um universo gigantesco, repleto de monstros e culturas que me interessaram muito. A dinâmica e a mitologia por trás dos dragões foi bem feita. Nesse volume vemos um mundo enorme que pode ser mais explorado nos próximos livros.
Esse é o primeiro volume da série, ele é cheios de amadorismos, mas a história é muito boa. Não vá esperando algo extraordinariamente novo, pois não irá encontrar aqui.
Eragon possui uma história que entretém. Fiquei impressionado com a escrita do autor, que é fluida e leve, e a forma como ele desenvolve a história.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/

Bre 03/05/2024

Extenso, bem desenvolvido e cativante
Eragon foi uma leitura extensa, e não me refiro ao número de páginas. A maior parte do desenvolvimento do personagem é contada neste livro. As pessoas que conheceu, a magia, o treinamento, os segredos e os perigos são apresentados de forma detalhada e muito bem escrita. Acontece que, talvez por escolha do autor, ele tenha preferido aprofundar a vida de Eragon logo no começo para que todos vissem que na verdade ele não é um herói que ficou forte de um dia para o outro. E sim um jovem que aprendeu muito, com muita gente, em todos os lugares que passou. O relacionamento dele com Safira foi o auge da história. Me peguei sorrindo em diversos momentos, lendo os diálogos dos dois. É muito prazeroso acompanhá-los.

Lucas 15/09/2023

Um. Começo promissor
Estou surpreso que este livro foi escrito por alguém de 15 anos e um começo promissor e ansioso pra ler o resto

Kathleen.Campos 19/09/2022

Decidi finalmente ler Eragon, e eu amei.
A forma de escrita já não me agrada tanto pq eu não sou mais o público alvo, achei algumas coisas simplificadas. Mas isso não diminui em nada a história, que é incrível. Os personagens são maravilhosos e dá pra se apegar a eles bem rápido. A ligação do Eragon com a Saphira é muito legal, as interações deles, a forma como eles vão crescendo e aprendendo as coisas ao mesmo tempo. Enfim, gostei demais.

omath.lopes 16/10/2021

Eragon
Que história perfeita!! Eu sempre fui apaixonado pelo filme e queria conhecer mais a fundo, ler o livro foi a melhor escolha possível! O universo é muito mais detalhado e as relações dos personagens são mais fortes.
Se fosse reclamar de algo, seria somente a escrita, achei muito lenta. Mas no geral eu amei cada segundo, e estou ansioso para ler o segundo e ver o que está por vir!!
????

Larissa.Azevedo 17/02/2021

Esse livro te apresenta um mundo totalmente novo e tentador, eu amei viajar com Eragon nessa jornada e estou ansiosa para os próximos desafios que virão em Eldest!

Karol Rodrigues 06/10/2015

Em seu livro de estreia, em que Christopher Paolini escreveu durante sua adolescência, ele conta a história de Eragon: um menino de quinze anos que vive no campo e acaba vendo sua vida de cabeça para baixo quando encontra uma pedra azul muito bonita no meio da floresta. A obra, que foi lançada no Brasil em 2006 pela editora Rocco, virou sucesso e até o ano de 2005 tinha vendido mais de 4 milhões de exemplares em 38 países.

Dragões, elfos, orcs, cavaleiros e anões. Todos os elementos de uma boa fantasia poderiam transformar Eragon em um dos livros mais queridos dos fãs de literatura fantástica. Infelizmente não foi o que aconteceu com essa obra considerada "clássica" entre o gênero. Paolini escreveu uma dessas histórias que precisam de vários retoques para se tornar uma boa e agradável leitura. Além da grande quantidade de "encheção de linguiça", o autor deixou seus personagens rasos e beirando o drama das novelas mexicanas (para não dizer piegas).

Para quem está acostumado a ler obras de fantasia do nível Tolkien ou até do contemporâneo George R. R. Martin, a história narrada por Paolini passa longe de ser uma obra crível. Mesmo abusando dos clichês como heróis adolescentes, mestres idosos, elfa de beleza estonteante que fisga o coração do mocinho e anões que constroem cidades em minas, o autor deixou que sua imaginação fugisse demais das pontas dos dedos e deixou a desejar na narrativa. A obra é nada menos que maçante.

Apesar de ser conhecida como "leitura obrigatória", o primeiro volume da série Ciclo da Herança demora para engatar. As longas viagens feitas por Eragon e por Brom (o mestre velhote) passam páginas e mais páginas e sempre acabam com o mesmo desfecho: fuga. Eragon é um adolescente teimoso e metido a moralista que acaba entediando o leitor e deixando o história ainda mais chata. O seu dragão, Saphira, é uma adolescente que não aguenta o peso de três pessoas em suas costas e não consegue carregar mais que um cavalo por vez.

