Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

isabewlha 28/06/2020

Angústia
Do início ao fim desse livro eu fiquei angustiada. Nao só pela incerteza do romance deles mas tambem pela situação de vida: com pais ausentes e dois adolescentes tendo que dar conta de cuidar de uma casa e 3 irmãos. Sem falar da fobia social do Lochan.

Nunca tinha pensado a fundo sobre incesto, mas era um tabu pra mim. Depois que terminei esse livro, nao sei mais o que pensar sobre esse assunto.

Acho que faltou uma parte ou um capítulo do Kit, tendo em vista que ele foi mais do que importante pros acontecimentos dos fatos.

Enfim, li esse livro por recomendação da minha amiga, sem ler sinopse nenhuma, sem saber de nada da história, e como ela disse, acho que todos deveriam fazer o mesmo. Creio que ler com uma mente aberta é fundamental para essa narrativa.

karol320 07/11/2022

07/11/22
esse livro é triste de tantas formas. apesar do tema geral dele ser péssimo e bastante inaceitável, a leitura foi ótima. confesso em que alguns momentos senti vergonha alheia, mas eu senti tanto a dor os personagens e queria que eles fossem feliz que isso superou tudo. o último capítulo doeu tanto. gostei muito da autora, vou ler mais livros dela.
*nao romantizem incesto

26/06/2023minha estante
Uma das melhores e mais sensíveis resenhas que li sobre o livro! ?

Isa Luz 26/06/2023minha estante
obrigada ?

Monallyza.Morais 03/06/2020

Uma mistura de emoções
Eu comecei e li até o penúltimo capitulo por 3 vezes para poder me convencer a ler o final dessa estória tão comovente, acho que se eu não lesse poderia encontrar um final que acalenta-se os personagens, mas era inevitável. Me peguei várias vezes discutimos comigo mesmo a mistura de sentimentos que me surgia a cada página. Mas finalmente li seu último capítulo, e me peguei derramando lágrimas a cada palavra, mas terminei com feliz pelos vestígios de esperança, ou talvez decidir ser positiva.

Deza Farias 19/07/2017

COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECER TÃO CERTA ?
Vamos começa pelo título dessa resenha , que tal ? Sim isso mesmo... "COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECE TÃO CERTA ?" Quando eu comprei esse livro de uma pessoa que queria vende , porque se recusava a lê algo tão sórdido e tenebroso ( isso nas palavras dessa pessoa ) eu me questionei se eu deveria ler esse livro , claro que eu já tinha lido resenhas e já conhecia as premissas deste livro , e assim que ele chegou eu resolvi lê-lo , entendi na hora a repulsa da leitora , sim repulsa , porque vejamos , no meu caso e no caso de outras pessoas que leram o livro , o leitor começou a ansiar pelo romance entre os irmão Maya e Lochan , não seria errado isso ? Na sociedade onde vivemos., nós aceitariamos esse tipo de relacionamento ? Essa autora que por sinal escreve muito bem., tem um poder de nos questionar e de aceitarmos esse fato como se fosse normal e lindo e não um doa maiores tabus do nosso planeta. Entao se você é puritano , não leia esse livro , porque você nunca mais será o mesmo depois dessa leitura.
E até aqueles que se dizem mentes abertas ... Você tem certeza que toda forma de amor é válida ?

Boa leitura a todos :)
Pâm 19/07/2017minha estante
Eu amei esse livro, é mesmo sabendo que era errado eles ficarem juntos eu torci pra eles ficarem juntos no fim. Mas o fim é bem triste. Acho que a autora quis questionar mas Tb no final mostrar que esse tipo de relacionamento não iria ter um final feliz.

Deza Farias 20/07/2017minha estante
Pâm concordo com você , mais foi tão horrível o final , que dar só angustia em pensar kkkkkk, eu queria que eles pudessem ter fugido e criados novas identidades, mais é isso mesmo o único fim só poderia ser esse mesmo.

Gisele Simões 20/07/2017minha estante
Acho que a intenção da autora era levantar o questionamento, fazer os leitores pensarem. Não diretamente na possibilidade de esse tabu acontecer realmente ou não, mas no julgamento das pessoas com relação à vida do outro. Será que temos o direito de julgar o sentimento de alguém?

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Amo demais esse livro e concordo que a autora escreve tão bem que dá um nó ou vários, na nossa cabeça. Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a escolha da autora ao escrever esse final previsível, um pouco clichê e de certa forma uma escolha "fácil" para uma história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada.

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a autora previsível, um pouco clichê e fazer uma escolha "fácil" para finalizar essa história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida, crítica de valores, tabus, etc. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada

Gisele Simões 24/07/2017minha estante
Concordo, Queren! O final é "o que se espera" de uma história tão polêmica, o minimamente aceitável desse tabu social. Mas a autora é corajosa ao apresentá-lo dessa forma.

Deza Farias 24/07/2017minha estante
Concordo com vcs !!!!