No fim das contas o que Paolini precisava era amadurecer sua história para deixá-la menos entediante e mais redonda. Apesar de ser uma série de quatro livros, O Ciclo da Herança poderia ter terminado no primeiro, mas de outra forma.

site: http://harlancobenn.blogspot.com.br/2015/10/tem-que-ler-06-eragon-de-christopher.html

Natália Tomazeli 20/12/2022

Essa foi uma experiência de leitura maravilhosa
"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Depois de tanto tempo, finalmente venho falar sobre "Eragon" foi um livro que eu realmente amei! Tanto tempo porque apesar de o livro ser relativamente curto, eu demorei bastante pra concluir a leitura (e também porque eu tô com várias resenhas mega atrasadas aqui no skoob, aí demorou ainda mais pra aparecer aqui). Isso não tirou o demérito do livro ser maravilhoso pra mim, e tenho certeza que irei continuar lendo a série! Queria ter inclusive lido ela em 2022 mas não deu, vai ficar pra 2023 mesmo.

Esse livro é um introdução muito digna a um universo literário que se assemelha muito com outros que já vimos. Mas temos que lembrar que ele foi publicado em 2003, então o que veio depois é que se assemelha a ele, com exceção do Ciclo Terramar, da Ursula K. Le Guin, que claramente serviu como uma inspiração para Christopher Paolini criar o Ciclo da Herança (até o nome ele "se inspirou" uehueheu). Eu li o Ciclo Terramar depois (os dois primeiros livros) de Eragon, mas se tivesse lido antes, acho que não teria achado Eragon grandes coisas honestamente, porque a história quase que passa o limiar da inspiração pra ir pro do copia e cola. Desculpa falar isso, mas foi o que eu senti. O sistema de magia inteirinho de Eragon é igual, IGUAL ao de Terramar e todos os personagens principais parecem o Ged (o protagonista da Ursula) só que em diferentes fases da vida. Acho que o único defeito do livro foi não ter incorporado mais coisas novas ao passo que incorpora as coisas criadas por outros, digamos. Me disseram que o autor faz isso com o Robert Jordan também, mas não vou opinar sobre porque eu ainda não li "A Roda do Tempo".

Ele tem esse ar super clássico da fantasia, porque referencia e segue moldes de obras ainda mais clássicas. Isso faz com que o livro ganhe um tom nostálgico pra mim, pra que passo tanto tempo consumindo esse tipo de história. Por isso que na época que li, gostei tanto!

Com certeza, gostaria de ter conhecido esse livro na infância, mas ler ele na fase adulta também me trouxe um sentimento muito incrível, nostálgico mesmo, como eu já disse.

Ano que vem, a Disney tá prometendo uma série (ou filme, não lembro ao certo) adaptada desses livros, e eu quero só ver se dessa vez Eragon vai fazer sucesso no audiovisual, porque da primeira vez, considero que não foi o que aconteceu kkk

Bruna 23/04/2021

Eragon é um daqueles livros que se encontra a tanto tempo na minha lista que estou feliz por finalmente ter conseguido ler.

Não foi um livro muito surpreendente, mas também não fiquei decepcionada. Digamos que me sentir satisfeita (amo fantasia é difícil eu odiar um livro do gênero haha).

A escrita de Christopher é simples, ou seja, não fique esperando por muita coisa. Podemos encontrar cenas bem detalhadas, algumas cansativas e outras não, ao mesmo tempo se percebe que certas cenas não precisava ser escrita (precisava mesmo escrever que Eragon e Brom almoçava/jantava toda vez que fazia alguma parada para descansar?).

Essas cenas podiam ser aproveitada de outra formas como aprofundar melhor o crescimento de Eragon na sua jornada. Sim, ficou alguma coisa.

O final foi agradável e apesar de eu ter pegado spoiler do segundo livro, ainda sim estou curiosa em relação a ele.

Instagram: brunasioli

Mega.Master 05/12/2022

Honestamente? Eu não gostei tanto.
O livro na verdade é sobre uma jornada e como o personagem anda e encontra perigos e nunca tá longe da morte, porque ele é especial.
Eu devo dizer que é impressionável o fato de o autor ter escrito com só 15 anos, e pra isso eu dou o devido crédito, mas como livro em si, acho que falhou em muita coisa. O livro parece na verdade um grande exercício de escrita, como se o autor estivesse pesquisando recursos narrativos e encaixando eles como convinha, mas os formatos acabaram ficando muito artificiais, e o livro não segue um ritmo constante. A verdade é que eu quase desisti várias vezes.
Não decidi ainda se vou ler ou não a continuação.

Taipsoares 27/10/2021

Dragões, elfos e Eragon
Aaah como eu amo uma fantasia bem escrita. Eragon conta a história do garoto que dá nome ao livro, e que um belo dia encontra um ovo de dragão. Quando esse ovo eclode, Eragon e seu dragão fêmea, Saphira, precisaram enfrentar os perigos do mundo em que vivem.
Sim, esse livro tem como principal artificio de enredo a tipica jornada do herói, e tá tudo bem, tudo depende da forma como autor constrói isso. Ao longo desse livro nós vamos acompanhar o Eragon que tem 15 anos e é um personagem com que eu tive um relação de amor e quase ódio, que tem seus momentos de altos e baixos, de teimosias, de achar que sabe de tudo, de pensar que está certo sempre, de tomar decisões impensadas, que é impulsivo. Por outro lado ele tem os momentos que é mais cauteloso e aprende com seus erros, que ouve mais do que fala e questiona, momentos em que ele reflete sobre seus princípios. Porém a maioria das atitudes que ele tem são justificáveis, quando a gente considera que o Eragon tem 15 anos que vivia em uma fazenda com seu tio e primo, de repente se viu no meio de um trama que envolve as politicas do império e as inúmeras consequências do passado de Alagäesia, se envolve no meio de uma guerra quando Saphira o escolhe. Ele é um garoto que precisa lidar com o fardo e a responsabilidade de ter não apenas o seu destinos em suas mãos, mas de milhares de outras pessoas e isso leva a escolhas difíceis, mas que herói não tem que te fazer escolhas difíceis? Esse é o herói que eu gosto de ler. Ele não é perfeito. A jornada do herói é sobre pelo o que você luta e até onde está disposto a ir pelo que acredita.
A Saphira é disparada a minha personagem favorita. Adoro o humor ácido dela, e todas as "cutucadas" que ela dá no ego do Eragon. Ela é perfeita. Gosto muito da conexão que ela tem com Eragon e a forma como isso foi construído ao longo das 460 páginas . Ela também tem suas questões para lidar, já que por enquanto ela é a única Dragão viva. Coisas são esperadas dela. A Saphira é um Dragão de 6 meses com sente de uma idosa, melhor que isso pra mim, não tem.
Por falar em dragões, Christopher Paolini desenvolveu muito bem o universo e a mitologia na história. É um livro de muitas andanças, os personagens fazem muitas viagem, e durante elas a gente não fica só naquela de saber como é a paisagem. Paolini aproveita isso para mostrar para gente o universo que ele está criando, e nós vamos aprendendo sobre magia, dragões, elfos, sobre o passado do Império e dos Cavalheiros de Dragões junto com o Eragon. Isso me fez gostar mais ainda da história.
A própria forma como a magia é abordada no livro é muito interessante. É tido como algo perigoso, que pode matar que a usar sem prudencia (próprio Eragon sente isso na pele), que tem seus limites. Toda essa questão de que ao saber o idioma antigo, você sabe o nome real das coisas e passa a ter domínio sobre ela é abordado de uma forma que eu tinha visto em outro livros, mas não tão intensamente e se tornando tão importante quanto aqui.
Obviamente, todo herói tem um mentor. O do Eragon é o Brom, que tem muitos segredos (como praticamente 80% dos personagens). Esse personagem me lembrou muito o Gandalf de Senhor dos Anéis, o que significa que eu amei ele. Depois da Saphira, ele é meu segundo personagem favorito e o que me fez chorar. Brom tem muito conhecimento para dar ao Eragon e suas 12322 perguntas sobre tudo, e pra gente também afinal ele viveu muito tempo.
Arya é uma personagem que certamente vai ser mais explorada nos próximos livro, principalmente a relação dela com o Eragon e o papel dela nas tramas politicas e na rebelião contra o Império, algo para o que estou ansiosa, porque eu gostei muito dela aqui já.
Para um primeiro livro, escrito por um autor quando tinha 15 anos, Eragon me surpreendeu, por incrível que pareça e é uma das melhores fantasias que já li ao longo dos anos. Os 3 capítulos deixam uma brecha para os próximos livros e foi um bom final na minha opinião. Deixa aquela famigerada pulga atras da orelha.

Gjunio 10/04/2021

Se tem dragões, elfos, magia e mitologia, tô dentro. Já tinha lido a muitos anos, reli pra relembrar a história e terminar a coleção. Não deixo de ver semelhanças com a Terra Média do Tolkien, mas pra mim quanto mais melhor.
O que me deixa mais intrigado nesse autor é que sempre nas últimas páginas ele deixa alguma reboliço e cresce a vontade de ler o próximo livro.

luccaspe5 21/03/2021

eragon está para mim como harry potter está para milhares de outras pessoas. foi o pontapé inicial no universo literário, conheci no ensino médio e agora tive o prazer de reler.

Diego Marcel 13/03/2010

Otimo livro!
Se você ja leu Eragon e agora vai assistir o filme pense duas vezes por que você pode se decepcionar cruelmente.Mas c você ja viu o filme e agora vai ler o livro eu vos digo:VAI FUNDO!Literalmente, por que o livro vai te transportar mesmo para Alagaesia!Apesar da narrativa ser cansativa em algumas partes, o livro tem uma imersão tão incrivel que quase faz você olhar pro céu pra procurar algum dragão voando...Christopher Paolini é um autor precoce que concerteza é um espelho para todos os que querem escrever grandes livros também.

Se você também é fascinado por Dragões,Elfos,Anões e Magia LEIA ERAGON!Você não vai se arrepender!

O melhor de tudo é saber que são mais 3 livros para completar o ciclo:Eragon,Eldest,Brisingr e Empire.

E mantenham suas espadas afiadas!

=)

Tefis 17/11/2021

Mesmo o personagem principal (Eragon) ter somente 15 anos o livro não retrata o entorno de forma infantil, apresentando diversas complexidades no personagem, no seu dragão e nos indivíduos que vão sendo inseridos na história. Deste modo é uma leitura prazerosa para aqueles que gostam de magias e fantásia