Kyrie.Sparda 10/06/2020

Não consigo esquecê-lo
Li esse livro já vai fazer um mês e não o tiro da cabeça, no inicio doía, pelas lembranças, de um modo ruim. Hoje um pouco mais recuperada posso dizer que talvez nunca ache uma história que me marcará tanto, a escrita é linda, delicada, sensível, detalhista, exatamente como amo. A autora soube colocar tantos sentimentos que quando acaba você se sente destruída com o rumo que tudo tomou. Não gostei do final, ele acabou comigo, acho que pra tudo se há uma solução e a forma que ela resolveu foi covarde, e por isso não dei 5 estrelas. Entretanto, sem dúvidas será para sempre um dos melhores livros que ja li na vida e nunca vou esquecer esses personagens.
Duda 10/06/2020minha estante
Amo o livro

Mari 03/08/2020

Diferente
Só pela sinopse ja se sabe que será um livro bem diferente, porém passa muitas emoções fortes. Final muito surpreendente e eu diria até mesmo inesperado!

O livro em si é muito bom mas que toca em um assunto muito delicado e até mesmo difícil de "entender", o próprio nome diz que é algo proibido (por isso bem delicado)

Beatriz.Nizara 16/04/2022

Não consigo parar de chorar
Inicialmente escolhi esse livro por falar sobre uma questão que é um tabu, e gosto de livros que me tiram da zona de conforto, principalmente quando tenho alguma ressaca literária.

É uma história triste do começo ao fim, e não é o relacionamento amoroso entre os irmãos que nos deixa com uma profunda indignação e raiva, e sim o abandono familiar e toda responsabilidade que é jogada em cima de duas crianças. Lochie e Maya nunca foram crianças, não tiveram a chance, a escolha, também não receberam afeto algum, então acabaram se tornando o refúgio um do outro.

O livro é bem desenvolvido e escrito, você consegue sentir as emoções que a autora quer passar.

Não sei mais o que falar, pq esse livro me deixou destruída, essas 5 criança mereciam muito mais, o que acontece é revoltante de verdade.

Janaína 02/08/2020

Confusa.
Esse foi o único livro que terminei em prantos e mesmo assim não conseguia expressar meus sentimentos. Demorei pra terminar, não vou mentir. Eu não conseguia odiar e nem conseguia amar... A única coisa que sentia era confusão. Varias vezes tive que parar de ler pq me sentia confusa, enjoada e a beira das lagrimas. É doloroso e lindo... É contra as "regras" e ao mesmo tempo compreensivel. É injusto, errado e reflexivo. Ao mesmo tempo que a gente julga e condena, o coração fica apertado... E o fim? Meu Deus!
Debs 02/08/2020minha estante
Verdade! Confunde o nosso senso de moralidade... Senti as mesmas coisas!

Sobral 02/09/2020minha estante
Tbm me senti exatamente assim

Ju Sousa 12/05/2021

Leitura pesadíssima
Esse livro me fez ver como a vida pode ser uma merda, é uma historia muito tocante e sofrida. E quanto a tal coisa "proibida" acontece não tive como julgar os personagens, depois de tudo que passaram eu só almejava que fossem felizes, cada momento de felicidade que passavam um com o outro fazia meu coração pesar menos, já que há tantos problemas e sofrimento. O final me estraçalhou, para quem acha que não consegue chorar lendo um livro, essa leitura vai tirar a prova.

ELENTYA 09/08/2021

Oq eu achei de Proibido de Tabitha Suzuma
Eu fiquei bem surpresa com esse livro.Não estava esperando por isso e quando li fiquei num misto de confusão pq sabia que era errado mas assim cm eles me fazia pergunta:Por que é errado se eles se amam?
Tem várias respostas pra essa pergunta e uma. coisa eu posso ter certeza,Lochan sabia de todas elas e estava ciente do seu erro.Ambos estavam mas a atração foi mais forte e isso no final acabou com ambos.
Deixando de lado o romance proibido temos dois irmãos q desde novos tiveram que ?abrir? mão da sua adolescência e se tornarem adultos e ?responsáveis? por seus irmãos,isso é mt triste pq é a realidade de tantas famílias.Eles não tinha culpa pela mãe ser uma alcoólatra com síndrome de adolescência fora de idade,já o pai é um cara escroto que não aguentou a barra e achou que estava tudo bem abandonar os filhos.A mãe por mais que banque algumas despesas se mostra sendo bem desnaturada.
Eu confesso que já estava esperando aquele final e não me surpreendi.

Isabel729 09/12/2022minha estante
Eu não tinha pensado nisso antes mas oq vc falou nos dois últimos parágrafos faz total sentido (é uma tristeza sem fim)

Belle 16/12/2022minha estante
Bel me fez lembrar de todo esse sofrimento, vou chorar de novo

lunaelivros 02/11/2020

Que livro!!!!
Senti muita angustia, senti um sufoco com o tanto de sentimentos que senti durante a leitura.
Gostei muito da história, mas infelizmente não curti o final. Pois acredito que merecia um final melhor e talvez não tão sofrido como foi.